Opinião > Cuba na corda bamba Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Aguardando o editorial das Folha sobre o completo fracasso nas argentina da polÃtica que ela defende para cá.
Quem avalia o governo Milei é o povo. Lá as eleições não são com partido único. Sabia disso?
Muito estranho Ãmprobo cubano ainda se submeter a ditadura em Cuba, !! Pós queda da URSS já podiam ter arrancado aquele ditador , aà o figura morre e o povo aceita o continuÃsmo. ? E hoje então ? Podem derrubar com um “ Pei do “ a ditadura falida , e estão perdendo a chance de ter a valoriza ajuda do Trump ! Pois só os “ sem noção “ de Nova York , ou os “ Maria sofá”do Brasil pra defender esse regime , de dentro de suas universidades protegidos, ou nos sofás com ar condicionado da “ Mamy”
Tudo o que vc diz ser estranho só prova que suas premissas são falsas.
Cu-ba só vai dar certo que a esquerdopati que reina lá morrer!
Interessante a firma comi a Folha vê Cuba. ClRo wue Cuba não necessita novos padrinhos. Necessita sim ter liberdade comercial para se abrir ao mundo. O editorial mal fez menção ao embargo econômico imposto pelos EUA há décadas, sufocanfo a ilha, por não seguir os ditames do império. Cuba resiste porque tem um povo consciente de sua revolução, de que valores solidários e humanistas são maiores do que a mesauinharia capitalista.
.cada povo tem o governante que merece!
IncrÃvel como essa ilha incomoda. Rs
Depois de décadas e décadas vivendo de subsÃdios estrangeiros, Cuba não criou nenhuma infra estrutura, não plantam, não aproveitam a luz solar pra produzir energia. Nada. Um governo completamente inoperante.
Já passou da hora dos cubanos experimentarem uma nova forma de governo, que seja realmente democrático e não uma nova ditadura, quer ser da direita ou esquerda.
Um governo capitalista que o(prima) o trabalho e facilite para o capital se impor, concentrando renda e dizendo amém ao império, né?! E também que jogue no li-do todas as conquistas sociais como a educação plena, a saúde gratuita e plena, a própria consciência de uma nação . Quem sabe deixe as bets rolarem e suprima a aposentadoria.
Por trás de discurso democrático, pode haver desejo de matar a visão de mundo do outro, pelo simples fato se estar vinculado à lógica social. Cuba pode estar na contramão até da democracia interna, mas o trumpismo ataca a democracia mundial diretamente.
Podem reparar como as coisas mudaram. Já não encontramos mais o vai pra Cuba, quando defendemos a ilha. Todos sabem que hoje o grande risco é ir para os EUA e acabar preso e deportado para El Salvador.
...nao precisa ir nem para cuba nem para os eua, quem quiser pode ir para aquele lugar.....
Isso, a mesma estratégia que você usa. Mas se você quiser ser diferente abra uma mensagem debatendo a ideia que eu também debato a ideia, aà você verá que tenho argumentos. Pelo que vi você é inteligente, só está contaminado, assim como eu, pela polarização da Internet, na qual o importante é desfazer do debatedor contrário e não pelo que está sendo discutido.
Entendi. Em vez de refutar a ideia, você decidiu explicar por que não vai refutar. Também é uma estratégia
Marcos, estou debatendo o debatedor porque você faz o mesmo, taxou quem pensa diferente de um monte de coisas, como petralha, branco, privilegiadao, experimente abrir um tópico de ideias que eu debato ideias.
Francisco, curiosoÂ… você chama de “frase de efeito”, mas não respondeu a nenhuma delas. Debate de nÃvel não é dizer que o argumento é ruim — é explicar por quê. Até agora você está debatendo o debatedor, não o argumento
Por isso falo que o raciocÃnio do Marcos Soares é sofrÃvel, usa de frases de efeito para defender o que pensa, não está preparado para um debate de nÃvel.
Vai pra Cuba Marcelo. Os Eua são tão ruins, que as pessoas querem ficar de qualquer jeito, mesmo correndo risco de serem deportadas. Cuba é tão bom, que as pessoas querem fugir e o governo não deixa.
Petralhas defendem ao mesmo tempo Cuba e a democracia. Haja hipocrisia.
Obrigado, Francisco. Às vezes acontece mesmo: quando alguém faz uma pergunta inteligente, surge uma resposta inteligente. É uma dinâmica curiosa — talvez por isso você tenha estranhado
Mas parabéns pelo seu último comentário, aà sim, você usou argumentos ao invés de taxar os outros que você não conhece de algo que você não sabe.
