Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. M Teresinha Figueiredo Rojas

    Não concordo que a "classe artística parece perdida sobre qual lado escolher sem deixar de encaixar seus vilões no roteiro do protesto". A tal "classe" não é homogênea nem neutra, cada obra artística tem lado: umas somente agradam a indústria do cinema e outros colocam suas ideias, ideais e opiniões antes disso. Querer colocar todos num "saco só" é um desserviço para a análise crítica.

    Responda
  2. ROBERTO GUEDES FERREIRA

    O articulista esqueceu algo. Ao exemplificar com o "Enquanto isso, há lugares onde opositores são presos, torturados, executados em praça pública e mortos aos milhares, a imprensa é asfixiada", esqueceu dos EUA, Israel ... e por aí vai.

    Responda
  3. Rafael Nobre da Silva

    O correto é defender as arbitrariedades do Trump, o cara que se acha o dono do mundo.

    Responda
  4. José da Silva

    "A paz sem voz, não é paz, é medo..."

    Responda
  5. Leonilda Pereira Simoes

    O silêncio não foi total. Não viu a resposta do ator Mark Ruffalo quando perguntaram sobre o broche que ele estava usando? Falou um monte sobre Trump, suas loucuras, chamou-o de pedófilo entre outras coisas. E a gargalhada da plateia quando a atriz e humorista Wanda Sykes disse que Gervais não foi receber o prêmio "graças a Deus" e muita gente riu? Só não teve o discurso perfeito de Jane Fonda fazendo a premonição dos tempos terríveis que viriam com Trump. E o pior momento nem chegou.

    Responda
  6. Olavo Cardoso Jr

    A prevalência nesses casos envolvendo Irã, Venezuela e Cuba deve ser dos direitos e da autodeterminação dos povos. Nesses países, nada disso existe. São ditaduras sanguinárias, q executam o próprio povo para se manter no poder. O governo brasileiro afronta o q diz o artigo quarto da Constituição Federal. A questão deveria ser judicializada junto ao STF.

    Responda
  7. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Da Venezuela ao Irã passando pelos .... Estados Unidos, jornalistas são perseguidos pela policia sem respeito a leis quaisquer, q, alias, parecem não mais estar valendo por lá, estados são invadidos e ocupados pela policia anti imigração, cidadãos assassinados com tiro à queima roupa pela policia e as autoridades locais impedidas de investigar o crime. Pais outrora venerado como a pátria da lei e da liberdade hoje parece cada vez mais se assemelhar a uma republiqueta dominada por um autocrata.

    Responda
  8. Jose Walter

    Que texto sem pé, sem corpo, sem cabeça! Aliás, uma pergunta: e as ações autoritárias, senão totalitárias, do Mr. Trump, que não segue normas nem leis nacionais e internacionais, que qualificação atribuir a esse senhor e ao regime em implantação no seu país? Aliás, ontem, por ordem dele, a casa de uma jornalista do Washington Post foi invadida pela polícia politica do regime que confiscou computador, celular...Ah, César Trally do JN/Globo, não diz que Trump é ditador, somente Maduro, Aiatolá...

    Responda
  9. Robson Oliveira oliveira

    Alguem esqueceu os palestino e tambem o fato de que estao tentando tirar uma ditadura teocratica pra colocar uma ditadura de ultra direita.

    Responda
  10. José Roberto Mathias

    Sem eufemismos:"Texto escrito por quem está em cima do muro".O Mundo dividido entre DireitaxEsquerda -Maniqueísmo estúpido,inócuo,idiota e paralisante- e um texto que leva a lugar nenhum.Estamos diante de novas eleições e o Maniqueísmo continua o mesmo.Mais uma vitória de um"Brasil(com S)que (re)tomou seu lugar no espaço Global",depois de quatro anos de "ser colocado como pária" na ordem Mundial. "Ainda estou aqui...",sem precisar de"Agente Secreto"diz o Brasil Democrático.

    Responda
  11. Paulo Silva Barbosa

    A psiquiatria explica quando o paciente está insatisfeito com todos e com tudo., como está explícito no texto.

    Responda
  12. Vinilvicio Dedisco

    Essa senhora, assim como o jornal que a abriga - ambos defensores do genocídio em Gaza -, envelheceu mal...

