Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alexandre Marcos Pereira

    Eu sei: há frases que chegam antes do assunto, como quem entra na sala e já vai tirando o paletó sem pedir licença, porque a sala, ao que parece, sempre foi dela. Dizer que Alexandre Moraes e Toffoli carregam a pecha de suspeição enquadra-se nessa categoria. A esposa do primeiro advoga para o Banco Master, recebendo para tanto honorários régios. Toffoli tem irmãos e um primo fazendo negócios com associados ao Banco Master. A frase não carrega ódio, mas é de uma constatação cristalina.

    Responda
    1. jose antonio Garbino

      Parabéns Alexandre, como vamos parar isto???

  2. Vitor Gomes de Almeida

    Não têm como fugir se está atrelado a cadeia alimentar, os fatos estão por toda parte só não vê quem não quer

    Responda
  3. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    Tem plena razão. Mas o CNJ tem que sair da inércia em relação aos Ministros do STF mencionados no artigo.

    Responda
  4. José Cardoso

    Tem toda a razão. Parece aquela coisa que quanto mais mexe mais fede.

    Responda
  5. Tadêu Santos

    As aproximações dos ministros do STF com o banco MASTER, são perigosamente terriveis para a MORAL e ÉTICA da instituição, pelo fato de ser privado, que dá margem para se obter lucro pessoal, ora de forma um tanto melindrosa ou de forma pública. Ser juiz do STF já é uma garantia de obter bem estar social até o fim da Vida. Baseado nas informações veiculadas o ministro Toffoli tomou atitudes questioáveis que geraram suspeitas, mas nada foi comprovado...

    Responda
    1. jose antonio Garbino

      Que caras de pau!

  6. antonio brito

    Correto, pero... E uma ingenuidade pedir aos poderosos abandonar o poder. A questão aqui é como mudar o poder.

    Responda
  7. Fabiana Menezes

    Olha, Hélio, esse caso é coisa para Vera Iaconelli. O STF está patológico.

    Responda
  8. José Augusto Bernabé

    Como fugir se o STF está envolvido até o pescoço nessas fraudes?

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Declinando competência ao primeiro ou segundo grau de jurisdição, conforme o adequado.

  9. EDMUNDO NASCIMENTO

    deveriam fugir porque sao suspeitos de envolvimento na trama do MASTER ate o fundo, junto com seus respectivos familiares ! deveriam se auto declarar impedidos, ou serem impedidos pelo presidente da corte, Sr Edson Fachin !

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    Assim como Fux, na condenação dos golpistas, Toffoli, no caso Master, está se tornando indigesto para o STF

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Dalton, os golpistas da extrema direita fascistoide estão loucos para se vingar de Moraes.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sim. E Moraes está cultivando uma azia, que pode virar um piriri.

  11. Marcos Benassi

    Faça de dois legumes, caro Hélio: devolve-se a primeira instância e a coisa entra no limbo habitual das múltiplas instâncias e revisões. A saída não poderia ser *decisões colegiadas*? É muito relevante não tomar nenhuma decisão no ambiente tóxico que se formou, por questões internas e contextuais. Simplesmente devolver à instância inicial do Judiciário, não me parece tão salutar quanto epidermicamente pode aparentar.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Caro Marcos. Há aí uma clara nulidade processual por supressão de instâncias. A competência originária não é do STF, notadamente porque a intenção de um deputado federal em realizar negócio imobiliário com alguém envolvido com o banco não suscita, de modo algum, atração da competência à Corte Constitucional.

  12. Alcides alcantara

    A ideia que as pessoas fazem é que Toffoli, além do despreparo, tumultua as investigações para atrasa-las de modo a não chegarem a bom termo.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não é ideia. É constatação de fato.

  13. MARIA BILCK

    Sim, voltar a primeira instância e levar anos para um veredito final? Tá recebendo também? Como os influencer?

    Responda
    1. ELSIE MACHADO DE ALMEIDA

      Não é bem isso, já que o Bacelar está fora por hora. Daí que ao menos aliviaria a pecha de suspeita que está pesando sobre o supremo tal qual carranca dupla-face.

  14. Albert BRASIL

    Chega a ser rizível a frase do Schartsman: "... o supremo devia se afastar dessa batata quente..." O problema é que o supremo é a batata quente ! Eles simplesmente não podem outorgar essa investigação a outras instâncias, pois serão reveladas todas as suas mazelas ( pra dizer o minimo). Se pararem de esconder provas, atrapalhar investigações, instaurar inquéritos de ofício, eles não terão como se defender. Segurar a batata quente significa salvar a própria pele.

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    Li rapidamente e ate achri q o colunista tava sugerindo q eles fugissem, do país

    Responda
  16. Luiz arantes

    Hélio, sua coluna é muito boa. Eu talvez gostasse de ter lido críticas muito mais duras e contundentes à moral dos 2 ministros, mas fazer isto é uma escolha do colunista. Por outro lado, você abordou um tema de que ninguém trata - a péssima qualidade e o altíssimo custo do judiciário. Poderia este ser um assunto a ser desenvolvido em próximas colunas?

