Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Gomes

    Hélio, mencionar Malu Gaspar para a atual base de assinantes da FSP eh que nem criptonita. Prepare se para ser cancelado, mesmo que tudo que disser seja verdade e evidente. Mas eles acham que o contrato não existe (mas existe), que a Globo está comprada, e que a jornalista tem que apresentar a fonte e a prova. Triste né? Mas eh assim.

    Responda
    1. Max Morel

      Correto, Cláudio, e o ministro e sua mulher não desmentiram o que foi divulgado pela jornalista, que fez ótimo trabalho.

    2. José Eduardo Campos

      A prova não é importante ter?

  2. Iraia Galindo

    Perdi todas as esperanças de que tenhamos um jornalismo sério e responsável.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não creio que seja o caso Iraia. Mas vai correr muita água sob a ponte, antes que não hajam mais atores acima de qualquer suspeita. Lobby é isso, é feito junto a administração pública (o mais conhecido), mas também tentando direcionar a opinião pública.

  3. Iraia Galindo

    A jornalista citada é a lavajatista? Aquela que trabalhava para Sérgio Moro?

    Responda
    1. Max Morel

      Só na operação lava jato houve vinte e seis, sim, vinte e seis delações premiadas de pessoal da empreiteira Odebrecht.

    2. Orasil coelho pina

      Ser lavajatista é elogio à jornalista, ou a Iraia acredita que as empresas condenadas devolveram bilhões para a justiça por serem generosas com o bem público!

    3. Orasil coelho pina

      Isto só torna a Jornalista mais confiável, ou a Iraia ainda acredita que empresas devolveram bilhões de reais para a Lava Jato, por serem generosas e dar um ajuda ao bolsa família! Acorda Galindo, se ainda é tempo! OrasilRepúblicaDemocráticaOcidental!

    4. Claudio Gomes

      Tem prova? Ou leu isso no 247 ou GGN, esses sim pilares do jornalismo isento e responsável?

  4. Alberto Melis Bianconi

    O espírito corporativo do jornalismo não falha! Pode ser que só perca para o dos juristas (devogados, juízes, procuradores e professores de direito). kkkk

    Responda
  5. Nerisvaldo José Santos

    A jornalista citada no texto é a mesma que fez reportagem atribuindo ações criminosas ao ministro Alexandre, do STF, e depois, fez outra reportagem dizendo, com outras palavras, que havia se enganado?

    Responda
    1. Claudio Gomes

      Está falando do contrato, que existe e nunca foi desmentido? Ou eh outra coisa?

    2. Alberto Melis Bianconi

      Ela mesma! Mas foram poucos os jornalista, jornais e palpiteiros que se opuseram a ela, caro Nerisvaldo. É a força corporativa.

    3. Ivo Ferreira

      Muuu

  6. José Augusto Bernabé

    O Volcaro pode ficar tranquilo que o Tofolli e o Moraes estão cuidando direitinho do caso afinal a Esposa do Moraes já recebeu uns bons trocados para o defender pois o Contrato de cento e vinte milhões está de pé e o filhote do Moraes na PGR já disse que é tudo legal, só não acrescentou que é absurdamente imoral, vergonhoso e lesa pátria. Série: As picaretagens do judiciário.

    Responda
    1. Max Morel

      Muito bem, Bernabé.

  7. José Cardoso

    É isso mesmo. Liberdade de imprensa é fundamental. Saudades do PT dos anos 90, quando a defendia.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Também acho fundamental, por isso mesmo é melhor aturar que haja alguma extrapolação dessa liberdade do que querer que todos atuem com responsabilidade. Alguém do PT pediu que Malú Gaspar fosse calada de alguma forma? Devemos calar quem julga que ela está fazendo lobby para banco Master ( Indiretamente é claro!)? Devemos calar quem julga sem ter provas também, como faz a própria jornalista?

  8. SERGIO AMORIM ANDRADE

    Banco hígido? Quanta inocência. Os bancos bateram porque viram que o barco ia fazer água por conta das fraudes e eles teriam/terão que repor o fundo garantidor.

