Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    O problema, caro Hélio, que você não aborda, é que a direita brazuca é tão anti democrática quanto a extrema direita, recusa-se a formar esse cordão sanitário e continua a flertar com os fascistas, seu único apreço é pelos seus ganhos e privilégios e enxerga na esquerda, ainda que moderada, como a do PT, uma ameaça à continuidade da concentração ignominiosa da riqueza e da renda em suas mãos.

    Responda
  2. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Isso é DEMOCRACIA. Só nas democracias é possível conversar sobre eleição e vontade popular. É preciso sempre se lembrar disso, em qualquer análise. Por exemplo, a Rus sia e a Cxi na não cabem nessa conversa.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Os extremistas de direita também não cabem, porque eles só estão esperando uma chance para entrar no governo e destruir tudo de dentro para fora, como Bolsonaro começou a fazer e Trump está fazendo. Conservadorismo não é o mesmo que autoritarismo. O primeiro pode ter voz, o segundo não.

  3. Valter Luiz Peluque

    Perfeito fecho que justifica o título. Mas o recheio do texto é um pouco ingênuo ao acreditar que a democracia liberal afasta "figuras problemáticas", em termos visto Bolsonaro aqui e Trump lá no norte. O eleitor pende ao conservadorismo, sim, porque é culturalmente educado para seguir o modelo e teme mudanças. Ou simplesmente não entende nada. Mesmo que desenvolva certa revolta ao sistema, opta pela conservação.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Correto... e o grande erro de comunicação da esquerda é a presunção de que qualquer um pode enxergar as virtudes do progressismo. Algo entre dois quintos e um terço da população está totalmente fechada com a noção de autoritarismo como estrutura de poder, e não vai largar mão desse conceito.

  4. José Cardoso

    Nesse ponto valeu o comportamento passado do partido socialista, que não respaldou a corrupção do José Sócrates, deixando-o no sereno. Assim, a união contra a extrema direita ficou mais fácil. Quando a esquerda se corrompe junto com seu líder, arrasta tudo para a lama.

    Responda
  5. THYRSO DE CARVALHO JUNIOR

    Isso é DEMOCRACIA. Só nas democracias é possível conversar sobre eleição e vontade popular. É preciso sempre se lembrar disso, em qualquer análise. Por exemplo, a Rússia e a China não cabem nessa conversa.

    Responda
  6. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    O colunista petista esqueceu de dizer que o cordão sanitário está sim varrendo a extrema esquerda de volta para a vala de esgoto na América Latina. O premier , quem realmente governa em Portugal é de Centro Direita .

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Chamar o colunista de petista mostra como a sua inteligência ficou perdida no caminho até comentar.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Bem frisado, centro direita. Em democracias saudáveis há alternancia no poder sempre que os eleitores sentem que os governantes ou partidos não conseguem mais avançar na solução dos problemas do país e isso dificilmente significa a participação da extrema direita pois todos sabem que a sua ascensão ao poder representa um grave risco para a democracia. Vala de esgoto é a extrema direita, por óbvio!

  7. Armando MOURA

    triste mesmo é o japão, cada vez mais perdido, mas flutuando em direçao alguma, querendo fugir da china. Uma ministra sem noção que quer ser eco do trump, através da bateria. Uma coisa os japoneses e trump tem em comum, eles gostam de meninas adolescentes nos seus mangás.

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Se o governo do Japão continuar de boca dura com a China, só ele perde. É a China que está no topo agora. Por sua vez, o Japão segue rico e avançado, mas não está conseguindo se renovar. E todos os vizinhos do Japão lembram o que ele fez quando tinha maior poder: atrocidades das quais até o presente dia se esquivou de pedir desculpas.

    2. Caio Monteiro

      Em outubro , parte do eleitorado brasileiro precisa tomar laxante.

  8. Guilherme Zambrana Toledo

    Existe uma porcentagem razoável da população que tem tendência autoritária e acredita em um líder, um tipo de messias (desculpe o trocadilho), que irá resolver todas as questões através do uso da força ao invés da convivência, eliminando todos os que lhe são contrários. Um bom exemplo é Trump. Um bom livro para esclarecer esse mecanismo é Estudos sobre a Personalidade Autoritária de Theodor Adorno.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Exatamente esse é o principal motivo da crise. Boa parte dessa concentração de renda se deu à dívida pública, que chegou a um nível absurdo nos países como Japão e EUA. A forma de pagar é reduzir gastos públicos, principalmente com gastos sociais e gerar superavit, como na Argentina. No final quem paga a dívida são os menos favorecidos.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O problema é que não houve descapitalização alguma nos últimos tempos, ao contrário, a riqueza nunca esteve tão concentrada.