    Responda
    1. neli faria

      A esquerda fala de Lá, da Ásia Média, para esconder o seu fracasso, do governo lula, cá. Morrem mais gente aqui,por insegurança pública, do que lá.

    2. Karen vlach

      E vc um esquerdista preconceituoso.

    3. Orasil coelho pina

      Genocídio você deve estar se referindo ao ataque que o Hamas fez aos judeus, com muitas mortes, sequestros e todo tipo de crueldade?

    4. Orasil coelho pina

      Genocídio a que se refere deve ser aquelas mil pessoas que foram atacadas pelo Hamas, alguns sequestrados e sofridos todo tipo de selvageria possível?

  13. Alexandre Salazar

    O grande silêncio deve ter sido em outro momento. Desqualificar a persona de certos cineastas e alguns atores parece birra de quem escreve. Onde está a indignação contundente, não meramente tangencial de Mariliz em relação a temas espinhosos? Os mesmos que ela cobra dos outros. Jornalista, também, leu muito menos do que a Greta Thunberg.

    Responda
  14. Luís Lopes

    Depois de dois anos sem ler a coluna da defensora do "exército moral" do Jacozinho orelhudo, sionista e genocida, encaro, sem surpresa, a realidade de que posso ficar mais quatro anos sem fazê-lo.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Endosso o que Luís Lopes comentou. Há vida inteligente ao nosso redor, sem dúvida.

  15. Marcelo Mendes

    Os prêmios sequenciais 2025/2026 são a consagração da política pública de governos de esquerda no fomento ao Cinema. França, EUA e outros tbm subsidiam o cinema e enxergam isto como difusão de sua cultura, arte, turismo, transmissão de valores e educação. Já quanto ao trumpismo, se a colunista entende que os fins justificam os meios, que o totalitário pode decidir o que fazer com o mundo sem a consulta da comunidade internacional, paciência. Caminhos tortuosos Mariliz. Lamento.

    Responda
    1. Alexandre Salazar

      Como isso dói nos enrustidos simpatizantes de posições bem à direita do espectro político.

    2. Alexandre Salazar

      Como isso dói nos enrustidos simpatizantes de posições bem à direita do espectro político.

  16. Marcus Acquaviva

    Artistas, na enorme maioria das vezes, não têm grande formação cultural e acadêmica, de forma que não têm qualquer condição de pautar um debate sério. Mas, infelizmente, fazem-no sabendo que o público - estúpido também - vai se deixar levar. É um abuso de poder. Fico com o Ricky Gervais - "recebam a (censurado) do prêmio, agradeçam a Deus, ao agente etc e sumam daqui".

    Responda
    1. Marcus Acquaviva

      Melhore.

    2. Leonilda Pereira Simoes

      A comediante Wanda Sykes, que entregaria o prêmio a Gervais disse o mais correto: "Ainda bem que ele não veio (receber)." Ela, sim, ótima profissional, não vive de ofender os outros, como ele, que não é bem-vindo a lugar nenhum. Misóginio, transfóbico, não consegue fazer humor sem preconceito. Humor ofensivo só tem graça para quem não tem talento. Achar que artistas não tem formação acadêmica é muita inveja, mentira, falta de seriedade. Quem se deixa levar é quem segue golpista que odeia arte.

  17. Roberto Garcia

    Sim, Dona Mariliz, todo mundo ataca as ditaduras "inimigas" e se omite quanto as ditaduras "amiguinhas". E todos enchem a boca pra criticar a omissão dos outros. Tem um nome pra isso, ja que ditadura é ditadura, independe de simpatia ideologica. Quanto aos artistas, esse silencio tambem tem causa e nome. Obvio que a Sra sabe. E ainda qto ao silêncio, é curioso resgatar a piada do Rick e esquecer do Incrivel Hulk rasgando o verbo no tapete vermelho.

    Responda
  18. Lindberg Garcia

    O artista, como o próprio vocábulo exprime, desempenha o seu papel com esmero e arte, mas na vida real, muitas vezes desempenha o seu próprio papel, o bobo da corte.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Inveja mata.

  19. Marcelo de Souza

    Curiosamente a colonista não fala do genocídoio em Gaza nem da Arábia Saudita, ditadura sanguinária apoiada pelo imperador laranjão.

    Responda
    1. Luís Lopes

      Que injustiça! Sobre o de Gaza ela falou e muito. Defendeu-o.

