Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LUIS FERNANDES

    Toffolli encoberta Moraes q protege a esposa, q teve um contrato milionário com um banco cheio de falcatruas. Essa e a justiça podre do Brasil. Um STF conivente e q se autoprotege. Ja Lula, q saiu da prisão a presidência, e outro exemplo de acobertar irmãos e filhos no INSS.

    Responda
  2. Antônio João da da Silva

    O Brasil é povoado de mega escândalos com bilhões indo para bolsos escusos, Master é um, mas, contudo todavia há um muito maior, que a Faria Lima e sua longa manus, a Folha, escondem a quatro chaves, a passagem de campos netos pelo BC Campos Neto elevou a Selic às alturas, o dobro do que fez os demais BCs do mundo. Neto ao assumir o BC a conta juros da dívida pública era de 300 bi de reais ano, ao deixar o BC essa conta saltou para 1 trilhão de reais ano. O que deixa o Master no chinelo.

    Responda
  3. SERGIO BARROS DE ARAUJO

    Este é apenas mais um caso que comprova que o judiciário é o câncer do país, e sem solução institucional a vista.

    Responda
    1. Joaquim Branco

      O termo câncer é típico de bolsonaristas. Eles o usam para criticar quem se opôs ao golpe. Porém, o autor desconhece que o TCU não é um órgão do judiciário, mas do legislativo.

  4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Além dos citados no texto, é preciso investigar Arthur Lira, Ciro Nogueira, Alcolumbre, Rueda, Ibaneis e até a Igreja da Lagoinha, frequentada pelo Vorcaro Falsário.

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Como disse uma autoridade em finanças, este estabelecimento bancário, desde o início, nasceu para não dar certo e lesar os investidores como aconteceu com a liquidação extra judiciária.

    Responda
  6. Orasil coelho pina

    Quantas vezes já falei neste espaço, que as nomeações políticas para cargo de ministros em tribunais, tanto estaduais quando federais, têm que acabar! Concurso público para a independência destas importantes instituições! E ficar no máximo vinte anos no cargo! OrasilParanaiba!

    Responda
  7. Marcelo Molinari

    Sim, e o lado correto dos profissionais de comunicação seria o de estar bem informados para repassarem a notícia, inclusive apontando a inconsistência da conduta do TCU. O Tribunal de Contas não tem, claramente, competência constitucional sequer para pedir documentos do Banco Central altinentes a sua atividade-fim. Tampouco verificar ou sustar qualquer ato da Administração Pública em geral que não se atenha ao controle externo das contas sob gestão da União, seus Órgãos e autarquias.

    Responda
    1. Marcelo Molinari

      Se um ato formal, simplesmente, dentro da competência exclusiva do Banco Central pudesse ser alterado, ou sustado, como querem, pela concatenação dos atos no processo, a implicação de validade ou não do ato decisório do mérito poderia ser atingida, e mesmo invalidada. Essa falácia tem sido comprada pela Imprensa que no máximo diz s/ a novidade de atuação do TCU nessa área. É novidade porque nunca puderam, e mesmo hoje, não podem fazê-la.

  8. Antonio Mauricio

    O que me surpreende no caso "Banco Master" é a persistência da atuação dos lobbystas mesmo depois de da divulgação de tantos malfeitos, ao ponto de o BACEN ser emparedado e de Mins. do STF e TCU atuarem de forma tão extravagante, quando não suspeita. É sinal de que não se intimidaram pela acertada opinião pública de que "tem coisa errada aí".

    Responda
  9. Fabio Pires

    Gostei!!!

    Responda
  10. Maurilio Fernandes Figueiredo

    O STF sendo tragado pela lama do escândalo do Banco Master....E aí Toff olli vai continuar neste caso ?

    Responda
  11. Fabiana Menezes

    Parabéns pelo editorial e espero que a FSP investigue a sua própria sessão de comentários invadida por bots, defesa chapa branca cooordenada para plantar narrativas com o objetivo de blindar figuras publicas. Ninguém deveria estar acima da lei, mas como retornamos à fase pré constitucional e isso interessa tanto a ultra direita, como a esquerda sectária quanto o centrão (minha emenda a qq custo) assistimos à corrosão institucional. Jornalistas investigativos, continuem republicanos (as).

    Responda
  12. Leonardo Trindade

    Jhonatan Jesus do partido Republicanos, aliado de todos sabemos quem. "Ah mas é do Centrão". O centrão sofreu com a metástase política dos últimos anos e é essencialmente bolsonarista. Quem tentou anexar o Master ao BRB? Ibaneis Rocha, por acaso o governador que permitiu os atentados de 3 anos atrás contra a república.

