Mundo > Trump escolheu Delcy porque María Corina no poder geraria guerra civil na Venezuela, diz especialista Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Isso eo que Trump Epstein, o pirata di caribe acha.

    Responda
  2. Ygor Aragão

    Venezuelanos? Esperem pela transição democrática daqui a uns 30 anos ou mais. Já a revitalização do petróleo não sairia do bolso das petroleiras, mas do contribuinte americano, que nunca verá as "verdinhas". É um verdadeiro esquema de apropriação de fundos públicos, um roubo destinado a enriquecer acionistas da Wall Street com dinheiro do contribuinte, similar ao que ocorreu no Iraque e no Afeganistão nos anos 2000, envolvendo a Halliburton e membros da administração George W. Bush.

    Responda
    1. Ygor Aragão

      OBS: Em resumo, a única coisa que realmente vai mudar localmente será a conta bancária dos generais e membros do partido chavista, que ganharão uma graninha nada pequena nessa história toda. Isto, claro, se não surgir briga em torno de quem vai ficar com o quê entre os membros do regime. Arrisco até levantar a hipótese, a julgar pelo fato de que a família de Maduro ainda continua no movimento chavista e em posição de destaque, de que o próprio Maduro não consiga comprar um indulto do King Trump?

  3. MARIA F LUPORINI

    Ô professor da Folha de SumPaulu, adoradora de Tarcísio, não seria o povo venezuelano que deveria escolher os seus governantes? Por que Trump não promove eleições livres em trinta dias? Eu mesma respondo ao professor da Folha: porque não era para libertar o povo de Maduro e sim para rou bar o petróleo. Ou porque Maduro fez uma dança estradas ou porque o povo da Venezuela é feio, como Trump declarou hoje na Tv. Cadê o comentário dos governadores do 'consórcio da paz'?

    Responda
  4. Marcelo Molinari

    Ou seja, a queda de Nicolás maduro não foi a queda do regime ainda assim pode ser que melhore para os venezuelanos por conta da maior entrada de dólares, com a disponibilização das reservas para os Estados Unidos.

    Responda
  5. Leonardo Trindade

    Já já a Folha encontra um especialista pra dizer que o jornal emprestou carros pra ditadura militar pra libertar o país.

    Responda
  6. Juliano Camargo

    Especialista de verdade

    Responda
  7. Leonardo Trindade

    Legitimidade do voto?! Vamos rir até a barriga doer. Mentem na cara dura e sem qualquer vergonha.

    Responda
    1. José Bueno

      Presidente Lula apoiou a necessidade de apresentação aos venezuelanos das atas de votação. Era o que nos cabia numa relação diplomática entre países. Agiu, mais uma vez, corretamente.

  8. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Primeiro dinheiro, por último democracia. Trump não importa com qual ditador faz negócio, se o outro lado é uma liderança fraca e subserviente, melhor ainda. O mais preocupante é que o topetudo está apresentando sinais de demência que acentua o lado egocêntrico e arrogante que já possuía. Um perigo para quem detém um arsenal nuclear. Será que os EUA tem protocolos para proteção contra loucura?

    Responda
  9. Gustavo Adelio Lara Ferreira

    Na verdade, o interesse americano é o petróleo e demais recursos naturais , não se preocupando com o interesse da população Venezuelana em ser um Pais livre e com viés democrático ( e hoje é uma ditadura).Portanto , como houve aquiescência do Regime que quer se manter no Poder e, em troca, libera o petróleo aos americanos e , fica tudo “ como dantes no mar de abranches” .

    Responda
  10. Carlos Amorim

    Nao sei se me espanta mais que um jornalista pergunte sobre Corina, que um estudioso do assunto responda que "ela tem a legitimidade do voto" e que ninguém tenha corrigido isso nos comentários até agora. Corina não teve votos, quem teve votos foi o González. É ele que devia sair do exílio e assumir... sim, sem o apoio do exército, corre-se o risco de uma guerra civil.

    Responda
  11. jose prado

    É tanta gente achando...

    Responda
  12. IAN SILVA GALV O

    O plano americano é a Venezuela virar uma nova Arabia Saudita. Continuar regime autoritário e anti-povo, tal como era antes, só que agora amiga petrolifera dos EUA

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      A família que comanda a Arábia Saudita já mandou até esquartejar jornalista, mas são ótimos parceiros empresariais...

  13. José Bueno

    Não foi captura, foi sequestro de um político estrangeiro.

    Responda
  14. José Bueno

    Não foi captura, foi sequestro de um político estrangeiro. Corina não é a eleita, mas sim a candidata que pleiteia revisão de votos. O Tramp já confirmou que sua intenção é de roubo do petróleo venezuelano. Que canseira que a Folha dá aos leitores que querem notícias com informações imparciais, um jornalismo que poderia ser levado a sério.

