Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    Os funcionários públicos que sofram as consequências da incompetência dos políticos. Ossos do ofício.

    Responda
  2. Anete Araujo Guedes

    Cadê o Ibaneis, Cláudio Castro e os demais governadores bolsonaristas que formaram, logo após a chacina ocorrida no Rio de Janeiro, a frente ampla contra o crime organizado, do qual devem se par te?

    Responda
  3. Evando de Abreu

    paulo wesley, BRB banco estatal de Brasília e o Lulinha, vai depor?

    Responda
  4. Evando de Abreu

    jose eduardo , BRB não é banco privado e colocou bilhões lá.

    Responda
  5. filipe nascimento

    O pior é ver picareta ricaço pregando o Evangelho de Jesus Cristo...

    Responda
  6. Zelis Pereira Furlan

    Vão ter que pagar todos os Estados e Municípios. Qfo investiram tinham a segurança do BC

    Responda
  7. Arnaldo Facciotti

    Como bem disse o Sr. Alberto os gestores se beneficiaram e o povo é quem paga

    Responda
  8. Adenor Dias

    Os caras do banco Master, não tomaram decisão ruins, eles foram mal intencionados.

    Responda
    1. Fernando Nascimento

      Exato. Há uma semelhança entre os Estados e os municípios que tomaram estas decisões. O que indica um comando central, ligado a Ciro Nogueira. Quem estava no comando? Quem dava as ordens?

  9. Robson Oliveira oliveira

    No Caso dos fundo estaduais e municipais, os gestores devem ser responsabilizados, caso nào haja como recuperar o dinheiro via master ou vorcaro, os investidores protegidos estao protegidos. sendo que os gestores municipais e estaduais poderiam ter feito os investimento via os fundos protegidos que teriam rendimento menor mas estariam protegidos

    Responda
  10. Albert BRASIL

    As pessoas que tomaram as decisões erradas devem ressarcir o prejuizo q causaram. Caso não possam ressarcir, devem ser julgadas e condenadas a cadeia - é crime de gestão fraudulenta. De forma geral essas decisões erradas não ocorrem por simples incompetencia. Ocorrem porque o decididor desfruta de vantagem pessoal para decidir errado

    Responda
  11. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    Essa cobertura do calote do Banco Master pelo tesouro nacional seria incentivar prática que já aconteceu nos anos 80 com a nada saudosa Coroa Brastel. Antes disso que se garanta o tempo de serviço dos aposentados pelo INSS, no período anterior a julho/1994. Os aposentados já ganharam em todas os Juízos e Tribunais, inclusive no STF; porém há teorias para tirar esse direito na Corte Suprema, embora o Direito Adquirido seja garantido em todas as nossa Constituições, exceto a de 1937 na Ditadura

    Responda
  12. Daniel Nunes

    Incrível como durante os governos Lula ocorrem casos de corrupção, desvios de dinheiro do povo e outras misérias morais.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Você leu a matéria, Daniel? Tem acompanhado o que aconteceu? Engraçado é que esses governos que investiram no Master, sao majoritariamente de direita mas na hora de corrigir a burrada que fizeram, sobra para a mamãe Estado cobrir o rombo.

    2. Fernando Nascimento

      Você não entendeu? A reportagem afirma claramente. Estes fundos são municipais e estaduais. Prefeitos e governadores. Todos eles de direita. Como os 29 prefeitos presos por corrupção em Santa Catarina.. O pior cego é o que se recusa a ver o óbvio.

    3. Ana Barbosa

      No governo Lula os casos são descobertos, ou vc acha que no rombo do Master o Lula está envolvido? Quem está são todos da direita, extrema direita e os apoiadores deles do Centrão encabeçado por Ciro Nogueira, e a corja de pastores evangélicos e a bancada evangélica do PL. O Banco Master durante os 4 anos do Bozo nadou de braçada

  13. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Ninguém perguntou aos servidores públicos se queriam suas aposentadorias refém do mercado financeiro, isso foi imposto pelos mesmos que defendem transferir o ônus do risco para o mundo do trabalho. Existem os que ganham sempre, os que recebem taxas de administração, os outros, bem, são "chilenos" que se matam por não poderem comer e comprar remédios!

    Responda
  14. José Gomes

    Perversidade maior é a blindagem realizada pelo STF e TCU no caso, em evidente afronta à Constituição e às leis. O que move as inusitadas ações desses órgãos?

    Responda
    1. Fernando Nascimento

      Também devem ser responsabilizados. Mas quem não fiscalizou ou quem blindou, não pode ser mais culpado do que aquele que praticou o ato criminoso.

  15. Luciano Napoleão de Souza

    Tem coisa mais perversa, militante. Como a imprensa fazer cara de paisagem com Dias Toffoli como relator do caso após ter indícios de sua participação no escândalo.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Toffoli deveria ser impedido, o que nao diminui o absurdo que será a União ter que bancar o prejuízo de estados e municípios que investiram as aposentadorias de seus servidores neste banco pilantra.

