Comentários para:

Os ateus e o mal

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Elson Duarte

    Os movimentos ateísticos mataram mais gente que todas as guerras religiosas da história. Somente na China matou mais de 75 milhões em tempo de paz; levantamento estatístico comprovado pelo cientista R.J Rummel, especialista em dados sobre violência coletiva e guerra. Portanto, o ateísmo é uma ideologia que nasceu como assassina na Revolução Francesa e continua a dizimar milhões de pessoas; por fim, as iniciativas antirreligiosas que surgem na atualidade não são coincidências, mas sim indutiv

    Responda
  2. carlinhos XT

    PS: TODO SER HUMANO QUE NÃO DESEJA FAZER O MAL POR TEMER A DEUS JÁ É UM TIRANO, POIS SÓ FAZ O BEM POR TER MEDO DE ALGO MAIOR QUE ELE. SOU ATEU, 37 ANOS, MEUS 4 IRMÃOS, MEU PAI, MINHA ESPOSA... E O MAIS PRÓXIMO QUE CHEGUEI DE UMA DELEGACIA FOI DAR QUEIXA DE 2 ROUBOS (UM CARRO E UMA MOTO MINHAS), COMETIDO POR PESSOAS QUE ACREDITAM EM DEUS.

    Responda
  3. carlinhos XT

    A SUÉCIA TEM 85% DE ATEUS (NÃO-CRENTES) Esta duscussão é muito boa por saber que está aumentando o número de ateus no mundo. Em cerca de 200, 300 anos este será um mundo melhor, livre de crenças estúpidas e de pseudo-moral religiosa. Logo (300 anos para história é um período curto) o mundo terá pessoas mais éticas e menos moralistas.

    Responda
  4. toninho

    É evidente que o datena errou ao falar sobre os ateus. Mas acho que processá-lo por isso é perda de tempo, afinal os ateus zombam dos cristãos e ninguém os processa. Mas dizer que moral é produto da evolução é forçar a amizade. A evolução só está provada para os ateus porque serve de base para a doutrina ateista. É por isso que não dá para levar os ateus tão a sério.

    Responda
  5. Ilton Santana

    Num TV descente, o Datena já estaria demitido.

    Responda
  6. Marcelo Maldonado

    Datena está redondamente enganado. Eu nunca conheci um b@ndido ateu. Na cadeia e nos presídios cariocas, todos os dias os presos páram o que estão fazendo pra rezar ave maria às 6 da tarde. O lema do Comando Vermelho é "Paz, Justiça, Liberdade... e fé em Deus". Os b@ndidos são "religiosos" e ao mesmo tempo matam, estupram, sequestram... Em bocas de fumo, é comum ouvir os traficantes escutando músicas cristãs... eles têm medo da morte também... Parece piada minha, mas é a realidade.

    Responda
  7. antonio bosi candido

    Li, com muito atraso, seu artigo. Como sempre brilhante. Os 1 % agradecem. Amém !

    Responda
  8. eduardo juliato

    Será que o filho do Datena, que já esteve envolvido com drogas, também é ateu??

    Responda
  9. marinas

    Hélio, Datena merece atenção, ser assistido criticado por 3 motivos importantes: é formador de opinião e atinge milhões de pessoas;  dá pena na TV, prega pena de morte e exarceba a intolerância e o  3º motivo Assistir Datena  me deixa feliz e alerta para não regredir no meu processo de individuação, de humanização. Temo, quando assisto Datena, de retornar, não às cavernas, mas às árvores, um mero símio indiferenciado!  Parabéns pelo "cala boca Da

    Responda
  10. janaynah Queiroz

    Datena é mediocre e ignorante. Imbecilóide que comanda um programa ruim, cuja bandeira é mostrar sangue e desgraça. Alguém explica para essa criatura o que significa moral, virtude, respeito ao ser humano. E que isso nada tem haver com religião ou fé. Sinto-me ofendida porque sou atéia e tenho mais respeito e honestidade que alguns católicos que conheço e não saem de dentro de paróquias, dividindo os dizimos dos fiéis. Vergonha é existir um apresentador como esse.

    Responda
  11. AVM

    Primeiro o Sr. Boris Casoi imputa aos garis o nível mais baixo da hierarquia das profissões, menosprezando os votos de "feliz ano novo", antes os votos deles do que o dele.Agora os Sr. Datena demoniza os ateus. Se der corda é capaz de incitar os fiéis a queimarem os ateus em fogueiras em praça pública. Daria uma boa audiência, um monte de cristãos sedentos por sangue, típico espectador de seu programa.

