Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo de Lima Lima

    Ainda não assisti o filme argentino Belén. Mas assisti o filme-documentário também argentino Vicenta, q utiliza massinhas (claymation) para tratar do tema do aborto, lançado em 2020 e dirigido por Darío Doria. Realista, empático, didático sobre o assunto complexo aborto. Minha sugestão.

    Responda
  2. rodrigo herman da silva

    O absurdo de ter homens decidindo sobre a maternidade e a saúde física e mental das mulheres...acho que não é preciso dizer mais nada...

    Responda
  3. Aristides Silva

    "...mesmo com um governo de esquerda..." Sendo isso verdade renuncio às minhas funções públicas e privadas. É o fim.

    Responda
  4. Eliana Atihe

    Dá-lhes, Mariliz! Certíssimo. Lula corteja evangélicos e hipocritamente desvia o olhar desse drama nacional em troca de votos pra lá de suspeitos. Acho muito explicável que Bélen tenha sido relegado à sombra pelas premiações mais badaladas do ano. A hipocrisia grassa na cultura dos bacaninhas, fantasiada de boa consciência. Artigo maravilhoso! Obrigada

    Responda
  5. sidney costa

    Mariliz nos encaminha uma dica pra assistirmos o filme argentino "Belén" e junto colabora pra gente ter de pensar como o debate do aborto ausente vulnerabiliza todas as mulheres em nossa sociedade; questão essa incompreensível ...vou assistir a denuncia argentina do problema pelo filme. Obrigado MPJ!

    Responda
  6. José Tadeu Zanoni

    Concordo com a análise. É uma vergonha o banimento desse tema do debate público.

    Responda
  7. Tania Ferreira

    Pior de tudo é que o Conselho de Medicina de São Paulo agiu para investigar e punir médicos que realizaram procedimentos de aborto legal. Fim da picada

    Responda
    1. Lorena Almeida Pardelhas

      Não só o de SP. Há exemplos assim em todo o país. Um pesadelo.

  8. Lorena Almeida Pardelhas

    Oportuno o artigo. Deve ser desenvolvido pela imprensa séria. Não costumo concordar com a colunista, mas aqui ela acerta em cheio. Extrapolando, dá para dizer que , então, quem tem um fígado transplantado por ser alcoólatra e rejeitado depois deveria ser preso. Ou um coração por não ter se cuidado. Abortos espontâneos ocorrem com todas as mulheres sem que elas nem saibam , muitas vezes. Quanto a interrupção consciente da gravidez , inútil falar aqui.

    Responda
    1. Eliana Atihe

      A Lorena, em sua devoção, acha que o governo Lula é inatacável como Deus pai. E depois dizem que só o bolsonarismo é uma fé fundamentalista…

    2. Lorena Almeida Pardelhas

      Mas é perceptível que a colunista aproveita o espaço para atacar o governo. Nem cita os monstros que gestam a "pauta de costumes" e provocam tragédias assim.

  9. Regina Célia Baldin

    Esse assunto suscita controvérsias e mal entendidos. Já está mais que passando da hora de: compreenderem definitivamente que as mulheres fazem com seu corpo o que desejar. Chega de ser propriedade de homens que sem jamais gestar ainda se propõe a debater assunto tão íntimo de cada uma, não de cada um.

    Responda
  10. Jose Marcelo Pan y Agua

    Medidas contraceptivas sim, aborto não (salvo as excessões já previstas em lei). Quem quer viver agradece. E assistirei o filme!

    Responda
  11. Paulo Silva Barbosa

    Pronto! Como ignoraram o filme citado, aproveita o texto para falar mal do cinema nacional.

    Responda
  12. Alesandro Da Silva

    Brava!!!! Texto brilhante, a mosca da sopa. OÿOÿOÿOÿOÿ

    Responda
  13. Welington Liberato dos Santos

    Estamos na vanguarda do atraso quando se fala de aborto. Só o STF pode salvar as mulheres vítimas da ignorância. O filme é bom, consegue desenvolver a complexidade do tema, mas é convencional estilisticamente.

    Responda
  14. LUCIANO LAZARO

    Dica: Esse filme "Belén" (direção: Dolores Fonzi) está disponível no Amazon Prime Video.