  20. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Wagner Moura é um ator seguindo (de modo excelente) um roteiro, falando pelas bocas do produtor e do diretor. Está ali para perpetuar seu nome e também financiar a terceira idade, ele tem cabeça para isso.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Assustador alguém descrever sua própria falta de entendimento de cultura assim, como se nada fosse. Dizer que atores são bonecos de ventríloquo. Essa foi dose além da conta. Ufa. Inveja mata mesmo.

  21. paulo werner

    Duas ditaduras? Kkkkkk a turma do Marco temporal de 2000 anos continua jogando bomba sobre crianças em Gaza.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Duas ditaduras que estão no noticiário diário hoje. Para de passar vexame

  22. José Roberto Franco Reis

    Duas ditaduras? Quais? Só a do Irã e da Venezuela? Eu vejo um monte por aí, apoiada sem problemas dependendo da circunstância. Inclusive os EUA atual do Trumpismo proto fascista. Qual a dificuldade em aceitar a felicidade do êxito do Wagner Moura, do Agente Secreto e de certo moto da cultura brasileira? Artistas tem visibilidade e é maravilhoso quando se posicionam ao lado das boas causas, do bom combate, ainda que ninguém seja perfeito e dono da verdade. A vida presta Mariliz!

    Responda
    1. José Roberto Franco Reis

      A vida presta e inveja mata!!!

    2. José Roberto Franco Reis

      Seletividade que é própria da humanidade e o Wagner Moura é um artista excepcional e se posiciona sempre do lado certo da história. Falou da ditadura brasileira porque o filme aborda esse período terrível da nossa história, então não vai ficar falando de problemas do mundo o tempo todo. A mariliz por exemplo nunca lembra das atrocidades de Israel, sob a batuta do genocida Netanyahu ( nada contra Israel em si). A vida presta!!!

    3. JOSIAS AVILA

      Um artista com indignação muito seletiva, finge nem saber o que está acontecendo na Ucrânia e agora no Irã, país do Ahmadnejad, *irmão* do ….

  23. Fátima Jinnyat

    Muito bom! Definiu a complexidade do momento, quando não há clareza entre bem e mal.

    Responda
  24. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Hipocrisia é mau caratismo . Só falam o q interessa

    Responda
  25. DANIEL WILLMER

    Você com sempre se esqueceu de mencionar Israel e sua política com relação a Gaza.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Porque não tem nada a ver.

  26. André Roedel

    Que texto horrível.

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      Vá ler o DCM ou a Folha Operária!

  27. Alberto Coutinho

    Condenar Venezuela é o mesmo que colocar azeitona na empada autoritária -fascista de Trump

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      E dane-se o povo na Venezuela e no Irã, desde que se possa atacar Trump, não é mesmo?

  28. Eneida Marques

    Foi constrangedor ver que as pessoas não se posicionaram... não penso que artistas não devem se colocar politicamente (ao contrário), as pessoas não têm de ter diploma em ciências políticas , sociais, para se posicionar. Aliás, desde o ano passado isso aconteceu. O governo Trump têm utilizado métodos de perseguição política individualizada, por isso fica difícil para um indivíduo ser porta voz de um coletivo, que não vai protegê-lo em caso de retaliação.

    Responda
    1. Claudia Archondo

      Perfeito cometário.

  29. ANTONIO CAMARAO

    Dói para a direita ver um artista brasileiro sendo premiado internacionalmente!

    Responda
    1. Lena Kasler

      Prêmio estadunidense q a esquerda tanto odeia, hummm. Foi só os americanos darem um prêmio pra um filme brasileiro que os esquerdistas já se esqueceram do imperialismo e da invasão na venezuela kkkkkkkkk Artista

  30. ANTONIO CAMARAO

    Por que não daquele di tá dor zi nho dos States?

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      E por que não dos ditadores russo e iraniano?

  31. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Excelente artigo. Exercer atividade artística não implica ter conhecimento vasto em economia, sociologia, política ou qualquer área que possa ser chamada de ciência.

    Responda
  32. joão moreira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  33. Felipe Braga

    Mariliz, com todo o respeito: quando você critica o posicionamento de pessoas e artistas como o Wagner Moura por ele defender democracia e memória contra a ditadura quando o espectro político da esquerda não condena abertamente regimes autoritários como a Venezuela e o Irã, por que você também, como parte da direita liberal brasileira, não critica Israel pela morte de dezenas de milhares de palestinos, sobretudo crianças? É apenas uma pergunta, não tenho intenção de te ofender.

