-
Jove Bernardes
Num país em que o presidente do CFM se vale de seu cargo para tentar atuar como corregedor de Justiça em vez de cuidar dos aspectos éticos dos profissionais da guilda não deixa muita esperança não.
-
Paulo Silva Barbosa
Nos EUA, no intervalo das duas guerras mundias, as autoridades locais fecharam inúmeras escolas médicas, incapazes de oferecer um curdo de qualidade e até hoje a uma rigorosa legislação para se abrir uma nova escola, isto em um país capitalista, onde processo contra maus profissionais é uma rotina. O Brasil com população inferior a China, Índia, EUA tem muito mais faculdades médicas e não necessita mais de abertura de novos cursos, mas de qualidade.
-
José Cardoso
Acho que há muito exagero. Assim com engenheiros, o curso universitário serve para um empurrão inicial. O profissional vai aprender a ser médico após alguns anos de prática. Depois de uns 5 anos de formado, a correlação melhor x pior faculdade tende a esmaecer diante do aprendizado clínico.
-
EDUARDO SOUZA DANTAS
Não há exagero, há falta de qualidade de ensino de muitas faculdades de medicina. "O profissional vai aprender a ser médico após alguns anos de prática".... só que, em "alguns anos de prática", o pseudomédico, ou aspirante a médico, já terá atendido muitos pacientes, que poderão sofrer com eventuais erros médicos...as pessoas não são cobaias, enquanto o médico está "aprendendo"... o atendimento adequado já tem que existir desde o início da carreira...
-
Jove Bernardes
Nãna, nina, não, Cardoso. Mais anos de prática servem para aprender mais, aperfeiçoar mais, ficar mais sabido, mas aprender o básico, não. E o que se anda vendo é isso, gente que sai das faculdades sem saber o básico, ficando perdidaço sem saber até pra onde correr quando a coisa aperta. Noticia-se isso diariamente, por exemplo, pela qualidade das perguntas que fazem os novatos. Vergonha, Cardoso, o pessoal não anda tendo vergonha de não saber.
-
Ney Fernando
Em cinco anos, enquanto esse médico já "formado" e com o título de "doutor", mas que ainda precisa aprender "na prática" o seu ofício, muitos pacientes podem sofrer complicações ou até mesmo morrer.
-
-
jose antonio Garbino
É por aí, mesmo Hélio, mandei para os grupos dos colegas!
-
PAULO TAUFI MALUF JUNIOR
Para se apresentar como tal, o especialista precisa ter recebido o título, através de prova. O certificado que o atesta é um número, o RQE, não o ter constitui infração. Ao cliente é recomendável averiguar se o profissional tem o número, facilmente acessado no site do CFM
-
IRINEU LIBRENZA
Não quero fazer terrorismo mas quanto pior for o recém-formado maior é a chance de você cruzar com ele num serviço de emergência. O médico com boa formação não aceita trabalhar por pouco em horários terríveis e baixa remuneração, ele tem cacife para barganhar ou evitar os PSs da vida. Já os mal formados topam tudo e os donos dos PS os adoram.
-
IRINEU LIBRENZA
O CFM desmoralizou- se com sua guinada à direita e com sua incapacidade de impedir a proliferação de escolas particulares de medicina de baixo padrão. E agora Inês é morta. E a formação dada por algumas escolas particulares é muito ruim. Mas muito, muito pior do que você imagina.
-
-
Roberto Pimenta
Não sou médico nem estudante de medicina, mas conheço a realidade de estudantes sérios, que estudaram muito para passar para bons cursos de medicina em universidades publicas. Seu Helio comete, no mínimo, uma grosseria ao colocar todos na mesma vala do "pagou, passou". Ele demonstra estar completamente mal informado e na pressa de comentar sobre um assunto do momento não se deu ao trabalho de pesquisar/conhecer um pouco mais sobre o tema. Errou feio e cometeu péssimo jornalismo.
-
Peter Janos Wechsler
Roberto. A ressalva é que ele fala que para se formar basta pegar e isso só ocorre nas universidades particulares.
-
Roberto Pimenta
Sem passar pano pro Seu Helio. O texto não faz qualquer menção a essa diferenciação. Bota todos na vala comum do "pagou passou". No mínimo, o autor deveria ser incluído uma frase de ressalva.
-
Peter Janos Wechsler
Creio que "o pagou passou" diz respeito apenas ás instituições pagas e não ás públicas. O texto infere isso.
-
-
Joao Cellos
Até parece que a indignação da classe médica decorre da falta de preparo dos profissionais. Trata-se tão somente da perda do status quo. Que a máfia de branco sofra um golpe mortal.
-
Antonio José da Costa Lima Costa Lima
Já imaginou todo esse estardalhaço não fosse o curso que exigem dos candidatos educação básica minimamente aceitável para ingressar? Essa gritaria é a prova que as elites não estão nem aí para o atendimento de saúde da população dos rincões do País e muito menos para a qualidade da educação oferecida para os pobres. Quem tem dinheiro banca boa educação para os filhos disputar às poucas vagas de medicina oferecidas nas universidades públicas. Educação básica de qualidade e vagas para todos!