    Responda
    1. Marco Antônio M de Oliveira

      Grato pela dica, Luciano.

  15. Lucas Matias

    Se o Lula mencionar a palavra "aborto" meia hora depois tem vídeo do Nicolas Ferreira com fundo preto dizendo que a Pepsi e o PT estão usando células de bebês abortados pra trazer o comunismo para o Brasil e taxar o pix.

    Responda
    1. Lorena Almeida Pardelhas

      É verdade. Triste verdade.

  16. Celso Balloti

    Mariliz poderia ter cobrado também a imprensa tupiniquim que não aborda propriamente o assunto, creio, por razões políticas. Dar destaque a temas caros à esquerda, embora cruciais para o povão principalmente, pode catapultar políticos de esquerda para um protagonismo que os barões da mídia tentam a todo custo evitar. É bom sempre lembrar que os moradores dos andares de cima, enquanto condenam da boca pra fora, também recorrem ao aborto mas para isso contam com clinicas e médicos categorizados.

    Responda
  17. Ricardo Lobo

    Temos o pior Congresso da história do Brasil, dominado pelo que há de desprezível na política, falsos moralistas e corruptos, falsos pastores e Band. Idos. É a extrema direita bolsonarista em ação. Jogar a conta no governo , em Lula, não é honesto.

    Responda
  18. Pablo Leite

    O governo do Lula não é de esquerda. É um governo de centro-direita, e eles não se importam com mulheres ou deficientes.

    Responda
  19. Anete Araujo Guedes

    Com a ameaça do retorno da ultradireita ao poder, não há espaço para a esquerda promover avanços na questão da liberalização do aborto. Temos que reconhecer que existem milhares de mulheres que seguem as pregações de Micheque Bolsonaro. Pregações visando a instalação de um governo teocrático/reacionário, que visa a submissão da mulher ao homem. Mulher deve ficar em casa, cuidando do marido. Dilma também não teve abertura para levar esse projeto adiante, retirando o país da lei do evangelho.

    Responda
  20. Flávio Taylor

    Acha que o “governo paz a amor” vai comprar briga com evangelico? Eles não tem competência pra lidar com o assunto. Esquerda blá-blá-blá.

    Responda
  21. Adenor Dias

    O aborto precisa ser legalizado no Brasil, e a eutanásia também. Já que não se pode proibir a fornicação, porque é opção de duas pessoas, que dê a chance de ter filhos só para quem realmente quer ter. Não é justo por filhos no mundo para a exploração de Malafaia e seu asseclas.

    Responda
    1. Leandro Piva

      Eu concordo com você, embora entenda q o aborto precisa ser um último recurso, tendo em vista há riscos, consequências físicas e psicológicas para as mulheres que decidem por faze-lo. Penso que primeiramente deve-se dar amplo acesso à informação sobre sexo e gravidez (para os jovens, principalmente), à métodos contraceptivos seguros, laqueadura e vasectomia, e até pílula do dia seguinte em casos emergenciais.

  22. Carlos Alexandre

    Vi que está no Prime Vídeo. Vou assistir!

    Responda
    1. Marco Antônio M de Oliveira

      Também agradeço a dica.

    2. Claudia Sarabia de Delgado

      Obrigada, não tinha conhecimento do filme e ainda menos, onde assistir. Seu comentário me ajudou e já incluí o filme pra assistir depois. Bom dia

    3. Marcos Benassi

      Grato do aviso!

  23. José Eduardo de Oliveira

    Por covardia política, Lula e parlamentares progressistas evitam o tema para não comprar briga com bancadas conservadoras e não pagar o preço eleitoral. As mulheres que paguem. Sabe por que? Aqueles, aquelas, deputadas, deputados, senadores e senadoras etc., são abortos malsucedidos. Nenhum e nenhuma, na verdade, primeiro, não tiveram mães, entendeu, né? nem irmãs, esposas, filhas..

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Programas do PT não incluem a moralização nem geram um centavo de ICMS. São distribuidores de esmolas para manter pobres na pobreza e banqueiros ricos, já que o que distribuem é apenas dinheiro emprestado.