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Porque São coisas completamente diferentes, nada a ver.

  34. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Bem Merilis: pelo jeito você está no time que acredita que todos precisam falar o que você quer ouvir. Quando negar o imperialismo (cafona) e diz que sim um deputado pode ofender uma colega mulher e espera não ser criticada. Você é inteligente demais prá ter visão binária de mundo. Não aceitar as "visitas estadunidenses" não significa concordar com quaisquer violações assim como tenho certeza que você não partilha do pensamento que endeusa as violações em Gaza.

    Responda
  35. Maria Lopes

    O NYT publicou recentemente entrevista como o Wagner Moura, e dizia que ele expressava o que pensava sem medo de desagradar. Não acompanho as tretas, mas quem faz filmes como ele, tipo Marighela, por exemplo, não parece tão conformista.

    Responda
  36. Adriana Justi Monti

    O discurso do Wagner Moura falou do filme Agente Secreto e de sua importância. Me parece que a colunista ao afirmar que o discurso do ator foi "do tamanho do momento", e "zona de conforto", despreza o conteúdo e o contexto histórico retratados no filme. Quem está querendo mostrar que é independente e "agradar a própria turma", Marlize?

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Ele é um ator seguindo (de modo excelente) um roteiro, falando pelas bocas do produtor e do diretor. Está ali para perpetuar seu nome e também financiar a terceira idade, ele tem cabeça para isso.

  37. David Waisman

    A colunista tem bom olho crítico. Sobre a revolta e massacre no Irã, por exemplo, o silêncio da esquerda é ensurdecedor. Devem estar preparando uma flotilha para dar ajuda aos aiatolás...

    Responda
    1. Felipe Braga

      E o silêncio da direita sobre as ações de Israel em Gaza?

    2. Carlos Vieira

      O silêncio é ensurdecedor. Da direita e da esquerda. Espectadores acuados em face da degeneração da política.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Discordar das "visitas" estadunidenses não significar concordar com as violações de quem quer que seja. O problema é que as pessoas querem que todas, todes, todox e todos falem o que elas querem ouvir. Infelizmente para quaisquer maniqueístas o mundo é complicado. Em tempo: marilis já foi à Venezuela ou Irã?

  38. Adenor Dias

    A citação a Greta Thunberg, merece consideração. Uma menina com consciência de fazer inveja aos velhos de todos os tempo.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Quem não merece consideração nenhuma é quem fez a citação. Ele nao vale nada, só quer aparecer com escândalos. Tipo mesquinho.

  39. Henrique Marinho

    A maioria de vocês (artistas) passou menos tempo na escola do que a Greta Thunberg. Subam, aceitem seu premiozinho, agradeçam ao seu agente e ao seu Deus e… vão embora. Essa foi a melhor do ano.

    Responda
  40. Marcos Nagl Garcez

    Vê se pode, alguém criticar o Ice e não criticar o irã e Venezuela, muita hipocrisia.

    Responda
  41. Helio Cardoso

    Bom, o que vimos foi o Wagner Moura sendo aplaudido de pé e abraçado por famosos do mundo do cinema. Ficamos cheios de orgulho por isso!

    Responda
  42. JORGE CESAR BRUNO

    Eu gostaria de saber o porque do silêncio da FSP com as mortes de crianças palestinas após o cessar fogo em Gaza?

    Responda
  43. JORGE CESAR BRUNO

    O Bolsonarismo patético surfa na onda do levante iraniano, e se cala com as mortes das crianças palestinas, após o cessar fogo! Hipócritas!

    Responda
  44. Un Caballero Andaluz

    Muito bom.

    Responda
  45. Daniel Nunes

    Wagner é um hipócrita. Nunca é demais criticá-lo por ter milhões na conta bancária e usufruir das benesses da espetacularização, da economia de mercado e preferir viver no coração do capitalismo mundial, onde lhe estendem um tapete vermelho e pode fazer com a liberdade que nega aos seu discurso cínico.

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Também não entendo (mas respeito) o porquê de uma pessoa tão preocupada com os problemas brasileiros, hoje governado pela esquerda que ele tanto defende, optar por morar "no coração do capitalismo" como bem diz Daniel.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A inveja mata.

