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Fernando
Concordo plenamente. O Objetivo é a melhor escola do Brasil pelo seu modelo de gestão. É uma escola administrada nos melhores padões de excelência pedagógica. Em termos de atualidades, o Objetivo tem sido pioneiro na formação dos seus professores, na adoção das tecnologias mais avançadas, na elaboração pedgógica dos seus materiais escolares. Agora, isso tem um preço, talvez o mais alto do Brasil. Na minha visão, as escolas públicas deveriam seguir seu exemplo de gerenciamento. Fernand
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K
Eu acredito em uma avaliação justa! E não acho que o Enem possa determinar a melhor e a pior escola do país, já que estão avaliando outros níveis sociais e condições de uma escola privada que é paga para ser boa. A população tem que deixar de ser inocente e avaliar fatos reais porque eu não acho que as mesmas condições de conhecimentos oferecidas no Estado são as mesmas oferecidas em escolas privadas que possuem métodos específicos para os alunos estudarem.
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Bira
Se o colégio Vértice é exemplo, então qual a razão dos demais não seguirem a mesma receita, 30 alunos por sala, meios multimídia, segurança e professores bons e bem pagos?. Exemplo do absurdo: Recente concurso da prefeitura vermelha no ABC paga 1358 reais por jornada de 24 h para professor da EJA. O SESI em outro concurso oferecia 3000 por jornada de 40 h no EM. E depois reclamam de outros partidos.
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Bira
Curiosamente a educação é um dever do estado, seja municipal, estadual e federal, cuja legislação também é municipal, estadual e federal. Se desvios existem em qualquer esfera, onde está o governo federal, orgão máximo?. Cuidado com os jogos de palavras.
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Liv
Esse resultado não faz o menor sentido! É muito fácil criar a melhor escola se quem entra são o s melhores alunos! O mérito é do aluno e não da escola, pois eles teriam sucesso em qualquer lugar. O resultado é fruto de uma pesquisa realizada com "dados viciados" ou seja, o resultado é previsível antes mesmo de se fazer os testes. Parabéns aos alunos! Não à escola
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Rafaella Andrade
Do meu ponto de vista o Objetivo está se valendo justamente das falhas desse tipo de amostragem. Não critico o Objetivo, porque sei que os colégios mais bem colocados no "ranking" fazem a mesmíssima coisa. Hoje, provavelmente, tanto o Vértice quanto a Móbile devem ter uma relação de 200 candidatos por vaga. O Vértice, pelo que sei, solicita aos pais que apresentem cadernos com lições de casa feitas ao longo do Ensino Fundamental para comprovar que o aluno é tarefeiro. Avaliações toda semana.
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Rafaella Andrade
Minha posição é de que o "ranking" de melhores escolas divulgado pelo INEP leva a equívocos. Uma coisa é a escola do Piauí, com 166 alunos matriculados no 3o.ano do Ensino Médio e com 163 alunos participantes do ENEM (quase 100%) estar entre as melhores do Brasil, outra coisa é o Colégio Vértice e o Colégio Móbile figurarem nos primeiros lugares tendo tão poucos alunos participantes da prova.
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QueroJustiça
Essas "pesquisas" só servem para reforçar a tese de que o rico é mais capacitado e o pobre é incapaz, por isso é que é pobre. É uma avaliação igual para os desiguais, que só mostra de fato o quanto é injusto e desumano a distribuição de renda neste país.
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Arlete Carbonari Freire Braga
Realmente, nossa "educação" voltada para provas, exames e vestibulares não levará nenhum de nossos alunos ao pensamento crítico e do real conhecimento para o mundo. Temos que incultir neles a VONTADE DE AQUISIÇÃO do conhecimento. Pena que isto é tão difícil.
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lilith
A ex secretária adjunta de Educação dos EUA, Diane Ravitch acaba de jogar na fogueira os métodos de avaliação e responsabilização do professor frente a aprendizagem de seus alunos. Segundo ela, o sistema não funciona: gera alunos treinados em responder questões. Não garante uma melhor educação. E agora, José?
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cris
Não! Os alunos do Objetivo são os melhores, não a escola. Quando há seleção pela competência do aluno, não se pode dizer que a escola é a melhor. Assim é fácil. O difícil, o méritório, está em ensinar todos sem distinção. Isto sim, demostra crescimento pedagógico e faz o país crescer de forma harmoniosa e democrática.