Vi, Marcos, o nÃvel de argumento do Marcelo é o dobro melhor que o meu e dez vezes melhor que o seu.
Marcelo, a diferença é simples: em um lugar você protesta contra o governo e depois volta pra casa, no outro, o governo decide se você ainda poderá protestar amanhã. Criticar ação policial em uma democracia é discutir excessos do sistema. Criticar o regime numa ditadura é questionar a existência do próprio sistema. Misturar as duas coisas parece mais confusão conceitual do que comparação. PS. Francisco, viu a diferença de nÃvel de argumento do Marcelo para o seu ?
Prezado Marcos, me esforço para entender as suas colocações, mas me ocorreu de perguntar-lhe qual a diferença entre um cubano sair às ruas com um cartaz contra a ditadura e um estadunidense, de preferência em Minneapolis sair às ruas com um cartaz contra o ICE?
Que bom que você tem experiência de como aumentar a glicose quando está bêbhado.
Kkkk. Que questão sobre soberania ? Você fez alguma pergunta? Beba algo doce, aumenta a Glicose, faz o álcool sair mais rápido da corrente sanguÃnea.
Igualmente você tergiversou, não respondeu à questão da soberania, só chamou de petralha os que defendem a soberania de Cuba.
Bebendo ja cedo Francisco ? Fiz um comentário geral sobre as opiniões petralhas. Você que respondeu dizendo que sou bolsonarista. Nem sabia que vc existia em que momento eu disse vc falou que Cuba é uma democracia? Que tal atacar o que eu escrevo e não um espantalho criado por sua mente patológicamente ideologizada ? PS. Não respondeu a nenhum dos questionamento anterior, apenas tergiversou.
Da mesma forma: aponte onde eu disse que Cuba é uma democracia. Defendi a soberania. Você não é diferente de quem você critica.
Concordo Francisco. Aponte quem defendeu o Bozo nesse espaço para que possamos mostrar a ele os crimes que aquele cometeu. O que ? Ninguém? Vc está atacando um espantalho pra fugir de suas incoerências?
Hipocrisia é defender o Bozo e a democracia.
Sempre bom lembrar as petralhas, em sua maioria funcionários públicos, brancos, cheios de privilégios, morando em apartamentos seguros e usando iphones feitos pelos imperialistas: vão pra Cuba. Lá é o paraÃso. O governo é bonzinho, se não gostarem de algo, podem protestar a vontade, não haverá perseguições contra vocês. Lá tem igualdade pra todos, nunca que os funcionários do governo têm vida de rei e o povo vida de mendigo. Vão pra lá, deixem a vida privilegiada que tem.
Estou falando que seu raciocÃnio é sofrÃvel, me taxou de petralha e QI baixo, nenhuma coisa nem outra, você é aquilo que você critica, te falta raciocÃnio para um debate de nÃvel.
Sim Francisco, o que escrevo, adivinha, vem da minha mente. O que é muito diferente de critica-lo por coisas que voce não escreveu, que é o que voce faz. Mas acho melhor parar. Argumentar com voce ja me deve ter levado alguns pontos de Qi. PS. Ainda sobre o perfil petralha da Folha,embora enviesado e doentios, costumam escrever e colocar suas ideias tortas com precisão e ótimo raciocÃnio. Você não se encaixa nesse perfil. Se encaixa no petralha raivoso com Qi baixo, meio raro nesse espaço.
Seu raciocÃnio também é sofrÃvel, taxou quem pensa diferente de você de um punhado de coisas.
O que tem a ver a descrição que fiz do tipico petralha com alguem criticar algo que nao escrevi ? Tem petralha nesse espaco, que, apesar do vies, escreve muito bem. Sobre voce recomendo tentar outra coisa, seu raciocÃnio é sofrivel.
Você também criou coisas na sua mente, disse que defensores de Cuba são petralhas, funcionários públicos, branco e com privilégios. Você tambem criou um espantalho na sua mente.
Francisco, já nem tô achando você desonesto intelectualmente, tá mais pra dislexia, baixissima cognição e péssima interpretação de texto. Aonde eu disse que quem discorda dos EUA é comunista ? Terceiro espantalho que ataca em 5 minutos. Dica, tente reler varias vezes meus comentários com atenção, se conseguir entender, refute o que escrevi, não as coisas que sua mente acha que escrevi.
Você já colocou quem é "petralha" como funcionário público, branco e com privilégios, então quando alguém te colocar algo que você não disse, não reclame, porque você age igual.
