Mafalda Anjos > Trump, racismo e os limites da decência; veja vídeo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ettore Fellini

    A ascensão de líderes autoritários em todo o mundo é o resultado de um sistema económico e político neoliberal que está a perder força e é incapaz de lidar com as crises de desigualdade, precariedade, colapso climático e ansiedade social que ele mesmo criou. É a classe média estupida! Ela q apoia o crescimento dos lideres autoritários pq teme perder o q conquistou ( com privilegios Faculdades publicas, discriminaçao de pobres e negros no BR)

    Responda
  2. José Cardoso

    São excessos lamentáveis da democracia americana. Lincoln era também frequentemente chamado de macaco, em parte por sua aparência, mas também por sua posição quanto à abolição.

    Responda
  3. Jaime Souza

    "Assim, cada vez mais gente perde a vergonha de repetir insultos racistas, xenófobos, homofóbicos ou machistas". Aqui no Brasil os próprios presidentes da república, vide dilma e lula, são escancaradamente homofóbicos. Sendo metade de nós autistas pessoas lgbt, fomentam nosso assassinato com suas falas irresponsáveis e criminosas, e com suas omissões e vetos a políticas que nos protegeriam. Veja entrevista bizarramente transfóbica de Lula no flow recentemente. Não é muito diferente disso aí.

    Responda
    1. Júlio Azi Campos

      Esse ai , Jaime Souza, é bolsonarista. Quer apostar?

  4. Gustavo Moreira

    Aproveitando o ensejo, parabéns entusiasmados pelo verdadeiro exorcismo que foi a derrota de André Ventura!

    Responda
    1. Mafalda Anjos

      Uma vitória da moderação, do bom senso e da democracia.

  5. Gustavo Moreira

    Mafalda, bem antes de Trump perder o último filtro na linguagem o ex-"presidente" brasileiro hoje encarcerado já avaliava os negros em arrobas (medida usada no país para a pesagem de bois) e lamentava o fato de que o Brasil não era como os EUA, onde a cavalaria supostamente exterminou quase todos os indígenas. Claro que a criatura desconhece que a população indígena americana supera a brasileira, mas o culto à ignorância, diante do racismo, é uma característica secundária da extrema direita!

    Responda
  6. Cintia Klein

    Me considero esquerda moderada, e percebo que a vertente política não indica o grau de ética de uma pessoa. Assim como esse presidente racista temos políticos de direita e de esquerda deliberada ou veladamente racistas em nosso País. Pelo menos o direito ao discurso livre aqui tem o limite da lei. Nada como a lei e a punição para direcionar o comportamento de uma população.

    Responda
    1. Luciano Gomes de Moura

      Poderia mencionar um único político de esquerda que seja racista?

  7. Rafael Flávio Montanari Leme

    Penso quanto o povo que ainda apoia esses políticos da direita radical concorda com esses pensamentos nojentos. Uma vez comentei com uma apoiadora do bolsonaro que era desumano ele imitar uma asfixia e zoar os cidadãos que estavam realmente morrendo asfixiados. Essa pessoa disse que isso era fake news. Vou me perguntar pra sempre se ela realmente achava que era fake news ou se ela apenas fingia não acreditar nisso ou sei lá.

    Responda
  8. Vilarino Escobar da Costa

    Ninguém tem a menor dúvida que a extrema-direita é fas cista ! Eles sabem , apenas ainda não tiveram coragem de usar essa designação, mas em breve a estarão usando , cheios de ufanismo , bestialidade feito os na zistas de Hi tler !

    Responda
  9. Daniel Nunes

    Agora fala da esquerda radical, que chama qualquer um de racista, nazista, fascista, genocida e nada acontece. Nem uma palavra da imprensa que, assim como você, se mantém indiferente e até normaliza o que não são meros xingamentos. Pior: eles podem até defender, e operar por aparelhamento, o controle da mídia, a censura, a banição, a cassação de quem pensa diferente e até de civis inocentes que vocês também nada dizem. É mais fácil fazer côro com eles e achar que fascismo é menor que racismo.

    Responda
    1. Gustavo Moreira

      Dizer que o inominável é racista, Musk nazista, Satanyahu fascista e Tarcísio genocida não é xingar. São palavras de dicionário e têm definições claras nas quais eles se encaixam. Aliás, o inominável é um pouco de quase tudo isso. Só escapa de ser um fascista perfeito porque os mussolinianos se caracterizam pelo nacionalismo extremado, e o soluçante, como se sabe, não passa de um entreguista doido para beijar a bandeira estrelada!

    2. Duilio Bertti Junior

      Eis aqui um exemplo da Janela de Overton.

    3. Vilarino Escobar da Costa

      O racismo é tão repugnante quanto o fascismo, aliás eles vivem em simbiose mútua!

  10. neli faria

    Escrevi aqui e ali, no primeiro mês do primeiro mandato, que trump era o mais latino-americano presidente dos EUA em duzentos e tantos anos de Democracia. Fanfarrão, sem noção da grandeza do cargo e se acha mais importante do que o País. Estava tão certa que até golpe ele quis dar! Agora? Está muito pior do que antes. Hoje os estadunidenses sabem o que é ser Governado por um oportunista. O cara é tão sem noção que periga levar o mundo para a terceira guerra .E quer avacalhar o Nobel da Paz.

    Responda
    1. neli faria

      Fanfarrão, sem noção da importância do cargo, querer-se perpetuar no poder ou seja por golpe ou eleição meio lá meio cá. Nos EUA em duzentos e cinquenta anos de Democracia quantos golpes ou tentativas de golpes? Parece-me que nenhum! E nos Países latino-americanos?

    2. Flavia Sá

      Como assim presidente "latino americano"?!

  11. Carlos Amorim

    O que impõe limites é o voto. Que Trump aprenda essa no meio do mandato.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.