    Responda
  9. Genivaldo Bazílio dos Santos

    Os rentistas só entraram em cena no caso do banco Master porque não há espaço para aumento da taxa de juros e consequente repasse dos custos da fraude aos correntistas.

    Responda
  10. Max Morel

    E pensar que os esquerdo patas atacaram a excelente jornalista que revelou picaretagens ligadas ao banco liquidado.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se Deus quiser, ainda saberemos se as tais revelações param de pé. Ou não!

    2. José Eduardo Campos

      Muito bom ter jornalistas investigativos, no entanto, pra não perder a credibilidade, é preciso, não divulgar a fonte como se veicula, mas ter meios de comprovar as denúncias, justamente para não correr o risco de manchar reputações. Digo isso porque ainda procuro entender sobre a denúncia envolvendo o Moraes, Galipolo e a PF. Esses fatos saíram do noticiário.

    3. eduardo bortolotto

      Na verdade, tudo o que se diz, sem provar, contra o ministro Xandão, ja aciona o alarme: são os nazistas direitopatas. Foi só isso que aconteceu. E a jornalista desmentiu , dizendo que o ministro Xandão não pressionou ninguem. Mas isso não está nem no meio, ta no inicio. Ainda tem o contrato com a mulher dele. Existe? Foi assinado e registrado? Tem pagamentos efetuados? Vamo praa cima do Tofolli, que sentou em cima das investigações.

  11. roberto foz filho

    Influenciar governadores e parlamentares; que história é essa? Eles estão envolvidos até o pescoço.

    Responda
  12. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Expor os nomes de todos os.encolvidos resolve o problema.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Não resolve. Se forem políticos, o gado continua votando neles.

  13. Luciano Napoleão de Souza

    Sujeito covarde! É só o que você tem a dizer sobre o caso?

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Ele não disse o que você queria ouvir?

    2. Paulo Kling

      Eita, Napo cê tem vive para aporinhar! Vidinha triste!

  14. jane Ventury Leal

    Excelente artigo.Esse episódio dá um alento para acreditarmos que é possível vencer essas autoridades vendáveis e todos os lobbies que norteiam suas vidas públicas.O título que eu não concordo ,porque esse Vorcaro não deu um golpe de mestre ,ele é um megalomaníaco desonesto que achou que era muito sabido e que seus milhões fraudados o tornariam Musk ou um xeique árabe,um tolo .E muitos embarcaram nesse golpe furadissimo.

    Responda
  15. Ivo Mutzenberg

    A hidra foi crescendo ao abrigo de interesses mais do que questionáveis. Como é bastante comum, os órgãos de controle demoraram para agir.

    Responda
  16. Eduarda Mendes

    Minha singela pergunta é, sabendo que essa pirâmide não surgiu de repente e "do nada", por onde andava Campos Neto, e o tal do jornalismo ivestigativo (e supostamente independente), durante sua elevação até que atingisse esse porte absurdo? O desmonte desta imponente "obra criminal", todos sabemos que será pago, em última análise, sempre por nós, meros correntistas, que (involuntáriamente) fornecemos aos bancos os lucros que cobrem o FGC.

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Muuuuuu

    2. Eduarda Mendes

      Quanto ao contrato milionário do Master com o escritório da esposa do Morais, se confirmado for (afinal foi mesmo? Ou não foi? Até agora não estou certa...), pergunto: se eu como diretora de Associação sem fins lucrativos não posso ter qualquer parente ligado financeiramente à Associação, como pode um ministro do STF ter parente financeiramente ligado a banco que esteja sob seu julgamento? Tem algo errado na legislação que regulamenta isso, ou sou eu que estou mal informada?

    3. Eduarda Mendes

      E quanto ao Campos Neto?