-
Maria Isabel Carvalho
A questão de associações que confiram títulos de Especialista deve ser regulada pelo CFM ou por uma lei que estabeleça os requisitos para o reconhecimento dos títulos e atribua ao CFM a competência para validá-los. O que não se admite é que apenas uma associação - entidade de direito privado - seja a escolhida, detendo tal prerrogativa. Ao CFM - autarquia federal, compete estabelecer os requisitos para o reconhecimento, credenciar e fiscalizar as entidades conforme os parâmetros fixados. S.M.J.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
De fato, queijos e vinhos são bem mais seguros e agradáveis que estatinas, dipironas e quetiapinas.
-
Edson Marcolin
Ainda temos poucas universidades públicas, mas não conseguem atender a demanda. Lucro acima de tudo gera esse estado de coisas - quem tem grana pafa e sai com o diploma, sem qualquer qualificação.
-
NEI R S BRITO
Universidades Públicas viraram um "mito", meu caro. Em opinião pessoal, é claro evidentemente e há exceções. Visite alguma pessoalmente.
-
-
Rai Giovanni
Se for do MST ou minorias contempladas com cotas nem pagar precisa.
-
ADRIANA SILVA RIBEIRO
O que temos assistido é um show de horrores, novos médicos que, muitas vezes não sabem interpretar exames básicos e não conseguem avaliar clinicamente um paciente. Sem seleção para ingresso nas faculdades e sem sistemas de avaliação confiáveis, vemos pessoas sem capacidade se graduando em medicina todos os dias. E o grande problema é que, quando se precisa de um atendimento de urgência, nem sempre há tempo hábil para se pesquisar e selecionar um bom profissional. Muito preocupante...
-
Peter Janos Wechsler
Por que não tornar o exame do Revalida obrigatório para poder exercer a profissão. Os cubanos e muitos formados no estrangeiros não passaram. Deveria valer o mesmo critério para todos. OAB já tem um exame.
-
Peter Janos Wechsler
José. Antônio. Não vale a pena discutir. Os resultados do Revalida são públicos. Pode ser que o tratamento em Cuba seja bom. Se tiverem equipamentos que custam muito. Desconheço se muitas pessoas do primeiro mundo vão se tratar em Cuba.
-
José Antônio
Contexto: Muitos pacientes internacionais, incluindo americanos e canadenses, buscam Cuba devido à alta qualidade técnica dos médicos a preços significativamente menores. Apesar do bloqueio econômico americano, Cuba mantém o turismo de saúde como uma importante fonte de divisas.``(Google).
-
José Antônio
´´O turismo de saúde de americanos em Cuba, embora existente, enfrenta restrições legais significativas impostas pelos EUA. Apesar da fama de alta qualidade e baixos custos, tratamentos médicos não são uma categoria de viagem autorizada, exigindo licenças especiais. Americanos costumam buscar tratamentos para condições específicas, frequentemente atraídos pelos custos médicos reduzidos em relação aos EUA.`` (Google).
-
Peter Janos Wechsler
Nei. Uma das etapas é clínica.
-
NEI R S BRITO
Sim, pleno acordo, mas que não meça apenas "memória" ! Caso contrário, não avalia nada.
-
Peter Janos Wechsler
Completando. Nós EUA todo médico recém-formado tem que passar por um exame rigoroso em três etapas para obter a licença para exercer a medicina. Na Europa é parecido com variações . .
-
-
Alex Sgobin
Mercado é a palavra: é ele quem regula e manda em busca de maximizar os lucros, e isso pouco se importando se gente vai morrer por erros crassos de médicos mal formados. Capitalismo é isso, e tem quem ache (ainda) que é a melhor coisa já excretada pelo mundo...
-
Otavio Soares
Pesquise sobre o médico antes de marcarem uma consulta. Pesquisem onde ele se formou, a trajetória profissional se é coerente e a reputação dele como médico. Isso é possível no copilot ou chat gpt. É uma forma de separar o joio do trigo.
-
Thiciane Diniz
Realmente, eu já faço isso, mas em casos de emergência é apenas rezar e pedir a Deus, pois é uma roleta russa! Você pode pegar um bom médico ou pode acabar se dando muito mal!
-
ADRIANA SILVA RIBEIRO
Sempre faço isso para as minhas consultas e tratamentos eletivos, mas o que fazer no caso de uma emergência? Seremos atendidos por quem estiver no plantão, o que, infelizmente, temeroso.
-
-
Aderval Rossetto
Engenharia, Direito, Administração, e demais, todas novas particulares são piores que as antigas ou públicas. Mas o rico paga os melhores profissionais, e escapa. Pobre precisa de médico, qualquer que seja é melhor que não existirem.
-
NEI R S BRITO
A solução (?) talvez uma prova, estadual, dos formandos (ou não) estilo OAB Em opinião pessoal esta "prova" deveria ser bem feita, e que não messa apenas "memória" dos candidatos ao título. Algum conhecimento diferenciado, algum senso crítico, ou algo assim. Mais grave do que isso, acho eu, é a "formação" médica, evidentemente não a todos, mas dada por propagandistas de marcas de laboratórios, excelentes, mas que podem não atender especificamente às necessidades de cada paciente.
