-
José da Silva
Aqui é sempre a ditadura e lá é sempre perrengues familiares. Se eles não entenderam o filme brasileiro, ja era o Oscar...
-
Mário Mauá Chaves Ferreira
Excelente ensaio. Quer dizer que também tivemos nosso período de banalização da violência capitaneada pelo estado brasileiro. A interpretação das aparentes lacunas do roteiro como referência aos 'eventos' mal explicados da ditadura também me pareceu muito interessante e sagaz.
-
Rosa Gabriella Gonçalves
Perfeito!
-
Lorena Almeida Pardelhas
Está de parabéns a Folha por publicar esse texto de João Mostazo , que, confesso, eu não conhecia. Mais do que uma critica de filmes temos aqui, em "Opinião", uma análise das melhores sobre a ditadura no Brasil e a superficialidade explosiva do cinema e cultura contemporâneos nos Eua. Algumas frases aqui valem a pena ser guardadas.
-
regina helena morganti fornari chueire
Assisti antes da nominação ao Oscar. Gostei muito mas fico preocupada se a comissão julgadora vai entender, por isso gostei da análise da folha! Agora é torcer.
-
Leonilda Pereira Simoes
Não é comissão julgadora que vai votar, são todos os votantes, mais de 30 brasileiros, de todos os países que produzem cinema e já foram nomeados. Cada categoria vota em seus iguais. Todos juntos votam no melhor filme. No ano passado houve esse entendimento a um filme com o mesmo tema. Provável que neste ano venham ao menos duas estatuetas. Não será nada mal.
-
-
Gilberto P Santos
O comentário do articulista sobre roteiros repetidos à exaustão faz sentido no cinema americano. Por isto espectadores que buscam histórias que fogem deste modelo e são bem elaboradas recorrem a obras não hollywoodianas. Além das francesas, há as coreanas, iranianas, espanholas, argentinas, chilenas. E brasileiras, entre outras. A língua e o formato apresentados podem oferecer alguma dificuldade inicial ao espectador , mas vale a pena um ajuste às outras características.
-
Lorena Almeida Pardelhas
Pois é, Deus nos guarde e liberte da Netflix e outras.
-
-
Gabriel Felipe Silva Bem
Muito boa a análise. Gostaria de complementá-la destacando que O Agente Secreto é um filme sobre esquecimento e trauma. A genialidade do filme está justamente em mostrar como esses traumas nunca são completamente apagados ou esquecidos; eles retornam constantemente para nos assombrar, seja na forma de uma perna cabeluda, seja na tentativa do filho de encontrar a identidade da mãe.
-
Edson Soares de Sousa Junior
Faz muito sentido a crítica. Esses gaps em O Agente Secreto realmente espelham os buracos nas histórias reais da ditadura no Brasil. Mas acho que até para impulsionar o alcance do filme, seria mais interessante mostrar a morte to protagonista. Você passa mais de duas horas acompanhando o protagonista, e na hora do climax a decisão é de não mostrar sua morte. Muito anti-climax. Muito coito interrompido. Acaba sendo um filme pouco acessível, pra quem curte cinema. Mas mesmo assim adorei o filme.
-
Leonilda Pereira Simoes
Em geral quem entende e gosta de cinema sabe que não se comenta o fim do filme, mesmo quando ele já está em exibição há algum tempo. Nem filmes antigos, não sabia? Agora, décadas depois, fica informado. Haja paciência.
-
-
Filipe Quintans
Todo mundo quer embarcar nesse bonde.
-
Roberto Garcia
O texto, até onde li tem premissa interessante e precisa: o filme americano dá mesmo a falsa impressão de ser politico mas é sobre familia ,como bem explicado. Mas só li ate metade porque o autor nao faz sinopse: conta o filme inteiro. Só spoiler. Então, como não vi O Agente Secreto e pretendo ver, achei melhor não arriscar e interrompi a leitura quando começou a falar do filme brasileiro. Dava pra explicar a tese sem spoilers, dava não?