    3. Guilherme Zambrana Toledo

      Esse tipo de líder costuma surgir em épocas de crise. Essas crises são inerentes ao sistema e são cíclicas, bem descritas por Kondratiev, e costumam ocorrer de 40 a 60 anos, que é o que está acontecendo nas grandes potências como EUA, Japão e nos principais países europeus. O reequilíbrio é obtido através da transferência de riqueza dos mais pobres para os mais abastados, um tipo de recapitalização, através principalmente da eliminação de gastos sociais tidos como supérfluos.

  9. RAULAND BORBA BATISTA

    Em país que cresce muito pouco ( 25 anos)ou fica estagnado (Dilma), cresce qualquer erva daninha, de direita ou de esquerda. O principal resíduo animal, ou vegetal , ou quimico (terra raras) é seu voto.

    Responda
  10. Luis Henrique Fellin

    "Sempre existiram eleitores de direita, mas agora eles se falam pela Internet."Acho que nenhuma explicação poderia ser mais simplista do que essa. O colunista aborda uma miríade de assuntos diariamente, mas nunca escreve uma linha sobre o sistema capitalista, que fracassa em trazer segurança econômica para a vasta maioria da população global. Essa sim é uma explicação para a ascenção da extrema direita e suas respostas fáceis para problemas sociais complexos.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Mas a extrema direita conseguiu convencer grandes contingentes de que é justamente o contrário, ou seja, que a desregulamentação total, a prevalência do laissez-faire, do capitalismo mais selvagem, é que traria melhores condições de vida para o povaréu.

  11. MARCO ANTONIO ZANFRA

    Essa teoria dos direitistas envergonhados cabe exatamente na explicação do que houve por aqui com a eleição do ainda não inelegível! A face oculta do Brasil veio à tona e a gente conheceu algumas verdades até então escamoteadas pelo 'senso de civilidade' aceitável no convívio social. Com a revelação nas urnas, o retrocesso virou percentual constante nas propostas políticas e um partido que mais se assemelha a uma facção ocupa hoje lugar de destaque no processo de devolver o país ao século 19!

    Responda
  12. Luciano Napoleão de Souza

    Por que a velha imprensa não está fazendo a cobertura da fraude nas eleições de 2020 nos EUA? Receio de reabrir uma discussão sobre as eleições fraudadas de 2022 no Brasil?

    Responda
    1. Duilio Bertti Junior

      O napa demorou 4 anos para elaborar o comentário.

    2. Franco Oliveira

      Napoleão não era louco, mas era totalitário, os que o imitam podem não ser totalitários mas certamente são loucos e infelizmente não existe remédio para a loucura, apenas vigilância e consternação. Nota: A terra não é plana

    3. IRINEU LIBRENZA

      Napi,a Zelis está magoada porque você não contatou com ela. Vai lá mano, vocês são almas gêmeas.

    4. Francisco Neto

      Talvez qual o Napoleão original, esse não bate bem das ideias.

    5. Leonardo Trindade

      Napoleão, a essas horas com papo de hospício?

  13. NACIB HETTI

    A vitória da esquerda perfumada tem importância relativa. Continua uma economia de mercado e um ótimo sítio turistico.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Faz tempo que a esquerda deixou de propor a abolição da economia de mercado. Por acaso acha que a esquerda anda propondo a adoção da ditadura do proletariado? Que tal se atualizar um pouco?

  14. Jose Souza Lopes

    Como a direita é desprovida de inteligência. Depois reclamam por serem depreciados.

    Responda
  15. Larissa Acosta

    Abriram as tampas dos bueiros e os ratos descobriram o calor do Sol. Que em 2026 consigamos empurrar essa extrema direita sectarista para a insignificância nas urnas.

    Responda
  16. Emilio Bazzani

    Elegeram um poste. Um picolé de chuchu lusitano. Não disse ao que veio. Sobrou e enfrentou o presidente do Chega, que conseguiu recorde de votos e criou a terceira força no país. Dizem, seu objetivo é ganhar as legislativas e se tornar primeiro ministro, já que o presidente é na realidade uma rainha da inglaterra, fala, fala, mas faz pouco.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nesse caso, nem tanto, como bem frisou o Hélio.

  17. MARCO ANTONIO POLISELI

    Dão razão às piadas

    Responda
  18. Luciano Napoleão de Souza

    O problema, militante, é que seu coração esquerdista exulta para um só lado. A esquerda nunca é interpretada como radical por vocês da imprensa vendida. Podem matar, invadir, depredar que são sempre moderados. Lula então, pode cometer qualquer atrocidade em suas falas que é interpretado como equivoco ou deslise. Bando de cara de pau!

