-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Provavelmente ele não estará vivo para ver isto, mas Stephen Miller esquece que nenhum império dura para sempre.
-
Marcos Benassi
Como a ignorância é uma coisa triste, meu caro Roberto: não tenho ideia de quem seja o tio Miller, não faço a mínima questão, nem folgo com o fato de que ele está vivo e morrerá em breve, como parece ser o caso por sua objeção. Ignorance is bliss, não poucas vezes, e esta é uma delas.
-
-
Marcos Benassi
Ah, meu caro, não discutirei contra os fatos, mas os deploro frente ao mais inegável deles, o Tempo: século21, terceiro milênio, e continuamos matando e escravizando (por meios indiretos) à vontade. Não deixo de me horrorizar. E acho Burrro que não tenhamos um exército digital muitíssimo bem formado, uma infra governamental de armazenamento de dados e operação *securíssima*. Metade das guerras será resolvida neste campo, ao custo de 1OO mísseis em 1Oanos. Vamo ou não vamo? Ou seremos burrros?
-
José Cardoso
Guerras prolongadas são impopulares e isso não deixa de ser uma contenção ao poder militar das superpotências. Os EUA são escaldados nisso. Já ações rápidas como o bombardeio no Irã e o sequestro do Maduro podem se tornar mais frequentes.
-
Ricardo Fernandes
O clichê de Oscar Wilde de que o poder absoluto corrompe absolutamente, nunca foi tão verdadeiro. Trump comporta-se como um imperador romano ensandecido - Nero; Calígula; Cômodo e Heliogábalo não tiveram o fim diferente do que pode estar reservado para esse facínora!
-
Ricardo Botto
A batida frase de Clausewitz de que: A Guerra é a Continuação da Política Por Outros Meios. A realidade era essa no sec XVI e continua fortemente atual no século 21. O resto é poesia.
-
Raimundo Carvalho
Deixa Donald se achar o rei das Américas. Já nasceu neste chão o regicida que o derrubará. A cova dele já está inutilmente aberta, pois o seu corpo será pasto para os abutres. Que setas envenenadas atravessem o seu coração de pedra. Que não fique pedra sobre pedra em novos escombros na ilha de Manhattam. Dessa vez o ataque aéreo virá dos 4 pontos cardeais. Aguardem!
-
Ricardo Lobo
Triste falar sobre esse argumento, mas também tristemente os únicos países que estão a salvo de agressões estrangeiras são os que detém armas nucleares. Isso provavelmente não mudará nunca, aqueles que as possuem não vão se desfazer do arsenal.
-
Valter Luiz Peluque
Meritório o artigo , mas comete alguns erros, sendo o principal é acreditar que ninguém mais defende a escravidão. Se não abertamente, a prática é adotada por pessoas inescrupulosas, como, vez e outra aparece no noticiário. Além disso, sabemos que o discurso neoliberal chega às raias de defender, sim, a exploração máxima do trabalho, à custa do tempo, da saúde, do lazer e educação e das condições gerais de vida do trabalhador.
-
André Camargos
Entendi o ponto do texto, ideias são importantes e desafiam o que está posto. Mas é incorreto achar que a ideia do abolicionismo nasceu dos brancos. Muito antes desses grupos de brancos exóticos citados, já havia dentre os negros um movimento e um pensamento articulado contrário à escravidão.
-
Ricardo Fernandes
Zumbi dos Palmares tinha seus próprios escravos. Excelente exemplo de consciência negra!
-
-
EMERSON MARCELO DE OLIVEIRA
A Bíblia sanciona escravidão? Onde? Autor absolutamente desinformado. Em síntese, ela apenas cita a escravidão
-
Ricardo Fernandes
Mas não condena e pior; legitima ao determinar que o escravo hebreu deve ser liberto após sete anos de servidão!
-
-
Alex Trevsani
nem nas franjas da deepweb encontramos grupos que defendam a volta da escravidão. Sério?? Volta?? E quando a escravidão deixou de existir?? O colega Sakamoto deve ter tido uma diarreia quando leu isso .
-
Anete Araujo Guedes
Ainda bem que temos Caetano, Francisco , Djavan, Gil, Ivan, Zélia, Fafá e outros tantos. Fernanda Torres.
-
José Eduardo de Oliveira
a nossa sorte é que todo fo-rtão cai. ainda que sobre suas próprias m-ierdas. foi assim desde roma, passando pelos nazissta etc.
