Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eduarda Mendes

    Tão bom seria abdicar dos rótulos e priorizar analisar os fatos. Vale para o articulista e para os comentaristas.

    Responda
  2. jose antonio Garbino

    muito bom, Helio!

    Responda
  3. jose antonio Garbino

    MUITO BOM!!!

    Responda
  4. Kiko Mazziotti

    A utopia socialista não funcionou em lugar nenhum, mas os ditos progressistas sem progresso continuam proliferando em redações, no meio artístico e na dita inteligência tupiniquim, que nem desconfia quem foi Atena. Além de afanar o erário público, o maior feito da esquerda liderada por Lula foi comprar congresso, Judiciário e eleitores, aumentando a pobreza e nos legando o psico-pata Jair, que está preso e continua dando frutos podres.

    Responda
  5. EDSON CARDIA

    E a [extrema] direita pontifica se agarrando na teocracia evangê.

    Responda
  6. José Cardoso

    Marx foi um iluminista e apoiava o mundo gerado pela revolução industrial. A religião para ele já era assunto teoricamente superado. É uma ironia que a URSS tenha desabado a partir da derrota contra os combatentes islâmicos no Afeganistão.

    Responda
  7. Eva Alterman Blay

    Primoroso artigo: sucinto e inteligente !

    Responda
  8. Hercilio Silva

    Errou feio. Fazer essa análise como anti americanismo ignora completamente a questão do imperialismo. Hoje mais americano, já houve outros. E para desespero de quem passou as últimas décadas dizendo que ele não existe, Trump declarou abertamente ser império. E pelo jeito vão continuar fingindo que não existe. O povo do Irã deve decidir seu destino. E se ele chegou nisso foi por décadas de ditadura apoiada pelo imperialismo.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Marcos, onde EUA se meteu gerou radicais islâmicos. Estado islâmico é cria americana. Só se iludindo pra achar que intervenção estrangeira resolve. O herdeiro do Xá, ditador pro americano apoia os protestos. Nesse ritmo só vai mudar quem mata quem.

    2. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Se depender somente do povo, a situação só tende a piorar. Toda ditadura fará o seu povo sofrer até a mesma *cair de madura*, sem exceção. Exemplo clássico: É público e notório que o Maduro não venceu (roubou) as eleições na Venezuela. Se dependesse somente do povo haveria ainda mais muitas prisões, fome, miséria, mortes etc. Vide também o que ocorre neste momento no Irã. Coitado daquele povo.

  9. Valter Luiz Peluque

    Baixou uma Lygia Maria no colunista. Supor que o governo Lula manter relações diplomáticas e comerciais estratégicas entre Brasil e Irã é manter um apoio das esquerdas ao regime opressor doa aiatolás é chafurdar na maionese.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Pô, Hélio, como teve comentário bom sobre esse texto! Debate qualificadão, hoje. Sei não, capaz de ser melhor sempre meter uns equívocos nos artigos, dão um excelente pano para manga, até pra perna!

    Responda
  11. Luís Bustamante

    Gosto de Hélio Schwartsman, mas ele se sai melhor quando pesquisa mais antes de escrever. A esquerda sempre foi contra o regime dos aiatolás no Irã, que massacrou o Tudeh, o partido comunista iraniano que teve papel fundamental na derrubada do xá, para se consolidar no poder. O pan-arabismo de Nasser não tem absolutamente nada a ver com islamismo, surgiu como uma tentava de Iluminismo nacionalista árabe para combater as atrasadas monarquias islâmicas confessionais e pró-ocidentais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, grato, prezado Luís, é sempre bom um contraponto iluminado. Obrigado!

  12. ROGÃ RIO BARROS NUNES

    Há ideias que parecem forçadas por força das circunstâncias, mas o articulado Hélio, hoje, inseriu um degrau a mais. A surpresa é que a coisa parece ter surgido sem provocação: "princípio teleológico redentista' a unir marxismo e religiões? Não. Mas, o contrário, sim. Haveria princípio teleológico redentista maior que a promessa de ascensão social do capitalismo com seu "self-made man"? Esta redenção inclusive ganhou liame com a religião e é tendência através da famosa teologia da prosperidade!