Igual você, Marcos, discordou dos Estados Unidos é comunista, você não é diferente de quem você critica.
Apareceu o primeiro privilegiado ofendidinho que comenta da sua cobertura e com seu iPhone. Paradoxo né Francisco, os Eua são tão ruins que as pessoas são expulsas, pois querem continuar lá. Cuba é tão boa que o governo não deixa o povo ir embora. E repete o mesmo mantra do petralha tÃpico de qi 83: falou algo que ele discorda, automaticamente vc é bolsonarista.
Sempre bom lembrar aos bozoloides que nem todos que defendem Cuba são comunistas, mas defensores da soberania do paÃs. Falando nisso, os bozolinos não podem ir aos Estados Unidos porque o Trampi manda o ICE para cima, nem o Ãdolo de vocês querem vocês lá.
Em cuba só há três coisas que funcionam: saúde, educação e segurança.
Todas precariamente... É interessante comparar Cuba com Portugal: ambos têm quase a mesma área e população e eram ditaduras antes de receberem bilhões da ex-URSS e União Europeia, desde que aderissem a seus sistemas de governo: comunismo e capitalismo, respectivamente. Veja como estão agora, lembrando que o Portugal de Salazar era muito mais atrasado do que a Cuba de Batista. Portugal tem saúde, educação, segurança melhores que Cuba além de liberdade, progresso, direitos humanos, etc.
Deixem o povo cubano viver em paz. O que os gringos querem é indenização pelo que perderam em 1959. Fora yanques.
Interessante a indignação seletiva dos comunistas de dúplex. Faz mais de seis decadas que a população sofre com esse regime totalitário e agora se preocupam com o embargo de petróleo. Falta de liberdade de expressão, perseguição, tortura e morte de jornalistas e homossexuais, escassez crônica de alimentos e produtos básicos são temas laterais para esses comunistas de dúplex. E sempre a mesma desculpa para o fracasso do regime: embargo. Esse é um espantalho usado pelos dois lados.
Que tÃtulo mesquinho a Folha coloca, como se o imperialismo estadunidense, genocida e assassino, não fosse o responsável pela tragédia.
Não (Eisenhower) se (Kennedy) preocupem (Jonhson), o (Nixon) regime (Ford) comunista (Jimmy Carter) cubano (Reagan) de (Bush pai) Fidel (Clinton) Castro (Bush filho) vai (Obama) ser (Trump I) derrubado (Biden) logo (Trump II).
O resumo do artigo é. Cuba segue sendo pressionada por sanções e boicotes. Não se aceita a ilha que recusou seu papel de bordel e cassino americano e quis dar vida melhor a seu povo. Se o mundo negociar com Cuba o modelo que já fez muito pode ir mais longe. Tentam jogar no modelo a culpa pelas sanções.
O que está errado é conhecido. Negar o que deu certo é opção. Como disseram uma vez só educação e saúde funcionam. Não tem 10 marcas de iogurte. Até a saúde está ameaçada pelas sanções, falta energia com a sonegação da venda de petróleo. Quanto ao tema citado não vivemos no paÃs que mais mata no mundo?
Falei, falei mas esqueci de apontar melhorias para os cubanos, após tantos anos de "revolución": nas primeiras décadas depois de Fidel tomar o poder, homossexuais eram enviados para campos de reeducação para se transformarem no "novo homem socialista". Agora deve estar melhor mas já foi bem pior: o tratamento aplicado pelo assassino Guevara consistia na execução sumária de gays. Pois é, quem disse que Cuba não evoluiu?
O turismo sexual em Cuba vai de vento em popa, só foi trocado o americano classe média pelo operário alemão ou italiano. Quanto a querer "dar vida melhor a seu povo", basta ver os cortiços, as "libretas" de racionamento de alimentos, as penas absurdas (25 anos) para os jovens que participaram de protestos pacÃficos, a negação de direitos humanos mais básicos como ir e vir, expressão, etc. Enfim, Cuba é um sucesso... mas só para sua classe dirigente!
Caramba. Peça de marketing ideológico??? Fala seu folha. Problemas cognitivos dos editores ou vosso marketing ideológico?
Na última conversa entre Xi e Trump, o Xi sussurrou ao ouvido do Trump: ...o Taiwan pode ficar sem petróleo também...
A Cuba não cai. Não existe golpe sem o apoio da população. E a população cubana não quer voltar a ser carregadora de malas e um prós/tibulo barato. Eles tem muita consciência disso.