    4. Max Morel

      Eduarda, pressupondo que suas inquirições sejam de boa fé, eu digo para você que a jornalista só pôde atuar após saber das falcatruas envolvendo esse banco liquidado. O trabalho da jornalista foi primoroso e faz jus à ótima imagem que ela tem desde seu livro sobre a organização Odebrecht. Atacar a jornalista ,como fazem diversos esquerdo patas é de uma indignidade, de uma vileza única, e que merece todo nosso repúdio.

    5. Eduarda Mendes

      *andavam *investigativo

  17. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Muitos jornalistas têm medo de dar nome aos bois. Fatos: Alcolumbre e Castro deram aval a que fundos de pensão de seus estados investissem nas falcatruas do Master; Ibaneis defendia ligações espúrias entre o BRB e o Master; Lira brigou pra ter Jesus como aliado no TCU; Toffoli, o deslumbrado por curtir a vida adoidado com os ricaços, age mal no caso; a mulher de Moraes falhou em transparência na relação com o bco; Centrão faz chantagem com o governo p proteger os seus. Investigação já.

    Responda
  18. José Ricardo Braga

    Parece que estão construindo uma convicção.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      t. Resposta ao Max.

    2. José Ricardo Braga

      i. Max, moro inventou algumas coisas, principalmente com o Lula, mas nessas delações nem precisava, os representantes das empresas cuidavam da criatividade. Falavam o que o D'Alangnol queria ouvir, pagavam uma "fiança" e saiam da cadeia. Falo fiança porque as "devoluções" que faziam, quem disse que eram tudo? Como Moro se fiava no que ouvia falar, é certo que escondiam muita coisa.

    3. José Ricardo Braga

      ii. Essa é a minha grande decepção com a Lava Jato - Sempre gostei de romances policiais, mas quando ia procurar detalhes da investigação, por isso, só encontrava essas devoluções e as ilações. Coisa de romance de quinta.

    4. José Ricardo Braga

      iii. Aí a gente volta pra Malu - Ela também é adepta desse 'ouvi falar'. Até acrescentou ao método com seus 'ouvi que ouvi falar', o que me fez até rir. Sei que sem investigação aprofundada, essas fofocas podem ser muita coisa, inclusive nada...

    5. Max Morel

      Na operação lava jato , só na Odebrecht foram vinte e seis, sim, vinte e seis, delações premiadas de executivos do conglomerado. Não foi invenção do Moro.

    6. José Ricardo Braga

      (cont. Max) Não fiz quebra-quebra, o Xandão não está atrás de mim.

    7. José Ricardo Braga

      Max, as circunstâncias são inegáveis, demanda esclarecimento. Isso tem buscado a Adriana Fernandes e vi agora o VTF também, aliás fazendo uma questão muito interessante: Quais foram os destinatários finais deste dinheiro? Tem uma diferença grande entre a gente - Você quer derrubar o Xandão e eu quero saber o que aconteceu. Derrubar o Xandão deixa felizes os bolsonaristas, mas não resolve a questão, não faz Justiça. Quero que peguem todo mundo. Vingança do Xandão não me interessa nem comove.

    8. Max Morel

      A jornalista não foi desmentida: apurou que a mulher do ministro do STF tinha um contrato multimilionário com o banco liquidado, sem especificar nenhum processo; apurou também que o ministro procurou por diversas vezes o presidente do Bacen, o que é de se espantar. Nenhuma das apurações da jornalista foi desmentida pelo ministro e pela mulher.

    9. José Ricardo Braga

      Wilson, Malu produziu uma suspeita, cheia de ilações. Era o caso de se ajustar o foco para mais precisão. Adriana Fernandes tem feito isto aqui na Folha. Mas Malu, por viver seus dias de fama, não tem tido tempo para desperdiçar com isto. Os que a defendem, argumentam: "Ela não é precisa, mas é a 'nossa' jornalista". Fizeram o mesmo com Fux no julgamento de Bolsonaro.

    10. José Ricardo Braga

      É Max, parece que estão querendo fazer a gente de 'pato' mesmo... De novo.

