Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Uai, seu Ricardo, devo confessar não pouca surpresa por um economista, vinculado a fundação de banco e à Dom Cabral, ter um texto tão libertário e consistente. Passado o susto, não posso deixar de trilhar o caminho da obviedade: de algum modo, a educação deverá auxiliar nessa ultrapassagem do velho pro novo. Ocorre que, com fome e com medo, não há célebro que dê conta de ser esperto e crítico: o cotidiano esmaga a reflexão; a patuléia Direitolóide só surpreende aos incautos/bocós de má-vontade.

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Para aqueles que mandam, a Democracia é ótima, desde que não mexa no bolso e nos privilégios do andar de cima e principalmente daqueles que se situam na cobertura da pirâmide social. Vejam o que está acontecendo com os EUA porque estão sendo superados tecnológica e economicamente pela China. Obviamente que se estivessem liderando sem serem ameaçados pela concorrência, não estariam com essa truculência excessiva, invadindo um país sul-americano e sequestrando o presidente sem um legítimo pretexto

    Responda
  3. Tadêu Santos

    ...ora de total grossura como meio de se comunicar. Transposição da Matéria:::((Democracias não morrem apenas de golpe de Estado, embora tentativas continuem acontecendo. Elas sucumbem sufocadas pela indiferença de uma população que deixa de acreditar no voto e pela incapacidade de líderes de entregar soluções)).

    Responda
    1. Tadêu Santos

      A DEMOCRACIA é um AVANÇO IDEOLÓGICO, algo como um ESTADO de ESPÍRITO SAUDÁVEL, EQUILIBRADO e SENSATO que nem todos humanos são capazes de alcançar. Com o advento do ''bolsoNAZIfascis'' a partir de 2019, com repentino surgimento do JMB, eleito pra presidência da república, qdo anteriormente era apenas um pífio parlamentar do baixo clero, durante 28 anos. Com o fato, a Democracia Brasileira sofreu um ''retrógado revés'', em decorrência das atitudes e condutas do miliciano, ora monossilábicas,

  4. antonio brito

    Boa. A democracia não precisa de salvadores, que acabam abrindo as portas à demagogia e autoritarismo. Mas De líderes que trabalham. Como só temos discurso e nada para entregar de efetivo , estamos sufocando o futuro.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eita, colega Antonio, onde não haverá demagogia, mentira e condução tortuosa das massas? Futuro, pra quem? Qual futuro?

  5. João Vergílio Gallerani Cuter

    O principal fator ficou de fora. Atualmente, o regime mais funcional do mundo (o chinês) é autoritário. É inevitável que isso crie um modelo. Além disso, países atrasados, como o Brasil, precisam de planos de longo prazo implementados de modo contínuo. Dentro do atual desenho democrático, isso é impossível. Será inevitável distinguirmos o autoritarismo "aristocrático" (dos melhores) do autoritarismo "tirânico". É preciso estudar a China para fazer perguntas com mais coragem. O séc. XVIII morreu.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Essa é observação muito relevante, meu caro, à qual faço uma única observação: funcional pra quem? Funcional para as pessoas, pra pobretalha, pras gentes dos rincões e pra quem tá nas metrópoles, mas na camada inferior da coisa, só os Xing-lings. Com problemas, injustiças e tudo mais. Agora, tem muita coisa funcional por aí, só não é pras maiorias. Ou dá pra negar que o autoritarismo Citro-destro funciona? Só que é pros Eleitos.