    Responda
  17. PAULO CESAR MARTINS MENCK

    Os dois deveriam pedir pra sair, ontem!

    Responda
  18. MARCO ANTONIO POLISELI

    Não tem como fugir, é cúmplice

    Responda
  19. joão moreira

    O judiciário brasileiro É o p y or do mundo. Até no aspecto pessoal: juízes promotores no Brasil são har rogantes e preten cios os. Em adição, advogados são a categoria mais improdutiva em um contexto de economia de mercado. Estamos no sal com esse povo!

    Responda
  20. Alexandre Marcos Pereira

    Num passe de mágica jurídica, a investigação inteira foi puxada para o andar de cima, como se aquele envelope tivesse o poder místico de arrastar tudo consigo: pessoas, empresas, suspeitas e, por tabela, a imagem da própria corte. O problema é que envelopes, na vida real, raramente contém iluminação divina. Contêm, quando muito, papelada cinzenta, contratos que não viraram negócio, intenções que não viraram fato. No caso, o que havia era um rastro formal formal de um negócio imobiliário.

    Responda
  21. Luciano Napoleão de Souza

    Você e todos da FSP deveria fugir da militância e fazer jornalismo de verdade. O resto vc sabe.

    Responda
  22. Alexandre Marcos Pereira

    Aí está um enredo perfeito de narrativa de mazela institucional: um inquérito que nasceu com cara de primeira instância, mas que por um envelope maldito contendo papéis de um negócio imobiliário que não saiu do papel, ganhou passaporte para o Supremo. A defesa do banqueiro alegou: há o nome de um deputado no material apreendido, logo, foro especial. O argumento, que caberia melhor numa peça de teatro do absurdo, foi acolhido.

    Responda
    1. Alexandre Marcos Pereira

      Você tem razão, Benassi, as decisões monocráticas padecem, muitas vezes, do vício da suspeição em casos como esse. Tenho certeza que se ele fosse levada ao plenário, o desfecho seria outra.

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, caríssimo, cê que entende do riscado, ajude na reflexão: as decisões em caráter colegiado não teriam o condão de sanitizar a história de decisões monocráticas, que podem conduzir interesses pessoais? Se der pé, mande um pitaco qualificado.

  23. Marcos Santo

    Colocação precisa do colunista

    Responda
  24. FLAVIO CALICHMAN

    Hélio, coluna irretocável no bom senso, na lógica e no jurídico. Motivo de orgulho para as diversas gerações de advogados da família, tanto os estão aqui quanto os que ja se foram, alguns dos quais tive o prazer de conhecer e, mesmo, de estudar junto.

    Responda
  25. Acacio J K Caldeira

    Três senadores protocolaram hoje pedido de impeachment do Toffoli. Essa caipirosca de Lima tá ficando amargosa.

    Responda
  26. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Toffoli é um dos réus potenciais. Se houve roubo, ou ele sabia desde antes ou até mesmo roubou junto.

    Responda
  27. Luciano Napoleão de Souza

    Elevado senso de julgamento da sociedade? Como é que é? Com um ladrão na presidência, colocado por um supremo aparelhado e com apoio da velha e porca imprensa? É muito senso de julgamento para uma sociedade alimentada por Bolsa Família!

    Responda
  28. Markus Ferranty Ferranty

    Coluna espetacular , representa o elevado senso de julgamento da sociedade . Creio que , os min deveriam ler , ouvir e, rapidinho acolher essa maravilhoso e providencial recado - conselho !

    Responda
  29. Raymundo de Lima Lima

    Exato. Há mais deputados, senadores e outros envolvidos com o Banco Master e/ou seu dono V. Talvez menos pior o processo ficar com Toffoli e Moraes do que passar para os ministros Fux, Kassio, Mendonça. Apenas um alerta.

    Responda
  30. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Hélio,, texto perfeito e sábio ,principalmente o último parágrafo.

    Responda
  31. Antonio Ferreira de Castilho

    Perfeito e cirúrgico!

    Responda
  32. Un Caballero Andaluz

    Artigo correto.

    Responda
  33. Joao Braga

    Então, segundo o publicado há um envolvimento de longa data com familiares e empreendimentos imobiliários milionários. Geralmente nada é por acaso. A certeza da impunidade no país assusta. Mas nada prática nada acontece. Triste.

    Responda
  34. Luciano Napoleão de Souza

    Como vão fugir do logotipo do banco, militante? Eles são parte essencial do escândalo. Ou vc finge não saber do envolvimento da mulher do Xandão e dos irmãos do Toffoli? Vá passar pano assim na P q P! Assim como vcs da velha imprensa, eles são movidos a propina.

    Responda
    1. Luis Nascentes

      Napoleao fugiu de Elba?

    2. José Fernando Marques

      Não delira, Napoleão.