-
Raymundo de Lima Lima
Professores q trabalharam duro contra o bullying na vida infanto-juvenil, nas escolas e ruas, QueFazer agora q EUA dão exemplo ao mundo q ter um presidente valentão/bullie é legal, moral,ético,civilizado, etc? Ou seja, faz sentido continuar ensinando-conscientizado sobre os danosl causados por bullyings, principalmente em crianças?E assédio moral e sexual entre adultos,QueFazer?Fracassamos como professores, pais e outros agentes anti-bullying?
-
Marcos Benassi
Eita, meu caro, não fui pro Qatar, nem tenho a mínima vontade de fazê-lo - não me agrada nem um pouco o lugar, sua opulência, suas regras. Como símbolo, empregado em sua argumentação, valeu: neste e em alguns outros casos, a amizade com o fortão da sala definitivamente ajuda a manter o território seguro. Até agora foi uma posição vantajosa; contudo, até estes amigos podem quebrar a cara em um futuro próximo. É triste, mas esse é o mau cheiro da coisa.
-
José Bernardo
Perfeito o arremate do artigo. Para me lembrar de que a humanidade afinal progrediu, apesar das aparências em contrário, gosto de pensar que há dois mil anos a diversão das tardes de domingo era ir à arena para ver seres humanos se matarem ou serem devorados por feras, não o jogo de futebol de hoje...
-
Marcos Benassi
Hahahahah, é vero mêmo. Não que a gente tenha mudado por dentro, mudou o mundo como um todo. Nos videogames e filmes, mata-se com requintes de crueldade, na imaginação dos jogadores.
-
-
Hélio Barbosa de MT
Gostei da argumentação, especialmente do último parágrafo, um recado nada sutil cujo destinatário bem sabemos quem é.
-
Anete Araujo Guedes
Passou a valer a lei do mais forte, a lei da extrema direita fascistóide. O mundo inteiro se tornou inseguro e temeroso. Instituições de contenções, acordos e proteção aos que não possuem armas nucleares, ou que foram impedidas pelo eua de não te-las,deixaram de receber à devida proteção de sua autonomia e soberania, que já eram precárias.
-
Henrique Marinho
O que o colunista quis dizer é que a Pax Americana, que manteve o mundo estável (e seguro) nos últimos 70 anos, está acabando, com a ascensão vertiginosa da China. Agora será Realpolitik na veia, com a OTAN esfacelada e os países satélites dos americanos, filhinhos de papai, apavorados.
-
José Cardoso
Sempre é bom recordar como a vida é boa atualmente. Mesmo os mais pobres entre os pobres tem um padrão de vida invejável em termos históricos. Quando o grosso da população vivia de agricultura de subsistência, a morte pela fome estava sempre à distância de um braço. Vide Irlanda século 19.
-
FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO
O Lado Bom da Direita é que ela destrói tudo o que estava arrumadinho, bonitinho, no lugar. E não tem a menor ideia de como CONSERTAR a mazela que não para de operar. Já a Esquerda fica obrigada a TRABALHAR DURO para mostrar como se "faz". Esse é o problema.
-
JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO
Invadir o Iraque não preocupou ninguém, destruir a Libia e a Siria idem, agora também a Venezuela tampouco preocupou o colunista, novas invasões são apenas consequência natural do avanço do velho militarismo estadouniudense, agora revigorado pelo valentão laranja. E justamente os que sempre foram os "guardiões" do mundo livre. Mas hipocritamente ecoa forte no ocidente o discurso de que a China é o grande perigo, justamente quem nunca atacou ninguém.
-
Marcelo Magalhães
Pelo que entendi, o sequestro do Maduro não incomodou o missivista, o que desqualifica totalmente seu texto.
-
Marcelo Magalhães
Prezado Dalton, qual foi o julgamento com direito a ampla defesa por qual passou o Maduro? Talvez ele tenha cometido muito menos crimes do que o assassinato de mais de noventa barqueiros no Caribe. Não sabemos se ele matou uma mãe de família de trinta e sete anos e um enfermeiro da mesma idade, covardemente. Em outras palavras, sua opinião sobre o Maduro é ditada pelo Trump e você fala sem imaginar o que está dizendo. É muito feio puxar o saco da Europa e desprezar nossos irmãos latinos.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Em nada desqualifica. É controversa a questão da Venezuela. Trump cometeu uma atrocidade. Mas maduro não merece respeito algum. A Groenlândia é outra história.
-
-
filipe moura lima
Essa é a primeira vez que acesso a coluna do BG. Uma entrevista dele no Café da Manhã me despertou para seus escritos e, a partir de hoje, serei seu leitor assíduo. Só não prometo comentar seus textos devido à minha falta de repertório em assuntos que exigem conhecimentos mais profundos.
-
Luiz Carlos D Oliveira
Inocente vc Bernardo, o mundo nunca esteve seguro, os fortes sempre acham uma justificativa pra massacrar os outros, lembro das justificativas da guerra do Iraque, armas de destruição em massa eles não tinham, mas petróleo tinha
-
Alexandre Fonseca Junior Matos
Como reforçar um sistema Internacional plural, que está sob constante ataque? Como não ceder as pressões quando a doutrina de choque e terror, foi adaptada a política e a economia?
-
Pablo Leite
O mundo é bom para quem? Certamente, não para a maioria.
-
Luciano Napoleão de Souza
O fato de a esquerda mundial ter aparelhado e dominado as universidades e reservando vagas para militantes em cursos e pós-graduações, tem surgido cada sujeito que se diz doutor que é de lascar! Este aí com este linguajar e raciocínio raso deveria ter vergonha se apresentar como tal. Não sei nos EUA, mas no Brasil, estes cursinhos Walita se traduzem em reajuste nos holerites.
-
Dalton Matzenbacher Chicon
Nos EUA é pior. Raciocínio raso de fato é um problema. A ver o seu.
-
-
Florentino Fernandes Junior
Parabens prla lucidez
-
JOÃ O MUCCI
Excelente texto! Meus parabéns!
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Caro Bernardo muito sensato seu texto.porem a insensatez caminha a passos largo,li agora na FSP que o relógio do fim do mundo está a 85 segundo do apocalipse.
-
Helene Medeiros
Matéria super atual. Ótimo texto.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.