  16. André Moraes

    Pelo contrário, o cidadão comum elegeu o prefeito ou governador que saqueou os fundos de previdência públicos, portanto é justo que arque com as consequências.

    Responda
    1. Albert BRASIL

      Opa!!! Quem elegeu o prefeito ou governador não foi o "cidadão comum". Foi uma parcela do do eleitorado de cidadãos comuns. A outra parcela votou contra estes prefeitos e governadores. É justo que essa outra parcela também arque com as consequências?

  17. Alexandre Avelar

    Uma divergência com autor: em alguns casos de gestores desses fundos de previdência, há fortes indícios de crime. Portanto, não são meras escolhas ruins. Alguém levou muita grana cometendo ilícitos.

    Responda
    1. Fernando Nascimento

      Siga o dinheiro... E traga ele de volta. Dinheiro não desaparece, vai para o bolso de alguém.

    2. Geilson Silva

      Certamente.

  18. Evando de Abreu

    É o esquema e DNA do socialismo corrupto da esquerda

    Responda
    1. jose eduardo serrao

      Banco privado agora é política da esquerda. Seu comentário é contraditório ou mal intencionado.

    2. paulo wesley dornellas

      Você entende tudo! DNA da esquerda. O Cláudio Castro, gov do RJ, o Ibaneis gov do DF, o Vorcaro, são todos esquerdistas. Muito bem Evando. Acho que você também caiu da cama e bateu a cabeça, como o esquerdista bozo.

  19. MARCIO Gionco

    Mas é lógico que será com dinheiro público. Inclusive o do FGC, que apesar de privado, é alimentado por parcela das tarifas que pagamos. Os graúdos, família do Toffoli, etc., não perderam, ganharam.

    Responda
  20. Leonardo Trindade

    Até onde eu sei não foram os servidores que escolheram colocar seus fundos no Master. A culpa foram dos governantes que escolheram um banco privado sem lastro algum. Sinto lhe informar, a responsabilidade é somente do Estado.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      A culpa "É" dos governadores.

  21. Alexandre Pereira

    Cofres públicos dividindo prejuízo nessa e nas outras grandes ações criminosas como o INSS, novidade? Deixar os assistidos na mão por conta de investimentos podres, novidade?Resta saber quem investiu nessa arapuca e qual pena perpétua o amiguinho do Master e seus asseclas pegarão. Em nosso país de penas de 400 anos convenientemente comutadas e de milagrosos super ganhadores de loteria, provavelmente vai sextar.

    Responda
  22. Un Caballero Andaluz

    Excelente análise. Muito acertada.

    Responda
  23. Markus Ferranty Ferranty

    O povo que rala é quem sofre com essas bandalheiras impunes desavergonhadamente !

    Responda
  24. joão moreira

    Análise correta: jogo jogado. Perdeu, ficou sem. Simples assim...pelo menos deveria ser.

    Responda
  25. FABIO FIORAVANTI

    "Decisões ruins" ? Agora, vc economizou hein

    Responda
  26. NACIB HETTI

    Cobrir qualquer fraude no governo com dinheiro do público é a normalidade. Não existe dinheiro público, mas dinheiro DO público.

    Responda
  27. MERICE ROSA LACERDA

    O Banco Master foi criado e gerido pra dar prejuízo e transferir para os cofres públicos e FGC. Mais injusto seria transferir a conta pro INSS. Que o prejuízo fique então próximo do curral eleitoral dos políticos que colaboraram com a bandalheira. Pelo menos os eleitores ficam avisados.

    Responda
    1. Fernando Nascimento

      No mínimo, que sejam proibidos de participar da gestão pública.

  28. Alexandre Marcos Pereira

    Não só pela planilha de Excel que não fecha, pela LDO que range, pelo orçamento que se contorce para acomodar mais um ajuste técnico. É perversa porque inverte silenciosamente aquela regra básica que todo mundo aprende em casa, ainda na adolescência: quem faz a dívida é quem paga. No Brasil, entretanto, aperfeiçoamos uma outra lógica, mais sofisticada: quem faz a dívida se chama Master; quem paga se chama Povo. O nome ajuda. Master tem cara de grandeza: pode ser banco, fundo, arena, conglomerado

    Responda
  29. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    "Decisões ruins", parece, melhor juízo, que picaretagem de alguns Conselheiros, plantados lá, para fazer falcatruas com o dinheiro dos trabalhadores. É preciso procurar os responsáveis e buscar as devidas indenizações.

    Responda
  30. lauro pereira

    Qualquer investidor sabe que existe um índice chamado "basiléia" que atribui uma "nota" a solidez e saúde financeira de um banco. O índice de basiléia do banco master era baixíssimo, o mínimo do mínimo aceitável. Há dezenas de outros bancos com índices muito mais seguros, portanto, a meu juízo, não é incompetência dos gestores e sim má-fé para decidir pela aplicação de recursos no banco Master

    Responda
  31. Zelis Pereira Furlan

    Vai cobrir com que dinheiro? Só do INSS estão calculando passou de 200 milhões.

