Mafalda Anjos > E o socialismo está com você na sala? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Que ótima essa portuguesa!
E palmas para ela, pelo lampejo de luz que traz ao debate polÃtico.
Gostei da forma d escrever da Mafalda, bem didática, enquanto q li ontem um longo trecho do Haddad, meu candidato em 30 pra substituir o Lula, e tive q repetir pra entender apenas q várias fotografias são vistas como imagens d cinema, porque qto ao socialismo ficou dificil por ser d seu doutorado. Acho q o socialismo sempre esteve na minha sala, tanto q dei ao nome do meu filho d Marx em 77, em plena ditadura. Atualmente sigo as esquerdas socialistas nas democracias como a nossa em processo
Coitado de seu filho. Deve sofrer muito pelo nome que recebeu.
apesar das dificuldades Congresso Nacional com deputados e senadores ignorantes, sem projetos sociais ao povo deste paÃs, que sabem apenas defender seus cargos com blindagem e são feras em acusações, mas evitam confronto em debates.
Socialismo é o futuro da humanidade.
Meu Deus. Nos proteja.
Com extremistas não há diálogo: "Eu sou o chefe supremo, em tudo mando eu e tenho o meu exército"! Agora tem banho de sol regrado!
Virou uma cortina de fumaça para quem faz sacanagem para ganho próprio. Não acredito em socialista que vive no luxo de 5 estrelas e está com a famÃlia milionária, tudo vindo da polÃtica.
Na minha sala não. está no meu banheiro..no vaso..
Está no vaso a foto do seu " minto " né!
Cara Mafalda, de acordo com sua linha de raciocÃnio (com a qual concordo) seu próprio sobrenome - "Anjos" - seria jogado neste "saco profundo" ao qual elas(es) designam como repositório de tudo que é "perverso" e "cruel"... o "socialismo". Este fenômeno de transformação ou deturpação também ocorreu com o conceito "woke". Tudo isso foi possÃvel em razão da massificação das redes sociais e o mundo digital (smartsphones), regido pelos algoritmos q são de extrema-direita. (Sigo eu e mais ninguém...)
Agora com a IA só vai piorar, pois conceitos, valores, princÃpios, criatividade, ética, arte, literatura e tudo mais que você pensar que carece de pensar e refletir serão relativizados. Seu conterrâneo Saramago já previa tudo isso, em seu "Ensaio sobre a cegueira".
Bom artigo como resumo de tendências dos discursos polÃticos. Seria bom se pudéssemos nos livrar dessa obrigatoriedade de torcer ou pelo time "A" ou pelo time "B", desprezando argumentos e alternativas.
Olá, Jose Francisco. Nesse caso eu vejo que nos é imposto uma lugar que até não escolhemos estar. Por exemplo: se não aceitamos ou discordamos de algo, te julgam como pertencente a outro lado.
Os socialistas, esquerda, seja que nome for , prometia aos eleitores o céu na terra. Ganharam o poder no inÃcio do século. Porém ao se apoderarem do Estado continuaram a polÃtica de patrimonialismo, atacaram os empresários, ficaram no distributivismo. A incompetência da esquerda alimentou a extrema direita no mundo todo.
Visita a China...
E onde está a competência da direita?
A ilustre autora, que não tem problema nenhum em chamar polÃticos que criticam o socialismo e defendem o capitalismo como de "extrema direita", deveria, então, dizer com todas as letras que Lula é um farsante polÃtico, pois ele mesmo se autointitula socialista, defende ideias socialistas e comunistas, tem apoio dos partidos socialistas e comunistas e se orgulha de ter colocado no STF um comunista. Classificá-lo como de centro-esquerda ou chamá-lo de social-democrata só reforça essa farsa.
Daniel, você é um delirante! Não observa muita coisa e sua capacidade analÃtica é nula: todas as suas "verdades" já vêm prontas para você repeti-las. Uma lástima...
Assim como para os socialistas toda a direita é facista. Ninguém quer saber o que realmente é socialismo ou comunismo, assim como também o que é o facismo ou nazismo. Estudar "dá muito trabalho".
No caso de Portugal, o argumento da colunista fica confuso. Se o partido majoritário é humanista e não socialista (não defende a coletivização dos meios de produção), por que tem o nome de socialista? A ideia que passa é que seu objetivo de fundo é mesmo o socialismo, apenas não o considera viável no momento.