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Malucão, extrema esquerda hoje seriam aqueles que ainda lutam pela abolição completa do sistema capitalista, o que incluiria o fim da propriedade privada dos meios de produção e implantação da ditadura do proletariado como forma transitória para se atingir o comunismo. Já ouviu falar disso? Tem algum partido de esquerda com representação no Congresso que defenda isso?

    2. IRINEU LIBRENZA

      Esqueceu de tomar a risperidona de novo hoje Napi?

    3. Jose Souza Lopes

      Decididamente a inteligência não é um atributo da direita.

    4. jose fior neto fior

      Típico de comentário nazi-fascista.

    5. Marcos Labareda

      Na-podridão de Souza

    6. Luiz Gustavo Amorim

      Deslize, militante fascista.

    7. Eduardo Hollanda Porto de Oliveira

      Napoleão, Napoleão, você não tem jeito mesmo…

  19. Ricardo Lobo

    O título da matéria não poderia ter sido melhor escolhido, cordão sanitário. É o que melhor se aplica às tentativas de renascimento do facismo e nazismo. O mundo está cansando desses monstros.

    Responda
  20. Hercilio Silva

    Incrível como mesmo quando acertam, nossos colunistas fingem que o problema não existe aqui. Insistem em não classificar nossa extrema direita porque seus patrões querem apoiar os radicais da extrema direita.

    Responda
  21. Fabio Almeida

    Deram a notícia da vitória dele como se fosse a eleição de um líder da galáxia. Calma, é só o Presidente num país em que ele é mera figura decorativa.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Nem tanto, como bem frisou o Hélio.

  22. Robson Oliveira oliveira

    Fernado Cruz tem total razao. 15% de imigrantes nao significam problema na Europa pois eles nunca entram de uma vez. em funcao das leis e da politicas migratório da Europa. Alem disso a direita europeia quer acabar com a migração mas nao com as causas delas que sao os contrastas que os europeus causaram em todos paises colonizados. como é o caso dos portugueses no Brasll principais responsáveis pelos nossas contrastes.

    Responda
  23. Jesus Silvestre

    Precisamos repetir o cordão sanitário aqui no Brasil. Clã bolsonazista periga desgovernar nosso país novamente .

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O problema é que aqui a direita é tão autoritária quanto a extrema e continua apoiando-a, pois enxerga na esquerda uma ameaça à continuidade do estado atual de concentração de renda e riqueza.

  24. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

    Chega de Chega!

    Responda
  25. Carlos Alberto Komora Vieira

    Eu vejo mais o esvaziamento de pautas e da Utopia proposta pela esquerda que um crescimento efetivo da direita, que muito reclama e pouco propQe. E acho que as pautas identitárias são rejeitadas por uma grande parcela do eleitorado.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ninguém mais está falando disso, inclusive porque não só as pautas identitárias não são rejeitadas pela população como já se consolidaram. Esse discurso já está velho, meu caro, a pauta principal da esquerda hoje é a redução das desigualdades sociais e econômicas, uma melhor distribuição da renda e da riqueza, que em nosso país é indecente.

  26. Amauri Costa

    Prezado, o cordão sanitário (termo usado por primeira vez na Alemanha) funciona quando a maioria da classe política se desfaz de iniquidades e consegue visualizar pouco adiante de seu nariz. Aqui, em dezoito, aliada ao poder econômico, ela teve a feliz ideia de romper esse cordão, apesar dos fartos avisos. Deu no que deu.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      O pior é que continua na mesma toada.

  27. Hélio Barbosa de MT

    Desculpe eu falar, mas você não entendeu. Ele não fala de conservadores e sim de ultradireita. São conceitos diferentes.

    Responda
    1. Hélio Barbosa de MT

      Agora eu que errei. Era para ser resposta ao Antônio Carlos. Vou colar lá.

  28. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    Para o autor democracia bis não aceita a viz conservadora? Se você morasse num país que está sendo invadido por imigrantes, partescdeles de uma religião que quer a Sharia e a Jihad? Votariam quem?

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Por favor explique sua analogia com relacao a invasao de muculmanos por que isto nao esta contecendo em Portuguel. e nao esta acontendo naa Europa que tem leis de imigaracao bastante restritivas e as vees restritivas demais, como no caso da Alemanha. Po favor leve em conta que os contrastes sociais criados pelos europeus durante a epoco dos descobrimentos, a escravidao e o colonilismo que explorou e roubou as riquesas dos paises em desenvolvimento , provocaram profundos contrastes regionais

    2. Hélio Barbosa de MT

      Desculpe eu falar, mas você não entendeu. Ele não fala de conservadores e sim de ultradireita. São conceitos diferentes.

    3. Fernando Cruz

      Quinze por cento de imigrantes não resultam em ameaça alguma. É puro racismo e xenofobia. E é engraçado ver um país que tem uma das maiores diásporas pelo mundo falar de "invasão"...