-
Sonia Guimaraes
Prezados Victor e Paulo, tenho dificuldade em considerar progresso características do Brasil: ainda mantém cerca de 100 milhões de brasileiros sem saneamento básico, em que a qualidade da educação é muito baixa e não consegue melhorar; em que a produtividade do trabalho não cresce há décadas; em que a insegurança jurídica é alta; mas cresce o nível de corrupção, de violência (no. homicídios) e do crime organizado ( percebido pela população como os 2 maiores problemas do país (pesquis recentes)..
-
Sonia Guimaraes
Prezados Victor e Paulo Roberto, tenho (eu e qualquer pessoa que vive em países de renda mais alta) dificuldade
-
Victor Henriques
O movimento MAGA não tem nada de conservador, o próprio Steve Bannon fala em revolução populista. O trumpismo é um pot-pourri de fantasmas do racismo americano (a pavor dos brancos se tornarem minoria), evangelismo, algumas ideias ultraliberais na economia misturada com dirigismo estatal e capitalismo de compadrio, comunicação adaptada a era das redes (muito impacto e nenhuma informação) e o narcisismo do chefe.
-
Sonia Guimaraes
"Progresistas e conservadores" seria insatisfatório. Progresso significa mudar para o patamar de nível superior; não parece ser essa uma característica da esquerda, particularmente no Brasil. Conservador significa recusar revoluções e não mudanças concebidas como graduais; ser conservador não exclui assumir valores liberais. O que parece inaceitável é a concepção binária. Onde ficam os liberais nos valores e na economia?
-
PAULO ROBERTO SCHLICHTING
Muito bem, Vitor. Equivocada a comentarista. Possibilidade zero da ala conservadora encampar a agenda de avanços listada no seu comentário.
-
Victor Henriques
A distribuição de renda num país marcado pela desigualdade brutal herdada da escravatura, a inclusão de grupos marginalizados aos direitos cidadãos, a bem-sucedida reforma agrária que, com a agricultura familiar, nos impede de ser um fazendão de monocultura exportadora, o investimento e políticas de acesso ao ensino superior, tudo isso é progresso a um patamar superior. Talvez não para você.
-
-
André Silva de Oliveira
Hélio, excelente coluna, mas, embora não tenha lido o livro, considero que Reagan foi um conservador clássico (anticomunista, a favor da abertura de mercados e da defesa da comunidade), ao passo que Trump é um rematado reacionário que pretende liquidar a ordem econômica liberal, que Reagan queria preservar, e apela para o regresso a uma Era de Ouro (Golden Age) que, em verdade, nunca existiu.
-
Luciano Ferreira Gabriel
Interessante. Obrigado pela resenha. Acabei de comprar o livro (após a leitura da coluna).
-
Guilherme Zambrana Toledo
Um outro termo que podemos usar para esquerda e direita é progressistas e conservadores. Essa última classificação explica melhor o fenômeno político atual. Dependendo da formação da personalidade de cada um, a pessoa tem uma tendência a ser progressista, ou seja, tentar mudar o status quo atual, ou conservadora, ou seja, manter o status quo. Por outro lado, o conhecimento adquirido e o equilíbrio emocional criarão os mais ou menos radicais.
-
José Cardoso
"Quanto aos liberais, estão enquadrados no grupo de conservadores." Acho que não. Basa ver que a palavra é quase um xingamento dos republicanos sobre os democratas. Eles não se acham liberais.
-
Guilherme Zambrana Toledo
O conceito de progressistas e conservadores não é uma invenção de minha parte, é um conceito aceito mundialmente. Seria impossível descrever as bases devido ao espaço disponível para comentar, mas sugiro procurar na Internet a respeito. Quanto aos liberais, estão enquadrados no grupo de conservadores.
-
Sonia Guimaraes
"Progressistas x conservadores" não seria satisfatória, visto que progresso significa mudança para um patamar superior, o que não caracteriza a esquerda q, especialmente no Brasil, aproxima-se do atraso (político e econômico). Conservador ñ significa rejeitar mudanças, mas concebê-las como graduais, s revoluções. A estrutura binária tb é insatisfatória. Onde ficam os liberais nos costumes e na economia?
-
José Cardoso
Concordo, embora prefira o termo liberal, tradicionalmente usado pelos americanos, como oposto a conservador.
-
-
Luciano Napoleão de Souza
Papel higiênico manchado com as patas sujas de um esquerdopata.