    2. Maria Lopes

      Permita-me perguntar: em quem votou? Duvido que tenha sido no Lula. Por que na cobra o parlamentar de sua preferência? Mande e-mail, cobre medidas. Todos deveríamos fazer isso, soube que os brasileiros não o fazem, na muito pelo menos. Quem aprova legislação é o congresso. E as bancadas de extrema direita lá querem as mulheres no século 19.

  24. rubens kignel

    Bravo Mariliz, em frente, estamos junto!

    Responda
  25. Marcos Benassi

    Mariliz, prezada, cabe notar que está briga está ganha: de antemão, a fração Bozolóide do Legislabóstico já a venceu. Venceram os Bozôs que, homens ou mulheres, votaram pelos seus lá na "sala de comando". Não há o que fazer; até em relação a direitos garantidos já houve criança pressionada a manter a gestação, com a Dddooidamares gemendo alto pela coisa. A floresta, seus cidadãos e o futuro de todos nós, não comovem a Bozoléia. Mulheres morrendo os comoverão? Nem aqui, nem na China (lá, talvez).

    Responda
  26. Hermes Yaly

    Lula, o progressista de palanque, não está medindo esforços para colocar no STF um candidato declaradamente evangélico que, ao que tudo indica, barrará qualquer iniciativa de legalização do aborto. Mais uma vez, o projeto pessoal de poder de Lula se sobrepõe ao interesse da nação.

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Maria Lopes, então por que o Lula não escolhe alguém com a dignidade e a coragem da Rosa Weber? O "Bessias" seria essa pessoa? Não acredito...

    2. Maria Lopes

      Os que estão lá já o fizeram. Só Rosa Weber teve a dignidade e a coragem.

  27. antonio pereira

    Excelente abordagem.. verei

    Responda
  28. Zelis Pereira Furlan

    Vou ver o filme!

    Responda
  29. Maria Lopes

    Não vi o filme, verei. Note-se que o Estado de Adão Paulo, e o município, fazem a política Bolsonaro/evangélica. Impedem aplicação da lei nos hospitais; Tarcísio Maga de Freitas cortou verba do orçamento para políticas e atividades de proteção às mulheres. O atraso do país é uma vergonha. Não podemos contar com os homens que governam este país.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Adalto, caro colega, a Dddooidamares é um ser "sui generis", em sentido estrito: vai saber que gênero de serumano é aquele estrupício? Já sobre sua delicada observação, tenho certeza de que a Erika Hilton não deixa suas colegas do gênero feminino na mão (nem de Deus, somente, nem dos bofes Legislabósticos).

    2. Adalto Fonseca Júnior

      Ah sim. Damares Alves virou mulher com pau agora. É o tipo de generalização que as pregadoras do confronto entre os gêneros usam em seus cultos de ódio e rancor.

  30. ANIBAL CARRION

    Mariliz se candidate e faça a diferença, é crucial enfrentar os falsos cristãos e moralistas de ocasião, que chamam estu-pr-ador de pai. Agora as ricas não tem estes problemas que você retratou né. O mundo dá as costas para as mulheres agora se o bicho homem engravidasse nada seria punido.

    Responda
  31. Victor Henriques

    Dilma também não fez nada, e no primeiro mandato ela teve ampla maioria parlamentar. A verdade é que a esquerda não é só covarde, boa parte dela também é moralista. E o pior é que hoje a promiscuidade entre religião e política arrastou a questão do aborto do campo moral, onde é um debate legítimo, para o dogmático, onde ele sequer é possível porque sai totalmente do terreno da racionalidade.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Se adiantasse ter maioria parlamentar se essa fosse composta por uma maioria de extremistas de direita e religiosos liderados pelo "pastor" Malafeia, aí não tem quem consiga governar. A esquerda defendeu o país contra o regime militar, não teve covardia nenhuma, como houve do lado da direita, como você não sabe, informo. Falar de moralismo sem citar os pastores de direita, os "de bem" que fazem rachadinha e organizam golpe d estado é ser partidário deste lado que tanto mente e atrasa o país.

  32. Adalto Fonseca Júnior

    Lula não é legislador e sim chefe do executivo. Se existe covardia ela está na sociedade civil brasileira que tem perfil conservador e dogmático e não abre espaço para o debate sobre os direitos reprodutivos avançar. Se a sociedade civil conservadora não apoia esta pauta a classe política não vai pautar pois nunca vai correr o risco de perder votos por apoio a pautas que não são aceitas pela sociedade civil. Como sempre a colunista escolhe a lacração e empobrece a reflexão.