    Responda
  15. José Bueno

    Não foi captura, foi sequestro de um político estrangeiro. Corina não é a eleita, mas sim a candidata que pleiteia revisão de votos. O Tramp já confirmou que sua intenção é de roubo do petróleo venezuelano. Que canseira que a Folha dá aos leitores que querem notícias com informações imparciais, um jornalismo que poderia ser levado a sério.

    Responda
  16. Jose Oliveira

    Trump precisou desembolsar 50mi de dólares para conseguir traidores na Venezuela, já por aqui, os daquela famiglia e seu em torno, fazem de graça, claro, tudo por amor so Trump.

    Responda
  17. MARIA F LUPORINI

    Trump usou Maria Corina como usou Dudu Bananinha!! Era só roubo de petróleo mesmo.

    Responda
  18. MARIA F LUPORINI

    Conta outra. É porque era só para roubar Petróleo nesmo!!

    Responda
  19. Emilio Bazzani

    A Cia informou.. negociou entrega do Maduro sem baixas (só eliminaram os cubanos guarda costas), e parece não querer que aconteça guerra. O Trump é negociador e a solução que aceitou foi deixar a Delcy e os militares... desde que aceitem as condições sobre empresas e petróleo.. E agora? Vão querer complicar e trazer o velhinho ou a Corina?

    Responda
    1. Anna Rodrigues

      Ou seja, aceitou que as coisas não mudassem em nada, pois o regime autoritário bancado por militares corruptos continuam com a mesma estrutura. Só mudou o poste.

  20. Murilo Belezia

    Nota-se que é assunto da mais alta importância devido à foto do US Gravely saindo de Trinidad-Tobago em outubro de 2025. Não vale a pena ler se ela não ilustra o artigo. A repetição ad nauseam da fotografia é mamão com açucar no Guiness Book of Records e deve constar em aulas de comunicação social.

    Responda
  21. Murilo Belezia

    Nota-se que é assunto da mais alta importância devido à foto do US Gravely saindo de Trinidad-Tobago em outubro de 2025. Não vale a pena ler se ela não ilustra o artigo. A repetição ad nauseam da fotografia é mamão com açucar no Guiness Book of Records e deve constar em aulas de comunicação social.

    Responda
  22. Alexandre Pereira

    Finalmente, uma análise lógica da situação. Leitura obrigatória para os demais missivistas.

    Responda
  23. Adriano Bueno da Silva

    Trump não "escolheu" nada. Delcy é a vice, gente.

    Responda
  24. José Augusto Bernabé

    Concordo com o Professor, e por aqui o Trump também já definiu as eleições sem Lula e sem Bolsonaro apesar desse carnaval todo da imprensa brasileira.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Chora, Barnabé.

    2. Marta Araujo Tavares Ferreira

      Gado Barnabé continua destilando mentiras e cenários fantasiosos...já deu né?

  25. Eduardo da Silva

    Delcy é o óbvio ululando.

    Responda
  26. Raymundo de Lima Lima

    Trump descarta Maria Corina na presidencia da Venezuela, porque ela disse q iria abrir para a exploração e uso do petróleo para os que ganhassem Concorrência Legal e Democrática. Ora, Trump prefere autocrata, ditadura, Desde q lhe favoreça. Ele está se lixando para ditadura ou democracia, mas está de Olho Vivo Interesseiro Sem Vergonha para Roubar as riquezas de qualquer país, seja de esquerda, direita, centro. Juízo analítico é bom.

    Responda
  27. Claudio Luiz da Cunha

    Petróleo Petróleo e mais petróleo. A direita achando que era por democracia

    Responda
  28. Jose Pessoa da Silva

    Por favor avisar a bozolandia que o Tramp não quer saber de governo de direita ou esquerda que seja ditadura ou democracia ele quer é dinheiro ficou claro ou tem que desenhar

    Responda
  29. Claudio Luiz da Cunha

    Ratinho e Tarcinico erraram novamente

    Responda
  30. Claudio Luiz da Cunha

    Aguardando os comentários dos governadores de Direita.

    Responda
  31. Raymundo Itareru

    María Coriza, foi tão fácil te enganar mais fácil do que tirar doce de criança, os entreguistas de banânia acham que os americanos ligam pra eles, traidores da pátria de boné MAGA

    Responda
  32. roberto cardoso

    A Nobel da paciência tinha alguma dúvida? Jamais vai colocar alguém que que pense em ajudar o povo venezuelano. O negócio é só petróleo. Aqui no Brasil Trump seria eleito no primeiro turno.

    Responda
  33. Gilberto Rosa

    Vale ler o artigo no Brasil 2quatrosete, extremamente informativo das ameaças ao mundo que representam os eua, discurso do reconhecido economista, professor com vasta experiência internacional, ontem na ONU, maravilhoso texto: Jeffrey Sachs denuncia histórico de intervenções dos EUA e defende soberania da Venezuela na ONU

    Responda
  34. Gilberto Rosa

    E a tal democracia a la Afeganistão, Iraque e Síria? Ia atrapalhar o roubo do petróleo, até os tolos já sabem, antigamente acreditavam no decadente império dos roubos das guerras e dos golpes.