    Responda
  12. AVM

    Primeiro o Sr. Boris Casoi imputa aos garis o nível mais baixo da hierarquia das profissões, menosprezando os votos de "feliz ano novo", antes os votos deles do que o dele.

    Responda
  13. Silas

    Podemos especular, por baixo, que esse senhor (Datena) ganhe mais que R$ 50.000 mensais para apresentar tal programa popular. Isso nos leva a seguinte conclusão: O dinheiro é MUUUIIITO mal aplicado. A Bandeirantes deveria rever seus critérios de remuneração. A estupidez não pode ser premiada desse jeito. Para dizer essas asneiras salario mínimo é muito boa remuneração.

    Responda
  14. Ermio Patrão

    À dita Liberdade de Expressão deve corresponder também a Responsabilidade ética por aquilo que se expressa.Esta "Liberdade" está navegando nos pântanos perigosos do preconceito e do radicalismo.Historicamente, por um pretexto qualquer, na medida em que um grupo de pessoas é desqualificado como humano, está aberta a porta para toda a sorte de arbitrariedades.É só um pulinho para a volta das fogueiras em praça pública; que Deus, mais uma vez, assitirá consternado, por tamanha ignorância.

    Responda
  15. fabimal13

    Política e religião não se discute. Cada um fica na sua e aguarda o momento final da forma que quer e em que acredita. Agora pra mim é novidade saber que existe uma Associação de Ateus...falta do que fazer mesmo.

    Responda
    1. Nilvo Retka

      FALTA DO QUE FAZER E DIZER UMA BOBAGEM QUE MAIS DE 5 POR CENTO DA POPULACAO BRASILEIRA NAO PODE SE REUNIR SEU PONTO DE VISTA...MAIS RESPEITO POR FAVOR

    2. Felipe

      Política e religião não se discute? Quem disse isso? A Constituição diz exatamente o contrário. A liberdade de expressão existe para qualquer assunto, religião e política inclusive. A mesma Constituição também garante a liberdade de associação.

  16. Marise Suzuki

    É realmente uma pequena que num país com tanta diversidade cultural ainda existam pessoas que relacionem Ética a Religião. Se ter religião fosse um escudoque impedisse comportamentos agressivos a sociedade, não existiriam tantos escandalos ligados a igrejas de diversas denominações cristãs

    Responda
  17. Beto Vianna

    Penso que Datena cometeu apenas um equívoco lógico - ou de simetria. Para os crentes, todos (crentes e ateus) são filhos de Deus, ao passo que, para os ateus, ninguém (crentes ou ateu) é filho de deus algum. Logo, Datena não é nem crente nem ateu.

    Responda
  18. Guilherme Lemmi

    Algumas frases sobre Deus, proferidas por cientistas famosos. Para os ateus: "A benção do poder mental vem de Deus, do Ser Divino, e se focarmos mentes nessa verdade entraremos em sintonia com esse grande poder." Nikola Tesla "E existem os ateístas fanáticos, cuja intolerancia é a mesma dos fanáticos religiosos. São criaturas que não conseguem ouvir a música das esferas" Einstein

    Responda
    1. antonio bosi candido

      está dentro do santo livro, lá bem fundo juntamente com os dólares!

    2. Andre

      Caro Guilherme.Caso não saiba a ruina de Einstein foi sua fé no deus que vc descreveu.Por causa desta fé,ele cometeu o erro,de ignorar a mecanica quantica,pois a existência dela contradizia a existencia do deus que ele acreditava.Com isso ele perdeu 30 anos de sua carreria tentando derrubar a mecanica quantica.Mas no final através desta carta de o Alex citou parece que Ele percebeu seu erro,e se tornou ateu.

    3. Alex Peres

      Guilherme, pode até ser isso, particularmente não acredito pois as sentenças são concisas. Se vc ler a reportagem inteira onde aparacem esses trechos, não é bem esse sentido que Einstein queria dar a essas frases.

    4. Guilherme Lemmi

      Alex, nessa carta a que voce se refere, Eisntein parece discorrer sobre a inutilidade de expressar Deus através de palavras e idéias, ja que qualquer palavra ou idéia sempre será menor do que Deus. As frases que eu citei refletem a crença de Einstein no Pateísmo, isso é, na crença de que Deus e o Universo são a mesma coisa. A carta que voce citou se refere ao Deus pessoal idealizado pela maioria das religiões, uma idéia que eu também não concordo.

    5. Alex Peres

      Guilherme, parece que Einsten era contraditório então. Veja trecho de uma carta dele no fim da vida, extraído de reportagem desse jornal do dia 15/05/2008: "A palavra Deus é para mim nada mais do que expressão e produto da fraqueza humana", escreveu Einstein, para quem a Bíblia seria "uma coleção de lendas honoráveis, ainda que primitivas". E tem mais: "A religião judaica, como todas as outras religiões, é uma encarnação das superstições mais infantis."