    11. Wilson Soares

      Concordo. MGaspar fala muito sem apresentar provas e evidências. E parece que seus comentários tem direção, alvo, e intençåo. Já vimos este filme antes e o desastre que o tal "jornalismo especulativo" causou à Nação. Mostre as provas, querida, ou enfrente processos sem se esconder atrás da carteirinha de jornalista. Muitos colegas seus cessaram de comentar seus "achados", porque será, hein?

    12. Max Morel

      Esquerdo patas atacam a nobre jornalista.

    13. José Ricardo Braga

      Ouço falar mais da Malu Gaspar do que de Vorcaro neste caso do Master. Do Master e seus detalhes quem tem mais me informado é Adriana Fernandes, excelente jornalista, aqui da Folha. Minha bola de cristal diz que Malu vai denunciar o Lulinha. Foi assim, desempenhando este papel de Denunciador Geral da República, que Sérgio Moro viabilizou a eleição de Bolsonaro. Tinha a fama e não precisou provar nada, só usar sua famosa convicção...

  19. Anete Araujo Guedes

    O caso Master abalará todo um poderoso sistema, que se protege mutuamente. Estão envolvidos nele, entre outros, os políticos do centrão. Daí a tropa de choque, de políticos lotados na AGU, ter entrado em campo, extrapolando suas funções, para atacar o BC. Trata-se de uma extensa teia, com diversas ramificações, que abarcará os mais variados e robustos setores da sociedade.

    Responda
    1. José Eduardo Campos

      TCU entrou em campo. Pra depois, sair, de fininho, envergonhado, quase humilhado

    2. Anete Araujo Guedes

      Ao puxarem uma pena, sairá o ga linheiro inteiro.

    3. Luis Martins

      Aoarentemente, até agora, só apareceu a ponta do iceberg. O esforço conjunto e coordenado para que as investigações parem e que a liquidação seja revertida é algo jamais visto na república.

  20. Nelson Perez de Oliveira junior

    Gostaria q o articulista fale sobre uma fad maiores economias do mundo, o Brasil, ter so 250 bilhões pra investir sibdo q 60 bilhões estão com o pior congresso da nossa história, tomado de golpistas e cheio de maracujás. Gostaria de q falasse dos maiores júris do mundo, do país q tem uma das maiores concentrações de renda do mundo e que os ricos bebem do estado e nao pagam impostos como os meros mortais. Eke quer cortar de quem, dos pobres? Quer demotir a maior parte da população do orçamento?

    Responda
  21. Carlos Alves Junior Carlos

    Valeu Hélio É isso. Quem é contrário o que está na cara, com certeza está do lado errado...

    Responda
  22. jose borges

    Excelente artigo

    Responda
  23. Eduardo da Silva

    Tem lógicaeste raciocínio.

    Responda
  24. Pedro Luis S C Rodrigues

    É muito,muito cedo para comemorar. Cada vez mais poliana o colunista

    Responda
  25. Vital Romaneli Penha

    Caro Hélio,creio que até a página 2. Todos os envolvidos vão sair com dinheiro no bolso e em liberdade,e dezenas de advogados milionários,não por notório saber jurídico,mas sim por notórios amigos em postos chaves.

    Responda
  26. Volgano Rocha

    Brilhante o paralelo entre o papel das redes e o do jornalismo profissional. Quem tem olhos para enxergar, veja.

    Responda
  27. José Freitas

    Estando o caso do Banco Master sob controle de um certo ministro do STF e o fato dele ter um contrato de assistência juridica com o escritorio da familia de outro ainda é cedo para dizer que o lobby em defesa do banqueiro fracassou. Se ele perder tudo e pegar cadeia por mais de 20 anos muita gente importante será denunciada. Será que TODOS serão punidos?