    Responda
  32. MARIO AUGUSTO FERREIRA KOYAMA

    O principal problema é a possível fraude em jogo. Difícil acreditar que a compra dos titulos podres tenha sido mero erro de cálculo, mera incompetência dos administradores desses fundos de previdência. Quem lucrou com a fraude toda envolvendo esse Banco? Onde foi parar o dinheiro aplicado? O administrador do fundo faz uma aplicação temerária e não sofre nenhuma sanção? Quem vai ter que pagar a conta são os funcionários públicos e a sociedade em geral?

    Responda
  33. paulo wesley dornellas

    Cadê olula, que não se manifesta? Que probozo isso não importaria, já sabemos. Mas olula e o pt? Estão gastando meus impostos para sanar problemas particulares? E dono do banco, com uma tornozeleirinha desfila sorridente com seus milhões a salvo? E ai, Tófis, xandão, por que estão quietinhos como olula?

    Responda
    1. Fernando Nascimento

      Já se manifestou através de seus ministros da economia e da justiça. Os que pedem mais, querem que ele assuma um problema, que não é dele.

    2. paulo wesley dornellas

      CERT Gilberto. Olula não tem culpa nesse rolo, mas assim como ele da palpite sobre a guerra da Ucrnia, de Gaza, n invasão da Venezuela, e outros mais onde ele realmente não tem nada a ver, por que quando o rolo é no país que ele administra e pode gerar um gasto altíssimo dos recursos públicos ( nossos impostos ), ele fica quietinho? Tinha que esbravejar e pedir punição para os culpados. Cadê? Perdeu a língua?

    3. GILBERTO DOS SANTOS

      Lula não tem nada a ver com isso. Foi uma decisão dos governadores desses Estados. Por isso terão que pagar a conta.

  34. roberto foz filho

    Gestores tomaram decisões ruins? Ora os governadores MAGA e parlamentares estão envolvidos até o pescoço.

    Responda
  35. PAULO CURY

    Estes fundos deveriam por obrigação comprar títulos do governo, não eh possível, como no caso de iataguai, que a gestora tinha um mês no cargo, fez esta lambança e continua bela e formosa E os moradores de Itaguaí que vão pegar pela incompetência da moça

    Responda
  36. vitor da Silva

    Sistema financeiro: "cara eu ganho, coroa você, contribuinte, paga"

    Responda
  37. José Roberto Jacintho

    Até aqui o silencio da maioria ajuda o Master. Senhores e senhoras e agora josé?

    Responda
    1. vitor da Silva

      Master, nada. Chocante é ver o setor financeiro há trinta anos crescendo e se tornando gigantesco à custa do erário e do baixo crescimento da economia real. Graças à Selic, ao BC.

  38. Jesus Silvestre

    No Brasil só há proteção para super ricos. Os prejuízos os pobres pagam

    Responda
  39. Jesus Silvestre

    Assim são os banqueiros brasileiros , capitalizam os lucros e socializam os prejuízos .

    Responda
  40. carlos cardillo

    Penso que seria necessário dar nome àqueles que decidiram por tal investimento, causando o prejuízo que será socializado. A sociedade precisa conhecer seus "gênios" de finanças e seus critérios de escolha.

    Responda
  41. Valdir Teixeira da Silva

    Os governadores que aportaram dinheiro nesse Banco deveriam responder na justiça. O governador Claudio Castro, do Rio de Janeiro, é um deles. Aportou bilhões do fundo de pensão dos servidores do Rio de Janeiro.

    Responda
  42. Carlos Mello

    É o famoso contrato Caracu. A cara é do banco.

    Responda
  43. Maria Lopes

    Caro Bernardo, gosto muito de suas colunas mas hoje fiquei intrigada pela ausência das muitas cidades do estado de São Paulo que também aplicaram no master e não estão citadas. Será a política da Foia, em seu afã de proteger o Tarcínico Maga Freitas? Também já soube que não se pôde usar a palavra cha/ci/na quando daquela que aconteceu no Rio. Vá ver faz parte do manual de redação updated? Que falta faz Otávio Frias.

    Responda
  44. João Pederiva

    Há a questão dos riscos aceitáveis como parte da atividade normal de gestão e inaceitáveis, como gestão temerária. Neste caso, o indevido dano ao erário deveria ser ressarcido por quem.o promoveu. A Constituição diz que o ressarcimento deveria ser imprescritível. Se o tribunal de contas do Rio diz para evitar e o gestor compra papéis ruins, o que o estado faz e fez para se ressarcir da gestão temerária?

    Responda
  45. Marcelo Magalhães

    Todos os fundos são classificados e as aplicações no Master foram feitas objetivamente por má fé. Além disso, os bilionários sempre viveram do dinheiro público e nas eventuais crises, foram socorridos pelo erário. Sempre foi assim, no mundo inteiro. Portanto, o caso Master é apenas mais um e significa uma extrapolação do que sempre ocorre, os pobres sustentam os ricos. Quem tiver dúvidas assista ao documentário Inside job no Neteflix.

    Responda
  46. henrique de sousa lima

    Análise perfeita ...

    Responda