    6. Andre

      Caro Guilherme. Estude falácias .

  19. Guilherme Lemmi

    Eu vejo um padrão, mas minha imaginação não consegue conceber o criador desse padrão. Eu vejo um relógio, mas não posso imaginar o criador do relógio. A mente humana é incapaz de conceber as quatro dimensões, como poderia ela entender Deus, diante de quem mil anos e mil dimensões são como uma Einstein Nos não sabemos nada sobre Deus. Todo o nosso conhecimento é como o conhecimento de uma criança. A verdadeira natureza das coisas, isso nós não saberemos nunca. Einstein

    Responda
  20. Guilherme Lemmi

    A ciencia é apenas uma imagem da verdade Francis Bacon Em vista de tamanha harmonia no Cosmos que eu, com minha limitada mente humana, sou capaz de perceber, ainda existem pessoas que dizem que não existe Deus. Mas o que me deixa mais nervoso é que elas usam minhas palavras para suportar as suas opiniões. Einstein Eu acredito no Deus de Spinoza, que se revela através da harmonia presente em tudo o que existe, e não no Deus que se preocupa com os destinos e açoes d

    Responda
    1. Andre

      Caro Guilherme. Estude Falácias. Principalmente a Falácia do apelo a autoridade. Só pq uma pessoa inteligente acredita em algo, não quer dizer que seja verdade. Pessoas inteligentes ja acreditaram que Sol gira ao redor da Terra, mas a verdade que a Terra gira ao redor do Sol continua a despeito disso. Alem do mais todos que vc citou ja cometeram erros. Principalmente Einstein que errou em relação a mecanica quantica ,pq ela ia contra a sua fé de concepção de deus .

  21. Guilherme Lemmi

    O conhecimento da existência de algo que não podemos penetrar, das manifestações da profunda razão e da mais radiante beleza - é esse conhecimento e emoção que constituem a verdadeira atitude religiosa; nesse sentido, e apenas nesse sentido, sou um homem profundamente religioso Einstein Eu quero saber como Deus criou esse mundo. Eu não estou interessado nesse ou naquele fenômeno, no espectro desse ou daquele elemento. Eu quero conhecer os pensamentos de Deus. O resto são detalh

    Responda
  22. Guilherme Lemmi

    É essa eterna mania de contrapor Deus à Ciencia é que é o problema...a ciencia estuda Deus, simples assim. Reparem que estou falando sobre Deus, o Ohm, o Tao, o pulso inicial, o Logos...e nao sobre catolicismo, cristianismo, judaismo, islamismo e outros ismos...

    Responda
  23. Marcel

    Se a regra de ouro fosse mesmo correta, os antigos povos bárbaros seriam seres profundamente civilizados. O bem seria instintivo. Repito: você não precisa acreditar em Deus para admitir que a noção de dignidade provém da mensagem judaico-cristã. Ao reconhecer que o outro é imagem e semelhança de Deus, nasce o respeito ao próximo. Conceito que é expandido com o Cristianismo. A civilização ocidental é filosofia grega, direito romano e moral judaico-cristã. Não precisa crer. É fato histórico./p

    Responda
    1. Marcelo Maldonado

      Fala, Marcel. Infelizmente há ateus aqui tão cegos (ALGUNS SOMENTE, não todos), que tentam a tudo custo apagar os aspectos extremamente positivos do cristianismo e do judaísmo na cultura ocidental. Esse pessoal não sabe nem que as leis judaicas eram muito mais leves que às dos povos vizinhos contemporâneos (até mesmo previa alguns "direitos" aos animais)... Não adiante discutir. Leia os comentários e ria. :)

    2. Marcel

      Daniel, se você acredita que a moral judaico-cristã não contribuiu em nada para a civilização ocidental, se você acredita que os mosteiros não foram os fortes protetores da cultura do ocidente nas invasões bárbaras nos séculos X, XI e XII, se você não admite que nossa moral forma a base dos direitos humanos, se você não reconhece a grandeza filosófica de Santo Tomás e Agostinho, você está negando os fatos. Ah, e tenho muitos amigos ateus. Até porque não há assunto mais fascinante para se deba

    3. daniel

      Aos outros leitores: leiam antes pg. anterior - 05/08 15:31 e 17:22 //// Marcel: Uma grande falácia sua. Não sei se também de Thomas Woods. Devemos algo a um povo por ter feito algo positivo, único na época. Aos gregos: a filosofia e a ÉTICA!(grifo meu)/ aos romanos: o direito. ///// O que os judeus trouxeram era essencial para mentes humildes. Algo inevitável em uma civilização que tinha deuses tão indiferentes p os mortais. (continua)

