Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A captura do Maduro foi um recado de que, de vez em quando, uma ameaça pode ser algo mais que uma bravata.

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    E o que achar e ou julgar de o Brasil se abster de condenar a repressão do governo iraniano sobre sua população? Será que o Governo tem direito de se posicionar uma questão desta sem nenhuma consulta ao Congresso Nacional e a toda a população? OrasilPreocupado!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Brasil, meu caro, acho que são *dois direitos*: o Executivo e a Chancelaria, com uma posição "política oficial", legitimada como a chefia do país, pra dentro e pra fora, internacional. E o legislativo, partidos inclusos, podem ter posição política também, mas não é a *de Estado*. Quem sabe algum colega sabido nos ilumina, pr'além do meu achismo?

  3. Marcos Benassi

    Óia, meu caro, o que esse povo entende por "biografia" é pra mim um Mistério. A dele, que já é de uma sujeira exasperante, só tá ficando mais imunda. Continuo achando que a especulação sobre os motes internos do sujeito são poucos produtivas; melhor olhar pr'aquilo que sai do caos em direção aos negócios dele e de seu grupinho de amigos.

    Responda
  4. Roberto Moreira da Silva

    Donald Trump é o resultado claro do patético cenário de governantes do mundo ! A Europa tomada por falsos humanistas de esquerda, gente irresponsável que faz qualquer coisa pra se manter no poder, gastam muito mais do que produzem, se aliam por ideologia e não pelo bem do povo , permitem a existência de um “ Putin “ que destrói 2 países , tivemos até agora o Maduro , que precisou ser arrancado , e tantos malucos, ditadores, gastões , reclamar do “ Trump”? Ele é até light como antagonista

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Posso rir? A 1ª Ministra da Itália Giorgia Meloni e o 1º Ministro da Hungria Viktor Orbán são esquerdistas? A generalização não justifica seu comentário, onde a maioria dos governos europeus, são da centro-direita e poucos da centro-esquerda, basta consultar algumas publicações europeias.

  5. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Como se diz a Loucura te método e principalmente o homem tem aquilo: arcenal nuclear. Com Putin Xin Gin Ping e o gordinho atômico da Coreia do Norte ele se entende. É fácil ser louco com Irã, Venenezuela e Groenlandia e mesmo o Brasil.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ah, Compadre, vim aqui rir convosco da "doença de família": imagino a cena, sujeito distinto, professor universitário, tendo um siricutico "minha família têm surtos!" Hahahahah! Um primo, físico e professor universitário, agora velho, costumava pegar ônibus voltando da escola junto de alguns colegas. Volta e meia, botava um alka seltzer (coisa véia pa'dedéu) na boca cheia de saliva e fingia estar tendo um ataque. Além da sacanagem de tocar o terror nos passageiros, conseguiam lugar para sentar

  6. Anete Araujo Guedes

    A estratégia dos eua é manter suas colônias em toda a America, reafirmando assim sua hegemonia imperialista. Um exemplo notório, foi a prisão e condenação do almirante Othon Pinheiro, durante a operação lavajato, por ser ele responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia para desenvolvimento de urânio, que permitiria que o Brasil se tornasse independente por dominar toda a cadeia produtiva da energia nuclear.

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Na gestão FHC, o Brasil assumiu um compromisso documental com o eua, da não produção de armas nucleares. Nesses tempos em que regras de contenção são rompidas, há que se pensar que, mesmo sendo um país de grande dimensão territorial, com imensos recursos naturais, não tem como se impor perante o mundo. Encontra-se desarmado. Armas que não seriam utilizadas em guerras, mas na imposição de respeito e defesa em caso de ataques.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Sim, temos nossos escorregões. Mas essa permanência no subdesenvolvimento, na submissão e na sabujice não cessa de insistir. Caímos em qualquer conversa, não enxergamos o avesso das propostas, tramoias e mentiras.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Sim Anete. Ninguém é perfeito, nem prá bem, nem prá mal. Uma coisa boa de Geisel era o projeto nuclear.

  8. Anete Araujo Guedes

    A estratégia é bem outra, tanto que Trump não foi condenado/preso pela invasão do Capitólio. Ele retorna para realizar operações que visem validar a hegemonia dos eua perante o mundo, pela via das armas, força bruta, invasões, espoliações, retorno à divisão do mundo entre grandes potências e suas colônias. Um neocolonialismo, em que é parte toda a América, encontra-se incluída agora a Europa. Daí os incautos não enxergarem a mão dos eua, por trás da lavajato, na destruição das empresas nacionais

    Responda
  9. Nerisvaldo José Santos

    Análise do comportamento perigosíssimo e claramente de debilidade mental de governante da nação mais poderosa do globo. Só isso. Interdição clínica imediata.

    Responda
  10. Dilmar Oliveira

    Literalmente "metendo o louco" no mundo inteiro! O certo é que o ego do laranjão é imenso, me faz lembrar aquela cena do Chaplin em "O Grande Ditador", dele brincando com o globo terrestre como uma criança com uma bola de praia, até que a bola estoura em suas mãos... Espero que não cheguemos a tanto!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Funciona até em relações pessoais. Eu mesmo, após "visitar" três agências do Banco do Brasil, só consegui abrir a conta depois que gritei que minha doença de família é esquizofrenia.