    Responda
  13. Elizabeth O Costa

    Concordo. Nossa democracia é muito falha, e as instituições precisam de um banho de moralidade!

    Responda
  14. Antonio Catigero Oliveira

    E o centrão, dona Folha? Que a parte podre do 'o mercado, o absoluto' seja cortada junto com a facção digital que pressiona e chantageia órgãos públicos fazendo fake news para desacreditar as instituições públicas. Ainda existe alguns banqueiros que possuem sabedoria e brio suficientes para saber que o jogador perdedor tem que Pagar a Banca e não tentar desviar o prejuízo$ bilionário na conta do erário, tirando do bolso do Trabalhador que atualmente não possui sequer o direito à aposentadoria.

    Responda
  15. Henrique Marinho

    E depois os canhotos reclamam do Trump prender ditador cor rup to. A m. aqui é muito maior.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Este caso escabroso do Banco Master está diretamente ligado à políticos da direita e não da esquerda. Leia matéria a respeito, nesta Folha de hoje.

  16. neli faria

    Parabéns pelo Editorial. Mas, faz tempo que não creio em Cegonha, nunca cri em Papai Noel, então, será aplicado o Princípio: O Brasil existe apenas para sustentar Políticos e Poderosos.Já antevejo que haverá a união dos lulistas e bolsonaristas,centrão e oposição, Judiciário, TCU etc., e a punição ficará para as calendas. Para começar, o caso no STF e com Sigilo. Ressalto que em República Democrática, o Sigilo no Judiciário é exceção , também o Foro Privilegiado. Vocês acabaram com o Brasil!

    Responda
  17. Humberto Giovine

    Apuração "clara e transparente" impõem imparcialidade, principalmente da mídia.

    Responda
  18. Antonio Serigo Alves da Silva

    Se o lado certo e a apuração rigorosa e transparente então não a nem certo nem lado, o articulista com toda sua honesta boa vontade poderia sugerir em qual das instituições ligadas ao caso podemos confiar, PF, MF, TCU, STF, STJ, essa sopa de letrinhas cheira mal e dá nojo.

    Responda
  19. Lauro Vasconcelos

    Que seja claro, transparente e sem interferências.

    Responda
  20. jose lins

    Quem teria autoridade para retirar esse processo do Toffoli e anular o sigilo ? A essa altura esse criminoso já deve ter destruído todas as provas . Ele e o Moraes já deveriam estar afastados e presos , mas quem vai prendê-los ?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      José, prezado, transações bancárias e interbancárias não "somem", não são passíveis dessa destruição que você imagina, deixam rastros em uma diversidade de sistemas. Quem pode regular tais decisões é o plenário do supremo, que não é absolutamente "submisso".

  21. Rodrigo de Sousa

    Então porquê manter em sigilo o nome dos bois!?!? Quem são os políticos envolvidos, Folha?

    Responda
  22. José Augusto Bernabé

    O único lado certo é que os Ministros do STF estão envolvidos financeiramente sim com o Banco em favorecimentos e contratinhos para os Escritórios das Esposas para ganharem uns trocadinhos de cento e vinte milhões, por exemplo. É mentira Téta, diria o Chico Anisio.

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Foi algum ministro do STF que estava comandando a compra de ativos podres do Master pelo BRB?

  23. Pedro roberto Rezende

    O editorial da folha está perfeito, e preciso esclarecer que tipo de ligação tem as ultoridades com este caso, se ficar dúvida, algumas destas "autoridades" ficaram desmoralizadas .

    Responda
  24. Roberto Moreira da Silva

    Apuração as claras no caso Banco Master? Ou qualquer coisa que envolva gente deste governo aparelhado ? Faz me rir !! Até as borboletas monarcas no casulo sabem que só acontece justiça para quem não é da “ trupe” do amor

    Responda
    1. Julio Shiogi Honjo

      Humberto, e segundo esse daí é o governo federal que administra o BRB. Não adianta argumentar.

    2. Humberto Giovine

      Caro Roberto. Aparelhamento do estado foi o que mais se viu no desgoverno bolsonaro. Ou você se esquece das trocas nas superintendências da PF, e na própria direção geral, para encobrir crimes da famíglia? Ou o do COAF? Sem citar os dois indicados ao STF, como os 20% de bolsonaro na corte? Além da falcatrua das jóias, claro.