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Henry Visitante
O dono do objetivo é um milionário. Ele faz a política do quanto mais melhor, assim a rede do objetivo tem milhares de alunos. Milhares de alunos, mais aprovações, mais números grandes como "xx mil aprovados nos principais vestibulares!". O MEC é ignorante, o ranking de escolas é ignorante. Primeiro pq ele é 100% sujeito a distorções, segundo pq ele é 100% baseado em nota de aluno. O objetivo esta mais interessado nas medalhas de ouro e nas aprovações do q no resto, números e números.
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gremiosudeste
Não demorou muito e já apareceram diversas publicações e empresasutilizando o fajuto ranking do Enem para fazer propaganda de"cartilhas", "parcerias", venda de "métodos de ensino" etc... Essa bobagem do ranking dos espertalhões teve o seu auge com a F.olha, ao dizer que a EE Lúcia de Castro Bueno era a melhor escola pública de SP (em 2009)... http://movimen tocoep.ning.com/forum/topics/q uem-lucra-com-o-ranking
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Fefo
O feitiço se vira contra o feiticeiro, o criador contra a criatura: o PSDB criou avaliações para dar um "cala-boca" na ONU e no Banco Mundial. Agora, sua criatura mostra que as escolas públicas estaduais do estado mais rico da nação são um fracasso, fruto da gestão educacional que o PSDB conduz no governo do estado de São Paulo, desde 1994 até hoje. Será que vamos mudar isso? Claro que não, Alckmin já tem 47%, por que o PSDB iria mudar a educação pública de São Paulo? Pobre estado mais rico..
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Michele Salek
Não acho que o Objetivo é a MELHOR escola do Brasil.Estudei lá por 5 anos, oitava série, ensino médio e cursinho.Acho que para aqueles que querem se preparar para o vestibular não há nada melhor pois eles te ensinam as regras do jogo de xadrez muito mais do que conteúdo, acho ótimo, aprendemos a fazer provas e para passarmos temos que ter algo a mais do que somente a matéria, temos que ter o jogo de cintura da prova.Mas não é um bom colégio para formar cidadãos e na infância não recomendaria.
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norsonbotrel
Pessoalmente, eu acho que o ENEM não mede coisa alguma.
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Rick
Ótimo artigo!! Lendo o mesmo, percebo que as faculdades como puc, usp entre outras absorvem os melhores alunos, isso é fato. Porém as melhores notas estão diretamente ligadas a classe social e proporcional ao tempo disponível para estudos e a alimentação. Quem estuda 10 horas por dia lógicamente terá o dobro de chances do que quem estuda 5 horas, trabalha mais 8 e leva no mínimo 2 para voltar pra casa!! Ainda assim o governo tem a cara de pau de dizer que somos brasileiros e não
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jomar
O MEC, se quiser, pode diminuir as distorções na interpretação dos resultados do ENEM: Primeiro, separar as escolas públicas das privadas; segundo, separa-las pela forma de ingresso ; por último, associar os resultados ao IDH da cidade em que a escola se localiza.
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Fefo
As escolas privadas em sua maioria, porque precisam sobreviver, também adotaram, veladamente, a "progressão" continuada. A justificativa, mais uma desculpa esfarrapada, é que o educador deve se preocupar com todos os alunos, não apenas com os melhores. Mas o que vemos é diferente: bons alunos são hostilizados e discriminados por colegas com notas menores e por professores também.Se o colunista defende a meritocracia, não é certo valorizar os bons alunos a aplicá-la apenas aos docentes público
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Fefo
Por que não comparar as escolas públicas com as privadas? São Paulo, o estado mais rico da nação, jogou no lixo seu ensino público modelo, desde a ditadura e continuou com Montoro, Quercia, Fleury,Covas, Covas/Alckmin, Alckmin, Serra (o Herr candidato) e agora o ex-comuna Goldman. Estes senhores aderiram ao "pacto da mediocridade" dito por Gilberto Dimenstein. Para não prejudicar o Serra, não vamos comparar as públicas com as privadas, certo? Gilberto, não vá dizer "esqueçam o que escrevi", n
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Fefo
Além de refutar o ENEM, moribundo que era e se transformou em alternativa concreta para ingressar em universidades públicas gratuitas (claro, exceção feita às politizações da USP, UNESP e UNICAMP, que atendem cegamente ao "herr candidato"), só faltará, Gilberto, refutar o PISA, porque seus resultados também não servem para comparar Brasil e Noruega. Hadad criou, com o "novo ENEM", um "certificado de bom ensino", marketing gratuito para os melhores! Com exceção à escola de aplicação da USP...
