Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Sou favorável a Cota Social. Os tataranetos do odioso século dezenove que hoje não são pardos, mas têm a tez brasileira, merecem um empurrão do Poder Público para saírem da situação de miserabilidade. Ou eles não  merecem ser ajudados?  A Cota social é o caminho mais justo para galgar a isonomia de oportunidades. Também a Cota para o PcD. Fora daí, não  haverá o embasamento para  tirar, a injustiça do passado no presente.

    Responda
  2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Discriminação de cidadão brasileiro por raça em processos seletivos é crime Estado. Ninguém pode ser prejudicado por origem. Vão caçar os penduricalhos dos três poderes. Esses servidores de alto calão é que são os senhores feudais do Estado que fazem o cidadão de vassalo.

    Responda
  3. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Como pode uma mente ficar tão focada somente em um assunto. Tudo para essa colunista é racismo. É como se dizia antigamente: *o disco já está arranhado*. Até a Santa agora indiretamente virou racista.

    Responda
  4. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

    Como pode uma mente ficar tão focada somente em um assunto. Tudo para essa colunista é racismo. É como se dizia antigamente: *o disco já está arranhado*.

    Responda
  5. Paulo Silva Barbosa

    Quando a ONU diz que o país tem a maior população miscigenada do mundo, o critério da cor da pele usada como referência perde o valor...

    Responda
  6. mario rey

    Depois de eliminarem a libertadora dos escravos da historia - princesa isabel- agora a esquerdalha mimizenta quer eliminar uma santa... barbaridade..

    Responda
  7. João Vergílio

    Muito bom termos cotas para pessoas pobres nas universidades, mas é preciso selecionar também as crianças pobres mais talentosas e conceder bolsas para estudarem nas melhores escolas do país. A esquerda aceita a seleção dos mais talentosos quando o assunto é entrar na universidade, mas não consegue se desvencilhar de velhas ideias quando o assunto é ensino fundamental. Aí, impera a ideia de que tudo tem que ser para todos. Depois, tentam fazer um remendão lá na frente. Não dá...

    Responda
    1. neli faria

      Pois é. A Justiça seria a Cota Social.

    2. João Vergílio Gallerani Cuter

      Você tem ideia do que é uma escola de elite, Paulo? Boa parte das aulas são dadas em inglês. Os professores poderiam dar aula em qualquer universidade. Aliás, podem ganhar bem mais que um professor universitário. O modelo não é universalizável. Temos que ter escolas de elite para crianças talentosas, como na Alemanha. Quem tem vocação estudo de altíssima qualidade em tempo integral e ganha bolsa. Os outros vão para o ensino técnico.

    3. Pablo Leite

      Em tese é desnecessário porque não há falta de vagas em escolas públicas. Os problema da escola pública são qualidade do ensino, estrutura física deficiente e problemas sociais ( como violência e abusos domésticos, violência urbana e falta de limites de pais e alunos) que explodem na escola e sabotam o ensino.

  8. José Cardoso

    A lei pode ser antipática por deixar de privilegiar os negros, mas não se pode acusá-la de racista. Onde há racismo se todos os candidatos são avaliados de forma igual? Já quando o Lula sistematicamente escolhe ministros brancos para o STF não há como não pensar em racismo.

    Responda
  9. antonio brito

    A maioria banca que constrói o estado nunca foi beneficiada. Acolheu imigrantes alemães pobres, praticamente nao teve escravidão nem agricultura, construiu uma civilização, visitem Blumenau, pomerode. Desenvolveu indústrias como a WEG que trouxeram imigrantes de todo o país que lá vivem com respeito independente da cor. Porém esse ódio destilado pelos privilegiados da epiderme, nao contribui para uma sociedade menos desigual.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Boa!!

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Veja quanto da renda estadual vem de boquinhas improdutivas e cachês. Compare a grandeza do ICMS gerado no estado com aqueles dominados pelo PT.

