Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Caroline Tosini Tejas

    Brilhante, elucidativo e muito bem-construído. Sugiro que a FSP traga mais conteúdos sobre esses temas, assim como entrevistados e pessoas da academia. Vejam que é possível tratar sobre um tema relativamente complexo de forma compreensível e objetiva. Parabéns, professor!

    Responda
  2. Eliana Atihe

    Sem tirar o valor evidente da reflexão do entrevistado, as paixões derrotaram a razão já no projeto original do primata homo sapiens. Pq seria diferente com a democracia? Por acaso ela é algum tipo de “imunizante contra o irracional na política”?

    Responda
  3. Monica Damous Duailibe

    Muito bom! Que venham outros entrevistados com essa lucidez.

    Responda
  4. Ricardo Achilles

    O melhor, mais profundo, didático e esclarecedor texto que li na FOLHA em anos. Transmitam ao autor minha admiração por essa produção de grande capacidade intelectual. Que esse texto sirva de farol a todos que buscam um caminho nesses tempos difíceis.

    Responda
  5. Ricardo Perez Perez

    Parabéns! Ter um texto assim as mãos é raro hoje em dia! Valeu a assinatura!

    Responda
  6. MILTON DOLL

    Excelente artigo. Faz valer a assinatura. Muito obrigado !

    Responda
  7. Daisy Santos

    As 'paixões negativas' parecem aprofundar um processo de brutalização da sociedade nas esferas públicas e privadas. Nesse contexto, o voto no processo eleitoral surge como um mecanismo menos de mudança e mais como uma desforra, espécie de vingança pelas esperanças frustradas, sonhos perdidos pelo caminho diante dos escombros a que tudo acabou se reduzindo.

    Responda
  8. JONES DARI GOETTERT

    Parabéns Eduardo e Pierre! Ótimas reflexões. Obrigado!

    Responda