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Eduardo Figueiredo
Tenho trabalhado a vida toda com educadores em uma universidade pública. É consenso que o Objetivo é apenas uma escola de resultados. Oferece educação do tipo bancária para passar neste ou naquele tipo de exame. Portanto, uma escola que apenas informa, não forma. É esse tipo de escola que desejamos? Espero que não.
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prof 6565
A diferença da escola pública e da privada é facil detectar: a escola privada faz programas de bolsas e seleciona os melhores alunos para representar sua bandeira, a escola pública pode fazer isso?? e tambem o papel da familia que na escola privada por estar depositando seu dinheiro naquela escola cobra do seu filho, e tem uma rede de apoio para o seu desenvolvimento, a escola publica como e de graça tanto faz e nem na reuniao bimestral o pai vai para saber do seu filho.
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prof 6565
hoje no nosso sistema de ensino publico tudo traumatiza o aluno, a nota vermelha, a repetencia, e quando ele receber o certificado de ensino medio e nao tem competencia nem para escrever o nome, a quem ele vai reclamar?? sera que no ensino privado o aluno vai percorrer todo esse caminho sem saber nada??É claro que a familia vai perceber e resolver o problema que certamente nao e da escola.
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prof 6565
O ensino público de qualidade esbarra na falta de politicas que realmente resolva o problema, o governo de SP nao repassa aos salarios dos professores nem a inflaçao do periodo, escolas com salas com mais de 40 alunos, alunos que nunca foram avaliados pelo sistema de saude por apresentarem problemas, um sistema que avalia o professor e que nao cobra nada do aluno, uma progr cont que passou a ser promoçao automatica, e existe somente um bode expiatorio o prof.A familia e completamente isenta .
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cris
Estes alunos seriam bons em qualquer escola. Quando é feita uma seleção rigorosa e discriminatória, não se faz educação para todos e nestas condições pergunto: o ensino é bom para quem e quantos? Eu não teria coragem de afirmar que tenho uma escola com condições especiais para alunos excepcionais e por isso sou o melhor. É subestimar a capacidade de julgamento e bom senso da população. Assim é fácil "ser bom".
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sergio viana
Em Fortaleza, o presidente do Sindicato das Escolas privadas, informou em entrevista, que as escolas de lá, não estavam preparadas para o ENEM. Agora eles irão se preparar e melhorar o Ranking das escolas de Fortaleza. Enquanto isso A Sr. Dilma informa que implantará o Prouni para o ensino médio. Quando teremos uma política de educação séria. Somente a educação fará com que este país cresça. Precisamos (povo) nos unir de derrubar os políticos, ou melhor votar, ou ainda não votar.
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rinaldo ribeiro
Basta analisar os índices do PIB, para se entender que a diferença entre o peso que os impostos exercem sobre a qualidade de vida das elites é infinitamente menor do que a pressão exercida sobre a massa assalariada. É irreal dizer que os mais pobres não contribuem com as altas taxas públicas; não sendo verdade,também, que são as taxas cobradas dos mais ricos que financiam o Estado.
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Pedro
Como poucos sabem, em 1994 ocorreram mudanças estruturais na política educacional em São Paulo. Estas mudanças determinaram a falência no ensino público de São Paulo e enormes lucros para as escolas particulares. Não mandaram embora os profissionais incompetentes, optaram por nivelar o ensino público por baixo, oferecendo a "porcaria igual para todos". O que era ruim, ficou pior e hoje ainda há quem apoie. Educação para todos os que querem estudar - somente assim a escola pública se salvará.