    3. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Veja quanto da renda estadual vem de boquinhas improdutivas e cachês. Compare a grandeza do ICMS gerado no estado com aqueles dominados pelo PT.

  10. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Se o artigo 5º da Constituição diz que "todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza", distinguir candidatos a quotas de acordo com o perfil racial de cada um é que é inconstitucional.

    Responda
    1. Pablo Leite

      O sentido dessa igualdade não é ser tudo igual, juridicamente, mas tratar cada pessoa ou grupo de acordo com as desigualdades relativas a fim de tornar o tratamento equanime.

    2. Franco Oliveira

      Existe quem duvide da existência do racismo estrutural no Brasil mesmo que diariamente sobrem evidências como o comentário do Paulo Roberto. Pena ou dó? Nem uma nem outra, apenas perplexidade.

    3. Marconi Rezende

      Concordo demais, esta história de vivermos em um país que privilegia uns em detrimento de outros está errada, e uma hora temos de acordar e retomar a "igualdade perante a lei".

    4. Claudio Ramos Barroso

      Esse é racista convicto!

  11. Ricardo Lobo

    De leste a oeste, de norte a sul, racismo é crime, tem que ser punido com cadeia. Sem argumentos.

    Responda
    1. Enos Mendes

      Sensacional! Vamos prender o Lula! O que já falou de frases e toda a imprensa fingiu que não viu, tem de monte...

  12. Fausto Arroio

    Parabéns à colunista. Este texto cai muito bem para a Catarina Lygia Maria, que é especialista em defender o racismo.

    Responda
  13. Alex Trevsani

    O “fenômeno” assola igualmente outros Santos, como os do ABC paulista. Estratégia eleitoral: 1-demoniza-se o STF; 2-aprovam-se leis absurdas (mas que são ouro aos olhos de boa parcela dos eleitores); 3-joga-se no colo do “demonizado” STF a tarefa de “frustrar” a lei que parecia tão boa; 4- reelege-ss para mas 4 anos do mesmo ciclo.

    Responda
  14. Luciano Ferreira Gabriel

    Crimes de grupos e indivíduos não poderiam criminalizar todo um estado, por óbvio. Entretanto, nada diferente da matéria prima mencionada pela autora, como vetor argumentativo. Por fim, o mesmo amor que nutro pelo Sul do País, tenho pelo Norte e Nordeste.

    Responda
  15. José Eduardo de Oliveira

    Existem várias Santas Catarinas, como também existem várias Nossas Senhoras, e daí. Os seres humanos também são vários e diversos em seus comportamentos, sobretudo na quantidade de maldade dentro deles. São mesmo todos filhos de Deus?

    Responda
  16. JAQUES BRAND

    A campanha para pintar SC como reduto neonazi é tão burra quanto a que fazem para entregar o Paraná inteiro à extrema direita. No fundo, esse lobby precisa de um espantalho que faça contraste com a sua essência perfeita de brasilidade, do verdadeiro Brasil de outras latitudes, este sim merecedor de todo apoio (e verbas federais coadjuvantes). É um cartório com outros tantos em nosso País. Por isso a música do Sul não pode aparecer na mídia. Por isso o povo do Sul só pode aparecer na catástrofe..

    Responda
  17. Luciano Napoleão de Souza

    Meritocracia.

    Responda
  18. Luciano Napoleão de Souza

    …composta unanimemente por brasileiros. Todos iguais perante a lei.

    Responda
  19. JAQUES BRAND

    No caso, deve-se admitir que o governador fascis toide de SC substituiu o critério de cotas por raça ou etnia pelo de insuficiência de renda, o q é, convenhamos, atender a quem precisa sem consultar a cor da pele. Penso que o ato se inscreve como modalidade de política afirmativa, e situa-se na alçada do poder da unidade federada. Outros estados poderão futuramente operar a mesma troca de critérios, que afinal chegam ao mesmo resultado. A república é federativa.

