Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Camila Falcão Almeida

    galera mulheres, leiam "De Quatro", livro da Miranda July sobre perimenopausa e divirtam-se

    Responda
  2. Márcia Margareti da Silva

    Brincou com as palavras e de uma forma leve e divertida, conseguiu descrever essa monstra que ocupa nossos corpos a pergunta um dia ,ela vai embora?

    Responda
  3. TRIADE-COMM COMUNICACOES LTDA

    Cafonice.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      parece q tem gente q não lida bem com os sintomas da menopausa....

  4. Cesar Costa

    Voce esta fazendo reposição hormonal? Se não, procure uma endócrinologista.

    Responda
    1. RENATO RAMALHO

      Cesar, ela sabe que existe reposição hormonal. A solução do problema não traria este texto. O que os artistas mais buscam é inspiração, vide as músicas criadas na época da ditadura.

  5. Terezinha Cristina Vilhena Cardoso

    Minha querida, Mariliz! O texto é lindo , sensível e forte, como só uma grande mulher sabe ser! Leio todos os seus textos e, te admiro tanto! Sinta um amplexo carinhoso!

    Responda
  6. filipe moura lima

    Liga não, Marília. Isso passa e a vida segue

    Responda
  7. Markus Ferranty Ferranty

    Maríliz , vc não é chata , vc é sensacional ! Depende da ótica que a observamos !

    Responda
  8. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Mariliz, achei simplesmente lindo o seu texto. Li para a minha esposa (temos 68 anos) e ela se revezava entre sorrisos e movimentos de concordância. Também adorou o texto. Como homem peço a vocês mulheres que não nos critiquem tanto por não termos a noção do que significa a menopausa às mulheres, mas somos ignorantes neste assunto. Isso deveria ser conteúdo em disciplinas como biologia desde o ensino fundamental para que todos entendessem com naturalidade a menopausa e da andropausa.

    Responda
  9. José Cardoso

    É a anti-adolescência?

    Responda
  10. Fabiana Menezes

    Maríliz, tamo juntas, achei tão bonitas essas linhas. Olha reposição, suplementos, amigas, amigas, amigas, alimentação, sim! Quem sabe um canabidiol? A pergunta que não sai da cabeça é sobre quanto sofrimento silencioso nossas mães, tias, avós, passaram resignadas? E os homens que ficam atordoados sem entenderem? Enfim, que bom que menopausa virou pauta.

    Responda
  11. maria julia ferreira cesar

    Nossa, até chorei aqui. Hoje estou me vendo tão séria… quero rir de bobeira como antes…

    Responda
  12. Vladimir Tzonev

    "Eu tinha defeitos, sim. Mas eram meus, de estinamação:..." Genial!

    Responda
  13. Vladimir Tzonev

    Mariliz, você escreveu uma das crônicas mais belas que já li.

    Responda
  14. neli faria

    Se eu tive isso, não me lembro. A menstruação acabou como tivesse saindo de um pesadelo. Tinha tpm uns quinze dias antes. Todos os sintomas, menos um deles: cólica. Um verdadeiro inferno.Mas, quando chegou ao fim, já não tinham mais os sintomas, porque tomara, por uns dois anos, um remédio manipulado. Ser mulher é padecer no inferno durante a menstruação. Que meu amado Santos seja campeão do Paulistão. Amém? Não podia perder a rima.

    Responda
  15. Patrícia Filgueiras

    Meu Deus! Tão eu!

    Responda
  16. Helena Hawad

    Como é bom a gente ler as palavras que nos faltavam para descrever nossos sentimentos! Obrigada por me expressar, Maríliz!

    Responda
  17. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    C a l m a

    Responda
  18. maite oliveira freitas

    Genial!

    Responda
  19. Carlos Magnabosco

    Prezada Mariliz, você “prosou” o poema “Retrato”, da Cecília Meireles: “Eu não tinha este rosto de hoje, Assim calmo, assim triste, assim magro, Nem estes olhos tão vazios, Nem o lábio amargo. Eu não tinha estas mãos sem força, Tão paradas e frias e mortas; Eu não tinha este coração Que nem se mostra. Eu não dei por esta mudança, Tão simples, tão certa, tão fácil: — Em que espelho ficou perdida a minha face?”