    Responda
  13. José Eduardo de Oliveira

    Deus ou o Diabo são apenas uma desculpa esfarrapada, e antiga, para explicar uma falha técnica atávica dos seres humanos, claro, os mais covardes, da servidão voluntária. Os outros, ora os outros, recolhem o dízimo, dizimam semelhantes, usam os coturnos e seus sujos aparelhos de reprodução e claro, acumulam, acumulam. E o pior, não prestarão conta a ninguém, nem a nada, in perpetuum.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Zé Eduardo, peralá, tenha fé. Eu, por exemplo, torço pra que exista inferno, a mode acolher esse peçoau legau em seu quentinho eterno. Hahahahah!

  14. Raymundo Itareru

    vocês da extrema direita não criticam as ditaduras de El Salvador, Hungria, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Catar... porque será? só cobram da esquerda porque a extrema direita nunca fez nada por ninguém

    Responda
  15. Felipe Braga

    Paulo César, tiozão do zap, quem é você na fila do pão para vir falar do meu nome?!

    Responda
  16. Felipe Braga

    Marcelo Brun Brum, toma vergonha na sua cara! Nem cristão você é!

    Responda
  17. Adenor Dias

    O medo do ateísmo, faz os charlatães odiar a esquerda. O argumento de quem gosta de explorar a fé do povo se perde diante do ateísmo. Deveríamos discutir explorados e exploradores e não direita e esquerda. A religião, não prima pela razão, se escora na ilusão. As igreja estão cheia de miseráveis em busca de milagres que nunca virar.

    Responda
  18. Marcos Benassi

    Bem, caro Hélio, pelo menos não é uma iiiddiotice como escreve regularmente a infeliz colega de folha Lígia Mary. Mas tenho impressão de que isso é uma não-questão: que obrigação teria a Zesquerda em ser ou não "religiosa"? Entre ópios populares, hoje a religião é só mais um, há uma infinidade deles, todos os produtos muito vendáveis, pra atender quem quer que seja. Tem protestante e jjjuudeu fazendo barbaridades; ortodoxos na Rússia entraram na dança e, em breve, xintoísta japa vêm aí. Qualé?

    Responda
    1. Antonio Araújo

      Ah, certo, entendi. A esquerda pode ser hipócrita e leviana livremente, pois "só a história a julgará." Acusar, pode sim. Ser acusada, pode não. Melhor dos mundos mesmo...mas sabemos que é método.

    2. Marcos Benassi

      Não será o caso, prezado Antônio: se fosse para queimar alguma Bandeira, queimaria a de São Paulo mesmo: protestaria contra um eixcroto que está aqui em nosso território, desfinanciando o cuidado com a mulher, permitindo o aumento de seus assassinatos aqui na nossa fuça. Não que o Irã não importe, conheço muito iraniano, gente muito bacana, Bahais, tudo foragido. Mas a ideia de que "a esquerda têm de protestar" contra isso ou aquilo, parece-me iiiddiota. Tanto quanto apoiar o TrAmp.

    3. Antonio Araújo

      "Qualé" é que o ponto central da discussão levantada por HS é que há na esquerda um tipo de espírito religioso baseado na fé numa utopia. Dito isso, para não abandonar esse sentimento religioso, vale desprezar a luta de um povo subjugado por uma ditadura teocrática em nome dessa utopia e isso significa fechar os olhos para atrocidades. Que tal começar fazendo protestos queimando a bandeira do I ra n em defesa das mulheres iranianas?

  19. Adalto Fonseca Júnior

    Classificar o lulopetismo e seus alinhamentos engendrados pelo jogo da permanência no poder como referência de esquerda é uma escolha errada. Precisamos reler as classificações e percepções dos alinhamentos ideológicos brasileiros a partir de uma chave de leitura mais consistente que leve em conta quem de fato podemos considerar como representantes da práxis estabelecida na interpretação marxista da sociedade.

    Responda
  20. AFONSO RONDON FLORES

    "um efeito que sempre aparece em países que enriquecem é o esvaziamento das religiões". Será? Como explica o fenômeno religioso norte-americano?

    Responda
    1. Felipe Braga

      Totalmente atípico: nunca tiveram religião oficial, as igrejas concorrem umas com as outras em um mercado religioso e as elites atuais são cada vez menos religiosas.

    2. Marina Gutierrez

      Pois é, Afonso Rondon Flores, o colunista esqueceu que o movimento evangélico se iniciou nos USA e de lá foi introduzido no Brasil e em outros países, por pastores enganando as pessoas com falsas pregações e apoio ao goenocidio do povo palstino, tudo em nome de um falso cristianismo.

