Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Osmário Mendonça

    Uma coisa que me deixa na sinuca: por que será que esta mídia, representada especialmente por Monica Bergamo da Folha e Malu Gaspar do Globo se empenham tanto em tentar imputar a Alexandre de Morais e Tófolli do STF comprometimentos com os rolos do Vorcaro/Master e nem se lembram dos figurões empresários, Ibaneis e parlamentares que chantagearam o Banco Central para aprovar a compra do Master pelo BRB?! Ninguém tem nada com isso, só o STF é culpado de tudo.

    Responda
  2. Wilson Maciel Ramos

    Realmente uma situação inacreditável, a PF deveria ter se dirigido à excelência e pedido licença para investigá-lo. A conversa entre o delegado e o ministro poderia ser algo assim: PF: excelência, há indícios de que o senhor tem o rabo preso, teríamos sua permissão para investigá-lo? Excia.: Sem dúvida, levem à frente, mas todo o material da investigação deve ser entregue diretamente à mim e será colocado em sigilo de justiça.

    Responda
  3. ALBERTO JORGE DOS SANTOS

    Uma pergunta: A polícia, qualquer que seja, investiga um crime e o suposto criminoso tem uma relação com um certo juiz, ela deve ignorar essa descoberta ou levar ao conhecimento de autoridade superior?

    Responda
  4. fausto almeida

    o povo quer saber!

    Responda
  5. Univaldo Cardoso

    É casta com direitos e privilégios que não se justificam no que eles gostam tanto de dizer que defendem: o estado democrático de direito. São a Suprema Excrescência Federal.

    Responda
  6. Carlos Figueiredo

    Chamam isso de democracia. No mínimo existem duas catas diferentes

    Responda
  7. José M Leal

    A anormalidade é tamanha na Suprema Corte que a Casta de ministros já invoca para si o privilégio inconstitucional de serem diferentes perante a Lei. Eles têm o direito de praticar crimes e se enriquecerem ilicitamente sem serem incomodados ou investigados, a não ser que autorizem. Só no Brasil ladrões iriam autorizar a investigação deles próprios.

    Responda
  8. João Francisco dos Santos

    Se a PF e a Receita fossem livres para investigar, como previsto na legislação, mas sem a influência política nesses órgãos, teríamos o panorama escancarado da realidade do domínio do Estado para poucos.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Infelizmente, o único lugar do mundo que pune de maneira igual as pessoas é a China. Até por isso, USA e Europa sempre a taxaram de autoritária. O normal é o rico nascer com a carta de saída livre da cadeia.

    2. José M Leal

      Exatamente

  9. antonio mateos

    Imagina se os delegados federais criticassem o STF por soltar o André do Rap, por tentar inovar na custódia de material aprendido etc e tal.

    Responda
  10. elias lopes

    STF investiga, mas não pode ser investigado! Piada? Igual os amigos do congresso tentaram provar com a PEC da Blindagem! Brasil: o país dos privilegiados!

    Responda
  11. Arnaldo Teodoro

    Independente do cidadão ser de esquerda ou direita, a imagem que o STF transmite a sociedade é de um instituição infectada diante de tantas denúncias envolvendo esses ministros; e pior é congresso nacional que não se pronuncia.

    Responda
  12. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Só faltou a reportagem informar o embasamento legal dessa queixa do STF. Afinal, a lei determina isso ou não? O cidadão comum pode ser investigado sem prévia autorização judicial, por que funcionários públicos seriam diferentes?

    Responda
    1. José M Leal

      A Casta invoca o direito para si de corromper e se enriquecer ilicitamente sem serem investigados, a não ser que eles próprios autorizem.

  13. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Tem membro do STF questionando investigação uma vez que não foi solicitado autorização a Deus

    Responda
    1. fausto almeida

      lembrando que membro do ministério público acha que é deus e magistrado tem certeza que é. na dúvida pergunte para o dallagnol e moro.