    4. daniel

      CONTINUAÇÃO //// ...tão indiferentes p os mortais. Mas poderia ter vindo dos deuses Mitra,Zoroastro, ou dos egípcios. (ver ler sobre), calhou apenas de os judeus unirem umas serie de lendas e oferecerem um deus mais "integro" com idéias (copiadas) mais globais... //// Agradecer por isto... ok?... mas não era único. Alem do que, em pleno sec XXI, ao contrário da filosofia grega e princípios do direito, não precisamos mais deste deus (Não precisa não crer. É fato histórico.)

    5. daniel

      Aos outros leitores: leiam pg. anterior - 05/08 15:31 e 17:22 / Marcel: Uma grande falácia sua. Não sei se também de Thomas Woods. Devemos algo a um povo por ter feito algo positivo, único na época. Aos gregos: a filosofia e a ÉTICA!(grifei) / aos romanos: o direito.

    6. daniel

      continuação do quadro abaixo:...

    7. daniel

      Aos outros leitores: leiam pg. anterior - 05/08 15:31 e 17:22

  24. Marcel

    Para quem acredita em Deus, este é um assunto encerrado. Isso parece não ser verdade para os ateus. Parece-me paradoxal um ateísmo militante. Por que debater tanto acerca de algo em que não se acredita? Eu não acredito em ETs e não saio por aí gritando: "Extraterrestres não existem!".

    Responda
    1. Andre

      4)Julgamentos estéticos ja foram provado pelo metodo cientifico.O julgamento estético humano usa um modelo matematico de busca de proporções aureas,para inconcientemente avaliar o que é belo ou não.Ele foi provado construindo um computador que vê imagens de rostos humanos e dá uma nota de 0 a 10.As notas dadas pelo computador são iguais as notas dadas por pessoas.5)As suposições da ciência ja foram provadas,se não fossem seriam chamadas de hipoteses e não teorias.A veloc da luz const foi provada

    2. Andre

      2)Não existem verdades metafisicas.Isso ilusão humana.Um metafisico é alguem nunca quarto escuro,sem janelas,com paredes p.retas,procurando um gato p.reto que não esta lá.Um teólogo é alguem na mesma situação,mas segurando um ursinho de pelucia,afirnado ter encontrado o gato.3)A ética e a moralidade podem ser avalidas pelo metodos cientifico.Estude da Teoria dos Jogos de John Nash.

    3. Marcel

      4) Julgamentos estéticos não podem ser acessados pelo método científico, pois o belo, assim como o bom, não podem ser provados cientificamente. 5) E finalmente a própria ciência não pode ser justificada pelo método científico. A ciência é permeada por suposições que não podem ser provadas. A teoria da relatividade, por exemplo, depende de que a velocidade da luz é uma constante, entre A e B. Mas estritamente isso não pode ser provado. Temos que admitir para manter a teoria.

    4. Marcel

      2)Verdades metafísicas, como: existem outras mentes além da minha, ou que o mundo externo é real, ou que o passado não foi criado há cinco minutos aparentando ser mais velho. Essas crenças racionais não podem ser provadas cientificamente. 3) Crenças éticas sobre opiniões de valor, não podem ser avaliadas pelo método científico. Você não pode mostrar, com a ciência, se os cientistas nazistas fizeram algo de maligno em contraste com os cientistas das democracias ocidentais. (Cont.)

    5. Marcel

      Daniel, se você leu os posts anteriores, viu que não fui preconceituoso em momento algum. Aliás, disse que os ateus fazem ou podem fazer o bem. O comentário de Datena foi infeliz. O que tenho dito desde o começo é que quem estabeleceu o conceito de "bem" foi a moral cristã. E que a ciência não explica tudo. 1) Verdades lógicas e matemáticas não podem ser provadas pela ciência. A ciência pressupõe a lógica e a matemática, então tentar prová-las cientificamente seria petição de princípio. (Cont

    6. daniel

      Por favor leia: "Anderson Gonçalves(2) ontem 13h35" principalmente o final:", que é o preconceito de..." Debatemos pq nao queremos ouvir que quem nao acredita em ETs/deus é: imoral;assassino, semcaráter; deve morrer, (Id. média), ou ter o emprego barrado como por patroes como o Datena (hoje em dia). Espero que vc nao seja um destes preconceituosos. Está aqui como um intransigente defensor (vi que escreveu muito atras), nao imagino como se comporta pessoalmentecom amigos a

  25. Luiz Moreira

    Num site ateu, li a seguinte colocação: O que, em matéria de religião, me distingue de um crente, é que ele não cre em muitos dos milhares de deuses que existem, e eu, não creio tambem no deus dele. Mas fora disto, o crente é dogmático e não respeita as opiniões de seus semelhantes, e por isto é um discriminador como o DATENA, um cara que em nada honra e colabora com a civilização. Logo, as religiões sempre trouxeram desgraças para a humanidade. E são desnecessárias.

