-
BRUM SILVA
Realmente o filme misturou um monte coisa, muita cena imprópria e desnecessária. Acho que ficou devendo.
-
Tiago Trombetta
Concordo. Acho Wagner Moura um ótimo ator, Kleber Mendonça fez muita coisa boa e o filme é bom. Como mero espectador, confesso que saí do cinema sem entender o porquê de tanta veneração. Pior é não poder levantar essa discussão nos círculos que frequento. Então sigo sem saber se sou apenas ignorante ou se é realmente ufanismo. Geralmente são as duas coisas.
-
IRINEU LIBRENZA
Tem coisas nesse filme que só quem é politizado e viveu durante a ditadura militar brasileira consegue captar. Um estrangeiro médio não "pega" 20% do que o filme diz. Mas em sendo o crítico espanhol e supostamente conhecedor daquele rapaz, o general Franco ,que governou a Espanha por alguns poucos anos eu esperaria um pouco mais de condescendência. Mas enfim, respeitemos a opinião do crítico democraticamente.
-
Tiago Sozo Marcon
O pior é que os argumentos dele são plausíveis. Sempre devemos levar em consideração todas as observações, sobretudo as de fora, de outro contexto.
-
Claudio Gomes
Exato. Um outro crítico disse que o filme seria ótimo, se tivesse roteiro. Então eh apenas bom. Vamos deixar de ufanismo. Há coisas boas, mas o próprio diretor admitiu que foi fazendo o filme sem se preocupar tanto com o roteiro. Então fica um final que não explica, não empolga, e não tem redenção.
-
LUCILIO BERNARDES JUNIOR
Um crítico exercendo o seu ofício com todo o direito a fazê-lo. Se estiver equivocado, o problema é dele e, não, da obra. Melhor ver o filme para crer.
-
REGINA HELENA BOLZE CAMBERO
E o que interessa a opinião de uma pessoa de fora do país? Reportagem totalmente inútil e com viés de direita
-
Odalci José Pustai
Uma obra de arte tem contexto. Quando um europeu, que não conhece cultura brasileira, olha o filme em perspectiva solipsista cartesiana, escreve uma crítica reconhecendo que não entendeu nada. Típico do eurocentrismo que persiste. Ainda bem que nesse momento não vivemos sob a égide do viralatismo. Viva à cultura brasileira, viva ao cinema nacional.
-
Marcia Pazin
Crítico espanhol. É obvio que está torcendo pelo candidato espanhol..... Nada de novo sob o sol.....
-
Jane Medeiros
O perigo é acreditar. Deixar que a opinião deste crítico (?) decida se deve ou não assistir o excelente filme. Deve estar com um pouco de inveja por um filme brasileiro fazer tanto sucesso em diferentes premiações! Lembrando Nelson Rodrigues "toda unanimidade é bur-ra"!
-
Jane Medeiros
O filme é extraordinário! Assisti-lo uma única vez é pouco! Filme super premiado em diferentes eventos e países de um diretor super reconhecido! A matéria já diz que é um crítico controverso! Só confirmou a lenda! Não fosse esta crítica nem saberíamos que ele existe!
-
Rodolfo Coelho
Concordo com a crítica. Eu não vi méritos técnicos para tantas premiações, mas também não assisti os concorrentes. Por outro lado, fico feliz por ser um filme brasileiro.
-
Ivaldo Brasil Junior
Uma pena que a Folha não tenha críticas de arte, o máximo são resenhas com uns pontos opinativos, porque seria interessante saber a opinião de críticos brasileiros. Será que todos gostaram/gostariam do filme?
-
Paulo César de Oliveira
Afinal de contas, o filme é chato ou não é chato?
-
Marcia Pazin
Não vi nada de chato. Tem bom ritmo. Bom roteiro. Os atores estão ótimos. Ótimas cenas.
-
Jane Medeiros
O filme é excelente! Não deixe que ninguém decida por você. Assista! Como disse Nelson Rodrigues toda unanimidade é burra! Tinha que ter um crítico espanhol controverso prá dizer isto aí. O perigo é acreditar!
-
Mauricio Rodrigues
Filme brasileiro na maioria das vezes é chato
-
-
Orlando Ferreira
Mais um europeu dizendo achismos.
-
Henrique Oliveira
Carlos Boyero deve estar certo e todos os mais de 50 troféus mundo afora em adição às quatro indicações ao Oscar devem ser um tremendo equívoco!
-
Wagner Victorino
Sinceramente, onde está a notícia? Na opinião de um - repito -, um crítico? Matéria vazia.
-
Lee Roger
É o famoso bom e sem novidades. Por motivos até parecidos Anora ganhou o Oscar para desespero da geral. Anota foi a destruição do ideal do filme "Uma linda mulher". Precisamos sair da crença para algo mais crítico e poético-sensivel.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.