-
Dimas De Queiroz Lima Filho
Haja apologia à ignorância! Só podia vir de escriba da turma Eu sou de humanas. Na mesma trilha e escola de Há x anos atrás, independente (como advérbio), Fazem 20 anos, e outras sandices que minam e aporcalham o Português. Que verginha!!
-
Paulo Andrade
no migalhas, o Prof. José Maria da Costa tem excelente lição sobre essa proparaxítona atípica, que não leva acento no primeiro E, tônico. Recomendo!
-
Carlos Magnabosco
Se não me falha a memória, o Policarpo Quaresma (Lima Barreto) também era, como o ilustre procurador, um servidor público
-
jose antonio Garbino
o Aldo Rebelo fazendo escola! Que absurdo!
-
Carlos Magnabosco
Pronto! Estão lançadas as bases para a instituição de um futuro auxílio-vernáculo.
-
jose antonio Garbino
Boa!!!
-
-
Lena Kasler
MPF deveria ajuizar ação contra quem utiliza o mesmo como pronome pessoal - Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar .
-
Jose Paschoal Pimenta
O problema da frase de elevador é muito pior do ponto de vista da lógica. Como alguém entra num elevador se ele não estiver parado no andar? O certo seria: Antes de abrir a porta verifique se o elevador (que é uma caixa móvel) se encontra parada no andar.
-
-
José Cardoso
Esse não deixa de ser um sintoma de nossa baixa produtividade. Tanto o procurador como os advogados da Globo poderiam se dedicar a trabalhos produtivos demandados pela população. Em vez disso, esses profissionais com muitos anos de estudo e recebendo altos salários vão se dedicar a uma briga por nada.
-
Ney Fernando
De tempos em tempos surge um procurador federal querendo aparecer. O problema é que geralmente eles aparecem assim, de forma negativa.
-
Valter Luiz Peluque
"A língua é minha pátria" ! Se a organização de uma nação passa pela ordenação simbólica da língua, então está explicada a gororeba brasileira no que concerne à política, ao comportamento e principalmente as conexões psicológicas. Do nativo indígena, dos europeus português e francês, caindo na vala da superficialidade anglosaxã, Nossa língua virou esse pastiche, que se entende, mas não se domina. Sem gramática, sem pátria!
-
Marcos Benassi
Ôôô, Valter, devo discordar no que tange à gramática, acerca da qual sou de uma ignorância monumental: meu desconhecimento das regras normativas da língua só não é menor do que meu mau-caratismo comunista. Sou francamente favorável à política do ler, ler e ler mais um pouco; escrever, escrever e ainda mais um pouquinho. Sinto-me perfeito exemplo do ignorante formal, mas bom praticante da coisa. Se gramática resolvesse a coisa, não haveria sexólog@ infeliz em sua vida íntima.
-
Valter Luiz Peluque
Esqueci o fundamental africano
-
-
Galdino Formiga
O procurador está certo; a multa é desnecessária.
-
Nerisvaldo José Santos
A palavra "recorde" vem do inglês "record" (récord). Mas, entrou no português pelo francês, cuja pronúncia é "recórde". De acordo com o dicionário Michaelis, as duas pronúncias estão corretas.
-
Nerisvaldo José Santos
A palavra recorde vem do inglês record (récord). Mas, entrou no português pelo francês, cuja pronúncia é recórde. De acordo com o dicionário Michaelis as duas pronúncias estão corretas.
-
Adriana Cesar
Interessante analisar que diante de todas as coisas ridículas e abomináveis da tv aberta brasileira essa seria a menos importante. Típico de quem não trabalha e ganha muito
-
Marcos Benassi
Hahahahah, dedada no'zóio!
-
-
Alessandra Alvim Teixeira
Como cidadã iletrada que sou, deixo ao ilustre causídico minha dúvida menos nobre e mais cotidiana: ao pagar a conta no restaurante, doravante passarei a dizer que vou usar o TÍquete alimentação ou o tiQUÉte alimentação? Afinal, tanto ticket quanto record são palavras alienígenas com o mesmo número de letras, sílabas e acentuação. E agora, José?
-
Marcos Benassi
Óia, prezada Alessandra, eu diria para você escolher a pronúncia que der desconto. Isso sim, seria ótimo motivo para adotar uma ou outra!
-
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Gente! Este cidadão não mesmo nada de melhor prá fazer na vida? Cuidar crianças, varrer uma casa, lavar vasílias? E não estou escrevendo isso para dizer que são coisas insignificantes, pelo contrário quem faz isso tem muito mais importância planetária do que este senhor.
-
Sérgio Ferreira de Azevedo
Certamente vai ser ridicularizado nos quinze minutos de fama que conseguiu ...
-
Marcos Benassi
Ah, como eu gosto de uma imagem agrária, quando bem aplicada a uma situação dessas, compadre: "carpir um lote", preferencialmente ao sol do meio-dia. Dá a dimensão do suor que poderia ser tão mais bem empregado...
-
-
Nilton Silva
Virou piada.
-
Marcos Benassi
Óia, Hélio, isso é a plena demonstração do desperdício de tempo e recursos públicos. Ser, por um lado, a independência do Ministério Público é parte fundamental de seu trabalho, ela permite esse tipo de coisa estrambótica. Pra ficar somente em Minas Gerais, o Jornalista Luiz Nassif foi, durante um bom tempo, perseguido por um promotor do interior, de Poços de Caldas, por conta de denúncias. E, "independente", pintou e bordou com Nassif. Promotor descabeçado não falta pelaí, meu caro.
