Comentários para:

Piada de mau gosto

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. eduardo juliato

    Hélio, você é meu herói!

    Responda
  2. Leandro Souza

    Parabéns, excelente artigo. Apenas quero acrescentar que o humor sobre os políticos também cumpre o antigo brocardo "ridendo castigat mores"

    Responda
  3. rodrigo freire

    ótimo. adorei.

    Responda
  4. Elcabongy

    Bem, se estiver sentindo falta de "tiranos" desbancados ou "reis" humilhantes, basta se ater ao noticiário da América Latina, que, por si só, preenche o espectro cômico (se nao fosse trágico!) sem ajuda do cacet.a e planeta ou CQC. É a piada pronta do planeta.

    Responda
  5. patricia garcia

    De mau gosto e triste, porque a grande maioria dos jovens que irão votar só tem informações sobre os candidatos através desses programas de humor, muitos não irão procurar informações sobre os candidatos por conta própria, é claro que por trás dessa resolução do TSE existe pressão daqueles que estão se lançando como representantes do povo nas esferas do poder, o fato de terem conseguido exercer coerção sobre o TSE mostra que certamente esses candidatos praticamente já estão eleitos...

    Responda
  6. Júlia Campos

    "ridendo castigat mores"

    Responda
  7. cla

    e so aprender comos politicos: tem lei para o uso da mquina para fins eleitoreiros e eles continuam usando!

    Responda
  8. cla

    oque nao devemos esquecer( e ja esquecemos) e que no tempo da censura mais dura e que foram criadas as melhores musicas, programas humoristicos, peças de teatro etc! por tanto eles que esperem pra ver!!! nao aprenderam com a historia? e historia bem rtecente? agora sim e que vamos ter piadfas inteligentes! e nao humor facil! todos vamos usar nossa inteligencia( quem faz as piadas e quem vai rir)

    Responda
  9. João Pedro

    Político impedir humorista de trabalhar PODE; político pedir para não apedrejar uma mulher no Irã NÃO PODE. Fala sério.

    Responda
  10. luiz breyner

    A magia do humor é ridicularizar alguém e os programas de humor procuram fazer isso constantemente. O lado negativo do humor na política é amenizar o ato abominável do político cansando o assistente e querendo vender para ele a idéia de que temos uma única alternativa, rir da desgraça que nos atacou e deixar a vida rolar. Quantos quadros de humor Chico Anízio fez em seus programas? Foram para politizar o povo alegremente? Não, ele foi a serviço do poder trabalhar na válvula de escape.

    Responda
  11. N. César

    MAGISTRAL.

    Responda
  12. guina

    Eles entrárem em uma prefeitura,por ex,e cobrárem de um prefeiro,ou secretário,sobre uma verba pública liberada ja a algum tempo,para construirem uma escola ou um centro de saúde e no lugar a ser construído ser um matagal,sem nada ainda,ou seja,pegando tal administrador pela mentira,ilustra bem quem é e a ética daquela pessoa,isto é fantástico!,ajuda muito á população á saber "quem é quem".

    Responda
  13. guina

    Acho lamentavel!,primeiro pq a liberdade de expressao esta sendo serceada o que demonstra que ainda vivemos em uma ditadura!,e segundo pq,através do programa deles,CQC,viamos as barbaridades e absurdos que se passam nas administrações públicas e dentro do congresso,e isto,tendo a audiência que o programa tem,é muito exclarecedor,mostra esta realidade como ela é,sem enganação!.

    Responda
  14. tiziu

    Por um lado é um retrocesso....por outro... o TSE nos livrou do humor tortura de hoje(péssimos atores e textos ridículos) ... que saudades do "Agildo Ribeiro", do "Jô Soares", do "Ney Latorraca", do "Chico Anísio" com seus programas humoristicos fantásticos...mato a saudade no "you tube"

    Responda
  15. alquimista

    Bom artigo, com boa argumentação e exemplos elucidativos; interessante a abordagem filosófico-evolutiva. Dá gôsto ler, Hélio. Mas não podemos nos esquecer de que quase toda piada é um pouco preconceituosa e metirosa. Pela experiência sabemos que nem sempre os candidatos com maior estoque de piadas, senso de humor e retórica são os mais honestos e de maior espírito público (1989). A TV, os jornais e os humoristas não são neutros; suas opiniões podem influenciar e decidir uma eleição.

    Responda
    1. Rodrigo B

      Seguindo esta lógica, toda e qualquer forma de propaganda eleitoral deveria ser proibida. Toda a mídia pode influenciar uma eleição. Saber que um político é corrupto, que recebeu mensalão ou que chamou a população de uma cidade inteira de "ve.ados" influencia uma eleição. Mas certos partidos preferem travestir a justiça utilizando-a para impedir a divulgação da verdade e, estando no poder, utilizam-se deste poder para limitar a liberdade de comunicação de forma que a verdade não se espalhe./

  16. Ferreira

    Caro Hélio, Mais uma vez sua coluna dispensa comentários. Acredito que se as pessoas gostassem um pouco mais de filosofia, o mundo seria bem melhor. Excelente. Parabéns! Abraço

    Responda
  17. robson tinoco

    Parabéns Hélio, Ler suas colunas é sempre motivo de inspiração.

    Responda
  18. Tancredo Moura

    Muito bom; De clareza e genialidade impar. Parabéns, caro autor. Eu diria até que o texto ficou curto, igual a tudo o que é saboroso de degustar.

    Responda
  19. Xiquim

    Isso aí só pode ser mais uma tentativa do PT de transformar este país numa ditadura. No meu modo de entender, se não o maior, um dos maiores humoristas/escritores desta pátria amada, abandonada, salve, salve, se chamou Stanislaw Ponte preta (pseudônimo do falecido jornalista Sérgio Porto). Ele escreveu um dos livros mais gostosos de se ler de quantos eu já li: o FEBEAPÁ (FEstival de BEsteira que Assola o PAís), onde ele criticava os milicos que estavam no poder, em plena vigência da ditadura.

    Responda
  20. Abeldenatal

    Aos que me perguntam o porque da minha admiração pela filosofia, respondo: Leiam artigos como este...Delicioso de ler, lúcido e inteligente, me causa inveja não ter talento igual...Parabéns Helio...

    Responda
  21. Zé da Bunda

    Legal! Muito interessante o texto, Hélio. Porém, acredito que Freud tem contribuições mais pertinentes sobre o chiste (como a necessidade de respaldo sobre o 'outro-público', por exemplo) do que escassas citadas no texto. Quanto ao TSE, é uma atitude ridícula e mutiladora.

    Responda
    1. Pedro Mendonca

      Será que o TSE foi tão errado assim??? E se algum candidato(a) é melhor no campo humorístico que o(a) outro(a)? Não iria levar uma vantagem perante ao eleitor? Mesmo sabendo que ser engraçado não quer dizer ser honesto, competente ou eficiente? Que eu saiba o TSE só proíbe os candidatos de se exporem, mas não os humoristas de fazerem graça. Bem me lembro da turma do Casseta fazendo ótimas piadas com a Zélia e o Cabral, sem que nenhum deles participasse do programa (ambos chatos)

  22. Gabriel de Sousa Jr

    É verdade que o texto ficou grande mas também ficou esclarecedor. Gostei. Guardei. Compartilharei. Abraços . Gabriel de Sousa Jr.

    Responda