  14. Francisco Luiz Carvalho Sobrinho Francisco

    Constitui abuso de autoridade me investigarem sem autorização prévia da minha mama

    Responda
  15. fausto almeida

    dormir com minha mãe todos querem, mas com meu pai nem pensar!

    Responda
    1. Arnaldo Teodoro

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk boa!

    2. Caio Monteiro

      Um dos telhados de vidro quebrou. E agora ?

  16. PEDRO TEIXEIRA

    Salvo raras exceções, nosso judiciário sempre foi uma vergonha nacional, comportam-se como verdadeiros marajás e intocáveis. a má conduta e corporativismo no judiciário é endêmica, a todo momento eles criam regras e leis para favorecer financeiramente a classe, basta abrir o contracheque de cada juiz para constatarmos os absurdos. Como que um cara que ganha um salário aproximado de R$ 50.000,00 pode receber auxilio refeição, apenas de salario, abono permanência, Gratificação natalina, Etc.

    Responda
  17. fausto almeida

    uai, eles mesmos não se investigam! uai, querem dar autorização para que seus membros sejam investigados, mas investigam membros do legislativo sem autorização deles. olha o ditado aí gente: faça o que eu mando mas não olhe o que eu faço.

    Responda
  18. Carlos Eduardo Cunha

    Um absurdo quererem parar a investigação da PF para descortinar malfeitos nos 3 poderes no Brasil . Cortaram a limpeza que a Lava Jato vinha fazendo exatamente quando iam investigar possíveis desvios da ética e da finalidade da Corte . Quem deve controlar os demandos de ministros da corte?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Não foi isso! Quando as investigações começaram a atingir altos membros da direita resolveram “estancar a sangria, com o Supremo, com tudo”. Frase de um político de direita. Que pode ser lida assim: a lava jato era para pegar Lula e o PT, não nós, chega dessa brincadeira.

  19. Waldir Roque Maffei

    Tem que investigar sim, sem encobertar essas maracutaias.

    Responda
  20. Helio Araujo

    A lei pro cidadão não é a mesma para as autoridades. Precisa dizer mais alguma coisa?

    Responda
  21. ROBERTO JOSE BITTENCOURT

    Se ao investigar um banqueiro picareta por fraudes sistêmicas, a PF encontra indícios robustos de alguma ligação do juiz da Suprema Corte, relator do caso, com esse banqueiro e entrega um relatório ao presidente da Corte, a meu ver, não merece críticas, senão elogios. Parabéns à Policia Federal!

    Responda
  22. julio salles

    O nome do Tosco apareceu na conversa do Vorcaro e seu cunhado, e isso foi informado ao STF. Provavelmente a PF analisou ou cruzou as informações antes de enviar, quem faria diferente? Porque o STF impediria uma investigação para esclarecer essa situação?!

    Responda
  23. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Ah claro. Deveria ter perguntado antes se Toffoli deixava revelar suas conexões. Gente, a produção de óleo de peroba deve aumentar esse ano. A demanda está alta no resort com suíte mater.

    Responda
  24. emerson mercer

    Só nesse Pais mesmo , onde a lei é feita para proteger os poderosos. Então quer dizer que eles podem pintar e bordar, e a policia tem que ter autorização judicial para investigar ? Se achar algo errado tem que pedir autorização para revelar a laudo da investigação? Parece piada de mal gosto. Senhor do céu , vejo tanta coisa errada nessa democracia que prefiro a monarquia.

    Responda
  25. Manoel Marcilio Sanches

    A função da PF é investigar. Ou seja, seguir o caminho do dinheiro nesse caso. Se uns dos caminhos passa por Toffoli qual o problema em cruzar dados?

    Responda
  26. Carlos Ernesto de Oliveira

    Vamos torcer para que a PF tenha a mesma excelente postura, e mande ao executivo e ao legislativo evidências encontradas contra membros destes dois poderes, mas com cópia para a imprensa.......não precisa detalhar, apenas avisar que mandou....opa, acordei, estava sonhando.....