    Responda
    1. Jairo Sá

      A informação de Dagmar Ribas está correta: 100% das vagas das cotas são para estudantes de baixa renda e que cursaram os ensinos fundamental e médio em escola pública. Dessas vagas, reserva-se uma sub-cota para os negros (pretos e pardos). O objeto da Lei sancionada foi acabar com essa reserva. Desta forma, não houve a substituição das vagas reservadas aos negros, direcionando-as para os de baixa renda, já que TODAS as vagas a que se referem as cotas são para estudantes de baixa renda.

    2. JAQUES BRAND

      Dagmar Zibas, se vc está certo e eu errado, ainda assim cabe deslocar a ênfase do discurso para o critério majoritário, da insuficiência de renda, pois o discurso também anda insuficiente. Outras razões para mudar drasticamente de ênfase tentei expor no comentário ao comentário abaixo. Saudacoes

    3. Dagmar Zibas

      Não é verdade. A lei de cotas está inserida dentro da lei de insuficiência de renda. Ou seja, a primeira peneira é a insuficiência de renda e, dentro desse segmento, há a cota de descendência afro-brasileira. O que o fascista de Santa Catarina fez foi eliminar o benefício para os negros. Ainda afirmou que não era necessário porque a imensa maioria dos catarinenses são brancos.

  20. Marcos Martins

    Sou caterinense e amo meu povo quando é o primeiro a fazer manifestações contra a violência contra animais. O primeiro a ter uma deputada negra muito referenciada. Mas também odeio aqueles que perdem a eleição e patrocinam uma quebradeira de prédios públicos, governadores que patrocinam nas favelas, onde vivem a maioria de pobres e negros.

    Responda
  21. JAQUES BRAND

    No caso, deve-se admitir que o governador fascis toide de SC substituiu o critério de cotas por raça ou etnia pelo de insuficiência de renda, o q é, convenhamos, atender a quem precisa sem consultar a cor da pele. Penso que o ato se inscreve como modalidade de política afirmativa, e situa-se na alçada do poder da unidade federada. Outros estados poderão futuramente operar a mesma troca, de um critério que diferencia cor da pele por outro q contempla a carência de meios. A república é federativa.

    Responda
    1. JAQUES BRAND

      Essa troca do critério racial pelo critério social tem a vantagem de levar aos mesmos resultados, diminuindo a desigualdade entre os cidadãos, sem precisar afirmar diferenças que reabrem feridas históricas e dividem os brasileiros, e sem sujeitá-los a bancas de etnicidade que, francamente, ofendem o sentimento republicano e humilham as pessoas. Pouco importa que a iniciativa tenha a origem que teve. A contradição é do Sr Jorge de Mello.

  22. GEAN Ferreira

    Santa Catarina de ha muito se tornou um foco de racismo que se irradia para todo o Brasil, sem o menor pudor

    Responda
  23. Plácido Andrade

    Parabéns para a articulista

    Responda
  24. marcos fernando dauner

    a galera , por aqui adora criticar SC, mas quando precisa de emprego de auxiliar de pedreiro, entregador de pizza, motora de uber, repositor de supermercado , vai procurar aonde ? em SC !

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Vai sim... desde que seja branco e tenha dinheiro para se manter até encontrar trabalho. Caso contrário é deportado na própria rodoviária.

    2. Delzimar Irineu Silva

      Realmente santa Catarina não cede nada para o Brasil, tentei achar alguma coisa seja pedreiro ou jogador de futebol, seja Uber ou artista, seja repositór de supermercado ou político, fisico nuclear, não se acha nada. Acho que é por que ficam tudo por lá! Uma Suécia dos trópicos.

  25. CARLOS TARDIVO

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  26. Carlos Mello

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. marcos fernando dauner

      Podes ficar onde estás. Não precisamos de ti por aqui .

  27. Jaime Souza

    Não há incompatibilidade alguma entre cristianismo e racismo, estupro, pedofilia e outras barbáries. Basta ler a bíblia e ver isso claramente. O título da coluna, portanto, é bem confuso. O que existe é um sugarcoating barato e um mascaramento da verdade nas traduções.

    Responda