-
omar assaf
O autor desse texto barato culpa o agente laranja por essa situação mas esquece ou se faz de desinformado que por trás dele é que estão os que realmente mandam naquele país poderoso militarmente . O sionismo hoje é a maior ameaça à ordem mundial e isr é o seu principal representante , republicanos ou democratas seguem à risca a cartilha dessa organização criminosa , até quando vão conseguir enganar o povo americano e o mundo é a questão . Espero viver para assistir o colapso dessa máfia .
-
omar assaf
Agressividade ! me mostre onde meu caro . Agressividade é o bullying que meia dúzia de colaboradores desse jornal praticam contra a nossa religião e nosso povo , é o inferno que vivemos diariamente acobertado por essa imprensa manipuladora . Agressividade é sermos atacados covardemente e ainda assim sermos classificados como terroristas . A dor que estamos sofrendo e a falta de perspectiva para os nossos filhos é o que vc deveria condenar e chamar de agressividade .
-
José Fernando Marques
Por que a agressividade, Assaf?
-
-
José Ricardo Braga
Almanaque. - Já li (acho que) toda a Bíblia. Parece um almanaque. Tem um monte de situação grotesca do tipo que o Hélio falou, vai ser fácil achar. Apesar de estar em religião na época, li como registro histórico, não consigo fazer diferente. É um bom livro para se ter referência de como se estruturou a civilização ocidental, quase tudo está lá. Quanto a ter sido escrita por pessoas "inspiradas por Deus" fica a pergunta - Quem não escreve assim? Pergunte aos poetas...
-
Alfred Palliser
Poutzzz..o artigo começa bem e termina de uma forma tão xoxa, tão insípida. Desgostei !
-
Daniel Choma
Infelizmente, o que manda no mundo é a grana, não os poetas. Palestinos foram massacrados para que Israel acesse o gás em Gaza, além de terras para projetos imobiliários. A Venezuela está sob cerco por terras raras, gás e petróleo para os EUA, não por ser uma ditadura. O tecno feudalismo das big techs é outra prova de que os negócios sempre estão acima da ética. Muitos cientistas e poetas também denunciaram as mudanças climáticas, mas o grande capital segue indiferente.
-
Luiz Candido Borges
Era absolutamente necessário citar o Putin para criticar o Trump, não é mesmo? São Histórias, situações e conflitos totalmente diversos, mas o pedágio tinha que ser pago! O fato é que o único ser comparável ao Trump é o Netanyahu, mas isso o Hélio nunca vai falar.
-
antonio de padua cortes
Gostei de ler o artigo. Representa esperança num mar de intranquilidade quando a força começa a ser utilizada explicita e declaradamente como valor maior na relação entre paises.
-
Inez Carvalho
E viva os poetas, afinal a arte existe pq a realidade não basta. Parabéns pelo artigo.
-
Inez Carvalho
E viva os poetas, afinal a arte existe pq a realidade não basta
-
Alexandre Marcos Pereira
Não é ironia: é alívio mesmo. Porque, se a História fosse escrita apenas pelas patentes bordadas nos ombros e pelas estrelas nos queles, nós viveríamos dentro de uma cronologia cinzenta de batalhas, tratados, golpes e contra-golpes. Aquelas linhas retas dos desfiles militares, passos sincronizados, tanques polidos, helicópteros recortando o céu, tudo isso impressiona. Mas, quando a poeira baixa e o silêncio volta, quem fica encarregado de explicar são os poetas. Desde Homero é assim.
-
Alexandre Marcos Pereira
*queles e não queles.
-
-
Sylvino Gomes
Somente uma crise econômica grave dobrará o império americana.
-
Marina Gutierrez
Sylvino Gomes, alguns especialistas no assunto opinam que está a caminho .
-
Geraldo Lourenço Brita
Quando a China optar por invadir Formosa será porquê instalou-se uma crise sem precedentes no seu stablishment necessitando uma maquiagem qualquer para se manter funcionando...!
-
Geraldo Lourenço Brita
Nada me demove da seguinte ideia: a força, quando é usada, revela a fraqueza de quem a USA...! Enquanto a dominação se dá pelo medo, aculturamento e que tais, ela se espraia e só faz crescer...! Quando o Capitão América, o Superman e o Batman não são suficientes para manter o dominado na imobilidade, é sinal de que a força será acionada, demonstrando fragilidade deste domínio...! Assim, Israel está sendo derrotada em Gaza e os estados Unidos perdem na Venezuela bem como a Rússia na Ucrânia...!