    Responda
  33. Jane Medeiros

    Lula não dando chance, a bancada bolsonarista tenta detoná-lo, imagina se levantar a questão do aborto!!!

    Responda
  34. DANIEL WILLMER

    Concordo totalmente com teu texto de hoje. Belén deveria estar sendo discutido por todo lado, independente de "oscar" ou não. É um belo filme sobre alguém que vê, e resolve tomar partido. Em momentos me lembra a trajetória do filme De Walter Salles. Alguém que se importa e arregaça as mangas. Infelizmente, em nosso país, todos fechamos os olhos para essa questão. Um conservadorismo brutal e estúpido.

    Responda
  35. Márcio Henrique de Castilho Morato

    Caso seu texto chegasse numa comunidade evangélica, você seria fritada. A bancada evangélica dominou o Congresso e qualquer governo, por mais progressista que seja, não arriscaria uma pauta que potencialize a lacração nas redes sociais. Vivemos um parlamentarismo camuflado de presidencialismo de coalisão.

    Responda
  36. Márcio Henrique de Castilho Morato

    Caso seu texto chegasse numa comunidade evangélica, você seria fritada. A bancada evangélica dominou o Congresso e qualquer governo, por mais progressista

    Responda
  37. Rafael Flávio Montanari Leme

    Tenho lido que isso tem acontecido em diversos hospitais do estado de São Paulo e muitas vezes essas mulheres precisam ir pra outro estado pra conseguir ter seu direito respeitado. Me pergunto onde está a justiça. Nem a justiça faz nada em relação a isso?

    Responda
  38. Ettore Fellini

    Só provincianos de países periféricos dão algum valor para o oscar Desde qdo nossos colunistas e jornalistas emburreceram tanto a ponto de atribuir medida de qualidade ás indicaçoes do oscar Alem de provincianos é atraso mesmo de seculo ( sec 20 )

    Responda
    1. Adriana Gomes da Silva

      Não é verdade. O Oscar ainda é muito valorizado no mundo todo. Assim não fosse, não seriam tantos os inscritos, de todos os continentes desse planeta Terra. Não transforme achismo barato em verdade absoluta.

  39. Ettore Fellini

    Achar q sentimentalismo e voluntarismo moralista acrescenta algo é estar muito fora da realidade .O q esta q escreve sabe das lutas reais q se processam neste país em defesa das mulheres Será q ela se baseia em informaçoes do q lê em midias ,do q assiste em filmes . O real esta muito alem do q sonham nossos vãos jornalistas das mídias do status quo O real , o q doi , o q sangra o q tem os gritos abafados estão do outro lado da barricada Não está com feministas de "caviar"

    Responda
  40. Ettore Fellini

    Se há alguem lutando contra esta barbarie contra as mulheres gravidas neste pais este alguem é do campo das esquerdas Midias neoliberias como a Folha fazem dupla militancia baseada na hipocrisia Colocam colunistas despolitizadas q fazem criticas moralistas contra a esquerda mas por outro lado defendem o conservadorismo, o conformismo q é a base do q está ai Se esta q escreve fosse realmente militante a favor das mulheres estaria no campo das esquerdas junto as mulheres pobres

    Responda
  41. Ettore Fellini

    Culpar o lula e um governo de esquerda por Ñ lutar contra estas atrocidades q as mulheres brasileiras vivem ,como vc bem citou ,é desviar inumeros fatos O país é conservador e estimulado a ser conservador por midias como esta Folha,por religiosos , por empresarios e corporaçoes q Ñ querem mudanças É de interesse do kapital q nasçam ccças para serem exploradas E deste interesse inumeras consequencias decorrem Como por exempla ter jornais conservadores e colunistas despolitizados e moralistas

    Responda
  42. LUIZ CARLOS GAMBERINI

    quem disse que este governo é de esquerda

    Responda
  43. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Mariliz ótimo texto,porém as mulheres são a maioria dos eleitores deste país, então o problema exige uma conscientização massiva para mudar este tratamento desumano ao gênero feminino.

    Responda