Bem observado! Eu explico. Em Portugal, acontece uma coisa sui generis: os nomes dos dois partidos do “centrão” não coincidem com a sua ideologia. O Partido Social Democrata é de centro-direita, e o Partido Socialista é (e sempre foi) adepto da social democracia e bem longe do socialismo clássico.
Excelente artigo, parabéns à colunista!
Excelente coluna! Poucas vezes passaram pano tão bem no forista de Sampa e de forma tão bem embrulhada! Hahahaha! A cortina de fumaça de sua santidade se desfaz ao comentar amiguinhos e o centro raramente esta longe do próprio umbigo. Mas os parágrafos finais estão razoáveis, sobre o reducionismo cultivado pelos minions dos dois lados da moeda.
Dagmar, é um fantasma tão velho quanto a perna cabeluda, convenientemente usado pela militontância e suas majestades. Quanto à desigualdade, o governo tem que explicar onde enfiou quatro trilhões em impostos. A desigualdade começa com quem cobra impostos e termina com os identitários discriminam pobres.
O Fórum de Sao Paulo é mais um fantasma usado pela extrema direita para desviar do debate sobre a desigualdade no paÃs. "Vc quer taxar bets, bancos e bilionários e isentar quem ganha ate 5 mil do IR?" Sei... É comunista participante do Fórum. kkkk
"O socialismo não é a ideologia polÃtica do futuro, mas o futuro da ideologia polÃtica", parodiando certa corrente filosófica que anda por aÃ. O fato concreto é que uma grande chatice está no ar, com esse embate sem fim entre liberal é conservador.
Esse embate tem um propósito alienar todos da imensa desigualdade que existe na sociedade e que, me parece, é muito cômoda para alguns grupos sociais. Estes preferem a discussão ao enfrentamento do mundo real evidente aos olhos de todos…
Que Tetra Lula, em seu último mandato, finalmente faça um governo Socialista!
Artigo pedagógico e fundamental. A Extrema Direita, sucessora da Santa Inquisição Medieval tem por missão suprema a destruição do Humanismo da Escola de Salamanca, que nos deu a Presunção da Inocência, o Direito ao Contraditório, o Devido Processo Legal, a Prisão somente com Mandado Judicial.
Hahahahaha!! Leia mais uma vez.
A Extrema Direita divide o Mundo em Senhores e Vassalos ou Vilões. No Brasil os donatários de capitanias e sesmarias, e seus jagunços que garantem seu Poder, e sonham em se tornar um dia também donos de terra e gente, independente de quão precário sejam, o Pobre de Direita, cobiça na ralé. Mataram e matam indÃgenas, escravizaram negros e negam indenização nas oportunidades.
Você lê o que escreve?
Senhores Donatários dominam de suas redes e liteiras, abanados ou transportados por seus negros, enquanto em seus campos seus jagunços disciplinam outros braços, ou investidos como Capitão do Mato caçam os fugidos
O Pensamento greco-romano que desapareceu na Idade Média, sufocado pela Santa Inquisição, ressurgiu na Renascença que gerou o Iluminismo que gerou a Esquerda, ou quase, por que desvios, devaneios, delÃrios levaram algumas de suas versões ao Leviatã do Estado, na forma do Terror Bolchevista em substituição ao Tirano da Véspera. Outras porém, como na Social Democracia, garantiram e ainda garantem o Avanço Civilizatório.
É essa, Humanista, confundida com aquela que a Extrema Direita, sucessora da Inquisição luta pela destruição e Volta ao Passado, à Propriedade de Uns sobre os Outros.
O impeachment de Dilma abriu as portas do inferno e soltou tudo o que não presta e corroe a democracia (seja direita ou esquerda). Para progressistas (como eu) resta aturae essas corjas.
"Olhando de fora, Lula é claramente um polÃtico de centro-esquerda, que se alinha com os ideais sociais-democratas, promove a economia de mercado e defende a justiça social através de polÃticas sociais de redistribuição." Disse tudo. Me irrita profundamente a imprensa brasileira, a direita, a extrema direita e o próprio petismo dizendo que Lula e o petismo são de esquerda. Definitivamente não são. É uma falácia que insistem em repetir “Ad infinitum”. Um arremedo vendido como verdade.