-
RAULAND BORBA BATISTA
Latim vulgar: originou-se do latim falando coloquialmente (popular) e sempre coexistindo como latim literário . A língua é órgão vivo, não pode negar suas origens.
-
Vito Algirdas Sukys
A construção da norma culta se deu através dos séculos. Ninguém foi o único autor. Se um grupo A de falantes ( norma culta ) elege a forma pararoxítona para recorde e o grupo B a proparoxítona, nada impede a comparação, a compreensão e a comunicação entre os grupos. Uma criança jogada no grupo B aprenderia o significado da palavra pelo uso, apesar da pronúncia distinta. A língua é decidida pelo uso que um grupo faz da linguagem. Gramáticos não controlam o uso.
-
Waltovânio Vasconcelos
O MPF está certo ... Primar pela língua bem falada, ou então, os militares poderão escrever de qualquer jeito na lousa, sem direito ao esperneio dos leitores.
-
Vanderlei Vazelesk Ribeiro
Coisas distintas: uma coisa são militares despreparados numa sala de aula. Eu mesmo já briguei com uma colega professora de português do colégio militar por causa disso. Outra é um promotor, pelo jeito sem nada prá fazer, gastar tempo em dinheiro público e aparecer na mídia processando a Globo por causa disso.
-
-
Francisco Neto
Si mim cobraren pur cada palavra qui inscrevo erradu, vol pagá caru.
-
Roberto Gomes
O Aldo Rebelo, o anacrônico,discordaria de Hélio, o anarquista.
-
Lorenzo Frigerio
Esse promotor deveria apontar seus canhões aos estagiários e jornalistas zoomers e mileniais im becis que utilizam "ad nauseam" o inexistente verbo "colapsar", reflexo da "preguiça linguística" justamente de quem trabalha com o idioma.
-
FLAVIO CESAR MOREIRA DOS SANTOS
Nada impede que "colapsar" venha a figurar no VOLP, em algum momento. Neologismos fazem parte de todas, absolutamente todas as línguas vivas, e isso é bom, pois demonstram estar vivas. Quem tem medo de novas palavras são línguas mortas, e gente morta por dentro.
-
-
César A C Sanchez
A falta de ter o que fazer e a busca por holofotes da "elite" do funcionalismo público brasileiro. Quem vai processar o Brasil por permitir os penduricalhos dessa gente?
-
César A C Sanchez
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Ney César Silva Souza
Assino embaixo, e questiono a legitimidade dos chamados acordos ortográficos (em especial o de 1990). Quem deu aos chefes de Estado o poder de determinar o jeito certo de escrever? Donos da língua são os que a usam, o povo nas feiras e os jornalistas nos jornais. São as canetas, e não as canetadas, que fazem a língua. Mas o Brasil (e Portugal) tem uma cultura muito burocrática, de um formalismo e um governismo exacerbados. De minha parte, continuo acentuando idéia e pondo trema em cinqüenta.
-
Raul Filipe
Já no Master , ele não deu por nada. Oh gente...
-
jose camargo
O procurador viu um mosquito onde há camelos por todos os lados. A ação só se justifica se for um pretexto para chegar ao que realmente interessa: os grandes crimes da emissora. E não são poucos.
-
Celso Neri Junior
Outros erros de prosódia muito comuns são gratuíto e rúbrica. Claro que é desnecessária a atitude do MPF, mas se a Globo passar a usar a pronúncia correta melhor.
-
Hélio Barbosa de MT
Defesa fácil. Só alegar que usou o cognato em inglês. rs rs
-
Arides Quintanilha
Ele deve estar sendo instruído pelo Zema.
-
Daniela R A
A mesma situação acontece também com a palavra NObel x NoBEL
-
Janio Rego
Procura dor onde não tem
-
Paulo Roberto Cugini
Quando for pagar a devida e certa sucumbência vamos ver o que vai acontecer. Agora não vai "afinar", né? Pobre Brasil! Eca!
-
Luiz Almeida
Procurador procurando algo para fazer. Afinal o que faz um procurador além de procurar algo para fazer?
-
Vilarino Escobar da Costa
Parecer que nossos procuradores estão sem serviço...
-
Waldemar Stocco
kkk, saca na gem isso, mas não adianta reclamar, cada empresa de media têm seu manual de processos, e cada uma decide como será a linha editorial e o que pode ou não ser "dito, escrito, faladoe televisionado", e não é só no reCORde, o graTUIto, forTUIto, e CirCUIto tão é dito errado. nossa língua sofre aberrações constantes, ou alguém se esqueceu do macri, o ministro do "imexível"?
-
FLAVIO CESAR MOREIRA DOS SANTOS
Mas o português falado atualmente em Portugal não é, nem de longe, o português falado por Camões. A língua lusitana sofreu diversas mudanças ao longo do tempo. E quem decide se as mudanças, neologismos e alterações fonéticas são boas ou ruins, você, eu, ou os falantes?
-
Waldemar Stocco
não é mesmo, desde muito antes de Tin-Nam-Men, a musa e amor de Camões, já se falava português, obviamente que prefiro a fonética brazuca, mas est aviltar a língua como é feito, falar reCORde, como se fosse dito em inglês é errado.
-
FLAVIO CESAR MOREIRA DOS SANTOS
Nossa língua sofre "aberrações", por estar viva. Não fossem as "aberrações", você hoje falaria latim, e não português, não é mesmo?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.