    Responda
    1. José Eduardo Campos

      O controle é de um outro ministro

    2. José Eduardo Campos

      No STF, está com outro ministro, não o Moraes

  28. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Quem paga a conta não são os bancões e as fintechs por meio do FGC. Esse fundo é criado com os lucros desmedidos que o setor bancário brasileiro tem às custas dos seus clientes, é bom que isso fique claro. Não é boa ação de banqueiro que pelo que se sabe é algo que não existe. De novo a tentativa de resgatar a credibilidade da jornalista que não explicita para quem trabalha. Haveria uma relação entre proteção de fontes e a atuação como porta-voz de outros interessados no assunto?

    Responda
    1. Lilian Vasquez

      De certa forma é o cliente que indiretamente paga o montante do FGC, pois o banco remunera o investimento algum percentual mais baixo. Banco que funciona dentro das normas nunca perde dinheiro.

    2. Eduardo da Silva

      Umberto Eco em Número Zero discorre com propriedade sobre este assunto.

  29. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Penso que a direita já poderia ter intervido nessa arapuca, visto que o Sr. Campos Neto era o responsável pelo BC neste e no governo anterior

    Responda
  30. João Pederiva

    Boa matéria, parabéns. A propósito, não ajudaria na moralização da política se partidos e membros fossem solidários nos prejuízos que os seus colegas candidatos eleitos ensejarem? Seria contrapartida mínima da inexistência de candidaturas avulsas?

    Responda
  31. vitor da Silva

    O sistema financeiro faz o possível para o BC manter a credibilidade. Se o BC não for crível os juros não podem ficar tão altos. E com os juros altos o sistema banca fácil o FGC. E a mídia. E jornalistas

    Responda
    1. vitor da Silva

      Os juros no Brasil são historicamente altos, Dalmo; quase sempre estão entre os três maiores do mundo. Há décadas o Brasil é chamado de "paraíso dos rentistas"

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Os juros são altos pois seu Inácio é um idoso perdulário que não se preocupa em viver de dinheiro alheio.

  32. André Kraemer

    O autor foi preciso no comentário. Influencers são bens a venda, ao passo que a imprensa profissional é um dos maiores ativos das democracias. Se os detentores de poder estão batendo na imprensa, usualmente é sinal que ela está fazendo seu trabalho.

    Responda
    1. José Freitas

      Não se iluda. Jornalistas "profissionais" tambem podem ser comprados ou serem forçados pelos seus patrões a fazerem matérias não prejudiciais aos seus interesses politicos e/ou econômicos. O que acontece hoje é que a imprensa tradicional não tem mais o monopolio da verdade e sua colaboração com o "Poder" ja não é tão valorizada. A concorrência das redes sociais é um fato e o desejo de regulamentá-las - leia-se censura - é uma demanda ainda não atendida.

  33. Markus Ferranty Ferranty

    Caro H , a coluna de tua lavra , como sempre , instrue , clareia , e sobretudo encanta pela harmonia de uma orquestra . Nada se passa !

    Responda
  34. Helio Cardoso

    O Master procurou o amigo BRB para se salvar da enroscada em que se meteu, mas aí o BC chegou chegando e disse aos compadres: "Amigo é dinheiro no bolso!" E Zéfiní!

    Responda
    1. Oswald Saliosky

      muita inocência pensar "na enrascada que se meteu"! Tudo milimetricamente planejado, ao melhor estilo Eike e outros da sua estirpe! Eles ricos e os do subsolo pobres!

  35. Felipe Vasconcelos

    Você será criticado pelos leitores de esquerda, que desgostam do excelente trabalho da jornalista Malu Gaspar.

    Responda
  36. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Hélio ótimo texto, mas no meio deste imbróglio td,uma atitude o BC deveria tomar abrir o olho quando liberar carta patente para neobanks, independente de quantos lobbys ou padrinhos existem afiançando a lisura higidez do candidato.

    Responda
  37. MERICE ROSA LACERDA

    E tem mais questão: possível ligação do Master com organização criminosa. Segundo EUA, Brasil tem que combate-la. E por acaso EUA invadiram pais vizinho. Ou seja: a hora é péssima pro Master.

    Responda