    Responda
  27. Leonardo Trindade

    Quer dizer que o indicado pelo Bolsonaro como terrivelmente evangélico do justamente o ministro que se manifestou de forma mais dura contra a investigação ao STF? Quem poderia imaginar?!

    Responda
    1. Acacio J K Caldeira

      É a tal da Teologia da Prosperidade.

  28. LENA T M F LEVI

    Todos são iguais perante a lei! Portanto, se a investigação alcançou o Min. Dias Toffoli, aí mesmo é q não deve haver autorização específica! Onde fica a segurança institucional do País? Ele não respeitou a liturgia do cargo q ocupa. O Min. Fachin está certíssimo em instituir o Código de Conduta para os ministros do Supremo Tribunal Federal. É temerário os integrantes da Corte Suprema do País continuarem sem balizamentos morais, uma vez que o cargo ainda é vitalício!!!!

    Responda
  29. Eduardo Galvao

    A que ponto chegam esses quebradores das leis: para que sejam investigados, precisam da autorização dos próprios pares. Onde a lei prevê tamanha distorção? Criaram esse mecanismo para operar sob suspeita, porém com ainda mais liberdade. É um escárnio. Um completo absurdo

    Responda
  30. Gus Rocha

    Fulano é o principal suspeito de um crime. Mas para que Fulano seja investigado, é preciso que a polícia peça autorização à família dele. Enquanto isso, os autos ficam guardados com o pai de fulano, que designará como relator um dos irmãos de Fulano, que decretará sigilo absoluto e controlará todo o inquérito. Na sequência, o inquérito é remetido ao vizinho, amigo da família, que decidirá se oferece a denúncia. Se oferecida, a família de fulano decidirá se recebe a denúncia e julga Fulano.

    Responda
    1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Que fulano afortunado.

  31. Rubens Ventura

    Na República Corporativa do Brasil é assim mesmo grupos se protegem, queriam o que a PF viu o ilícito e deveria ter fechado os olhos? Tofolli omitiu patrimônio e fez negócio com quem deu um rombo de mais de 50 bilhões de reais.

    Responda
  32. Waldemar Stocco

    mas quem disse que a PF investigou? se estava investigando um crime, e nos celulares do vorcaro achou algo que comprometa qq um, é dever deles continuarem a investigação não?

    Responda
  33. Erison Conrado

    Que bizarrice! Precisa- se de autorização do próprio órgão a ser investigado.

    Responda
    1. Caio Monteiro

      Isso chama-se auto proteção Selbstschutz

    2. Marcia Ferreira

      Puro e descarado corporativismo!

  34. MARIA F LUPORINI

    Muita fumaça da Mô ni ca Ber ga mo sem fogo nenhum. Os dez ministros afastaram o relator, validaram o relatório da Pf acatando a suspeição de um deles e a investigação da polícia federal continua com independência e autonomia. Reclamar qualquer um pode, mas existe algum ato do Stf contra a polícia federal ou cerceando as investigações? Não. Então Do na M ô nica quer transformar chorume em algo concreto que não ocorreu. Na prática, o Brasil dá lição. Época excelente.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Agradeço o elogio, sou mesmo, com humildade, culta e inteligente. A missão que dei para mim mesma há anos, desde que um suj e ito m ato u milhares de pessoas desacreditando de va ci nas, foi impedir a volta da extrema-direita ao poder no Brasil. Nada pode ser pior do que aquilo. Então pense nisso quando estiver refletindo sobre o que me motiva a estar aqui por horas todos os dias.

    2. Rai Giovanni

      Sr Marcos a Sr ainda perde tempo em refutar esses militantes da extrema esquerda Com certeza é gente do sindicato e deve trabalhar em algum órgão do governo.