Com certeza Lula e de centro esquerda, Adalto, porém ele mesmo faz questão de se colocar como socialista, como bem escreve Mafalda. Isso confunde quem entende zero de politica e dá gás à direita ignorante, basta lermos os comentários de muitos nas mais diversas mÃdias.
O debate polÃtico é super raso. O polÃtico sabe que o eleitor médio não vai muito além de uma reflexão binária. Coerentemente, ataca nessa linha: ou uma coisa é o céu ou é o inferno. É o que tem para hoje.
Democracia acima de tudo. Direitos humanos acima de todos.
Segundo os entendidos, capitalismo é a exploração do homem pelo homem e socialismo é vice-versa.
Gostei.
Mafalda, excelente coluna! Te acompanhar por aqui agrega muita reflexão útil e necessária. Parabéns!
Depois de horas a FSP finalmente apagou o comentário do sr. Luciano Napoleão de Souza no qual ele afirmava torcer pruma guerra civil no Brasil para que ele pudesse decapitar com uma faca todos os jornalistas esquerdistas. A FSP sempre tenta passar a imagem de imparcial politicamente e combatente a atitudes antidemocráticas, mas na coluna diária "sua excelência, o leitor" já li diversos comentários desse assinante, bem como de muitos outros que pensam como ele.
Sim, Elcio, este é um dos assinantes mais agressivo que comenta na FSP, sinto arrepios quando um comentário dele é colocado naquela coluna. O jornal quer agradar a gregos e a troianos mas o limite da sensatez deveria ser uma linha reta.
Elcio Matos, o leitor Luciano Napoleão declarou estar pronto a asssassinar quem discorda de seu delÃrio/alucinação e o jornal publicou a ameaça.
O Socialismo nunca sairá do menu polÃtico. Mas só serve se servido QUENTE, em chamas, vermelhaço. Socialismo frio não pega tempero, a meu ver.
Quando o movimento abolicionista ganhou força os abolicionistas foram taxados de comunistas, pois não respeitava a propriedade dos senhores de escravos. pelo jeito a princesa izabel devia ser mais vermelha que Rosa Luxemburgo, já que depois de assinar a lei áurea planejava ceder terras aos ex-escravos. Mais comunista que Luiz Carlos Prestes.
Identitários de um lado e bolsonaristas do outro. Fariam um sanduiche de sua alteza. O pior é que eu brinco assim, mas um aluno meu que conhece monarquistas me assegurou que entre eles a mesmo quem qualifique a redentora de comunista. Internamento já. Muito trabalho de agulha prá esse povo e um pouco de jardinagem também.
Hahahaha! Boa piada! Hoje, Dona Izabel correria o risco de ser linchada pelos identitários.
Ótimo comentário. Parabéns.
Anjos e Coutinho estão de parabéns pela qualidade nesta semana!
Por que todo ditador corrupto se auto denomina socialista?
Cite ai um governante socialista que se auto-denominou corrupto?
O ex-presidente, que morou na Flórida, corrupto candidato frustrado a ditador nunca se declarou socialista.
A corrupção e a ditadura só importam para a maioria das pessoas (conservadoras e reah cioh narias) se o governante não é cah pah cho do tio sam
É normal! Os idiotas da polÃtica quando fui jovem, os que não liam nada, tinham informação no ar pela contemporaneidade e sabiam diferenciar nuances históricas, diferentes orientações polÃticas quando menos para poder xingar com propriedade a argúcia. Depois do muro,com o smartphone , a ignorância é medonha!
" enquanto os cães ladram, a caravana passa"
Na Alemanha do século passado, logo após a derrota na primeira guerra, os sueduj (escrito ao contrário pra enganar a censura da FSP) foram os bodes espiatórios escolhidos pela extrema-direita de reltiH (outra vez escrito inversamente) como os responsáveis pela derrota na guerra e todas as penúrias vividas pelo povo alemão. Hoje, essa mesma extrema-direita, poderosa na comunicação em massa, como era na Alemanha, usa a esquerda como o bode expiatório.
