Comentários para:

O teatro de Chávez

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maquiavel

    Vocês dão muito "nome" ao "bufão vermelho bostivariano"... O melhor é deixar ele no ostracismo... Ele nada de bom a oferecer ao mundo...

    Responda
  2. Fabsss

    Clovis Rossi, leia este artigo http://www.eltiempo.com/archiv o/documento/CMS-4157739 Pode ser enquanto come a marmita de Lula e recebe massagens na costela de Marco Aurelio Garcia.. mas veja que o Brasil está intimamente ligado às FARC Ponto. Pare de ser desonesto

    Responda
  3. Esclarecimento

    Falta na análise de Clóvis Rossi o histórico da Colômbia como maior violador de direitos humanos do mundo, a presença das guerrilhas de extrema-direita em solo colombiano - em número maior e muito mais atrozes do que as FARC; o envolvimento histórico de líderes de direita da América Latina com o narcotráfico; e, sobretudo, a reflexão sobre a necessidade de inclusão social dos cocaleiros, que são campesinos pobres que nunca receberam qualquer subsídio governamental.

    Responda
    1. Esclarecimento

      Mas, Ademir, a vala comum com 2000 corpos criada pelas guerrilhas de extrema-direita não são terrorismo? E os falsos positivos, que encobrem o roubo de pequenas posses de terra? Eram os agricultores assassinados terroristas e sequestradores? Por que o terror da direita é secundário?

    2. Josicleyson

      Desculpe, mas o artigo não trata disto. Trata de como um asqueroso como o Chavez dá abrigo a b.andidos, terroristas e sequestradores, que tem de ser exterminados o mais cedo possível pelo bem da humanidade, só isso, sem entrar no mérito destas outras questões, aliás secundárias.

  4. Fabsss

    Tantas linhas sobre o Chavismo e apenas UM paragrafo sobre o Brasil, o maior país do continente, a economia hegemonica e que tinha obrigação de intermediar o conflito e condenar moralmente Hugo Chavez Mas Clovis Rossi, que recebe afagos na costela de Celso Amorim e marmitas de Lula, não vai ousar enquadrar a política externa brasileira que é CONIVENTE e CUMPLICE das Farc

    Responda
  5. sml

    A Colombia esta indo muito bem no combate aos narcoterroristas. Hoje já tem e iniciativa, e os mantem sob constante pressão, fustigando permanentemente os meliantes, provocanfo baixas consideráveis. Está usando grupos menores dotados de alta-mobilidade e com grande poder de letalidade. Portanto tudo vai se resolver a favor das forças leais ao governo colombiano. Tanto é verdade que os helmíntos estão fugindo, e se refugiando nos países fronteiriços, Venezuela, Equador...é o fim

    Responda
  6. Beto Vianna

    "Nem importa tanto se as denúncias colombianas são ou não corretas". Infelizmente, Clóvis Rossi, essa frase é emblemática do modo cada vez mais mal-disfarçado com que você tece sua sanha anti-chavista. "Não importa" o que aconteça, dá-se um jeito de vestir de análise uma posição ideológica. E não diga que eu citei fora de contexto. O contexto é seu artigo todo. Uma pena pro jornalismo.

    Responda
  7. sergio

    Meus amigos rancorosos, o mundo não se divide somente em PSDB ou PT. Opa! cuidado, isso também pode ser considerado "chavâo". O pensamento único não admite esse tipo de abordagem. A mesma cartilha "liberal" que vcs se baseiam é a mesma do gov. Lula, só que eles são mais espertos que vcs, pois vcs ainda acham que isso faz parte de um "complô vermelho" para a tomada do poder.

    Responda
  8. Antunes

    Clovis Rossi, Houve uma mudanca de abordagem importante em seu texto. Em seu artigo anterior voce claramente abrandava a ligacao das FARC com o narcotrafico, em defesa da ligacao do PT e do proprio Lula com essa organizacao criminosa. Com essa mudanca ficou ainda mais clara a tentativa anterior de manipulacao da verdade em nome do proselitismo politico ou ideologico. E notoria a ligacao das FARC com o narcotrafico, impossivel, como voce afirma ser neutro em relacao a esse fato!