    Responda
  26. emerson de faria

    Este é um debate tão inútil quanto estéril. O faato de o sujeito envergar um terno e carregar uma Bíblia debaixo do braço não o faz automaticamente um cidadão de bem, do mesmo modo que não acreditar em Deus faz do indivíduo um criminoso. As coisas não são tão simples assim. E discordo do Hélio ao afirmar que pobreza predispõe o sujeito à criminalidade. Se assim o fosse não haveria crime de colarinho branco.

    Responda
  27. emerson de faria

    Esta é uma discussão tão inútil quanto estéril. O fato do sujeito envergar um terno e carregar uma Bíblia debaixo do braço não o faz automaticamente um impoluto cidadão de bem, do mesmo modo que não crer em Deus não o faz automaticamente um bandido. As coisas não são tão simples assim. E discordo do Hélio ao afirmar que pobreza dipõe ao crime: se assim o fosse, não haveria crime de colarinho branco.

    Responda
  28. Lop

    Bem, o que poderíamos esperar do Datena. Um sensacionalista, ignorante e decadente. A Band deveria ter o mínimo de "inteligência" e vetar tal programa estúpido. Para os religiosos que estão comentando asneiras sobre nós, ateus: leiam um livro cientifico, estudem... algo util.

    Responda
  29. Anderson Gonçalves

    Lendo os comentários abaixo me surpreendi com isto: boa parte deles está discutindo a questão da existência de Deus, mas não o tema do artigo, que é o preconceito de acreditar que o ateísmo leva a um comportamento imoral.

    Responda
  30. Anderson Gonçalves

    Muitas vezes quem acredita em Deus acredita também em total remissão dos pecados, quaisquer que sejam, em troca da mera devoção. Trocando em miúdos: pode matar que Deus perdoa depois. É preciso lembrar o exemplo do nobre francês e militar Gilles de Rais (1404-1440), o 1º serial killer: depois de descobertos seus crimes, ele estava mais preocupado em obter a absolvição da Igreja para sua alma do que com qualquer consideração moral em relação às centenas de meninos qu

    Responda
  31. mpierossi

    O que mais impressionou nisto tudo é que uma quantidade significativa de ateus, que tendem a ser, pela sua própria natureza cética, imunes a manipulações midiáticas, assistem o programa do Datena.

    Responda
  32. Daniel Tomas

    Datena é o reflexo da ignorância da sociedade. Poucas pessoas raciocinam suficientemente bem para perceber o absurdo que ele dizia. A grande maioria de seu público certamente concordou e ficou feliz.

    Responda
  33. Matheus Pires

    Não crer na vida após a morte, no perdão incondicional, na servilidade apática e por não temer uma entidade esotérica sobrenatural é justamente o que me faz ser civilizado. Não creio que viverei de novo, então vivo minha única vida o melhor que posso; acredito que há coisas que não merecem perdão, e não as faço; não me submeto a tirano algum, e não tenho medo do irracional. Eu sou livre, e não apedrejo mulheres, não queimo inocentes e não ocupo a pátria alheia porque um "profeta" assim escreveu.

    Responda
  34. Valdemberg Pessoa

    O fato de não acreditar que um provável tsunami, chamado popularmente de dilúvio, inundou toda uma região da terra e que, um cidadão local, com uma extraordinária e inverossímil capacidade de domar animais, tenha reunido-os uma arca para preservá-los, sendo essa arca também, uma obra espetacular de engenharia naval, em nada desmerece a crença nessa história de quem quer que seja. E digo mais, não crer, nem me faz melhor nem pior, apenas diferente de alguns.

    Responda
  35. Valdemberg Pessoa

    Pediria aos leitores, e em especial ao Datena, que procurem ler a reportagem da Revista TRIP, de julho de 2010, nº 190. Na capa: "O PASTOR DOS TRAFICANTES - por que os chefes dos morros cariocas pedem a benção ao pastor Rogério?" Na reportagem, o título "BLINDADOS POR DEUS". E me arrisco a dizer: a ignorância é o mal do mundo, não a descrença.

    Responda
  36. Osmar F. P.