    Responda
  35. Fábio Nascimento

    A parte cômica da história toda é o bolsonarista acrrditando que Trump libertou a Venezuela do chavismo e da ditadura, enquanto Trump caminha para reorganizar o chavismo como ditadura subserviente, à la século XX.

    Responda
  36. Luiz Carlos Silva da Cunha

    O interessante é que nenhum meio de comunicação sequer menciona o "presidente" Juan Guaidó, reconhecido pelos EUA e união europeia. E o Henrique Capriles, e o Leopoldo Lopez, e o Pedro Carmona? Todos esses e a Corina foram literalmente usados contra sua própria pátria e agora foram descartados. Pra eles também valeu a máxima: "a política ama a traição, mas detesta os traidores".

    Responda
  37. Armando MOURA

    Chamada errada, para variar. Trump prefere o petróleo, minerais, ouro e, talvez, algumas adolescentes, venezuelanas, como bonus. Para isto precisa de um governo autocrata na colonia. E a tal Maria queria oferecer seu premio nobel para isto, ela merece o premio nobel da burri ce.

    Responda
  38. Zelis Pereira Furlan

    Trump foi escutar os pseudos intelectuais achando que iria adiantar. Nunca eles ganham fortunas para defender o regime. Hoje os jornalistas que estiveram lá vão contar a situação.

    Responda
    1. Marta Araujo Tavares Ferreira

      Essa bozoloide descerebrada já cansou com seus "comentários" sem noção

  39. José Ricardo Braga

    Cabello parece o mais enrolado da cúpula do chavismo. Falava-se dele antes de levarem Maduro. Acho que, por isso, sua traição foi extraída a forceps - "Se você recusar daremos sequência ao que temos aqui..." Combina com Rúbio falar assim. Cabello não deve durar muito tempo...

    Responda
  40. Francisco Paulo Almeida

    O Laranjão, como todo simpatizante da extrema direita e de ideias racistas e xenófobas, tem o dinheiro como seu verdadeiro Deus. O ataque à Venezuela teve como objetivo principal se apropriar de suas imensas reservas de petróleo. Por outro lado, Maduro foi burro: se tivesse aceitado a derrota e entregado o poder, poderia ter negociado uma anistia e, no futuro, talvez retornado à política, como fez Getúlio Vargas. Agora, porém, tende a ter o mesmo destino de Bolsonaro: longos anos de prisão.

    Responda
  41. Ataualpa Sousa Borges

    Um filme que não tem mocinho, só ban di dos. O maior deles o gang ster imperialista Trump. Quero ver se a imprensa vendida vai ter a mesma cumplicidade se ele tomar a Groelândia.

    Responda
  42. JORGE CESAR BRUNO

    Eu queria ver a cara dos governadores bolsonaristas agora! Sempre foi pelo petróleo, vide a pilhagem e extorsão demonstrada por Donald Trump, e nunca pelo povo venezuelano! Lembrando que o ditador Nicolas Maduro deveria sair sim, mas por pressão de organismos internacionais e pressões econômicas e financeiras, jamais por outro ditador que se considera o dono do mundo! Dito isso, Maria Corina, Gonzales e o Bolsonarismo patetico deveriam ter vergonha na cara, e pararem de se humilharem!

    Responda
  43. Dartagnan Santos

    "Comando real dos militares"... por isso a América Latina ficou estagnada, pobre e atrasada.

    Responda
  44. AILTON SOUZA

    Isso demonstra que Trump não está preocupado com o governo se é de esquerda, de direita ou de centro e sim com seus interesses e está certíssimo. Aqui no país a direita e até a própria imprensa estão surpresos da esquerda continuar no poder na Venezuela e a direita ganhou um chega pra lá do mandatário americano.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Os direitontos seguem míopes. Nada de novo. Não conseguem enxergar o óbvio porque o viés de confirmação impede duas coisas: análise objetiva e mudança de posição. O estado de negação deles é profundo. Mas não eterno. A realidade é algo inexorável, e é apenas uma questão de tempo.

  45. Augusto João Piratelli

    Maria Corina, lambe botas do Trump, ficou a ver navios (nesse caso, de petróleo).

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Piratelli, seu sobrenome é particularmente sugestivo para o contexto naval dos acontecimentos recentes e seu comentário é mordaz e perspicaz. Uma delícia de ler. Obrigado.

  46. Zelis Pereira Furlan

    Hoje os jornalistas do New York Time tem uma reunião com ele. Não deu certo. Continuam prendendo e torturando. Os mercados fechados ninguém tem dinheiro. Os militares Americanos estão distribuindo o que tem.

    Responda
    1. AILTON SOUZA

      Fique tranquila Trump com a nova presidente que ele deixou no cargo vão resolver isso.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.