Dizer que “Cuba necessita de novos padrinhos” reduz um paÃs a afilhado geopolÃtico. Não é análise: é tutela. Parte-se da premissa de que a ilha só respira sob proteção externa e que seu destino depende da reação da Casa Branca. Soberania vira patrocÃnio, como se a polÃtica internacional fosse feira de guardiões.
Corrija-se o excesso: soberania não absolve ineficiência interna nem autoritarismo. Cuba não precisa de padrinho, mas de autonomia responsável — inclusive para arcar com seus próprios erros. Tratá-la como menor sob tutela alheia é simplificação cômoda; ignorar suas falhas estruturais também seria.
Grande parte do sofrimento do povo cubano ante aos subsequentes ditadores é da velha imprensa aparelhada pelo esquerdismo. Toda matéria sobre a ilha presÃdio traz o cuidado de não condenar a ditadura e não chamar pelo nome ditadores sanguinários da ilha.
O governo da Delcy Rodrigues em Caracas não é vassalo.
O embargo dos EUA é cruel e inócuo e tem duas consequências trágicas: penaliza a população e dá aos tiranos uma ótima desculpa para sua incompetência e suas arbitrariedades. "Luta contra o imperialismo" é a versão da esquerda para "luta contra o comunismo" usada pelo regime militar brasileiro e reciclada pelo bolsonarismo. Sob esse pretexto, prendem, torturam, censuram, matam e quem protestar, mesmo pacificamente, é condenado a penas absurdas de 25 anos de detenção. E quantos parrrvus a apoiam!
Onde está a ONU, Nações Unidas, Tribunal de Haia que permite que um paÃs escravize o outro a ponto de impedir transações comerciais até levar esse povo a inanição? O mundo precisa se unir para cortar as asas desse monstro antes que ele leve o mundo a terceira guerra mundial.
"conversão do embargo americano em peça de marketing ideológico" é muita sacanagem eim...Ainda bem que o leitor não é tosquimho como acham
Até que o textinho não ia tão mal, esperava coisa pior. Mas quando chega aÃ, torna-se o que se esperava.
"peça de marketing ideológico"? Haja enviesamento...
Como qualquer ditadura, cometem tantas atrocidades, que mesmo sem osso para roer, defendem o poder com o sangue e a fome da população. Sem anistia para os traidores da pátria, que queriam nos impor esse tipo de regime.
Meldels...logo cedo uma dessas...vou denunciar esse comentário por ódio às sinapses
O quê se pode esperar do único paÃs do mundo que lançou bombas atômicas sobre populações civis, com os únicos motivos de testar a bomba e mostrar força bélica? Essa foi apenas uma das diversas atrocidades que esse paÃs cometeu.
É triste o fim do Direito Internacional. A punição coletiva das populações se tornou arma legÃtima para para fazer a vontade dos paÃses poderosos. Voltamos à barbárie nas relações internacionais e as nações assistem a tudo passivamente.
O recente crime terrÃvel do pai que assassinou os filhos, para que a mãe fosse destruÃda emocional, psÃquica e socialmente é a mais adequada imagem da polÃtica dos EUA, com democratas e republicanos à frente, alternadamente, há 6 décadas contra Cuba. O fato de que Cuba decidiu ser soberana, decidiu sai de baixo das botas gringas, é seu "crime"; a ele segue o verdadeiro crime dos tiranos de Washington.
*decidiu sair, bem entendido.
Bom dia! É lamentável tudo isso que está acontencendo nesse paÃs, alguma ação tem que ser feita para amenizar a situação desse povo.
A melhor ação pode ser executada pelo próprio povo cubano: a derrubada do regime e a instauração da democracia.
Nenhum Estado nas Américas conta com tanta fusão com a própria população como Cuba. Na verdade, é o único. A nova geração está engajada com os objetivos patrióticos e democráticos (e não se assustem, pois democracia é mais do que formalidades rituais) da revolução de 1959. Seis décadas de embargo! E o problema é a revolução? Não, senhores. Se a revolução fosse nela mesma o problema, por que a necessidade de tantas agressões? Por que os defensores de "livre mercado" impedem Cuba de comercializar?
O fato de saber que o objetivo é tornar a ilha mais um resort do trump deve ajudar a resistência ao sÃtio submetido. Força aos cubanos.
Quanta maldade deste cara com um povo cubano!
Ora, o Laranjão começou a martirizar o povo cubano no ano passado; os irmãos Castro e seus fantoches fazem isso há mais de 60 anos. Não dá para comparar...