    3. Marcos Soares

      Nervoso não Maria. Só um curioso da psique humana. Interessante como uma mulher que creio ser culta e inteligente, pode ser enviesada a ponto de criar um universo paralelo imaginário, onde multiplica os defeitos de quem não gosta, e divide centenas de vezes os defeitos dos que tem como ídolos.

    4. MARIA F LUPORINI

      Marcos sempre nervoso quando as instituições funcionam no Brasil. É assim mesmo que se faz, se investiga e se limpa e, com o tempo, o país muda. Se outros governos tivessem feito o mesmo, talvez hoje o Brasil estaria bem melhor. Agora, transformar investigação, punição e limpeza das instituições em coisa ruim, não vou deixar você fazer não. Corrupção é deixar rolar e interferir, como todo mundo sabe quem, fez.

    5. Marcos Soares

      Maria voltou ao modo normal/ alienada nivel hard. Tudo certo no Brasil da Maria. Todas as instituições funcionando perfeitamente. Nenhum ministro pegando carona com adv. de investigado, nomeando peritos, colocando sigilo, dificultando as investigações, ou esposa recebendo milhoes para defender quem pode ser julgado pelo marido. Tofolli saiu por livre espontânea vontade, de forma nada suspeita.

  35. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Parabéns a Polícia Feferal.Gilmar, Moraes e Tofolli deveriam estar presos!

    Responda
  36. QUIRINO DE OLIVEIRA MINOSSI

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. neli faria

      O que o Exército tem a ver? Os caras não expulsaram o mau militar, não têm que bedelhar no Brasil. Péssimos servidores públicos quem tenta dar golpe. Mas, sou Justa. O Maior erro da História do Exército não foram os Golpes da República, de Trinta ou de Sessenta e Quatro. O maior erro foi ter deixado o Mau Militar nas fileiras. terrivelmente mau presidente da República e ainda propiciou a eleição de lula.

    2. MARIA F LUPORINI

      De novo, Marcos? Tarcísio recebeu dois milhões de doação do pastor Zettel, primo de Vorcaro, nas últimas eleições, e Bolsonaro, três milhões. Não disse que são culpados, disse que devem ser investigados também. Já Moraes não interferiu em nada, o caso andou com independência e autonomia, não vão enredar o ministro para aliviar para Bolsonaro. Mas, não me preocupo, Moraes peitou Trump, não vai ser a mídia da Faria Lima que vai pará-lo de julgar a trama gol pi sta.

    3. Marcos Soares

      As investigações estão só começando e a Maria já sabe que o Tarciso é culpado e o Moraes não tentou interferir em nada. Pra que gastamos uma fortunaem impostos com a PF, é só perguntar pra Maria.

    4. Ederson Macieira

      Golpista não aprende mesmo. Quase 1000 condenados por tentativa de golpe e, ainda assim, vem o cidadão dizer que os militares deveriam tomar o poder. O golpismo está na genética desse povo.

    5. MARIA F LUPORINI

      Por que Alexandre de Moraes? O que Moraes fez para ser suspeito no caso do Banco Master? Já ficou provado que Moraes jamais interferiu em nada, com esposa ou sem esposa, o Banco foi fechado e o Vorcaro foi preso e toda reunião foi sobre a aplicação da lei Magnistky. Gilmar também não tem suspeição alguma. O único estranho era Toffoli, devidamente afastado da relatoria.

  37. Eduardo Freitas

    Agora querem culpar a polícia federal? A PF está investigando o banco do crime Master. O sujeito é que apareceu envolvido nesse escândalo até o pescoço.

    Responda
  38. Leonidas Scholz

    Consideram-se intocáveis! "Demissão" geral. "Dissolução" dessa corte palaciana. Salvo por uma ou outra decisão, só tem feito mal à Nação.