    A fábula científica (resumida): No princípio era o NADA. De repente, do NADA, uma cabeça de alfinete explodiu. Aí, do NADA, surgiu a água e, do NADA, uma ameba que se transformou em sapo, galinha, vaca, dinossauro, urubu, makako e, por fim, em um evolucionista ateu.A fábula criacionista: No princípio... o resto todo mundo conhece. Bem mais fácil acreditar em Adão e Eva, Papai Noel e Coelho da Páscoa que na Ameba transformer que veio do NADA. Ou não?

    Responda
    1. Alex Peres

      Osmar, muito bom: "bem mais fácil acreditar em Adão e Eva". Essa é a opinião da maioria! Pessoas como vc que não se propõem a questionar e tentar entender aquilo que acreditam. Preguiça mental. Nem se dá ao trabalho de ler sobre o assunto pra evitar de escrever, por exemplo, que a ameba veio do nada! Lamentável...

    2. Andre

      Caro Osmar;Caso não saiba a ciencia nunca afirmou que o nada explodiu produzindo tudo.Por mais que vc queria que seja fabula,não é.Pois esta tudo bem fundamentado em fatos e não em fabulas.Vc esta deturpando o que a ciencia,diz para infrinfir a falácia do apelo ao ridiculo.

    3. Felipe

      De acordo com sua "tese", também deve ser mais fácil acreditar em gnomos do que acreditar na lei da gravidade.

  37. Cris

    Aceitar o Big Bang é razoável.O que não tem como ser razoável é aceitar que as transformações acontecem por elas mesmas,sem terem um princípio que as ordene e as direcione. Os prédios construíram-se sozinhos a partir de uma explosão?Isso é forçar a barra,nem racional é. É evidente que existe uma inteligência por trás de tudo o que há na natureza.Não me parece que aceitar o contrário seja "racional".Mais parece um orgulho imenso, diante do que não se compreende.

    Responda
    1. Cris

      André Luiz, o sr. se limita a falar que as opiniões contrárias às suas são "falácias".Enrola-se em "explicações" absurdas."A ordem surge da desordem??"Então poque nosso país,por exemplo,não fica organizado,já que da desordem vem a ordem?Não é nada razoável e inteligente acreditar que tudo o que existe na natureza apareceu e aparece do mero acaso.Isso sim é uma grande falácia.Mas para aceitar que deve haver uma mente pensante por trás da natureza é preciso um mínimo de humildade.

    2. Alex Peres

      Outra coisa, o exemplo do prédio é fraco e não diz nada! Transformações complexas acontecem em intervalos de tempo enormes! Porém, às vezes, são rapidas. Aconteceu com vc! Praticamente do nada, apenas com a junção de duas células, vc se transformou, em apenas nove meses, em uma pessoa! Por último, a idéia de uma inteligência superior não é aceita pela imensa maioria da comunidade científica mundial (450.000 pessoas). Não creio que todo esse povo seja irracional. O que acha?

    3. Alex Peres

      Ana, preciso discordar! Quando vc diz que "é evidente que existe inteligência por tràs de tudo o que há", vc está dizendo que existem evidências testadas e comprovadas sobre a existência de uma inteligência superior e mágica?! Isso não é verdade! Sei que é difícil largar uma crença ou uma idéia pre-concebida pregada por milhares de anos, aconteceu comigo, mas se parar pra pensar e ler bastante, vc verá como a idéia de um criador passa a ser até infantil depois de um tempo....faça um teste!/p

    4. Andre

      Cara Ana Sasaki.Seu argumento relacionando a história do Universo com explosões produzindo prédios, é uma falácia.Caso não saiba existe um fenomeno fisico chamado "Emergencia" onde a ordem surge da desordem.Na qual a evolução pertencem a esta categoria de fenomeno.E alem do mais ordem e desordem não passa de um conceito humano.Na natureza não existe ordem e desordem,mas apenas niveis diferentes de uma matematica da geometria fractral.A natureza não precisa de um ordenador.Estude ciencia.

  38. tuffani

    Caro Hélio, Sou ateu e não estou na cadeia, assim como existem criminosos que rezam antes de cometer assaltos ou atentar contra a dignidade alheia, inclusive pelos meios de comunicação. Mesmo sendo ateu, nunca abri mão da sabedoria, onde quer que ela esteja. Por exemplo, nos Provérbios, que não parecem ser do conhecimento do indigitado apresentador: "Os sábios entesouram a sabedoria, mas a boca do tolo é uma desgraça sempre ameaçadora". (Provérbios, 10.14) A

    Responda
  39. Gerson

    É risível a alegação 'datena'. Se o mesmo tivesse a mínima noção do que está falando, ele saberia que em nunca na história da humanidade, foram cometidas mais atrocidades que aquelas feitas 'em nome de Deus'. Nessa sádica sandice que aflora até nossos dias, os zelosos fiéis espalham a 'bondade' em incontavéis guerras religiosas, perseguições, exterminios e intolerâncias mútuas. Por fim, se acreditar em Deus tornasse alguém 'bom', o diabo seria uma ótima 'pessoa'. sic.