    2. Dilmar Oliveira

      Também parece ser um praticante convicto da máxima: falem mal, mas falem de mim!

  11. MARCIO OLIVEIRA

    Sei lá, deveriam interditar esse Trump, tipo camisa de força e manicômio mesmo.

    Responda
  12. FRANCISCO PUCCI

    De um pau orgulhoso a outro: parabéns pela escolha de seu filho.

    Responda
  13. Daniel Barbosa

    Trump parece o Nero do Império norte-americano. Quem viver verá!

    Responda
  14. Roberto Jorge Chaves Araujo

    A ciência formal da Mats pode ser usada para fazer leituras e traçar estratégias políticas para a realidade histórica e social que é muito complexa, tal qual a política? Pode envolver a Mats mas não se deve pensar que operações matemáticas podem referenciam. É escolha errada. Para mim ele, Trump, parece usar muito mais a confusão como método.

    Responda
  15. Ebano Machado Piacentini

    Tem o jogo do louco e tem a idade, de alguma forma políticos egocêntricos e idosos demais arriscam mais, o Obama do que no fundo é um apego ao poder que tem um fundo de medo da morte e ao mesmo tempo uma pulsão de morte, afinal em 10 anos ele não estará mais neste mundo então por que não arriscar tudo agora?

    Responda
  16. Gustavo Lacerda

    Trump ameaçou e conseguiu o que queria, fazer com que a Europa ocupasse o espaço sem precisar de esforço. KKKKKKKKKKKKKKKK Trump faz a imprensa ficar atordoada. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

    Responda
  17. Luiz Candido Borges

    Por favor, liste as ocasiões em que o Putin se comportou como louco nas interações com outros players. Me parece que a lista do pessoal "do outro lado" é só o tributo para poder falar mal do Trump, atitude que já se tornou clássica nos jornalistas da grande imprensa.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Vero, Veríssimo: essa coisa entre a maluqueza e a idiotia, o Laranjão inaugurou.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Já está proibido falar mal do Trump. E confesse: Putin é tua paixão.

    3. Dilmar Oliveira

      Putin me lembra mais aquela ideia do Maquiavel: se for fazer o bem, faça aos poucos, para angariar simpatia, se for fazer o mal, faça de uma vez, sem hesitar, para impor o medo. Seria mais previsível e menos "louco", então...

    4. Luiz Candido Borges

      Daniel, você me interpretou mal. Quando eu disse "falar mal do Trump", não quis dizer que se trata de uma vítima de maledicências, estava contrastando com o falar mal de outras lideranças. O Trump é a encarnação do que o capitalismo tem de pior, de mais vulgar, de mais sem-noção, de mais brutal. É desnecessário "falar mal" dele, pois seus atos falam muito pior do que qualquer um poderia inventar.

    5. Daniel Barbosa

      Não tem essa de "falar mal" do Laranjão. Ele é que faz mal ao mundo, e toda pessoa de bom senso que expõe isso claramente não está "falando mal", mas sim compartilhando sua estupefação diante dos arroubos ensandecidos e arrogantes daquele que se julga um imperador, não um presidente.

  18. Helene Medeiros

    Muito interessante essa estratégia do louco nos jogos, transferida então para a vida política, a fim de deixar o adversário atordoado. Ainda bem que tem muita gente boa e firme no mundo das relações internacionais, que já entendeu a jogada e já começou a reagir.

    Responda
    1. Gustavo Lacerda

      Trump jogou justamente pra Europa ocupar o espaço, fincar ponto, era isso que ele queria. Vocês aí tudo sem entender.

  19. Felipe Vasconcelos

    Percebo na retórica esquerdista das redes uma negação da teoria do louco, como se ela apenas apontasse para o instinto humano de atribuir sentidos implícitos por trás das aparências das coisas. Esse argumento não me convence muito, pois o fato de não compreendermos um fenômeno não significa que não haja explicação para ele. Mas me parece crível que Trump queira marcar seu nome na história americana ampliando o território do seu país com a Groelândia. É uma era de transição e incertezas.

    Responda
    1. Gustavo Lacerda

      Um aí falando de esquerda humana, a esquerda que apoia Maduro, Irã, Coreia do do NOrte, Cuba.... KKKKKKKKKKKKKK Um espectro que só fracassa e em pleno 2025 ainda há cooptados pela baboseira. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKk

    2. Helene Medeiros

      Não é somente a Groenlândia que ele quer; ele quer dominar o mundo todo ameaçando com tarifas, ameaçando o chefe de seu banco central, deixando sua polícia matar gente, e agora o logo de seu recente criado CP mostra os EUA no centro do mundo.

    3. Regina Tavares

      Excelente, Marcus, junto-me a você nesta esquerda social e humana.

    4. Marcus Machado

      O que seria retórica "esquerdista"? Entendo por esquerda o lado que provilegia o social e coletivo em oposição individual, de que surgem escolas públicas, universidades públicas, transporte coletivo, seguridade social e atendimento de saúde universal. Nesse sentido sou bem esquerdista e com orgulho, já que o individualismo leva às armas, ao poder do mais forte e a destruição da sociedade.