Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. BRUM SILVA

    Realmente o filme misturou um monte coisa, muita cena imprópria e desnecessária. Acho que ficou devendo.

    Responda
  2. Tiago Trombetta

    Concordo. Acho Wagner Moura um ótimo ator, Kleber Mendonça fez muita coisa boa e o filme é… bom. Como mero espectador, confesso que saí do cinema sem entender o porquê de tanta veneração. Pior é não poder levantar essa discussão nos círculos que frequento. Então sigo sem saber se sou apenas ignorante ou se é realmente ufanismo. Geralmente são as duas coisas.

    Responda
  3. IRINEU LIBRENZA

    Tem coisas nesse filme que só quem é politizado e viveu durante a ditadura militar brasileira consegue captar. Um estrangeiro médio não "pega" 20% do que o filme diz. Mas em sendo o crítico espanhol e supostamente conhecedor daquele rapaz, o general Franco ,que governou a Espanha por alguns poucos anos eu esperaria um pouco mais de condescendência. Mas enfim, respeitemos a opinião do crítico democraticamente.

    Responda
  4. Tiago Sozo Marcon

    O pior é que os argumentos dele são plausíveis. Sempre devemos levar em consideração todas as observações, sobretudo as de fora, de outro contexto.

    Responda
  5. Claudio Gomes

    Exato. Um outro crítico disse que o filme seria ótimo, se tivesse roteiro. Então eh apenas bom. Vamos deixar de ufanismo. Há coisas boas, mas o próprio diretor admitiu que foi fazendo o filme sem se preocupar tanto com o roteiro. Então fica um final que não explica, não empolga, e não tem redenção.

    Responda
  6. LUCILIO BERNARDES JUNIOR

    Um crítico exercendo o seu ofício com todo o direito a fazê-lo. Se estiver equivocado, o problema é dele e, não, da obra. Melhor ver o filme para crer.

    Responda
  7. REGINA HELENA BOLZE CAMBERO

    E o que interessa a opinião de uma pessoa de fora do país? Reportagem totalmente inútil e com viés de direita

    Responda
  8. Odalci José Pustai

    Uma obra de arte tem contexto. Quando um europeu, que não conhece cultura brasileira, olha o filme em perspectiva solipsista cartesiana, escreve uma crítica reconhecendo que não entendeu nada. Típico do eurocentrismo que persiste. Ainda bem que nesse momento não vivemos sob a égide do viralatismo. Viva à cultura brasileira, viva ao cinema nacional.

    Responda
  9. Marcia Pazin

    Crítico espanhol. É obvio que está torcendo pelo candidato espanhol..... Nada de novo sob o sol.....

    Responda
  10. Jane Medeiros

    O perigo é acreditar. Deixar que a opinião deste crítico (?) decida se deve ou não assistir o excelente filme. Deve estar com um pouco de inveja por um filme brasileiro fazer tanto sucesso em diferentes premiações! Lembrando Nelson Rodrigues "toda unanimidade é bur-ra"!

    Responda
  11. Jane Medeiros

    O filme é extraordinário! Assisti-lo uma única vez é pouco! Filme super premiado em diferentes eventos e países de um diretor super reconhecido! A matéria já diz que é um crítico controverso! Só confirmou a lenda! Não fosse esta crítica nem saberíamos que ele existe!

    Responda
  12. Rodolfo Coelho

    Concordo com a crítica. Eu não vi méritos técnicos para tantas premiações, mas também não assisti os concorrentes. Por outro lado, fico feliz por ser um filme brasileiro.

    Responda
  13. Ivaldo Brasil Junior

    Uma pena que a Folha não tenha críticas de arte, o máximo são resenhas com uns pontos opinativos, porque seria interessante saber a opinião de críticos brasileiros. Será que todos gostaram/gostariam do filme?

    Responda
  14. Paulo César de Oliveira

    Afinal de contas, o filme é chato ou não é chato?

    Responda
    1. Marcia Pazin

      Não vi nada de chato. Tem bom ritmo. Bom roteiro. Os atores estão ótimos. Ótimas cenas.

    2. Jane Medeiros

      O filme é excelente! Não deixe que ninguém decida por você. Assista! Como disse Nelson Rodrigues toda unanimidade é burra! Tinha que ter um crítico espanhol controverso prá dizer isto aí. O perigo é acreditar!

    3. Mauricio Rodrigues

      Filme brasileiro na maioria das vezes é chato

  15. Orlando Ferreira

    Mais um europeu dizendo achismos.

    Responda
  16. Henrique Oliveira

    Carlos Boyero deve estar certo e todos os mais de 50 troféus mundo afora em adição às quatro indicações ao Oscar devem ser um tremendo equívoco!

    Responda
  17. Wagner Victorino

    Sinceramente, onde está a notícia? Na opinião de um - repito -, um crítico? Matéria vazia.

    Responda
  18. Lee Roger

    É o famoso bom e sem novidades. Por motivos até parecidos Anora ganhou o Oscar para desespero da geral. Anota foi a destruição do ideal do filme "Uma linda mulher". Precisamos sair da crença para algo mais crítico e poético-sensivel.

    Responda