  21. Robson Oliveira oliveira

    o Jornalista " diz que Marx é um autor que mais errou do que acertou, penso que na crítica às religiões ele acertou" vamos desenhar !!!; Marx era ateu e o mais importante economista de todos os tempos ou seja ...Quem é o helio para falar que ele mais acertou do que errou.!!! Entenda de uma vez por todas, que nao existe conexao das esquerdas com a religiao dos AItolas, apenas uma alianca entre paises em desenvilvimento contra USA/ISRAEL, so isto!!! Pare de falar bobagens.

    Responda
  22. Robson Oliveira oliveira

    Vamos tentar que jornalistas entendamo que é esquerda no Brasil ( a direita nunca vai entender) O Brasil tem 155 milhoes de eleitores, apenas 10% sao filiados a partidos. Os partidos marxistas PSOL PCO PC do B tem menos de 1% de filiados. O PT, PSB, PDT, PV,e REDE, Nào sao Marxistas, Sao sociais democratas, de centro esquerda . O PT tem um grande numeros de filiados ligados a igreja catolica ou seja nao existem marxistas nestes partidos. Sera que o jornalista poderia refazer o artigo urgente

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Nao existe esquerda Marxista organizada no Brasil, Os marxistas no Brasil sao somente PCO. PSOL. PCdoB que nao respondem nem por 1% do eletorado, a direita e o jornalista precisam estudar muito.

    2. Robson Oliveira oliveira

      O problema e que nao tem esquerda Marxista organizada no Brasil a nao ser a que a Direita exquizofrenica inventou por absoluta falta de massa cinzenta e discernimento. ( marxistas no Brasil somente PCO. PSOL. PCdoB que nao rspondem nem por 1% do eletorado, A direita burra e o Jornalista mal informado precisam estudar antes de ficar chamando Urubu de meu loro,

  23. Guilherme Zambrana Toledo

    Toda argumentação parte de uma premissa. Se a premissa for falsa, a argumentação desmorona. O islamismo tem duas grandes vertentes, a xiita e a sunita. Para quem conhece ambas, sabe que os sunitas, como a Arábia Saudita, são mais radicais que os xiitas, apesar da propaganda ocidental tender a mostrar o contrário. Não é o primeiro artigo que tenta ligar a esquerda à teocracia iraniana. A teocracia iraniana não é de esquerda ou de direita, ela é xiita e portanto, contra a cultura ocidental.

    Responda
  24. Rodrigo Jofré de Camargo

    Gostaria de saber a opinião do articulista a respeito do apoio incondicional dos EUA ao regime monarquista ditatorial religioso dos sauditas. Ou explicar a afirmação de que países ricos distanciam-se da religião frente ao exemplo dos EUA que usaram e usam o neo-pentecostalismo como arma de domínio interno e externo. Ou ainda a defesa sem limites ao estado ultra religioso expansionista de Israel. Ou a aproximação com o ditador Modi, cortejado por esquerda e direita. Pragmatismo, meu caro.

    Responda
  25. Felipe Braga

    Hipocrisia desgraçada neste texto! Eu sou de esquerda e católico! Outra coisa, por que a direita não condena Arábia Saudita? Não vejo uma palavra sobre - embora a Arábia Saudita e os países da Península Arábica sejam muito piores do que o Irã - mas são aliados do Ocidente né? A direita também, no Brasil e nos EUA, adora colocar religião em tudo: e nem para ser o Cristianismo verdadeiro e clássico, é simplesmente esse pentecostalismo bem tosco e vulgar!

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Felipe, por que tirou o "Araújo"?

    2. Marcelo Brun Brum

      O ataque é a melhor defesa? Ou a sua única defesa?

  26. Francisco Almeida

    Então deixa eu desenhar. A "esquerda" à qual vc se refere simplesmente aceita o princípio de auto determinação dos Povos. Se o Irã tivesse apoiado a ditadura Brasileira ou tivesse centenas de bases militares pelo mundo, ou atacasse outros países o tempo todo, vc poderia estabelecer essa comparação. O problema não é o "Americano" no Imperialismo Americano. Mossad e a CIA são motores de um movimento parcialmente popular logo fica difícil abraçar uma causa neocolonial, q pede a volta do Shah.