-
Victor Henriques
Nosso querido Napoleão de hospício
-
-
Fabio Almeida
Só pode criticar o identitarismo porque vive numa sociedade livre. Em outros lugares teria busca apreensão desmonetização e 17 anos de prisão pra salvar a democracia.
-
Victor Henriques
Não sabia que tentaram um golpe e tomaram de assalto as sedes dos poderes numa luta contra o identitarismo! No mais, o modelo de sociedade livre em que a KKK queima cruzes pregando a morte de negros e a Marlboro Baptist Church faz piquetes em enterros de soldados e homossexuais gritando que eles vão para o inferno não é o que desejo para nós, porque isso é uma perversão da liberdade.
-
-
ANTONIO F CARVALHO
Impressionante como pessoas não vocacionadas à Política (maiúscula) ingressam na direção de grandes nações como no Parlamento. Isso no Brasil e na América, notadamente, tem ocorrido. Os nossos atuais políticos não se destacam pelo seu currículo de vida, mas pelo personagem que encarnaram. Assim são o Capitão moralista, hoje detento na Papuda(deveria ter sido preso nos anos 80) de o trabalhador que nunca trabalhou, sem bagunçou. Como é fácil ser estadista nas Américas!
-
Ricardo Knudsen
O identitarismo é só a desculpa que reacionários usam para defender o autoritarismo. Correta a avaliação de que na Europa o dito identitarismo é incipiente e no entanto a extrema-direita avança. Na Itália, o identitarismo praticamente inexiste. Não há quotas, não aparece no debate polìtico, mas a extrema-direita lidera a coalisão q governa. Claro que, para os mais reacionários, simplesmente se opor ao racismo e à homofobia já constitui insuportável identitarismo.
-
CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA
Não me parece que o identitarismo seja incipiente na Europa, ele tem natureza diferente, importou elementos dos EUA que ajudaram na formatação do nazismo, cada qual com sua "gota de sangue" para excluir e importar, talvez por vias tortas, porém prenhe de corporativismo e irracionalismo!
-
-
Cesar Costa
Concordo com o autor do livro, considero o radicalismo do movimento identitário a alavanca da extrema direita no mundo. Claro que existem diferenças e nuances, mas essa disputa ideológica é forte também na Europa, principalmente na Inglaterra. Vozes contrárias ao identitarismo são caladas constantemente no velho continente e já existe uma forte reação. Junte-se a isso o tema da imigração.
-
Victor Henriques
O que incomoda é a idade toda de do outro, aquela que antes ficava calada. Porque notem como os conservadores adoram exibir sua identidades sob a bandeira dos valores e tradições.
-
-
Rodrigo Farias
Complementando: pelo visto, Urban usa o esquema de Norberto Bobbio, que fala de moderados e extremistas para além do espectro esquerda-direita. Não é nenhuma novidade, portanto. Trump é extremista.
-
Rodrigo Farias
Uma coisa que me incomoda em muitas colunas do Hélio é que ele termina abruptamente. Parece não ter espaço pro que quer dizer e se corta, ou é cortado pelo editor, antes de qualquer fechamento. Mesmo quando o tema é interessante, o resultado é frustrante.
-
Gilberto Rosa
Para quem quer ler algo inteligente, buscar o renomado professor americano no Brasil 24sete: Sachs diz que Trump é louco e alerta para risco de guerra global em meio ao colapso político do Ocidente
-
Daniel Choma
Sou de esquerda e sei que é proibido criticar... Mas os extremistas do identitarismo acusam 50% da população de ser "machista misógino do patriarcado", ou de "brancos racistas homofóbicos". Disruptiva, autoritária e prepotente, essa militância raivosa e ressentida (e burguesa) surta quando questionada. Seu discurso é um disco riscado que não resolve problemas sociais, apenas coloca todos contra todes e nescauzis. Precisam ir + pra perifa ver o que passam os pobres, inclusive os "brancos cis".
-
Victor Henriques
Esse radicalismo é um desserviço, sem dúvida, mas não pense que sob o discurso conservador de valores e tradições não se escondem identidades que pretendem se impor na marra. A questão é que umas vozes incomodam mais que as outras.
-
Sonia Guimaraes
Não sou de esquerda, sou liberal nos valores e na economia e concordo inteiramente com você. Parabenizo-o pela lucidez. Não se trata de ser contra os valores identitários, mas de ser contra o radicalismo exacerbado, a intolerância que manifesta o ódio a quem não faz parte da tribo.