-
NEI R S BRITO
Acims, leia-se meça e não messa ! Não li antes de enviar,
-
-
Aderval Rossetto
O egoísmo dos umbigos ricos deu força ao SUS só pelo covid; agora, os mesmos querem impedir novas faculdades além das melhores públicas. Em poucas décadas todas serão boas.
-
Aderval Rossetto
Sempre SÓ os ricos cursavam as melhores faculdades, por poderem pagar melhores ensinos médios e cursinhos.
-
Wagner Santos
Residência Médica credenciada é uma pós graduação profissionalizante, não é mestrado ou doutrado e tem supervisão do MEC. Para muitas especialidades nem precisa de prova de sociedade, então , já há um duplo acessso: residência e prova de titulo. A mais difícil em termos de acesso é a residencia credenciada e depois as provas de título após alguns anos na área escolhida, muita gente tem ambos. Uma outra entidade é simplesmente bagunçar tudo, pois quem faz parte da OMB sabe-se be o que querem.
-
Carlos De Oliveira
Isso de "pagar e passar" já acontece há muito tempo com todas as outras profissões. Ingenuidade pensar que isso não chegaria à Medicina. Agora está todo mundo apavorado querendo exigir qualidade de ensino. E o medo de ser atendido numa emergência por um desses profissionais meia boca? As instituições de ensino particulares tem muito a responder sobre isso no Brasil. É preciso exigir qualidade em todas as instituições de ensino e em todas as profissões.
-
Plácido Andrade
Diagnóstico preciso.
-
Felipe Braga
Não é só Medicina: a maioria das licenciaturas, que vão formar os futuros professores do ensino básico que irão educar toda a população, são sobretudo cursos EaD. O Brasil deveria ter cursos técnicos públicos e rigorosos de qualidade para toda a população e para quem tem vocação, cursos superiores públicos e bons. Mas insistimos nesse caminho péssimo. Felizmente agora o governo acabou com o EaD indiscriminado em muitas áreas.
-
Helene Medeiros
Falaste tudo Felipe.
-
-
Antonio Evaldo Almeida Barros
Está de acordo com a linha do Jornal: viva o Mercado! Se podem pagar é justo que tenham acesso. Sempre se defendeu isso por aqui.
-
Helene Medeiros
Não acho de maneira alguma que a fsp siga essa linha.
-
-
ANTONIO RIBEIRO BURGOS NETO
Acontece em todos os cursos!EAD domina o ensino e não cobra nada!
-
EVA STAL
E não entrega nada. É bom para Ciências Humanas e Sociais
-
-
Márcia Shimae Tokashima Nishiye
Aos pobres, o ônus de serem tratados por "médicos" de quinta categoria.
-
Flavia Sá
Não é verdade! Até pouco tempo atrás, no SUS, só trabalhava quem prestasse concurso e passasse. Agora com a privatização...
-
-
Peter Janos Wechsler
Alô, alô., Dilma.
-
Peter Janos Wechsler
Completando. Os cubanos tiveram um índice de reprovação de noventa e quatro porcento na primeira fase. A mais alta junto com os venezuelanos e bolivianos.
-
Peter Janos Wechsler
Luiz. Aceito de bom grado. Um atendimento básico é bem melhor do que nenhum atendimento. Agora. você aceite que cubanos tentaram e não passaram no revalida.
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
O "MaIs Médicos" visava o atendimento básico das populações totalmente desassistidas do país e foi bem sucedido em seu objetivo. Não contam denúncias de erros de atendimento nesse programa. Aceite isso.
-
Renato Letizia Garcia
A Dilma buscou colocar médicos para atender as pessoas pobres e q não tem acesso a planos de saúde privada. Só isso . Sempre governou para melhorar a sociedade brasileira e combater as condições de vida miseráveis de boa parte da população brasileira
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Vai idi
-
-
ANDRE FONSECA
Os reacionários, que odeiam as universidades públicas, deveriam se consultar, realizar suas cirurgias etc. com a meninada das Uni-não-sei-o-que. Seria coerente. Deixa o deus mercado cuidar de tudo. Vá lá!
-
Geilson Silva
Deus nos acuda. Em breve seremos atendidos em emergências e clínicas por playboys e Barbies debiloides sem preparo.. isso sim, cobrando como se soubessem algo.
-
Leonardo Trindade
Essa multiplicação foi uma coisa que eu reparei simplesmente por começar a ver gente pouco afeita aos estudos passando em escolas privadas de medicina. A culpa é de quem? Da elites que querem driblar o fato de que os filhos são incapazes de passar nas universidades públicas mesmo tendo acesso ao melhor ensino.
-
Renato Letizia Garcia
Exato Querem garantir um curso altamente bem remunerado para seus filhos Vah gah bunh dhos. e in comh peh tem thes
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.