    Responda
    1. Francisco Almeida

      Florentino, se eu fosse usar a mesma tática retórica para responder (i.e. "e quanto a isso ou aquilo"), ia faltar espaço de comentário para mencionar todas os crimes de guerra americanos q o conservadorismo brazilian calou ou apoiou. Mas sobre a Ucrânia, o Itamaraty, controlado pelo PT, condenou a invasão e repetidas vezes pediu o fim das hostilidades. O PT é claramente o tipo de "esquerda" na mira do Hélio. A Rússia não é mais "esquerda" desde os anos 90.

    2. Marcelo Brun Brum

      Seu problema é que o povo iraniano tem 2500 anos de monarquia e ficaram oprimidos por 47 anos de ditadura teocrática. Mas a esquerda julga o que é melhor para o Irã mais própriamente do que os próprios: é um excelente exemplo para o texto. O povo está ocupando as ruas aos milhões, pedindo a cabeça de Khamenei. E Pelo seu princípio de autodeterminação dos povos, pensado como não interferência, as câmaras de gás do Holocausto estariam ligadas até hoje.

    3. Marcelo Brun Brum

      Os motores da Revolução do Povo é a política desastrosa dos aiatolás. Sem falar que a Persia tem 2500 anos de monarquia. E aí vem os esquerdistas apoiadores de aiatolás e os colocam no poder. Percebem o erro quando começam a serem fuzi llados em praça pública. Foulcault cai fora, mas já é tarde: a ditadura havia se instalado. Agora o povo, que não é de maioria muçulmana, está indo aos milhões às ruas para expulsá-los. E você aí, esquerdizando tudo...

    4. Florentino Fernandes Junior

      Çei, e a ucrania?

  27. Valdir Machado

    O PT não é estranho ao cristianismo- Teologia da libertação, comunidades eclesiais de base e os "igrejeiros do PT". Mas não sei se este povo ainda habita o partido.

    Responda
  28. Rafael Moraes

    ópio do povo são as notinhas da imprensa em relação aos protestos nos EUA.

    Responda
  29. José Ricardo Braga

    O interessante na argumentação é que Hélio ' também ' não condena a teocracia. Ele condena a esquerda. Kk

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      José Ricardo, o Brum Brun abaixo frequentemente usa argumentos "ad hominem" contra mim e agora está acusando você.

    2. Marcelo Brun Brum

      Argumento ad hominem é o pior deles e isso é o seu melhor?

    3. José Ricardo Braga

      É útil ter inimigos. Atribui-se a eles os próprios defeitos...

  30. Aderval Rossetto

    Acorda riquinho! A esquerda é contra a exploração capitalista estadunidense, que levou o hemisfério Sul à miséria, desde Bretton Woods, Lastro Outro e Petrodólar. Depois pondera outros erros dessas nações contra os EUA.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      Por que "riquinho"? Pelo que sei, o Hélio é de classe média alta, casado com uma médica. O tratamento é agressivo, desrespeitoso e sem base nos fatos.

    2. Rodrigo Cabral

      Míope.

  31. Luciano Napoleão de Souza

    As mortes nos protestos no Irã podem ter chegado a 6 mil. O militante teria alguma informação? Alguma coisa a dizer?

    Responda
  32. Carlos Zalaf

    Alguma palavra sobre:"a única democracia no Oriente Médio";à Lei do Retorno (somente para judeus);a Lei do Estado Nação Judaico de 2018 com a "absurda concessão do direito exclusivo à autodeterminação nacional aos judeus e rebaixamento do status da língua árabe;e as leis que garantem a isenção militar p/ Judeus Ortodoxos?Algo a dizer sobre Bibi, Smotrich etc.,o genocídio em Gaza e a ampliação ilegal dos assentamentos na Cisjordania? Vale escutar Dr.Gabor Mate, Omer Bartov, Finkelstein, Kapos...

    Responda
  33. Rodrigo Silva

    Muito boa a coluna, mas repete a patacoada segundo a qual Foucault teria apoiado o regime teocrático. É preciso ter em mente que o que ele apoiou foi a revolta popular, no momento dessa, quando ela então era uma revolta que contava com amplos setores da sociedade, inclusive seculares. Não se sabia o que ia resultar da revolta.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Aliou-se aos aiatolás cegamente sem ouvir o que eles diziam. E eles diziam, nunca esconderam nada. Como fazem até hoje. Não ouviam até começarem a ser fuzilados. Ainda assim, a esquerda até hoje passa pano para os aiatolás, como bem você e outros estão fazendo aqui agora. O antiamericanismo é uma patologia que cega, aparentemente.