    Responda
  9. Dewey

    Quando observamos o que está acontecendo no México, onde o narcotráfico ameaça as instituições do país, só nos resta deplorar a posição do governo brasileiro de fazer vistas grossas ao comportamento do Sr. Chaves. Com Dilma será igual o pior! Não seria surpresa se as Farc e o MST se unissem para consolidar seus projetos para conseguir o que realmente almejam, o controle das nações sul-americanas.

    Responda
  10. ReformasJá

    Álvaro Uribe fez dobrar as Farc, reverteu em crescimento a combalida economia Colombiana e sai no segundo mandato presidencial com 70% de aprovação. E o batráquio Sancho Pança Chavez? O que fez da Venezuela??? Pobre povo venezuelano!

    Responda
  11. Antonio Rodrigues

    O Brasil ta fumado nas maos desses reallmente Narcotraficantes....inclusive com o apoio discarado da esquerda Brasileira que se faz passar por direita .driblando todo o conjunto de forcas politicas brasileiras...e agora o mais serio... onde estao as forcas armadas...me recordo que recentemente ouve um pequeno levante das forcas armadas brasileiras contra o governo Lula,publicados por esse jornal....nao durou mais de dois dias ...que foi escondido posteriomente pela propria imprensa brasileira

    Responda
  12. Herbert Gonçalves Espuny

    Parabéns pela análise! É isto mesmo... O único que falou em guerra foi o Chávez... Quem rompeu as relações diplomáticas foi ele... Ontem ele propunha um plano de paz... Hoje denuncia planos de invasão... Enfim, o velho e bom protagonismo latino-americano de gosto duvidoso e próprio das republiquetas de bananas... Neste caso, república que tem petróleo, mas que está quase falida e tem que manter a pose...

    Responda
  13. José Vitor

    Clóvis Rossi já tá ficando igual ao zé alagão: senil... Como diria o zé alagão, "todo mundo" sabe que essa encrenca foi arranjada pelo narco-presidente Uribe prá tentar enquadrar logo de entrada o seu sucessor, o Santos. (Fazendo um último servicinho pros seus patrões americanos.) Tudo vai depender agora do caminho que Santos seguir: vai querer seguir os passos do narco-presidente Uribe e ser um empregado dos americanos, ou vai querer seguir seguir se

    Responda
    1. Josicleyson

      Rapaz, que deturpação, em sua opinião o novo presidente deveria então expulsar os norte-americanos e desistir de combater os terrorristas e entregar o poder a eles, é isso?

    2. silvio jose macedo

      José Vitor escreve de má fé e repete mentiras mil vezes tentando criar uma verdade. Ou entendeu tudo ao contrário; está acusando as vítimas dos narco-terroristas e do Chavez que os apoia.

  14. Marcelo Maldonado

    Excelente comentário, Clóvis.

    Responda
  15. Renaldo Lisboa Dias

    Caro Clóvis,num trecho do seu artigo você diz que "não interessa tanto se as denúncias da Colômbia estão certas ou erradas". Isso significa que para você uma denúncia verdadeira tem o mesmo valor que uma mentirosa? Ou essa sua afirmação tem significado tão hermético e profundo que está além da capacidade de compreensão dos seus humildes leitores,eu entre eles? Quanto ao resto do seu texto,e principalmente quando se refere á posição do Brasil...olha,Rossi,nem Índio da Costa faria melhor

    Responda
  16. Eduardo Montero

    Coitado do comunista de Chavez, aposto que quando os seus Capangas, Exercito Bolivariano veja o primeiro avião dos Estados Unidos vão sair correndo e vão se fazer nas calças. De verdade não sabem com quem estão se metendo os coitados, vocês acham que os Brasileiros temos que perder tempo com caras bipolares como o Chavez, no lugar porque não pensamos em quem vai nos governar e seus aliados Sulamericanos, Chavez, Evo, etc. resentidos sociais é o que são.