-
Roberto Garcia
Dona Leonilda, me desculpe, voce não entendeu meu comentario. Eu disse justamente o contrario da sua observacao, que não li o texto a partir do momento em que vai falar de O Agente Secreto temendo spoilers. Eu assisti Uma batalha apos a outra, gostei da analise, é exata,mas nao achei justo contar o que acontece no filme. O claro que vou ver o agente secreto, que por acaso perdi de ver anteriormente. Veria mesmo que eu fosse de direita.
-
Leonilda Pereira Simoes
Outros aqui também chegaram a dar o fim do personagem principal. Não respeitam o ambiente nem como se comportar nele. Agora, por que vc não pretende ver é um assombro. Mesmo que seja de direita, cinema é arte, não se deve deixar de lado. Ao menos para quem tem interesse em arte, claro.
-
-
Elizabeth TANAKA SENO
Traduziu em palavras o que sentia mas não sabia explicar. Vou mandar para os amigos rs obrigada.
-
Jayme Marques
Gostei demais da crítica
-
Ayres de Castro Teixeira
Gostei da análise, não vi ainda os filmes, vou ver. A observação sobre a fragmentação que sentíamos nos anos 1970 é perfeita. Quantos aos spoilers, acredito necessários para a compreensão do texto.
-
Patrick Silva
Crítica maravilhosa. Profunda, embasada e enriquecedora. Obrigado.
-
Jane Medeiros
Excelente! Análise riquíssima do super premiado filme brasileiro lá fora que nos convida a assistir o filme mais uma vez sob esta perspectiva! Este filme veio para ficar!
-
Reinaldo Silva
O filme "O Agente Secreto" é difícil compreensão em qualquer idioma, inclusive no nosso. Primeiro porque trata de uma abordagem simbólica, que, somente um público especializado pode entender a partir de metáforas, referências secundárias sobre determinado período histórico. Depois de assistir lives ou entrevistas de críticos de cinema no Youtube, logo surgem os "especialistas". Segundo, a dificuldade em compreender o vocabulário regional, associada ...
-
Leonilda Pereira Simoes
Não li em lugar nenhum sobre dificuldade em compreender o vocabulário regional, não faz sentido. Se gostamos de Parasita, por que não entenderíamos um filme feito no Recife? É cada uma.
-
Reinaldo Silva
Continuo: ... a sonoridade, cuja dificuldade é histórica. Mas o momento político domina. Não vai aqui nenhuma desvalorização do filme. Aceite como quiser, com engajamento ideológico de qualquer espectro, desde que seja sem patriotismo míope. De patriotismo pode-se transbordamento da incapacidade reflexiva.
-
-
Luís Bustamante
Excelente análise. Agora começa a contagem regressiva para a tradicional análise blasé da Folha dizendo que O Agente Secreto não é tão bom assim...
-
Maria Lopes
A parte que diz respeito ao filme brasileiro é muito boa; discordo da crítica do filme americano, não pelo que diz, mas pelo que nao diz. O filme evoca as cenas que se veem diariamente nas redes sobre a brutalidade que é praticada contra pessoas não brancas caucasianas nos EU (inclui cidadãos americanos, crianças, horror). A personagem de Sean Penn é exemplar; e os que o recrutam, idem. Até um dos atores deste grupo é famoso por ter repensado o presidente dos EU em uma série do streaming.
-
André Morais
Que baita análise! Mas, por favor, meus revisores, "mundo à fora"?
-
Mauricio Soares
É raro, nos dias que correm, ver uma crítica tão bem feita ao cinema -- concorde-se ou não. Parece algo como o que se lia em jornais no início dos anos 60. E o filme de fato nos remete à vida como era vivida no fim dos anos 70. Parabéns.
-
Saulo Carreiro
Excelente! Parabéns pelo texto.
-
João Luis Saraiva
Crítica sensível e intocável! Parabéns! Por mais artigos como esse
-
Aleksander Hada Ribeiro
A fsp precisa urgentemente aprender a usar alerta de spoilers
-
JOAO PAULO VIANA MAGALHAES
Também achei péssimo nao ter. Spoilers claríssimos. Nem precisa de VAR. Desrespeito com o leitor. Que a Folha ultimamente tem tratado mais como eleitor
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.