Marcelo Viana > Números aleatórios e mecânica quântica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Finalmente estamos deixando a pseudoaleatoriedade para trás.
O mundo quântico , me assusta com o que revela.
Emarenhamento quântico é o Banco Máster!
Como, a partir de um mundo microscópico aleatório, temos um mundo macroscopico deterministico?
É a lei dos grandes números. Companhias de seguros são negócios estáveis, pagando dividendos regulares todo ano, embora seu insumo seja a aleatoriedade.
Aà vc está mexendo com o gato de Schrödinger, o buraco é mais embaixo, esse espaço é curto, mas vc cutucou a escrever sobre esse assunto. Aguarde!
Demais! Certamente, no nosso mundo obcecado por segurança e tudo que a codificação/decodificação tem q ver com guerras quentes e frias, essa aplicabilidade da matemática é sem dúvida uma tetéia. É a matemática de novo abduzida pelo impulso humano a violência; mas se damos de ombros ou esbravejamos como Arquimedes a observar cÃrculos, surge uma questão ética: Espinosa e Buda, o determinista e o visionário do mundo quântico. A matemática será abduzida pelo propósito de libertação ética. Demais!
A matemática diz algo sobre o nosso mundo ou seria válida em qualquer mundo possÃvel? Para dizer que a matemática diz algo sobre o nosso mundo, não vejo como não usar a fÃsica. Se a matemática é válida em qualquer mundo possÃvel, não vejo como a mecânica quântica do nosso mundo pode ser usada como justificativa?
Nossa imagem cientÃfica do mundo é moldada pelas teorias. O que não significa que criamos o mundo. Há realidade fora delas. Os grandes fÃsicos como John Bell, veem tudo interligado. Não atribuem valor apenas aos modelos matemáticos. Então a fÃsica é necessária para decidir entre teorias matemáticas acerca da aleatoriedade. Lembro-me que Viana disse que a matemática era fundamental mas ela não pode prescindir da fÃsica. Hehe.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Números aleatórios e mecânica quântica Voltar
Comente este texto