  34. jose camargo

    Tentou passar pano para a natureza autoritária da esquerda,mas não conseguiu. É preciso deixar bem claro que é da natureza da esquerda o ódio à democracia,ao pensamento divergente,à liberdade de expressão e à religião. 64% dos americanos são cristãos. Mais de 200 milhões de pessoas. É bastante gente. Acho que deve ser pelo fato dos EUA serem uma nação muito pobre.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      O problema e que nao tem esquerda Marxista no Brasil organizada a nao ser a que a Dirita exquizofrenica inventou por absoluta falta de massa cinzenta e discernimento. ( marxistas no Brasil somente PCO/PSOL/PCdoB que nao rspondem nem por 1% do eletorado, Va estudar antes de ficar chamando Urubu de meu loro, Vocss acham que enganan alguem!!! hihihi

  35. Luciano Napoleão de Souza

    O que a militância está esperando para defender a ditadura dos aiatolás? Tá com vergonha ou esperando Israel ajudar os manifestantes e bradar contra os judeus? Cadê as feministas para defender as mulheres iranianas? Bando de hipócritas!

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Você defendia um golpe de estado no Brasil e ainda tem a pachorra de chamar alguém de hipócrita?

  36. Ettore Fellini

    Estas mídias tradicionais são o ópio das classes medias Se identificam com esta pseudo defesa da "democracia" q sustenta e esconde as desigualdades Se identificam com estes analistas individualistas q apregoam uma " liberdade " para privilegiados Criticam o governo Lula, o unico neste pais a conseguir algum avanço para os pobres. Mas fazem disto uma obssessão diária com o argumento de gastar muito com benefícios sociais escondendo os benefícios para políticos e empresários

    Responda
  37. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Arábia Saudita conta? Mesmo Catar e Emirados Árabes Unidos valem?

    Responda
    1. Ivo Ferreira

      Não

  38. Luciano Napoleão de Souza

    Lula é ultra light defensor de ditadura e bajulador de assassinos! Hipócrita.

    Responda
  39. Ettore Fellini

    fala da A saudita .fala do genocidio d cça , mulheres e idosos na palestina fala da destruiçao de naçoes q tentam se livrar do jugo imperialista Vcs confundem plutocracia com "democracia " (é o q é USA , o Br etc) Chamam de liberdade o q é individualismo narcisico e possessivo Chamam de racional oq é "bom senso " construido com falacias para afirmar o conformismo Felizmente esta mídias tradicionais estão em plena decadencia e só pregam para "neoliberias" convertidos e alguns desavisados

    Responda
  40. Ronaldo Pereira

    É mais fácil acreditar em utopias do que aceitar que vivemos num mundo sem propósito. Então e assim sendo, se o mundo não tem propósito a vida também não; então só resta ao povo a utopia!!!

    Responda
  41. Ettore Fellini

    O q um mero colunistinha de um paiseco como o Br tem q se preocupar com o Ira se não for pra fazer propaganda pro imperialismo -sionismo Pq não se preocupam com este horror q é o Br ?onde 60% ganham 16129(sal minimo) 90% ganham ate 3500 reais .Tem 10% da populaçao em favelas e moradores de rua q aumentam a cada dia Os analfabetos funcionais são 29% E q coincidencia !o lucro dos bancos foi record em 2024 e 2025 São 110 bilhoes só dos grandes bancos É jornalismo e ou propaganda descarada?

    Responda
  42. luis TELLES

    O texto abre um debate interessante, mas parece obvio que o apoio a regimes teocráticos tanto de países governados pela direita, esquerda ou centro tem muito mais a ver com interesses econômicos e estratégicos, o que não deixa de ser lamentável

    Responda
  43. Ettore Fellini

    Este colunista q critica a esquerda sem conhecimento ,sem fazer parte dela e sem militancia pretende o q? É sabido q ele critica o regime do irã mas ja elogou o fascista açougueiro de israel Talvez devido ao seu sobrenome( claro q escvrev diariamente na Folha por QI e não por merito ) ou pq apoia o sionismo. Sionismo ja se provou ser genocida Não existe sionismo sem deslocamento e matança de palestinosPara isto a Folha não dá espaço para criticas E nem para criticar a A Saudita

    Responda
  44. Delzimar Irineu Silva

    Das nações ricas, apenas a China é conhecida pelo ateísmo, senão vejamos: estados unidos católico e protestante, Inglaterra anglicana, índia budista e hinduísta, Rússia católica ortodoxa, qual outra nação enriqueceu se livrando das religiões? Não entendi essa afirmação, mas vamos falar bonito igual o pessoal aqui gosta: foi uma "licença poética" pois não?