    Responda
  17. sergio

    Quanto preconceito meu caro! Cuidado, isso é preconceito de classe. Vê como a história se repete. S, Z ou Ç num forum como esse não julgo ter tamanha relevância assim. Talvez o mestre Jatobá, autor da belíssima música matança, tivesse alguma consideração. Mas te garanto que ele seria muito mais elegante. Tráfico de drogas, sempre existiu. Não minimize suas declarações, existe muita gente envolvida com a questão da droga. Vc só está defendendo as velhas politicas fracassadas.

    Responda
  18. Igor Rodrigo

    Chávez, PT, Lula e Dilma, apoiadores de narcotraficantes!!!!!!

    Responda
  19. henrique collares

    Como sempre, todos os colunistas da FSP dobram-se às versões de Waschigton, deitam e rolam na defesa da versão norte-americana. São apátridas. Editores, jornalistas, cronistas, enfim, toda força de reserva necessária à dominação ianque tocam as trombetas do império. Que se torçam de ódio. Dilma neles!

    Responda
    1. Josicleyson

      Que escrita mais ridícula, se os EUA quisessem, era só ameçar de parar de comprar o petroleo do chavez que ele se borraria inteiro e entregaria até as calças aos americanos, deixe de ser alienado, cara...

  20. solange gaspar

    Documento assinado por Dilma requisitando a mulher de Medina, uma grande especialista em pesca ??????????

    Responda
  21. sergio

    O que mais me impressiona é a falta de seriedade com que determinados temas são tratados. De forma inresponsável, análises sem o menor cabimento são colocadas como verdades absolutas. A ditadura do pensamento único. Oxalá a sociedade brasileira depois desses 500 anos tenha acumulado o suficiente para não mais cair no conto dessa pequena e falida burguesia tupiniquim.

    Responda
    1. Josicleyson

      Mais um viajando na maionese...

    2. sergio

    3. silvio jose macedo

      O Sérgio deve ter pirado; misturou uma "falida burguesia tupiniquim" com o apoio do Chavez aos narco-terroristas da Farc e ainda ditadura do pensamento único. Acho que foi uma congestão cerebral.

  22. solange gaspar

    PERFEITO , EDUARDO GONÇALVES . ESSA TURMA TINHA QUE FAZER UM " ESTÁGIO " LÁ POR AQUELAS BANDAS. DEPOIS QUE VOLTASSEM ,QUERIA VER SAIR GRITANDO EM FAVOR DESSES INSANOS QUE REINAM POR AQUI.

    Responda
  23. Eduardo Gonçalves

    Quem quer tanto o socialismo ditatorial ,porque não passa uma temporada no Irã ,Cuba ,Venezuela ,Bolivia ou qualquer lugar de infeliz ,mas sem ajuda dos companheiros claro e tente viver com esses povos do mesmo modo que eles vivem com seus ditadores e quanto tempo irão aguentar ,viver essa democracia que o Lula diz que eles praticam.

    Responda
  24. Eduardo Gonçalves

    O infeliz do Chaves e dos que acreditam em iguais a ele ,não sabe o que é ditadura e o dia que passar por uma quero ver o que esses caras irão falar ,só vive bem na ditadura os amigos do rei e dedo duro ,o resto se ferra e morre se quiser liberdade e dúvido o Chaves para de enviar Petróleo aos EUAs ,quem sustenta esse infeliz são os yanques e quem joga beseibol é o Hugo Chaves e seu povo está passando fome com as suas bolivariana mente infeliz e ele bem rico e seus amigos e dedos duros lógico

    Responda
  25. Eduardo Gonçalves

    Omitir é um hábito bem comum do jornalismo por aqui e o jornalismo daqui devia falar dos emails que o Raul Ryes mantinha contato com alguns Brasileiros e que foi demonstrado plenamente pela Veja e comentava que tinha boas relações com o PT e como um jornalista bem informado ,deve contar a história por inteiro e não com a história incompleta a não ser que seja advogado de defesa .