Ouço esta história faz 60 anos, Cuba sobreviveu a todos estes massacres. O Sabujo do Tio San está velho , doente, qubrado e cansado, não será agora que o paraiso sustentável de Cuba irá se esfacelar, avante povo Cubano.
Repito seu brado e complemento: "Avante, povo cubano, ponha abaixo essa ditadura e instaure a democracia!"
Faltou estudar historia em fsp? Geopolitica entao passou longe. Embargo ilegal de decadas e a causa da escassez de energia é o golpe dos EUA na venezuela?
É estarrecedor que o editorial ignore quase que por completo a causa principal dos problemas que Cuba vive hoje: a crueldade com que os EUA fecham o cerco, ameaçando com sanções quem fornecer petróleo à ilha. Ao enfatizar o caráter ditatorial do regime ali vigente, termina por deixar implÃcita a ideia de que a culpa é da vÃtima: será que acreditam que a intenção do regime ditatorial de trump é transformar Cuba numa democracia?
A fake news é proposital, para criar um discurso de apagamento da História e justificar os atos imperiais de Trump. O corpo editorial da Folha não costuma se dar ao respeito, pois já perderam a vergonha há décadas.
Viveram 65 anos de bolsa-esmola, não conseguem andar com as próprias pernas, povo miserável e dirigentes milionários, esse de fato é o falso socialismo.
Errado, meu caro! Esse é o verdadeiro socialismo! Um sistema de governo incapaz de gerar renda e, não satisfeito com isso, ainda oprime a população.
Já estás embriagado a esta hora?
A Argentina está muito pior que Cuba,com o povo nas ruas protestando diariamente, mas a sabujice do Folha não permite crÃticas por Milei seguir a risca as ordens dos patrões dos Estados Unidos,
Povo nas ruas protestando ; eis a diferença.
Com tantas décadas de peronismo não será fácil voltar à normalidade. Ainda vem que o Brasil está no nÃvel de Uruguai e Chile, pois é.
Começarão a morrer criancinhas. Cuba, mesmo com o embargo econômico que dura há mais de 60 anos, sempre teve alguns dos menores Ãndices de mortalidade infantil, expectativa de vida próxima dos 80 anos e saúde e educação públicas e gratuitas. Rico não suporta ver pobre feliz.
Uai, phôia, não é questão de apadrinhamento pra sobreviver: é só o Tio Sam parar de Soder com seu "inimigo", um paÃs tão perigoso, mas tão pertinho desse paraÃso que é a Flórida. Não precisa fazer nada, não carece de padrinho: é só parar de ferrar com o lugar. Provavelmente melhora a vida de todo mundo por lá.
A Argentina que ganhou a graça estadunidense pela vassalagem de seu dirigente mentecapto ao pior ser humano que já nasceu na terra, passa por uma situação muito pior que Cuba. Mas a Folha não vai mostrar o grau de degenerescência da Argentina, já que Milei segue à risca a cartilha econômica neoliberal pregada por ela. Assim, vemos que os EuA não ajudam ninguém e que devemos investir muito mais em uma civilização como Cuba, que é digna, do que no modelo beligerante assassino e ladrão estaduniden.
A vassalagem desprezÃvel, praticada por um jornalismo condenável, não analisa o heroÃsmo do povo cubano, capaz de resistir à s piores atrocidades cometidas por um império decadente, que mais uma vez surpreenderá o mundo. Viva o povo cubano. Cuba libre
Dirceu e cupinchas vão organizar um movimento de apoio ao socialismo cubano.
Cuba NÃO está perto de cair, é a ditadura a que está assim. De fato, se finalmente acontece, Cuba poderá renascer.
Em breve, Cuba Libre! Salve Trump.
Tome verg9nha na cara,
Nao se tem notÃcia na história da humanidade,um povo heroico que resiste com dignidade e bravamente um bloqueio de mais de 60 anos, um embargo produzido pelos Estados Unidos o paÃs mais genocida e assassino da história
Não sabemos o que seria Cuba sem os EUA. Um paÃs que, apesar de tudo, conseguiu ser um sucesso na saúde e na educação, mereceria um olhar mais curioso, menos dogmático que o olhar que a imprensa ocidental lançou sobre a ilha durante todas essas décadas. Trump invade a Venezuela, e vocês só lamentam que as coisas não tenham sido feitas de maneira mais mentirosa. Cuba está no fim, e vocês nem mesmo podem comemorar. A China não deixa. Trump não deixa. Eu amo Donald Trump. Thank you, clown!
A nova geopolitica americana vai derrubar todos os gov de esquerda
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Cuba na corda bamba Voltar
Comente este texto