    Responda
    1. FLAVIO CALICHMAN

      China e Rússia não são países ricos, de modo algum!!! A China é um país em desenvolvimento que tem experimentado forte crescimento, mas ainda bem longe da riqueza, e a Rússia é uma potência militar mas nao é e jamais foi uma potência econômica. Seus lugares no ranking de PIB "per capita" do FMI, projeção para 2026, sao respectivamente em torno de 7Oº e 60º, o Brasil está em torno de 80º. Reveja seus conceitos!!!

    2. Daniel D

      Esqueceu do Japão e dos paises do norte da Europa (Noruega, Dinamarca, Islandia, Suécia) que são majoritariamente ateus/agnosticos, Alemanha onde os ateus/agnosticos representam 50% da população, Suiça com 40% de ateus e agnosticos.

    3. ricardo bozza

      Você cita países que são grandes economias, mas estão longe de oferecerem bons estados de bem-estar social. Procure os dados sobre ateus e não-religiosos de países como Liechtenstein, Mônaco, Finlândia, Noruega, Suíça, Suécia, Dinamarca, Islândia... Países com maiores IDHs costumam "usar menos ópio".

    4. MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO

      O autor não disse que se livraram totalmente, mas que países ricos tendem a ser menos religiosos que países pobres...Vide escandinavos

  45. Enrico Bueno

    Se ele fosse versado em esquerda como tenta insinuar, saberia que o campo é complexo e transcende em muito Marx e o marxismo; inclusive o antecede. Só que assumir isso arruinaria boa parte do argumento da "contradição" que ele tenta esboçar (isso para nem falar do espantalho, que é o problema mais óbvio da coluninha e que dispensa comentários).

    Responda
    1. José Cardoso

      Tem razão. Marx ficou famoso pela vitória do Lenin. Antes disso era mais um entre muitos do campo socialista e anarquista.

    2. Marina Gutierrez

      Enrico Bueno, bravo!

  46. Ednilson Deo

    Então devemos assumir que Marx é o dono da verdade absoluta e por ele ser contra a religião que todos de esquerda devem ser? Se considerarmos a existência de Jesus, ou mesmo de seus santos como o caso de São Francisco de Assis, vemos claramente princípios não apenas socialistas como anarquistas e é nesse princípio que devemos nos apoiar como esquerdistas.

    Responda
  47. Raphael Lopes Rios

    A esquerda apoia e sempre apoiou ditaduras, fundamentalismo, genocídio… ela só reclama as principais potencias ocidentais. É uma concepção pueril, mais patética do q qualquer antivacina

    Responda
  48. Carlos Eduardo Cunha

    A esquerda gosta de governos fortes e cidadãos subjugados . Quem controla e oprime o social? O chefe. Ditaduras em geral são apoiadas pela esquerda com excessão das militarizadas de direita . Apoiaram o Irã e também o H.. e seus crimes e ataques , Maduro Cuba Rússia e assim vai.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Pichler, um dos inúmeros momentos em que a esquerda apoiou a teocracia no Irã foi mencionado de passagem na ótima coluna de HS. Ahmadinejahdi fraudou as eleições que o reconduziram ao poder e massacrou impiedosamente os protestos. As imagens da brutalidade correram o mundo mas, aqui, Lula minimizou as manifestações chamando-as de "choro de perdedor". Por essas e muitas outras, Ahmadinejahdi era um pária internacional mas o Brasil de Lula foi um dos poucos que o receberam com tapete vermelho.

    2. Ernesto Pichler

      Quando a esquerda apoiou a teocracia do Irã? A esquerda gosta é de democracia. "Governos fortes" é coisa do bozofachismo.

  49. Sylvino Gomes

    A existência é não útil, mas a gente prefere se iludir.

    Responda
  50. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    A última frase é de tirar o chapéu. Aceitar que vivemos num mundo sem propósito e que a única certeza é a finitude é muito pesado prá maioria das pessoas. Embora para mim seja um consolo. Não desejo, como o articulista desejou a morte do ex-presidente que morou na Flórida, porque parto do princípio de que os mortos não sofrem.

    Responda