Acho que não exatamente a esquerda ou não só. Vejo como principais bodes expiatórios os imigrantes, onde há imigração. E as pessoas LGBT (principalmente trans) e os direitos de autonomia femininos (em todos os lugares com imigração ou não) como os atuais bodes expiatórios.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
É sério que um comentário desses é liberado pra publicação na FSP, enquanto já tive dezenas de comentários censurados sem qualquer palavra de baixo calão ou de ódio? E o assinante ainda afirma que se esforça pra ser moderado? Minha indignação nem é contra esse assinante, claramente alguém com sérios problemas movido pela indústria de fakenews, mas sim contra a FSP que publica um texto como esse.
Quando o socialismo se implantar viveremos uma revolução cultural e conquistaremos o fim da pobreza.
Utopia, Edson, utopia.
Lula socialista!!desse quando? tudo bem que ele gosta de uma dacha e uma mordomias ms ele é mesmo um sindicalistas e esperto , que como um camaleão de mimetiza no que for necessário para ficar no poder
Folha, o Napoleão está na posição em que perdeu a guerra. Como publicar os absurdos que escreve?
O instantâneo virou estratégia.
Socialismo e Comunismo paÃses que aderem ao regime são atrasados junto com seu povo, autoridades e simpatizantes das bandeiras vermelhas se deleitambno poder nos luxos do capitalismo.
Perfeito, André, comentário irretocável!
Paolo Valerio, o eleitores da cidade que representa o capitalismo, New York- USA, recentemente elegeu um prefeito socialista, e ninguem pensa que a cidade e seu povo sejam atrasados.
O erro dos desinformados e mal-intencionados é tratar o socialismo como um bloco único: quando se fala em socialismo no debate sério, fala-se em socialismo democrático (social-democracia), um modelo que preserva o capitalismo, a propriedade privada e a democracia liberal, atuando para corrigir desigualdades por meio de regulação e polÃticas públicas, como ocorre em paÃses de economia de mercado avançada e alto padrão de vida, a exemplo de Suécia, Dinamarca, Alemanha e Portugal. Atualize-se!
A Arábia Saudita é socialista?
Voltei ontem da socialista e gelada Noruega. É terrÃvel, é terrÃvel!
Talvez você não saiba, mas a China, o paÃs que mais cresce no mundo em conquistas sociais e avanços tecnológicos, é socialista, talkey?
Um dos melhores artigos que a folha ja publicou nos ultimos anos - Apesar de obvio e basico, para militantes politcos de centro e centro esquerda.
A pior ditadura é a dos aparentemente humanistas. : Bento XVI, no seu seu livro,
A questao é: lule nunca migrou para o extremo porque nao quis ou porque nao tinha força pra tal?
Isso é irrelevante. O que importa é que não migrou para o extremo, tal como você prontamente constatou.
esta pergunta vc deveria fazr para os bolsonaristas direitistas golpistas e nao para um presidente eleito 3 vezes e que quando perdeu deixou o cargo numa boa.
O titulo trai a intençao da autora q de forma timida, no final, se retrata em relaçao ao uso do facismo
Tá certo. Mas tambem dá para fazer texto parecido com palavras como fascista, neo liberal, extremista...ou seja, ninguem quer debater conceitos, mas xingar o oponente da forma.mais estridente possÃvel
É difÃcil só concordar, não é mesmo?
No Brasil, temos cinco partidos de extrema-esquerda, cujo emblema é a foice e o martelo, sempre a nos lembrar da feiúra do capitalismo. O PT não está entre eles, pois é partido das classes médias urbanas adeptas da esquerda reformista; além disso, o Lula passou fome, então ele sabe o que experimentam cerca de 20 milhões de famÃlias que vivem em insegurança alimentar, beneficiárias do Bolsa FamÃlia. Outro fantasma levou os brasileiros para a direita - a corrupção.
Juntando os cinco partidos da extrema-esquerda brasileiro, tem menos gente que a reunião de condomÃnio do meu prédio. Mas basta chamar um bispo, um coach ou outro farsante de mesmo nÃvel, enche a rua de gado da extrema-direita.
Artigo muito bom, o lastimável na constatação da autora é que há muita gente que acredita cegamente nestas narrativas. As mentiras vendidas como verdades!
As denominações são propositalmente deturpadas pq interessa que assim seja, o que é contra vira socialista. Até concordo que a esquerda trilhou ou trilha este caminho, agora desqualificar o processo democrático eleitoral, só a direita.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mafalda Anjos > E o socialismo está com você na sala? Voltar
Comente este texto