-
-
Gilberto Rosa
O que deu errado? Mataram o Kennedy, o resto é o desenrolar deste podre poder que tomou conta , contra o mundo e contra os americanos inclusive, que vivem a decadência veloz.
-
Maurício Guimarães
Só a questão a respeito do identitárismo ser responsável pelo Trump já não vale a leitura. Quiseram vender essa balela aqui dizendo que a eleição do hospede da papudinha foi responsabilidade do idenditarismo e do PT.
-
Eduarda Mendes
Achei muito curiosa e instigante a ilustração usada para a matéria. Qual teria sido a conexão feita pela artista entre o tema que escolheu (malabaristas em ação) com o assunto abordado pelo autor?
-
Zelis Pereira Furlan
Quem vai para passear não pode opinar. Na época do Biden foi o Caos. Quem tem imóvel sabe. Ninguém recebia o aluguel e ainda tinha que pagar o condomínio atrasado. Ordem de despejo durava um ano. Agora no máximo 60 dias.
-
Victor Henriques
Minha tia do grupo do zap é a mesma coisa, ela enxerga todos os temas sob a ótica exclusiva do seu quotidiano de pessoa rabugenta
-
-
FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO
Quando o paciente ainda está em plena crise, volta a velha confusão entre "doença" e "sintoma".
-
Zelis Pereira Furlan
Verdade de todos os presidentes Trump sempre foi considerado o mais moderado apesar de bocudo. Foi o primeiro presidente a escolher 70% de mulheres nos cargos mais importantes. Mesmo sem orçamento aprovado durante oito meses conseguiu três cortes de juros. Juros anuais do cartão que era 15% passou a 10%.
-
Celia Moura
Super moderado. Com certeza...
-
-
Marcos Benassi
Hahahahah, meu caro, novamente, hoje, ocorre-me um ser híbrido: ao menos na segunda parte do livro, esse autor é um mix de Demétrio Magnoli e Lígia Mary, hein? "Identitarismo!", grita o estrupício. Aqui no Brasil, se fosse publicado pelas rotativas da folha, gritaria também "Gastança"! Hahahahah!
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Flit, Benassi?! Se esse veneno for usado hoje será o terror e extermínio dos atuais insetos voadores e rastejante, que não terão nenhuma defesa contra ele.
-
Marcos Benassi
Não, não acho, não, Paulo: acho um desperdício inacreditável engordar especulador de papelório. Mas tô muitíssimo longe do racioSímio rasteiro que compara um País a uma residência, e um planejamento de desenvolvimento à gestão orçamentária doméstica. Que, aliás, não conta com as saúvas Legislabósticas: em casa, Flit resolve.
-
Paulo César de Oliveira
Pelo visto vc acha que está tudo bem ter uma dívida pública de mais de oitenta por cento do PIB reajustada com juros reais em torno de oito por cento ao ano. Já parou para pensar que o governo não tem dinheiro para pagar esses juros e precisa emitir mais dívida, com os mesmos juros altos, para ir empurrando o problema com a barriga?
-
-
Valdir Teixeira da Silva
Penso que basicamente a guinada do ocidente para a direita é uma reação à superioridade e conseguente superação do modelo Chinês. Muitos no ocidente acreditam que o autoritarismo vai "alavancar" o ocidente. Pura falácia. Cabe salientar que o modelo chinês não antidemocrático, mas é completamente diferente do ocidente. Essa mesma reação à direita (fascismo) aconteceu no início do século passado com o avanço comunista pela Europa.
-
IRINEU LIBRENZA
Caro Valdir: Penso que basicamente a guinada do ocidente para a direita é uma reação à superpopulaçâo e má administração do planeta e à incapacidade de qualquer regime ou ideologia de manejar bem esse problema já que o planeta por inteiro teria que trabalhar harmonicamente para isso o que nunca vai acontecer. Daqui a alguns anos vai haver uma nova guinada para a esquerda enquanto a nossa pequena casa vai para a extinção da humanidade ou para uma distopia tal que viver não valerá a pena.
-
-
Aderval Rossetto
Não! Egoísmo de direita cresce devido perda de poder econômico, com o decréscimo da força do Petrodólar, capacidade de emissão de títulos de dívidas desde fim do lastro ouro e começando com Bretton Woods. Vindo da China e energias renováveis crescendo.
-
Marcelo Negros
Se usar a palavra Identitarismo como problema, tem-se identificado o famoso Fascista Teavestido de Esquerdomacho.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.