    Responda
  40. Sarastro

    Lampião e o seu grupo rezavam a Deus e Nossa Senhora antes de sair para suas incursões para roubar e ma.tar os outros, além, é claro, de pedir proteção divina.

    Responda
  41. João Ricardo de Mendonça

    É obvio que a religiosidade exerce um papel importantíssimo na formação moral de inúmeras pessoas,mas esse sentimento pode gerar tanto o bem quanto o mal, dependendo do indivíduo. Que dizer do insensato preconceito das principais religiões a respeito das mulheres e dos homossexuais,por exemplo? E acerca das igrejas que pregam a famigerada teologia da prosperidade? A natureza humana tem o costume de inclinar-se à crueldade de qualquer modo, mas e quando se cometem esses atos em nome de Deus?/

    Responda
  42. Kelly C.

    O Dráuzio Varella se declarou ateu. Ele é um criminoso? Freud, o pai da psicanálise, era ateu. Tratou inúmeros pacientes com sucesso, em um tempo em que os crentes em Deus aplicavam choques e acorrentavam doentes. Quem era o mau da história? Os sacrifícios feitos em nome da religião não são atos violentos? As Cruzadas, a Inquisição, são fatos históricos violentos de ateus ou de religiosos? Os fanáticos religiosos são pessoas do bem? Os padres pedófilos são bons?

    Responda
  43. LaerteSilva

    Eu tenho medo de pessoas que acreditam em deus. Normalmente são amorais e violentas.

    Responda
  44. jose campos

    Será que o ilustre ( pelo seu ibope - só 5%) Datena sabe que, quando a 1ª guerra mundial estava estourando na Europa, o único político deputado francês que era contra a guerra teria sido assassinado pelo mando ou total conivência dos demais deputados, que eram todos cristãos.Esse era um deputado socialista e supostamente não baseava suas convicções em teorias religiosas.Em apenas uma das batalhas entre franceses e alemâes mais de 10.000 se trucidaram!!!

    Responda
  45. backa

    É absurda a incapacidade do apresentador de distinguir moral e religião. É, também, incompreensível que alguém consiga ser bem sucedido com uma mentalidade tão primitiva: a de que somente através do medo do castigo de Deus uma pessoa seja incentivada a agir eticamente. Se realmente o Datena fosse tivesse conhecimento e preparo para ocupar a posição que ocupa, saberia que muito bandido agradece a Deus depois que realiza o roubo. E muitos corruptos fazem a sua oração depois de recolher a propina.

    Responda
  46. Roque Araujo

    EU NA REALIDADE SÓ ASSISTI ALGUNS MINUTOS DO PROGRAMA DO DATENA E NÃO AGUENTEI TANTA IGNORANCIA, PORTANTO NEM PERCO TEMPO, E NÃO SEI COMO TEM GENTE QUE ASSISTE AQUELE LIXO TELEVISIVO, É BEM PIOR DO QUE O ""BIG BROTHERS"

    Responda
  47. Berchol

    Completando, também não gosto do Datena e acho q faltar com o respeito a qualquer grupo de pessoas pra obter audiência é algo tão abominável quanto atribuir as dores do mundo à ação dos cristãos. Mas, enfim, a fé cristã conta que desde a criação, a maneira mais fácil que o homem arrumou de resolver seus problemas é encontrar alguém pra por a culpa (vide Adão e Eva)...

    Responda
  48. Guilherme Lemmi

    (continuando...) Nes se sentido, o comentario do Datena faz sentido, pois uma pessoa que SENTE Deus tem uma tendencia natural para agir com amor, ou seja, para buscar a elevação dessa energia divina (a ressonancia), e nao sua a degradação (a entropia).

    Responda
    1. Guilherme Lemmi

      Andre, e voce realmente nao faz ideia do que eu quero dizer com sentir Deus, nao ha estudo neurologico que possa explicar isso...deixe a sua Super-Interessante de lado um pouco e vá praticar meditação.

    2. Guilherme Lemmi

      Caro Andre Luiz, novamente voce quer argumentar como se tudo no mundo so pudesse ser explicado pela ciencia...lembre-se sempre de que a 'infalivel' ciencia esta sempre correndo atras do proprio rabo, sempre tendo que inventar um remendo para que suas teorias continuem validas, enfim...sinto pena de quem precisa de um 'aval' da ciencia para poder viver a vida e experimentar o mundo.