    Responda
  39. Valter Luiz Peluque

    Se a investigação esbarra em um ministro, então ela deve ser interrompida? Precisamos lembrar sempre que nenhum cidadão está acima de qualquer suspeita. A saída de Toffoli deste caso era mais que necessária. Se ele tivesse deixado correr o caso na primeira instância poderia ter evitado todos esses dissabores ao STF.

    Responda
  40. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    A arrogância e a desonestidade de alguns membros do STF, que têm a certeza da impunidade alimentada pelo "espírito de corpo", tornaram-se evidentes para a população brasileira. Todos os "supremos" que enriqueceram, ano a ano, devem ser investigados, como se faz com qualquer SERVIDOR PÚBLICO mais esperto que a esperteza. Seu mandato vitalício deve acabar? A indicação viciosa do Presidente da República deve acabar?

    Responda
  41. lenise de souza ferreira

    Vergonha deste supremo . Daqui a pouco até @ss@ssin@tos podem ser cometidos e não investigados.

    Responda
  42. welton Malheiros

    O grande problema então é a PF. A roubalheira cometida pelo estagiário do STF fica em segundo plano pois a polícia não devia ter descoberto isso. A revolta não foi contra a ladroagem e sim porque tiveram a ousadia de encontrar o ladrão. Fim dos tempos.

    Responda
  43. Samuel Fagundes

    Eles não iam autorizar nunca. Igual aos "nobres e honestos" deputados e senadores. Essas castas se protegem, esse corporativismo mata o Brasil. Eles se fecham e se protegem, sempre. Agora, vai um pobre pisar na bola, cadeia e miséria pros pobres, sempre.

    Responda
  44. LUIZ ANTONIO QUEIROZ DE ARAUJO

    Ninguém está acima da Lei, inclusive Ministros do STF. Um cidadão comum teria sua vida e dos seus parentes profundamente investigada. Porque um Ministro não poderia ser investigado ? Quem não deve não teme, muito suspeita a atuação do Ministro.

    Responda
  45. Carlos Eduardo Souza Schneider

    Houve autorização judicial sim Senhores Ministros! O próprio Ministro autorizou a investigação e ao autorizá-la, como Ministro do STF e sabedor dos fatos dos quais participou, sem que ninguém deles soubesse, autorizou indiretamente a sua própria investigação! Pensou o que? Que por ser o ente autorizador seria excluído dos fatos? Estamos numa República minha gente, parabéns a PF.

    Responda
  46. Albert BRASIL

    Curiosíssimo para saber a opinião do grupo de advogados "Prerrogativas" (Prerrô para os intimos") a respeito dessa grave injustiça contra Dias Toffoli. Afinal, existe quebra da minucia da letra da lei. Garantistas não aceitam isso . O Toffoli deve ter grana suficiente para contratá-los. E então, tudo será anulado. E o Toffoli poderá gozar seus capitais junto com seus amigos condenados pela Lava-jato, e descondenados pela turma Prerrô/Toffoli

    Responda
  47. ramon perez

    Então toda facção deve dar seu ok pra investigar um membro seu?

    Responda
  48. Newton Rafael Zuppo

    Os membros do STF não estão acima da lei. É óbvio que qualquer pedido de autorização de investigação de um juiz do STF sempre será negado, pois o corporativismo e a autoproteção do grupo tem se mostrado muito grande. Dessa forma, a polícia está correta em sua conduta. Além disso, quem não deve não teme.

    Responda
  49. Carlos Silva

    Daqui a pouco dirão que foi a PF que cometeu um ato ilícito, investigando um ilibado ser de luz. Me poupem de mais essa vergonha! Está casa de ministros está podre, podendo cair na cabeça deles!

    Responda
  50. ELISEU ROSENDO N VICIANA

    Se numa investigação a política encontra indícios de outro crime, é seu dever investigar SIM! Os interesses da sociedade e do bem comum se sobrepõe aos particulares, quaisquer que seja. É a base da democracia e de uma sociedade sã.

    Responda