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toni
A ESCOLA PÚBLICA OU ESCOLA PRIVADA,SÃO INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS QUE MERECEM SEU DEVIDO VALOR.DEPENDE SEMPRE DE QUEM GERENCIA ESTAS INSTUIÇÕES.A ESCOLA PRIVADA JÁ VEM SENDO GERENCIADA AO LONGO DOS ANOS NO BRASIL, POR UMA ELITE QUE TEM DINHEIRO E PODER POLÍTICO.A ESCOLA PÚBLICA TEMBÉM TEM SEU VALOR,É SÓ VALORIZAR OS PROFESORES, EXIGINDO DELES UM MELHOR PREPARO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO MERCADO.
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Lucia Helena
Se o Objetivo é a melhor escola do Brasil, eu respondo que depende. É que há milhões de maneiras de formatar uma pesquisa e outras bilhões de interpreta-las, inclusive para distorcer a realidade. É preciso cuidado com as pegadinhas estatísticas! O papo de "botequim" que interessa ou deveria interessar de fato ao País, é uma discussão SÉRIA E APROFUNDADA SOBRE AS MEDIDAS PRÁTICAS E DE EFEITOS CONCRETOS VOLTADOS PARA A QUALIDADE verdadeira DO ENSINO PÚBLIC
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Lucia Helena
Em tempo: Penso que o sítio da folha esteja exagerando na filtragem das palavras que os comentaristas empregam. Numa coluna, como a de Gilberto, onde se trata comumente de educação e política ,é, inaceitável que o termo "analfabeto" esteja sujeito à mediação para posterior publicação. Recomendo que o bom-senso reformule tais critérios porque atentam contra a liberdade de expressão, premissa aliás, sustendada pela imprensa à luz do ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO ONDE VIGORA A C.F. A Lei
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Lucia Helena
Caro Caio: Num País de 198 milhões de habitantes, aproximadamente, onde pouco mais de 4 milhões leem jornais; num País onde o ensino fundamental despeja milhões de analfabetos funcionais no mercado, ao ano; pergunto: -como é que podemos pensar em Prêmio Nobel a brasileiros? A meninada sequer sabe quais são as propriedades da água! E faço uma ressalva: - a culpa não é deles. A culpa precípua, é dos pais . Dos pais, da pátria. Excelentes e servis, ao retrocesso do País.
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caio1945
Ok, Lucia Helena Lima, concordo. E mais: ensino bom, todos sabemos qual é. Não falta mais discussão, falta vontade política de implantá-lo. Entretanto, dada a lei eleitoral vigente, NÃO partirá do govêrno nem de políticos qualquer aperfeiçoamento do ensino, muito ao contrário (vc sabe porquê!). Quanto à medição, sejamos pragmáticos: Qual o nível de competitividade de nossa indústria? Como andam as patentes de inovação? Prêmio Nobel a brasileiros? O resto é fumaça!
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Allan Moraes de Sousa
Um ranking do setor público que avalia escolas públicas e privadas e que, no final, mostra que os alunos de escolas privadas são melhores, em avaliação, que alunos de escolas públicas demonstra o que? Como semiótica mostra apenas que a elite social do país está bem preparada para os requisitos exigidos para se conquistar, manter ou alcançar o poder. Mas não demonstra de modo algum que tais alunos sejam realmente bons e preparados para liderar o futuro do país - ou melhor: de um país b
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Allan Moraes de Sousa
Prezado Caio - Creio que não fui compreendido em certos pontos. Veja, a nobreza não se mede pelo quanto capital se acumula, mas pela força, capacidade, poder e liberdade conquistados à força. Eu sou a favor de um totalitarismo cruel: apenas dessa forma os "desafortunados" da sociedade podem conquistar seus direitos à força (vide Revolução Francesa); mas o que temos hoje? Um statu quo perfeito rumo à degenração de ambas classes (dominante e dominados): nenhum progresso, nenhuma conquist
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caio1945
Prezado Allan: essa discussão das diferenças entre as públicas e as privadas relembra o pensamento: "O rôto falando do maltrapilho". Na atualidade, nem umas nem outras! E êsse mantra de criticar a "elite" é, no mínimo retórico, porque os que não são da elite morrem de vontade de entrar para ela, não é? Se vc fôsse dela, bem que gostaria, não? E é ela quem financia o crescimento, paga impostos, e sustenta o tal "tudo pelo social" dos não-elites. Vê como é?
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