    Responda
  26. paca

    corrigindo meus erros de digitação com palavras colocadas em minha opinião abaixo: posição, jogo, expoente e politiqueiras.

    Responda
  27. paca

    expoente e politiqueiras.

    Responda
  28. paca

    Caro Clovis Rossi, ainda consigo te ver como um jornalista. Até procede tua poição em relação ao fato, mas cuidado, o outro lado(Colombia) também não é assim tão confiável e faz o jofo do poder de plantão. Quanto ao Brasil, como espoente político do continente, deve se posicionar e opinar sim, sem que os supostos formadores de opinião façam co-relacões potiqueiras com o fato.

    Responda
  29. sávio

    é o chávez na sociedade do espetáculo, exatamente igual à mídia... (deve parecer que é verdade) enquanto isso, o FHC quer legalizar a m... (censura do jornal). qual a relação dele com o narcotráfico?

    Responda
  30. carlos.a.t.d.

    Pois é, Rossi. Falar de Chaves e FARC, invariavelmente acaba esbarrando em sindicato obscuro, ala agitada do PT, e por aí vai.

    Responda
  31. Allan Moraes de Sousa

    Pergunto: narcotráfico é problema nacional porque? Acredito que narcotraficantes façam menos mal que grandes aglomerados corporativos - mas é muito mais fácil combatê-los do que mover uma empreitada legal contra megacorporações, e como sempre é preciso encontrar um problema: judeus para nazis, terroristas nos EUA... Nosso medo não é do narcotráfico, mas do poder que podem alcançar. Grande coisa: apenas mercenários substituindo velhos mercenários que, simplesmente, não são vistos mais c

    Responda
    1. Josicleyson

      Imagine, narcotráfico não é problema para nós, aqui não tem nada disso, não morre ninguem por isso, famílias não são destruídas, vidas perdidas, não, as malvadas empresas transnacionais é que são os vilões e culpados pela miséria e pobreza, MOLEQUE IRRESPONSÁVEL, vá estudar e pare de fumar e cheirar antes de escrever estas m.erdas!!!

  32. Hans Malkovic

    Uma das coisas mais lúcidas que foram escritas na imprensa nacional sobre o caso até agora.

    Responda
  33. nei leite

    Sinceramente acho que a Colômbia deveria pedir desculpas ao Equador, à Venezuela e a todos os seus vizinhos pelos "MALAS" que ela exporta. Creio, também, que ela deve impedir que os indesejáveis que deixam o pais não voltem mais. E, não pode exigir isso dos outros. Nem de Chaves, nem de ninguém.

    Responda
    1. Josicleyson

      Beleza, façamos então uma divagação, se fossemos nós no lugar da Colombia, e terroristas narcotraficantes estivessem entranhados em nosso território, na vasta amazonia, e fosse impossivel controlar toda a fronteira, e alem disso quando ameaçados se refugiassem em algum governo vizinho que os protegesse descaradamente como faz o Chavez, qual seria sua sugestão para resolver o caso?

  34. julinho da adelaide

    Em tempo: 90% do trafego de drogas colombianos é feito pelos carteis para-militar, com costas quente no Governo Uribe!!!!! O próprio Uribe é indiciado pelo governo americano, junto com seu pai, como narcotraficante. É só pesquisar na internet e verão os ditos documentos!!!!!! Querem enganar quem?????

    Responda
    1. renato raduan

      E voce, com esse seu comentario? Quer engnar a quem? Nós, leitores.. Se toca rapaz. Pense antes de escrever, Nao fale besteira.

