Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Sou favorável a Cota Social. Os tataranetos do odioso século dezenove que hoje não são pardos, mas têm a tez brasileira, merecem um empurrão do Poder Público para saírem da situação de miserabilidade. Ou eles não merecem ser ajudados? A Cota social é o caminho mais justo para galgar a isonomia de oportunidades. Também a Cota para o PcD. Fora daí, não haverá o embasamento para tirar, a injustiça do passado no presente.

    Responda
  2. Shieko SAKUMA

    Estranha distorção ocorre no Brasil : Enquanto que no ensino fundamental as escolas públicas são destinadas à classe pobre (os ricos vão para escolas privadas), as faculdades públicas pelo contrário, são dominadas pelos alunos de elite , pobres e negros têm que batalhar por uma vaga que seria sua por direito, por meio de cotas. (espero não ser censurada )

    Responda
  3. Ivo Ferreira

    A maioria, talvez a totalidade, se formarão em matérias com excesso de oferta de formandos e formados. Vão utilizar o diploma como enfeite.

    Responda
  4. antonio brito

    Esse desprezo ao trabalho manual é uma triste tradição. A pessoa gosta de ser cabeleireira, porém que se formar em letras. Para quê? Como professora de ensino fundamental ganhará tanto quanto trabalhando sem vínculo de emprego como cabeleireira. Deveriam dar diploma universitário junto com o batismo da criança. Resolveríamos o problema do "diploma" para cuidar do aprendizado. O movimento identitário não que acabar com o privilégio da desigualdade social, quer ser um privilegiada.

    Responda
  5. José Cardoso

    As cotas universitárias não deixam de ser uma forma (ainda que distorcida) de mitigar a injustiça dos impostos dos pobres pagarem o estudo dos ricos em universidades públicas. Acontece com frequência: o Estado interfere na economia gerando distorções que tem que ser reparadas com outras intervenções.

    Responda
    1. neli faria

      A Justiça seria a Cota Social.

  6. Emerson DeMaria

    Viva às cotas! Política pública essencial para promover equidade socioeconômica. Também saí do nada, de origem humilde mas tenho plena consciência de que a cor branca e os olhos claros da minha origem italiana me conferiram privilégios irrefutáveis. Quem deposita justiça social somente nos moldes da meritocracia é um hipócrita movido ainda pelo ranço da escravidão.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Viva esse Pretume que agora pode se educar e ascender sócio-economicamente, cara Ana. E que não desanimem: há mais do que o futebol para permitir essa subida de nível. Benza'Zeus.

    Responda
  8. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Estado que discrimina seus cidadãos em processos seletivos com base em origem e cor comete crime contra a humanidade. Não se repara crimes to passado cometendo crimes no presente. É preciso sim acabar com os privilégios de altos funcionários nos três poderes. O serviço público virou uma máquina de desigualdade. O identitarismo não leva à qualquer solução.

    Responda
  9. Emilio Bazzani

    Deveria se privilegiar capacidade e ajudar quem não tem recursos. Ajudar alguem pela cor da pele é racismo reverso. Será que o nivel das universidades brasileiras melhorou com essa turma lá? Qual o novo ranking? Meu avõ imigrante, lavrador, aprendeu oficio de pedreiro, criou um guarda livros que criou dois engenheiro que criou filhas que tem MBA e estudam no exterior. Trabalho duro e estudo.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Meu avô materno, nascido no Brasil, começou trabalhando aos doze anos de idade ; teve apenas uma filha - que se formou técnica em contabilidade , que teve dois filhos , bacharéis em ADM e Direito, o primeiro teve dois filhos , uma bacharel, mestre e doutora em sua área- hoje pesquisadora em renomada Universidade europeia , outro engenheiro e mestre em sua área . Todos estudaram .

  10. jose camargo

    Meu pensamento inicial era ler o texto na íntegra,mas assim que me deparei com a expressão "futuro melhor", parei imediatamente.

    Responda
    1. Dilson piccin

      Sinceramente, não entendi. Afinal, dar um futuro melhor aos negros é um dos objetivos das cotas.

  11. Alexandre Pereira

    A discriminação entre pobres em nome de ideologias é desumana e criminosa.

    Responda
  12. DIRCE BUZATO

    Sou a favor de cotas somente para deficientes. O demais estão aptos à disputa em pé de igualdade com os concorrentes.

    Responda
    1. Dilson piccin

      Talvez lhe falte um aprofundamento sobre o assunto. Ainda há tempo. Estude.

  13. Delzimar Irineu Silva

    A lei de cotas foi excelente para diminuir a desigualdade existentes no.pais, é claro que realmente não garante emprego, mas o aprendizado e o saber nos ensina a sair de situações difíceis na vida e melhora nossa qualidade de vida, com ou sem emprego.

    Responda
    1. DIRCE BUZATO

      Sem necessidade de cotas. Tudo depende do querer de cada um!