  25. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Os políticos do TCU já estão em campo, títeres do Vorcaro e outros sujeitos imundos. Os corruptos estão de olho nas novas regras que favorecem GOLPES E GOLPISTAS que nascerão das "providências" do STF e do Congresso Nacional. ANISTIA TAMBÉM PARA O VORCARO? É muita grana envolvida, digital, em malas e mochilas, para a "arraia graúda" e para a "arraia miúda"?

    Responda
  26. Priscila Soares

    As instituições brasileiras estão carcomidas. Perderam totalmente a credibilidade. Nao salva ninguem! Congresso, Forças Armadas, STF, TCU... todos envolvidos em situações esdrúxulas!

    Responda
  27. Carlos Magnabosco

    Cadeia pros colarinhos brancos, com “soft torture”: ar-condicionado barulhento na cela.

    Responda
  28. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Primeira vez que concordo com um editorial da área econômica da FSP! Bravo. Estas ligações pouco republicanas entre autoridades e especuladores tem que acabar.

    Responda
  29. Zelis Pereira Furlan

    Toffoli e Lula vão concordar? Só quem sabe é o setor financeiro.

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Errado zezé. Os envolvidos diretamente no caso Master são políticos da direita-centrão.

  30. Joaquim Branco

    Essas ligações perigosas entre autoridades e investigados são um prato cheio para surgir um salvador da pátria de direita ou esquerda, tipo Bukele, Orban ou Chavez

    Responda
  31. Marcos Benassi

    Uai, é sempre vou ver uma notícia tratada com cuidado. Mas o seu Jesus tem partido, tem padrinho e ambos têm nome: Republicanos e Arthur lira, além do papai Silas. Já que todos os ministros têm nome completo, bem como os acusados da picaretagem, e o texto traça inter-relações, não tem cabimento manter qualquer opacidade sobre o entorno desse moço tão simpático. Mas é isso: escarafunche-se. Nada como uma boa investigação debaixo de luz.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não será com arminhas, Antônio, ou com furadeiras, tudo coisa de bbbaandido. Aja-se com a lei, com o Ministério Público, com o plenário do supremo, com a pressão pública. Tudo isso ainda funciona, recuperado das trevas Bozoológicas.

    2. antonio brito

      Como entrar luz dentro de gaveta que guarda tudo sob sigilo?

  32. Euni Santos

    A intervenção pessoal do presidente da República (que tem feito o possível para não se destacar novamente no noticiário policial), supostamente para “apaziguar” atrito entre o BC e o TCU, como noticiou a FSP, evidencia a necessidade que a organização tem de abafar o processo. Ao que tudo indica, se a PF continuar a puxar penas, poderá encontrar um dos maiores galinheiros da história do cr im e o rg an iz ad o tabajara.

    Responda
  33. Peter Janos Wechsler

    Caiu na mão do Toffoli, butim e impunidade garantidos.

    Responda
  34. antonio brito

    Esses três pontos, a atuação dos ministros, é o verdadeiro atentado ao estado democrático de direito. Como um ministro pode avocar para si um processo que envolve milhares de pessoas e bilhões de reais e colocar tudo sob sigilo? A existência desses canais de poder é um atentado ao estado democrático republicano.

    Responda
    1. Jose Carlos

      Há algo muito estranho na reação dos banqueiros e de setores da imprensa em não querer que se investigue a fundo a atuação do BRB e dos fundos de Pensão, onde "gatunos" atuaram e milhares de pessoas serão prejudicadas. Afinal, os atores são o Master e o BC que precisam ser investigados pela PF e processados. Ninguém está acima da Lei, nem o BC. Na reação, desviam o foco dos maiores interessados em se safarem e jogam as luzes sobre o TCU e do STF como "cortina de fumaça."

  35. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Todos sabemos que a vida é feita de fatos históricos, e que muitas vezes são manipulados para serem esquecidos. Pensei que o jornal fosse fazer um editorial sobre 8 de janeiro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Menas, Antonio, prezado, menas: as efemérides existem pra que nos recordemos das coisas que prestam e também daquelas que não. Esse editorial podia ser publicado amanhã sem o menor problema. A folha perde o timing de uma notícia relevante, uma ação golpista que ocorreu agorinha mesmo.

    2. antonio brito

      Querida, história é passado, não vivemos no passado. Problema está nos bilhões que desaparecem sob o amparo da máquina do estado: INSS lulinha sócio do careca, master sob sigilo etc...

  36. José Fernando Marques

    Perfeito o editorial. Tudo às claras, com o público inteiramente informado de cada passo do processo e dos nomes envolvidos.

    Responda
  37. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Transparenacabaria com todo esse falatório. Aqui se aponta falta de transparência do judiciário, agora, poderia ser nomeado a turma do legislativo e executivo, de rodas as esferas envolvidas no caso.

