Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Fui cirurgião geral e quantas vezes se beneficiado do indispensável dreno de Penrose, jamais imaginei esta identidade com tão famoso cientista! OrasilCirujano!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, meu caro Cirujano! Nada como a caipirice unida à boa ciência!

  2. José Cardoso

    Confesso um certo desinteresse por esse lado da física que tenta explicar a origem de tudo. Outro dia, depois de um dia de vento forte, a areia da praia estava toda frisada, como se fossem microdunas. Essa é a física interessante.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Eita, sô, eu posso acreditar que ele é um sujeito "impossível", dada a extensão do pensamento e da obra fiquei (mais)bbbeesta: municiou a fisica mais sofisticada e ao Escher? Barbaritinga! O nome é muitíssimo conhecido, mas quem não é da área não sabe dessas peripécias todas. Aliás, peripécia tem que fazer você, pra conseguir espaço pra resenhas em meio a tanta barbaridade sociopolítica que corre, em terras brazucas e estrangeiras. Valeu!

    Responda
  4. Vito Algirdas Sukys

    Roger Penrose questionava se o universo teve um início. Mostrou que a contração de uma estrela em extinção levava a uma singularidade (um ponto onde espaço e tempo chegam ao fim). Junto com Hawking, demonstraram por meio geométricos que o universo deve ter tido um início. Aceleradores de partículas para medir o comprimento de Planck teriam que ser maiores que o sistema solar. As novas técnicas matemáticas de Penrose, belas e consistentes, são o que teremos para encontrar a teoria final de tudo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, caríssimo Vito, eu acho lindo você entender toda essa tralha em profundidade. Eu, um manicadinho por documentários de divulgação científica (adoro o "How universe works", do Science), malemá engulo a lógica do Big Bang, da expansão em aceleração e o triste fato de que não conheceremos os limites do Universo, por limitações físicas da velocidade da luz - a menos que os "buracos de minhoca" sejam verdadeiros, parece-me. Ah, que bom que a matemática do Vorcaro era só matreira, não genial! Hahah

  5. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo

    Responda
  6. Pedro Paulo do Carmo

    Verdade…. E tem gente que acredita!

    Responda
    1. Ivan Bastos

      ?

  7. LUIS PASSEGGI

    Interessante; “Mas Barss corre riscos. Ele violou o primeiro mandamento de Ruy Castro, que é o de jamais biografar pessoas vivas, para não se ver traído pelo personagem”. Fale mais sobre isso ….

    Responda
  8. Joaquim Rosa

    Domina a geometria, mas tem dificuldade com álgebra. Longe de mim acusar, mas parece o tipo enrolador. Aquele que leva todo mundo na conversa, só na teórica.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      Sr. Amorim, muito elegante a sua colocação. Coisa rara neste espaço.

    2. Carlos Amorim

      Um picolé que ele domina a álgebra muito mais que qualquer um de nós.

  9. Samy Duarte

    Normalíssimo um grande gênio ter dificuldade em certos campos. Até porque a física não se guia unicamente por cálculos algébricos. Especialmente na física teórica sua área de atuação, onde sim se utiliza muitos cálculos geométricos que envolvem corpos celestes. Talvez por isso se deva sua genialidade, pois tratou de resolver problemas matemáticos complexos usando métodos menos convencionais.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, caros colegas, também eu, sem gênio algum, tenho uma infinidade de limitações, como o seu Hilbert. Por exemplo, quando olho o Rodrigo Hilbert, putz, bonitão e talentoso, mindá um conjunto de sentimentos inferiores (raiva, impotência, inveja atroz) que só vendo. Tudo completamente convencional, medíocre e humanissimo! Hahahahah, desculpaê, num migüentei.

    2. Hermes Yaly

      Einstein reconhecia suas limitações com a Matemática e David Hilbert, o grande matemático alemão, dizia que as dificuldades dele eram triviais para qualquer estudante de Göttingen, a universidade que teve Gauss e Riemann, além do próprio Hilbert, como seus mestres.

  10. manoel Albuquerque

    Desiste FSP! Tarcísio nunca será presidente do Brasil pq daqui em diante os Bolsonaros serão iguais aos Le Pen na França, ou seja, toda eleição tem de estar lá na cédula de eleição para poder manter o domínio político extrema direita. E para completar o Tarcísio é capacho dos Bolsonaro. Não tem coragem de romper e se impor por mais que a Faria Lima sonhe e financie.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Manoel, valeu a risada logo no começo da leitura do jornal. Eu achando lindo que o Hélio tenha tempo pra digressões intelectuais no meio dessa baderna institucional, e você, enfiando o dedo na ferida! Hahahahah!