-
-
Joao Pinheiro
Trump está forçando muito a barra tanto interna como externamente. A gente sabe como os americanos pensam e agem. O que vai encerrar tudo isso já foi fabricado.
-
Luciano Napoleão de Souza
Tem coisas importantes acontecendo no mundo, Foice. Cadê vocês? Vendidos?
-
Valdir Teixeira da Silva
Se Trump e seu estafe acreditam que podem fazer o que quiserem por serem mais fortes, a solução é deixá-los fracos. Se a maior parte dos países relevantes boicotarem os USA, eles ficarão fracos e terão que acatar as decisões multilaterais. Penso que o caminho, antes da confrontação, seria esse. O fato é que a retórica Trumpista está se tornando muito perigosa. Vale o ditado "quem procura acha". No mundo atual, não adianta investir trilhões em armas, haja vista, que uma guerra nuclear nivela tudo
-
Acacio J K Caldeira
O poderio militar não permite aos EUA acabar com a pobreza. Dez por cento da população norte-americana vive abaixo da linha da pobreza. Os gastos militares dos EUA se redirecionados para a população pobre solucionariam o problema.
-
Galdino Formiga
Inviável
-
-
David Waisman
Quanto ao Brasil, gente demais, aqui, na direita, no centro e na esquerda, acredita que já está bom e basta se somos o Rei da Soja ou o Príncipe do Bom-mocismo. Falta ambição e panca ao Brasil.
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Que artigo maravilhoso. Você é um poeta, Hélio Schwartsman.
-
Galdino Formiga
Poeta irreal.
-
-
Galdino Formiga
Posso comentar?
-
Daisy Santos
'Ainda bem que existem poetas' ! Nós precisamos disso. O ar está pesado. Difícil de respirar. Precisamos de sol rasgando a escuridão para o amanhecer do dia com a sua luz!
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Errou todas analises a respeito da guerra em Gaza e agora vai pelo mesmo caminho na Venezuela. Fica lamentando um mundo que só existiu no wishful thinking. Bocos como vc é que permitiram que a situação chegasse a esse ponto
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Manda audio chorando. Acabaram de liberar os presos políticos na Venezuela. Enquanto palhaços como você não fizeram nada a situação foi resolvida com ação. O direito internacional é uma ficção, nunca funcionou, só existiu na medida em que atendia aos interesses das grandes potências. Se dependesse de manés como vc em poucas décadas falaríamos chines.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Depois que levar uma boa surra de alguém maior e mais forte, talvez o senhor mude de ideia.
-
-
Felipe Vasconcelos
O fim da escravidão humana se tornou possível com as máquinas, que liberaram um potencial de produtividade nunca antes visto na história da humanidade. Além da centralidade dos mercados, que colocam em circulação na sociedade a produção industrial, por meio de pessoas que recebem salários em troca de trabalho.
-
Felipe Vasconcelos
Se você afirma que a Bíblia sanciona a escravidão, então você tem que citar as passagens e interpretá-las, pois eu não sou obrigado a confiar na sua pessoa ou aceitar a sua autoridade.
-
José Ricardo Braga
Almanaque - Já li (acho que) toda a Bíblia. Parece um almanaque. Tem um monte de situação grotesca do tipo que o Hélio falou, vai ser fácil achar. Apesar de estar em religião na época li como registro histórico. É um bom livro para se ter referência de como se estruturou a civilização ocidental, quase tudo está lá. Quanto a ter sido escrita por pessoas "inspiradas por Deus" fica a pergunta - Quem não escreve assim? Pergunte aos poetas...
-
José Ricardo Braga
Bíblia é fácil de conseguir uma para ler, porque não tenta? Hélio não está dando aula e se estivesse, você seria um aluno exigente, mas bem preguiçoso... Quer tudo mastigadinho? E ele também não te cobraria só esses dois reais por dia da assinatura da Folha.
-
Jose Paschoal Pimenta
O sr. já ouviu falar de 'Maldição de Canaã' ?
-
Francisco Neto
Após as provações, Deus deu a Jó o dobro de escravos que tinha antes, em geral as versões da Bíblia usam o termo "servos" para dar um impacto menor (eufemismo).
-
Ayrton Ribeiro Torres Filho
Levítico 25:44-45; Deuteronômio 21:10-14; Efésios 6:5-9;
-
AROLDO DE SOUZA CHAGAS
Õ amigo, são várias! Apenas a título de incentivo para que o Sr examine as escrituras, cito apenas um: O Filemom, um livro do novo testamento.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.