    3. Maria Lopes

      Soa como um bolsominion ressentido, acertei? Ele batalha há anos, não caiu do céu. E seu trabalho enriquece a nossa cultura, merece o prestígio e as honras. Parece que os milhões que possa ter incomodam muito você, por que será?

  46. Cesar Costa

    Alguém sabe se a Greta Thumberg está organizando alguma flotilha para ajuda aos manifestantes no Ir@? O regime do amor do Aiatol@ vai enforcar o primeiro manifestante por esses dias. Sem direito à advogado e julgamento. E muitos p@rvos acreditam nesses manifestantes.

    Responda
    1. Cesar Costa

      Vanderlei, a atitude do Trump de sequestrar o Maduro nos coloca uma questão moral bem difícil. O presente na Venezuela nós conhecemos. País destruido, quase trinta por cento da povo fugiu, fome, prisões, torturas. Não sabemos o que irá acontecer com a saída do ditador. O sr já imaginou se a situação melhorar? A sua opinião continuará a mesma? Difícil, né?

    2. Cesar Costa

      Jorge, eu não sei onde o sr esteve desde o início do conflito em G. Falamos muito aqui. Mas eu, como o sr, não temos a menor visibilidade, só expressamos nossas opiniões aqui. Se o sr se preocupa com as vítimas do Ir@, deveria escrever para a Greta para que ela organize um movimento de proteção à essas vítimas. Ela sim tem visibilidade. O sr imagina porquê ela nao faz?

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Desejo que essa preocupação legítima com os opositores iranianos não seja uma bendición para uma visita de Trump ao país em crise.

    4. JORGE CESAR BRUNO

      E as mortes das crianças palestinas? Também merece a sua atenção??

  47. Adalto Fonseca Júnior

    É muita cara de pau da colunista citar Greta Thunberg que assume suas escolhas e posições de forma coerente quando se trata do genocídio do Povo Palestino. O que prova que a prioridade da colunista é a lacração. Vergonha alheia? Não. O que podemos esperar de alguém assim?

    Responda
    1. selma mendonca

      Desculpa, mas não foi o colunista que mencionou Grata Thunberg, aconselho a ler o texto novamente.O colunista mencionou uma fala de Ricky Gervais, apresentador do Globo de Ouro, onde ele mencionava Greta....na verdade o colunista estava fazendo uma critica a fala de Ricky na apresentação do Globo de Ouro de 2020.

    2. Joao Quadros

      Sério que a Srta. GT assume escolhas? Que escolhas? Quer dizer então que ela valora pessoas pela localização geográfica, ou pelo inimigo. Se o inimigo for Isr34l ou os USA, o inimigo é mau; se for o Ir4, o inimigo é bom. Pelamadruga. Coerente? Não me faças rir. Ou vc luta por todos injustiçados ou não está lutando por nenhum.

    3. Marcos Longaresi Carvalhães

      Vá ao banheiro esvaziar a cabeça que você ganha mais.

  48. SONIA GUTIERREZ

    Quem menos faz por qquer coisa, é sempre quem cobra dos outros, ñé, Mariliz?

    Responda
  49. marcos lanna

    Inacreditável a jornalista não citar o genocídio na Faixa de Gaza

    Responda
    1. Marcelo Brun Brum

      Não há genocídio na faixa de Gaza.

    2. Marcelo Brun Brum

      Não haja no sítio na faixa de Gaza.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      E um tirano global ameaça matar tiranos ou não pelo prazer de ter poder. Só que sabe onde vai matar. na Rússia e na China nem pensar. Eles tem bomba atômica. Está aí uma herança positiva de Stalin e Mao-tse-tung.

    4. Joao Quadros

      Porque a Guerra de Gaza foi uma guerra entre dois países diferentes, já no Ira, são iranianos tiranos matando o resto do povo, só pelo poder de ter poder. E eles estão matando mulheres, crianças, velhos, pois não escolhem alvos.

  50. Felipe Vasconcelos

    Por que há mais filmes sobre a segunda guerra do que sobre a primeira? É porque na segunda está mais claro quem são os vilões. Dizem que artista é mais livre em relação à sociedade como um todo, mas parece que essa liberdade é relativa. Não pode desagradar os pares, se não é ostracismo e carreira ladeira abaixo. O sujeito não tem dinheiro e passa fome.

    Responda