    3. Andre

      Caro Guilherme.Estudos neurológicos ja demostraram que o tal "sentir deus" não passa de um efeito de lavagem cerebral,onde se induz a usar a area do cerebro responsavel por amar pessoas para amar uma hipotese.Isso causa a ilusão de que esta hiposete seja uma verdade.E o fato de vc sentir amor por uma hipotese te ilude fazendo vc sentir que existe algo,quando na verdade não existe nada.E estude mais sobre energia ressonancia e entropia antes de falar besteria sobre elas.

    4. Lop

      Fale isso para os padres pedófilos e aos pastores corruptos.

    5. Guilherme Lemmi

      Sentir Deus nao tem nada a ver com uma ou outra religião, nao tem nada a ver com o ofício que alguem pratica e nem com a roupa que ele veste. Sentir (repare que eu usei o verbo sentir, ao inves de acreditar) é feito com o chakra do coração. Infelizmente, para a maioria das pessoas aqui 'esse tal de chakra' ja definhou a muito tempo.

    6. Guilherme Lemmi

      a minha resposta para voce é que esse padre nao sente Deus verdadeiramente, simples assim.

    7. Alex Peres

      O comentário do Datena faz sentido?!?!? Conceitos de bem e mal, certo e errado, não tem absolutamente nada a ver com religião ou a falta dela. Nosso cerébro desenvolveu esses traços culturais para poder viver melhor em grupo! Como, em nome do seu Deus, vc explica um PADRE, que por ofício deve sentir Deus e agir com amor, praticando pedofilia?!

  49. Guilherme Lemmi

    (continuando...) Mas se pensarmos no Deus de Spinoza, ou seja, na força fisica que cria e mantem a materia (e por consequencia o mundo onde vivemos) e a consciencia (pode a ciencia explicar a consciencia sozinha?), entao ai sim estaremos mais perto de realmente entender o que Deus significa. As forças divinas estao atuando sobre nos a todo momento e é nossa a decisao de entrar em harmonia com essa força (a frequencia do amor) ou em dissonancia (as frequencias do odio e do medo).

    Responda
    1. Guilherme Lemmi

      Caro Andre Luiz, seu apego a 'ciencia' é tao engraçado que me lembra o comportamento de um fanatico religioso.

    2. Alvaro Risso-CE

      André só ilustrando a sua fala, em 1999 uma colega de trabalho estava apavorada com o fim do mundo prometido para o ano 2000. Quando ela veio me perguntar sobre o q eu achava sobre isso, eu disse que o planeta Terra tinha cerca de 3 bilhões de anos e não estava sabendo que uma espécie que habitava sua superfície, estava contando o tempo a partir de uma determinada data. Na verdade, o planeta ia continuar sua trajetória, independentemente do que nós pensávamos ou acreditávamos. Cá estam

    3. Andre

      Caro Guilherme.Não existe criação.Isso é um conceito humano.Mesmo no bigbang não houve criação,e sim tranformação.E seu argumento da ciência não explicar a conciência não passa de falácia.A ciência ja explica muito sobre a conciência. Se existissem tais forças divinas atuando, a ciência ja teria provado a existência de deus.E atualize-se essa ideia de frenquancia de amor e odio ja foi provado como falso a centenas de anos.

  50. Berchol

    "E, se é verdade que há menos ateus, isso provavelmente se deve ao fato de que essa é uma população mais instruída e, consequentemente, rica." Alto lá, ok. Sou cristão e nem por isso sou menos instruído (e instrução não conduz necessariamente à riqueza). Nem saio por aí "chutando a santa" ou pisando no calo de ateus pra professar minha fé.

    Responda
    1. carlinhos XT

      85% DA SUÉCIA SÃO DE ATEUS - 65% DO JAPÃO - 60% DA RÚSSUA - 60% DA SUIÇA - 55% DA ISLÂNDIA - 55% DOS POVOS ESCANDINAVOS - 50% DA CHINA - 45% DA INGLATERRA E DA FRANÇA - 40% DO CHILE - 40% DA ESPANHA - 40% DA AUSTRÁLIA (O ÚNICO PAÍS DAS 20 MAIORES ECONOMIAS A TER MENOS DE 40% DE ATEUS SÃO OS EUA... OS SENHORES DAS GUERRAS)... QUEM É MAIS EVOLUÍDO MESMO?

    2. Alex Peres

      Ronaldo, ele não quis dizer que cristãos são ignorantes e pobres....a constatação é usada no contexto para complementar a tese! Muito estão tomando o todo pela parte!