Poder > Levante militar na Amazônia tentou derrubar JK no 1º mês de governo, há 70 anos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esses milicos deviam se envergonhar dessa história nojenta
O sr acha que eles tem esse tipo de sentimento ?
Ao conceder anistia, JK cometeu um erro, pois um dos anistiados -Capitão Lameirão- tentou o golpe de Aragarças. Ainda bem que tÃnhamos um militar democrata no comando do Exército - Mal. Lott- que abortou essa tentativas golpistas. Esse é um exemplo que anistia não deve ser concedida aos inimigos da democracia, pois seus desejos de ditadura são insaciáveis.
Militar que tenta derrubar governo? Deveria ser expulso das fileiras e não anistiado. JK errou. Todo servidor público deve cumprir a Constituição e normas derivadas. E sabe-se lá se isso não foi o nascimento do golpe de sessenta e quatro? Mas o maior erro do Exército foi ter mantido nas fileiras o mau militar. Se tivesse sido expulso, hoje a história seria diferente. Nunca gostei do JK.
E essa ralé continua conspirando.
Revoltas e levante militar ajudam na retirada de personagens nefastos e criminosos do poder. O Brasil precisa acordar.
A história ( estude-a) mostra que só a democracia é capaz de acabar com famÃlia corrupta que ganham milhões do erário e compram dezenas de imóveis com dinheiro vivo, governam sem nada criar de bom para o paÃs, aproveitando do cargo com motociatas e passeios de jetsky, negligenciam a Saúde Pública, a Educação; se dizem patriotas e conspiram nos eua contra o paÃs e muitas outros crimes de lesa pátria e economia. São mesmos nefastos, e devem ser banidos do Executivo e Legislativo, pelo voto.
Vai dormir, bozolóide golpista!!!
Se o golpismo é amplamente divulgado nas academias militares, imagine nas esc9las cÃvico-militares, onde os alunos são menos preparados.
Nossas Forças Armadas sempre presente nas tentativas de golpe. Com êxito ou não. A última tentativa o mentor principal está preso juntamente com outros membros das Forças Armadas. É prática comum. Faz parte do DNA!
O golpismo se aprende nas academias de formação dos militares?
Aragarsas, emparedamento do Geisel pelo Frota etc. Depois pedem anistia.
Bom artigo ! Alguns pontos que destacaria: 1. O apoio da UDN de Lacerda aos golpistas. 2. Morao Filho era um capitão integralista , quando redigiu o falso plano Choen . Virou General em 64 quando iniciou o golpe 3. Velozo era major na época das revoltas virou brigadeiro. Lameirao realizou tentativas terroristas para desestabilizar o governo. 4. Quando a UDN de porre, apelido de Janio, venceu a eleição, com minoria dos votos, a UDN do Golpe, não protestou (como em JK).
Não poderia ter havido anistia! Na época, o alto oficialato militar mantinha relações polÃticas intensas com civis golpistas, antigetulistas. A maioria da população, composta por camponeses e trabalhadores das cidades, estavam pouco organizados para sustentarem uma democracia mais robusta. Apenas participação popular, por de partidos e sindicatos, por exemplo, pode manter a democracia funcionando.
Uma vergonha termos uma rua, em São Paulo, com o nome do golpista Veloso, que foi premiado pela ditadura com o posto de brigadeiro.
A história mostra que uma espécie de fantasma está sempre rondando a cabeça de alguns miliares. Vêem no embate distrbutivo legÃtimo da riqueza um bode comunista na sala. Nesse aspecto, se portam como vigias de porta de senzala, protegendo o patrimônio do senhor de escravo.
Desde sempre a direita não respeita a democracia: não consegue vencer nas urnas e sempre tenta conquistar o poder a força.
Nao foi a direita, mas uns poucos aloprados. JK anistiou os malucos e o governo seguiu. Marechal Lott militar serio reforçou a bom papel constitucional das Forcas Armadas. É preciso punir os mau militares e preservar as instituições de estado. JK era de direita, liberal e empreendedor
Seria interessante o artigo trazer os patrocinadores e as questões de fundo nessas tentativas de golpes. Claro que o antigetulismo é uma pista, mas, diante da importância do tema, seria interessante esse aprofundamento.
Confira a verdadeira e suja história desses golpistas militares desde o século XIX no livro, A utopia autoritária brasileira : como os militares ameaçam a democracia brasileira desde o nascimento da República até hoje, de Carlos Fico. Anistia nunca mais, principalmente de golpistas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Levante militar na Amazônia tentou derrubar JK no 1º mês de governo, há 70 anos Voltar
Comente este texto