  35. nei leite

    Colunistas brasileiros navegam calidamente entre a ingenuidade e a má-fé. Todos sabem que as FARCs objetivam a tomada do poder e que, qualquer grupo nessa condição, comete ações "criminosas" com o objetivo de se auto-alimentar. No Brasil, roubavam-se bancos, por exemplo. Por que será que o fantoche norte-americano Uribe parece sempre certo na opinião da grande mídia? Jamais vi ou ouvi alguém do governo Lula condenar a Colômbia por combater as FARCs. Dizer o contrário é patifaria

    Responda
    1. Josicleyson

      Já ví que este Leite é um caso incurável; colocando de modo simples, as tais FARC não tem mais sentido em um país democrático como a Colômbia. Na hipótese terrivel deles tomarem o poder, imagine que maravilha seria, um estado comunista-narcotraficante, ou seja, uma Cuba muito piorada. É isso que voçe defende?

    2. salomaocohen

      Com esse malabarismo de idéia, seu cérebro vai dar um nó. Cuidado hein!

  36. julinho da adelaide

    Bonitas palavras, mas esqueceu de dizer que, os narcotraficantes moram e vivem dentro das fronteiras colombiana, portanto, são cidadãos de responsabilidada do estado colombiano. O que que a venezuela tem com isto??? Ademais, os Nortes americanos com suas poderosissimas bases, fazem o que por lá??? Vai catar coquinho, e vê se conta esta história direito!!!!!!!!!!!!!!!

    Responda
    1. Josicleyson

      Caro François, por exemplo, se terroristas brasileiros montassem uma base no Bolívia, o local fosse de conhecimento público, e cometessem assassinatos, sequestros e trafico de drogas em nosso país e depois fugissem para lá e fossem acobertados pelo governo local, seria responsabilidade únicamente nossa?

    2. Elcabongy

      Putz!! Mais um que nao leu, nao viu, nao sabe....apenas escreve e assina em baixo.

  37. adilson lacerda

    E existe também o teatro da mídia ao tentar esconder a ligação farc-pt.

    Responda
  38. Raul Moreira

    Pelo quqe se vê, a América do Sul, inclusive o Brasil de Lula e Marco Aurélio Tenebroso Garcia inspirador de Dilma, é conivente com as fanfarronices atrapalhadas do Bufão Chavez com sua relação promiscua com terrorista e narcotraficantes, os quais, já estenderam seus tentáculos, pelo que se tem notícia, aos "cumpanheiros" do "puder". Benza Deus!

    Responda
  39. José Freitas

    Perfeita a análise sobre o carater guerrilheiro e narcotraficante das FARC. Ela se aplica perfeitamente às relações do PT/LULA/DILMA com esse grupo, embora Clovis Rossi, por afinidades ideológicas, tente desqualificar as denúncias do deputado federal INDIO DA COSTA, vice de José Serra. É preciso que fique bem claro para todos os eleitores que, quem apoia "politicamente" as FARC é cúmplice da desgraça que atinge milhares de familias brasileiras que veem seus filhos destruídos pelas drogas.

    Responda
    1. renato raduan

      Idem

    2. Natália Nodari

      Faço de suas as minhas palavras.

  40. ilton ramalho

    O pior deste teatro de horror, são os atores coadjuvantes : Lula, Dilma, Marco Aurélio Top-top Garcia, etc. CONDE DRÁCULA OS INVEJA.

    Responda
    1. Marcus Miranda

      Ó quão doce é ouvir a voz da sanidade em meio a esse caos criado pelos vermelhos no país.

  41. ilton ramalho

    Não é "coisa" normal defender um FA...CI...NORA deste, mas...TEM DES...MIOLADO que o defende.

    Responda
  42. Celso Mantelli

    Sergio Lisboa, nao queira justificar a ação danosa das FARC pelos possiveis crimes Colombianos. O tráfico de droga é um mal que não tem ideologia como voce quer propor. Ataca a todos nós. Certamente você conhece alguma familia que tem dependente de droga e sabe o sofrimento que passa. As FARC perderam a finalidade e hoje é um grupo armado para traficar. Defende-la é defender o crime. Se ser de esquerda é defender o crime, voce está certo.