    Responda
  38. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Quando leio qualquer coisa sobre o STF, me vem à mente o lamentável relatório do ministro Gilmar Mendes que denunciou a regulamentação da profissão de jornalista como forma de afastar dos meios de comunicação intelectuais, políticos e artistas que se opunham ao regime militar.

    Responda
  39. noel neves

    Repito! O banqueiro Master tem sua origem em uma igreja evangélica que, politicamente é de extrema direita. O representante deles é um tal de Nicolas. Portanto, o escritório da esposa de Moraes foi escolhido a dedo e a peso de ouro, por Vorcaro, para envolve lo no escândalo.

    Responda
    1. noel neves

      É verdade! Os influenciadores monetizados estão presentes e atuantes em todas as mídias KKK! Vejam quanto gente trabalhando duro...

    2. antonio brito

      Essa turma do Cidônio é ruim de mídia. Estão fazendo propaganda do Nicolas, um adversário.

    3. André Lievori

      E o escritório quando viunum contrato de 129 milhões,.e tendo recebido metade sem fazer nada, não se constrangeu ou viu nosso um perigo... Coitados foram envolvidos, sem perceber, nesse escândalo. Faz-me rir, Noel... Você é papai?

    4. Luiz Henrique Moreira

      Acreditar que o marido, hj todo poderoso da república, não sabia do contrato é o mesmo que disfarçar a presença do irmão e filho no rombo do INSS…

  40. flávio paes

    As próprias denuncias de venda de carteiras de ativos inexistentes ou de valor muito inferior ao atribuído, como tb a venda de carteira de consignados inexistentes são falcatruas que jogam por terra qualquer alegação mal intencionada de que foi precipitada a liquidação do Master. Se houve erro é de pela demora em acontecer a liquidação.Os recuos agora registrados, dão indícios que talvez não ocorram as tratativas via STF para da um "jeito" na situação

    Responda
  41. Adriana Flores

    Editorial perfeito. O óbvio ainda precisa ser dito.

    Responda
  42. Eduardo Galvao

    A principal dificuldade para esclarecer este imenso escândalo é garantir a honestidade da apuração. Chegou a hora de expor tudo de forma clara e transparente, 'doa a quem doer', permitindo que os responsáveis sejam responsabilizados. Já ao STF, cabe anular, como fez no caso da Lava Jato e no processo do Lula.

    Responda
    1. antonio brito

      Mas como fazer isso se o processo está sob sigilo?

  43. jose batista

    129 mi e pressão no BC, dá cana em qquer lugar!

    Responda
  44. Sam Duart

    Intenção da Folha é tirar o foco dos verdadeiros criminosos por trás do escândalo que envolve muito dos políticos do Centrão e Extrema-direita.

    Responda
    1. antonio brito

      Então os ministros fazem parte do Centrão e da extrema direita? O foco é : como esses ministros adquirem tanto poder a ponto de minar as instituições

    2. jose batista

      Xadinho é de esquerda ou direita?

  45. Raymundo Itareru

    a fsp insiste em esconder os nomes dos bois, se tivesse alguém do pt envolvido seria reportagens diárias com os nomes dos personagens, se não estiver enganado o Voocaro fez doações para um certo governador preferido desse jornal para ser candidato a presidente, e para um presidiário soluçento

    Responda
    1. antonio brito

      Turma do Cidônio em ação.

  46. José M Leal

    Um contrato de vinte e quatro milhões de dólares (cento e vinte e nove milhões de reais) da esposa de um ministro com um banco quebrado é chantagem ou lavagem de dinheiro. Por essa razão (e outras piores) que o processo foi trazido para o STF. É preciso ocultar ou destruir provas (como destruiram as filmagens do Min. da Justiça no 8 de janeiro), arranjar uma maneira de desviar o foco da investigação e esconder a lama da corrupcão embaixo da estátua que Débora Rodrigues pintou com batom.

    Responda
    1. jose fernandes de lima junior

      Voce tem razão Jose, um acampamento de milhares de pessoas em frente ao exército ,financido por golpistas por meses, junto com forte disparos de robôs incentivando atentado a democracia , com plano de assassinato de autoridade ate a invasão e destruição dd 8 de Jan é normal. Estranho essas pessoas serem punidas né?

  47. Ivo Mutzenberg

    "O melhor desinfetante é a luz dos sol": frase atribuída a Louis Brandeis, ex-juiz da Suprema Corte dos EUA. É o princípio da publicidade.

    Responda
    1. antonio brito

      Mas o processo é sigilo só. A questão é como isso é possível numa " democracia"