-
Joaquim Rosa
"Era sinal de extrema vulgaridade musical". Ainda continua. Eles e seus pares não nelhoraram em nada.
-
DORIVALDO SALLES OLIVEIRA
O trajeto da antiga música sertaneja, filha urbana da música caipira, essa sim nascida do do encontro dos jesuítas, índios e escravizados negros, assemelha-se ao de Conceição, da canção do Jair Amorim: "Alguém lhe disse a sorrir/Que descendo à cidade, iria subir / Se subiu, ninguém sabe, ninguém viu/ Pois hoje seu nome mudou/ E estranhos caminhos pisou
-
DORIVALDO SALLES OLIVEIRA
Já o sertanojo, isso é outra história.
-
-
Nelson Oliveira
A música sertaneja a produzida a partir de meados dos anos 70 não tgem nada a ver comos formatos caipiras originais, orgânicos, criados por pessoas com vínculos fortes com a terra e o trabalho. É um produto de consumo para massas recém-urbanizadas, vivendo sem raízes em cidades caóticas e à mercê de forças econômicas e comunicacionais alienantes. Não tem a força melódica e poética que vinha justamente da autonomia das pessoas do campo. Calligaris caiu de paraquedas num contexto que desconhecia.
-
Nelson Oliveira
Filhos de Francisco é uma ode ao sucesso individual, quando a solução dos problemas sociais deve ser pela via das políticas públicas, principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança. Daí que os vencedores , convertem-se em parte da engrenagem da opressão. Vejam o padrão desses milionários artistas do sertanejo. Vivem da coleta voraz de recursos de uma massa que os idolatra por não terem outra saída senão se intoxicarem de uma música apelativa.
-
Flavio Camilo
Contardo que saudade, mas essa ai ardeu. A calça entrando no toba do pato rouco não é nada perto da imbeci lidade dele, que tenho certeza seria beneficiado pelas políticas sociais do Lula na época que o pai dele passava aquele sufoco.
-
Hélio Barbosa de MT
Ah, Contardo. Se vivo estivesses e visses em que acreditam teus ídolos hoje... nem vou falar nada.
-
Nelson Oliveira
Música sernateja é a expressão do domínio econômico do agronegócio, no qual o indivíduo não tem um papel-chave como produtor habitante do mundo rural ou semi-rural. É apenas peça de engrenagem. Só lhe resta falar de forma narcisista sobre seus sofrimentos amorosos, sua sexualidade reprimida e afogar mágos, frustrações e ressentimentos no álcool.
-
Nelson Oliveira
Ele não pegou o contexto, mas um recorte degenerado da tradição caipira, outrora a expressão orgânica e legítima das pessoas do campo, de grande força melódica e poética. A música sertaneja, especialmente a produzida a partir de meados dos anos 70, é uma deturpação dos formatos caipiras, um produto de consumo para massas recém-urbanizadas, vivendo sem raízes em cidades caóticas e à mercê de forças econômicas e comunicacionais alienantes. Daí só tratar de sentimentalismo exagerado e embriaguês.
-
Nelson Oliveira
Folha, cadê o meu comentário, que não continha ofensas a ninguém?
-
Felipe Vasconcelos
Se a pessoa não acredita que pode conseguir, qual o sentido de tentar? O desejo pode conduzir a ação, altera a percepção, e faz com que ela identifique janelas de oportunidade. E o conceito de sucesso pode ser redefinido durante a jornada.
-
Nelson Oliveira
Ele não pegou o contexto, mas um recorte degenerado da tradição caipira, outrora a expressão orgânica e legítima das pessoas do campo, de grande força melódica e poética. A música sertaneja, especialmente a produzida a partir de meados dos anos 70, é uma deturpação dos formatos caipiras, um produto de consumo para massas recém-urbanizadas, vivendo sem raízes em cidades caóticas e à mercê de forças econômicas e comunicacionais alienantes. Daí que só pode falar de dores de corno e embriaguês.
-
sandra regina vidal
Poxa.. citou o q temos de pior na música sertaneja!
-
sandra regina vidal
.. e ainda colocar ao lado de Bob Dilan, realmente como disse o leitor Kleber, nosso Contardo não estava num bom dia!
-
-
Wendell Carvalho
E eu achando que jamais iria gostar e concordar com uma cronica ou artigo do comuna Calligaris...
-
Raymundo Itareru
música caipira e ser tano oojo tem uma certa diferença
-
Angélica Campos
Lindo texto do psicanalista que fala de desejo e memória que todos trazemos dentro de nós. Em tempo: não gosto de música sertaneja nem de seus intérpretes contemporâneos, mas curti Pena Branca e Xavantinho, outros tempos, outras lembranças.
-
Cida Sepulveda
Homem verdadeiramente simples. Sábio. Gosto muito de Inezita e Adriana Farias. E, de fato, há muito preconceito em relação à música caipira. Adorei o texto, a lembrança.
-
Kleber Veloso
Acho que não estava num bom dia.
-
Lucia de Fatima n de Queiroz
Obrigada à FSP por nos brindar com um dos textos do grande Contardo. Saudade grande...
-
Emanuel Pires Candido
O último parágrafo foi um arremate genial do saudoso Calligaris. De fato, desejar obstinadamente não é garantia de triunfo, sucesso...mas tende a reduzir o sentimento de culpa, fardo que carregamos ao longo da vida, pois em geral o "desejar doidamente" vem acompanhado de ações. E é certo que a frustração da derrota é menos dolorida que a amargor de não termos desejado obstinadamente algo.
-
ODORICO TOMASONI
Que belo, saudoso Calligaris!
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.