    Responda
    1. filipe moura lima

      Lindo poema

  20. Marcelo Fernandes

    Eu não sei se isto pode ajudar a Mariliz ou a vida de outra mulher: eu sou homem, vou fazer 55 anos e, mesmo tendo uma vida profissional ativa e exigente, me identifiquei totalmente. Envelhecer é democrático, não escolhe gênero, etnia ou classe social. Como diz o sobrevivente mais cool do mundo, Keith Richards, envelhecer é o preço que se paga por continuar vivo. É redundante, sim, mas é isso. Don't give up!

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Envelhecer é biológico e a menopausa é fisiológica.

  21. Thabata Franco

    Esse tipo de texto preocupa. Porque o processo de envelhecimento afeta a todos, independentemente de sexo. Quantos homens não perdem a gana, a vitalidade, a energia, a vontade de acordar e se sentir bem com as coisas que faziam há 20 anos? Estamos num momento muito importante, de jogar luz e falar publicamente sobre esse processo que é a menopausa e a perimenopausa. Mas esse tipo de relato só reforça os esteriótipos de que a "mulher envelhece, logo apodrece" Como se os homens fossem incólumes.

    Responda
    1. Camila Falcão Almeida

      Thabata, vc chegou nessa fase? peri ou menopausa? se sim acho difícil vc não se identificar, se não, aguarde e verá q não tem nenhum estereótipo no q ela menciona no texto, só vdds

    2. Galdino Formiga

      Comentário bom.

    3. neli faria

      Ela narrou de algo pontual que ocorre mulher: menopausa e seus sintomas. Envelhecer? Não envelhece quem partiu jovem.Em todos os cemitérios do Mundo existem mulheres que não tiveram o privilégio de envelheceram.O homem, quando fica idoso,padece e só é homem com remédio . Mulher:vida sexual ativa, mesmo após a menopausa.É o privilégio de quem sofreu na menstruação e menopausa. Mulher é mulher a vida inteira, homem não!Disse minha defunta mãe,então viva, em meados dos anos 1960.

    4. Marcelo Fernandes

      Perfeito!

  22. Denise Ambrosi

    Sempre amei dias nublados E o Iverno sempre foi minha estação favorita.

    Responda
  23. Adenor Dias

    Eu sou homem e, portanto não sofro a menopausa, mas envelheci e não vejo graça em quase nada.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Adenor, você não vê graça em quase nada simplesmente porque não existe graça na velhice. Como disse a Cher, envelhecer é uma m.

    2. Fátima Pontes

      Eu sou mulher e passei pela menopausa, mas envelheci e não vejo graça em muitas coisas em que eu via antes, mas vejo graça em tudo o que me faz bem hoje.

  24. Nelson Santos

    Leia a coluna da Goldemberg. Com aquele bom humor ela tira de letra qqer mudancaonhormonal

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Especial, Nelson.

    2. Paula Valadares

      Caro Nelson, não me leve a mal a Mirian é realmente fenomenal, mas não ajuda muito… esse caso só sendo mulher para entender

    3. Adenor Dias

      Eu também recomendo, apesar de que não está servindo pra mim.

  25. Eliane Lucero

    Má notícia, Mariliz, désolée: a menopausa é para sempre! Tenho 67 anos e, vez ou outra, sinto calores. Irritabilidade em grau máximo e quem paga o pato é meu marido. :) Choro com facilidade e isso não me pertence! :) Sair de casa? Deus é mais! A libido desapareceu há anos, evidentemente! E eu me pergunto: por quais raios, nós, mulheres, sofremos tanto?

    Responda
    1. Fátima Pontes

      Entendo você, Eliane. Faço parte do time das mulheres, mas não sofro tanto assim. Às vezes, é preciso se libertar. Libido tá baixa? Ok. Tô chorando muito? Ok. Tô envelhecendo... e tá tudo bem.

  26. Fátima Pontes

    E só pra completar o pensamento: a menopausa foi o processo em que mais me reconheci. Da mesma forma que me reconheci quando menstruei pela primeira vez. Difícil é crescer, envelhecer, e se tornar aquilo que queremos e que podemos ser.

    Responda
  27. Fátima Pontes

    Menopausa é só um processo biológico, filha. A velhice chega também e pode ser bem pior, a não ser que tenhamos o discernimento necessário para diferenciar o que é biológico daquilo que é vida.