    Responda
  43. ilton ramalho

    Com certeza, porém um teatro de HORRORES. Chaves é o maior BUFÃO do mundo. Falta ao povo venezuelano alimentos, remédios, segurança,etc. e até papel hilgiênico. Maior inflação e retração econômica das américas. Pensa em guerra contra a Colômbia... Como? PIOR DE TUDO... É o ídolo do Sr. Lula e os pete-aloprados.

    Responda
  44. xmed02 xmed02

    e ainda tem candidato que defende essa gente(farc, mst e afins)

    Responda
  45. Elcabongy

    Muito boa matéria com apresentaçao de fatos e mençao de um livro muito bom. Só faltou mencionar que nessa crise cucaracha o Brasil pouco pode fazer, pois já deu diversas demonstraçoes de que apóia o beiçola e as Farc (dando emprego público em Brasilia para a mulher de um dos narcoterroristas!) e obedece ao Fidel. A única "ajuda" possível foi mandar o mini Amorim lá para o oriente médio (onde ele pode ser útil em programas humosrísticos, por exemplo!) para nao piorar mais ainda a situaçao.

    Responda
  46. sergio

    O famoso computador indestrutível? Nessa reportagem também não vi nenhum comentário sobre a relação do Sr. Uribe com o narcotráfico. E diga-se de passagem, relação familiar. Sobre os assassinatos de civis, das matansas promovidas com o intuito de intimidar qualquer um que venha apoiar as FARC ou que seja de esquerda, da perseguição e do crescimento de assassinato a sindicalistas.

    Responda
    1. Josicleyson

      E se todas estas besteiras que voçe falou eventualmente fossem verdadeiras, isto justificaria o que fazem as FARC?

    2. silvio jose macedo

      Não, não, Ivan, o caso so Sergio Lisboa é mais grave; tem a cabeça feita pelas cartilhas que fazem lavagem cerebral do PT/Lula. A pessoa que passa por isso para de pensar e só consegue repetir chavões, isto quando não dá um nó no cerebro e aí vira um samba-do-cri-ou-lo-doido.

    3. maquifa

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  47. Raphael Tsavkko

    Como era bom o tempo em que o Rossi era um jornalista sério e que escrevia sobre a realidade e não sobre as fantasias de seus chefes! Chavez foi atacado pela colômbia, sue país foi falsamente acusado de cometer crimes - no mesmo nível que Índio da Costa atacou o PT - e a Venezuela é a culpada? Culpa-se a vítima. ridículo. tsavkko.blogspot.com

    Responda
    1. Raphael Tsavkko

      Nossa, que idéia maravilhosa! Claro, Chávez fará isso, assim que a Colômbia permitir inspeção nas bases dadas aos EUA e que colocam toda a região em perigo, que tal? Conhecimento em geopolítica e relações internacionais? ZERO!

    2. Raphael Tsavkko

      Meu caro, você lê esse jornal aqui e acredita! Quem é o alienado? E a ficha falsa da Dilma, acreditou também?

    3. Josicleyson

      Se fosse falsa a denuncia, garanto que o Chavez não faria este estardalhaço todo, apenas permitiria a entrada de uma comissão neutra para mostrar que nos locais indicados pela Colombia não existem terroristas; mas isso ele não pode fazer, né?

    4. renato raduan

      Ridiculo e voce, Tsavkko. Deixe de ser alienado. Acorde

  48. Inês Faria

    Claro, tudo muito claro. terrorista e narcotraficante não são para serem protegidos e escondidos sob o argumento de dissidentes políticos, guerrilheiros politicos ou amigos da revolução, companheiros ou qualquer coisa parecida com isso. No curso da história perderam sua legitimidade. Transfornaram-se em inimigos de qualquer nação que vê crescer o aumento da violência graças ao tráfico da Cocaína , crack e armas. Chega de conivência , cúmplicidade e omissão. O Brasil precisa toma

    Responda
  49. Williams Duarte da Paz

    Aceitar participação das FARC em forum local não é omissão, é apoio.

    Responda