-
JORGE CESAR BRUNO
Só estúpidos, insanos e inconsequentes apoiam ou idolatram Donald Trump! O mal do século XXI! Quem irá parar essa aberração?
-
Rodrigo Ferreira
Obrigado pelo texto, professor! É difícil encontrar boa análise que consiga criar nexos e seus movimentos entre política interna e geopolítica, passando por todo o aparato retórico-discursivo mobilizado para produzir os efeitos concretos esperados. Com relação à economia da atenção e suas compensações simbólicas, penso que o discurso escatológico religioso mobilizado nos EUA contribui em muito para a projeção de domínio de força - EUA como bastiões do Ocidente.
-
Rodrigo Ferreira
Aliás, Steve Bannon, mais de uma vez, em mais de uma entrevista, ofereceu descrições de como ele e seu grupo (Trump incluso) operam, sobretudo com relação ao modo como lidam com a imprensa. A descrição que ele faz é bastante semelhante à que o professor fez, mas com sinal trocado: porque os EUA "são poderosos", devem guardar os valores do Ocidente e fazer o que for para manter o domínio que já exercem. A ver por quanto tempo.
-
-
Felipe Vasconcelos
Cara Folha de São Paulo, por que motivo todos os analistas de geopolítica que escrevem na Ilustríssima são anti-Ocidente, anti-imperialistas e antiamericanos? É preciso maior pluralidade de ideais, a não ser que este jornal queira moldar a mentalidade de seus assinantes de acordo com essas visões de mundo.
-
João Vergílio Gallerani Cuter
Todas as ações de Trump até agora têm um objetivo muito claro: sufocar a China. Por isso entrega a Ucrânia à Rússia. Por isso invade a Venezuela. Por isso quer a Groenlândia e o Irã. Por isso põe Lula e Petro na defensiva. É falso que a China esteja livre para agir do mesmo modo em Taiwan. Os EUA irão à guerra para impedir o domínio chinês do estreito de Malaca. Estamos assistindo a uma política de Estado, não às piruetas de um governo. Veio para ficar. Com Trump ou sem Trump.
-
Valdir Teixeira da Silva
Essas ameaças, por parte dos USA, resultará em mundo muito mais armado a médio prazo. Haverá muitas "Coréias do Norte". A China aumentou sua influência propondo negócios, os USA querem recuperar o terreno roubando. Essa estratégia terminará muito mal.
-
Joaquim Rosa
Por aqui o alfa esta no xilindró e com soluço.
-
Galdino Formiga
Aula perfeita de geopolítica.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.