    Responda
  28. REGINA CELIA SILVA

    Me vi no texto. Aos 39 anos essa senhora se instalou no meu corpo e mesmo hoje, aos 61 ela virou uma inquilina chata que não quer ir embora de jeito nenhum

    Responda
  29. ROSANGELA SILVESTRIN

    O problema não é só menopausa, é a idade mesmo. E também o excesso de papéis que as mulheres assumem, e logicamente não conseguem dar conta. A Mulher Maravilha estava numa série de TV e não era humana.

    Responda
  30. Edmara Gizélia Garcia Braz

    Mariliz obrigada por me reconhecer e me identificar na sua escrita. Quero voltar a correr meia maratona...quero mandar embora essa impostora!

    Responda
  31. MARCIO Gionco

    Eita ferro

    Responda
  32. Marcelo Innecco

    O problema principal é que se para de se desfazer do açúcar branco mensalmente. E neste sentido seu fígado e rim, e coração precisam aprender a lidar com um novo conceito. É tão difícil de explicar que mais do que isso não dá para falar agora.

    Responda
  33. CARLOS TARDIVO

    Força Mariliz, isso passa!

    Responda
  34. Marcus Acquaviva

    Força, guerreira. Estamos todos torcendo por você.

    Responda
  35. Dalton Matzenbacher Chicon

    Excelente.

    Responda
  36. Henrique Marinho

    Esporte e novo amor consertam tudo.

    Responda
    1. Paula Valadares

      Henrique, não consertam não! Hormônios são as coisa mais poderosa do mundo!

  37. Marcos Malta Campos

    Mariliz, ótimo texto, cheio de vida. É a vida, e veja que o que você experencia te leva a escrever de maneira tão verdadeira. Siga em frente, Mariliz. Um beijo

    Responda
  38. Flavia Sá

    Minha menopausa passou batido, a única mudança foi a economia por não comprar absorventes. Acho que tem influência genética e psicológica.

    Responda
  39. Joao Cellos

    Fique tranquila. Isso não é nada perto da coragem que você tem de apoiar um assas sino de palestinos como netanyahu e ainda ter coragem de sustentar que Israel é vítima de alguma coisa. Isso sim é coisa asquerosa.

    Responda
    1. omar assaf

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Denise Ambrosi

      É, tem isso que o João colocou também.

    3. Regina da Silva Mariano

      Tá menstruado?

    4. Edilva Bandeira Sousa

      Que chatice, pra não dizer pouca educação, um homem falar que os sintomas de menopausa em uma mulher não é nada e ainda misturar alhos com bugalhos. Senhor João Cellos, controle-se e tenha respeito por nós mulheres.

    5. Galdino Formiga

      Andropausa não existe.

    6. Marcelo Moock

      Estará Joao Cellos na andropausa?

  40. Cláudio José Marabesi

    Sempre esteve na menopausa?Chaterrima!

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      Poderíamos ter o seo Marcos Benassi como colunista. Mas temos a Mariliz. Fazer o quê?

  41. Dea maria Kowalski

    Que exagero! É só mais uma etapa da vida e como em todas tem o lado bom e outro ruim.

    Responda
    1. Inês Souza

      Poisé... Os leitores tem alma boa e acabam ignorando o fato de que ela escreve no intuito de angariar audiência. Isso tudo que ela narra tem tratamento pra quem tem grana, como ela. Esse espaço não é um diário e certamente ela não nos considerar seus amigos confidentes. Então, que ela procure um médico e pare de trazer negatividade em troca de cliques

    2. Mara Rose Cardoso

      Este processo é diferente para cada mulher. Algumas entram na menopausa aos 40, outras reagem bem a reposição hormonal, outras nem podem usá-lo. A reposição hormonal me fez muito bem. Na pandemia parei com a reposição. Realmente me sinto com menos energia, mais esquecimentos, distração e os efeitos de perda de colágeno. É uma nova fase da vida? Sim. Mas é bom compartilhar o que estamos sentindo e buscar novas maneiras de viver esta fase.

  42. SAMARA SANTANA

    Adorei!

    Responda
  43. Edilva Bandeira Sousa

    Adorei o texto Mariliz, divertido e real, me representa. Dias melhores virão, você vai se acostumar e pode até gostar da pós menopausa, eu estou gostando, tem coisas boas.

    Responda