Comentários para:

Os ateus e o mal

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Velhinha de Taubaté

    Costumo devorar letra por letra os artigos de Hélio Schwartsman, mas gastar meu tempo para ler sobre Datena não consegui. Conforme disse Einstein, Deus limitou a inteligência mas não a estupidez humana. Deus é algo muito elevado para ser compreendido pela mente humana, razão de o homem haver criado seus próprios deuses. Nesta linha de raciocínio, quando o primeiro esperto encontrou o primeiro otário nasceu o primeiro deus. Agora rezemos todos para São Tomás de Torquemad

    Responda
    1. Comentarista

      Pedro, muitos ainda contestam o Episódio ou Ignoram o fato da Inquisição Espanhola, citando-o como um Santo em sua época, e sendo assim muitos ainda citam o "Sr. Maretelo Grande".

    2. Velhinha de Taubaté

      Foi um comentário irônico. O "São" foi por minha conta e também é uma ironia. Torquemada foi o maior assassino da Inquisição, em nome da fé no deus dele, que era o mesmo deus da igreja católica.

    3. Comentarista

      "quando o primeiro esperto encontrou o primeiro otário nasceu o primeiro deus." então esse tal de São Tomas de Torquemada para o qual você reza é o seu deus.

    4. caio1945

      Concordo, Pedro. Deus deve mesmo ser muito elevado, a tal ponto que fêz um projeto de universo e o executou com tal maestria, que tudo o que precisamos para viver nêle está aí mesmo. E ficar mencionando e pedindo coisas à divindade, ou é muita arrogância ("sou amigo do Rei!, viu?") ou foi falta de se informar, estudar, pensar e raciocinar correta e suficientemente na circunstância.

  2. alquimista

    Enquanto houver tema polêmico, haverá bons artigos de Schwartsman para os leitores. Os casos citados na "crônica" confirmam o desserviço que as religiões representam; as maiores carnificinas da História têm causa ou justificativa nelas. E não sòmente nas cristãs, diga-se. O que se vê atualmente é o uso da religião e da crença em Deus como "muleta" pelos que cometem crimes hediondos e por "pastores" tão ou mais criminosos que os condenados e encarcerados por tais crimes.

    Responda
  3. flavio santos

    datena e um imbecil, o anti-jornalismo, a anti-informacao, o sensacinalismo barato, a mediocridade personificada. e pra tudo isto ganha uma fortuna.

    Responda
  4. guito

    Esse nobre cavalheiro não respeita a liberdade da pessoas e fica criando esteriotipos a midia brasileira precisa de mais isenção, de etica, de lealdade, de honestidade, de mais carater para que possamos ter uma democracia cada vez mais acessivel a todos.

    Responda
    1. caio1945

      Cavalheiro, ou homem de negócios? Religião é business! O que êle estava fazendo parece mais marketing setorial!

  5. Luiz

    Sou cristão metodista e não concordo com algumas coisas que o autor do artigo diz. Aliás, acho que levar em consideração o que o Datena fala é alimentar esse tipo de verborragia televisiva que só visa levantar polêmicas vazias, com objetivos claramente mercadológicos. Aliás, a F.olha também gosta muito de fazer esse tipo de coisa.

    Responda
    1. Alex Peres

      Muito bem Sr. Luiz Freitas! Está dizendo então que o Datena pode estar certo ou pode falar o que quer? Antes mesmo de estar completamente equivocado na análise, Datena não pode falar isso dessa forma e no ar! Mostra o total despreparo e falta de discernimento. Um jornalista não pode se dar a esse luxo! É preciso combater isso sim e independente de qualquer credo. Imagine se ele fosse ateu e começasse a detonar sua igreja no ar! O que faria ou falaria?

  6. Elcabongy

    Pior que isso, sao as CONTRADIÇOES que povoam a mente do Datena, pois, como pode ser tao "anti-ateu", se a candidata que ele apóia (Dilma) nunca disse na campanha se é CONTRA o aborto ou qual é exatamente sua religiao, mas DISSE, antes do início da campanha, ser favorável ao aborto e nao ter religiao. Ou o Datena é idi.ota em apoiar essa candidatura ou é burr.o em se opor ao ateus. Lembrando que qualquer ateu ou qualquer religioso é mais confiável daquele que nao diz o que realmente é!

    Responda
  7. Danny Zangrossi

    Comentários preconceituosos só provam a ignorância do insuportável Datena.Durante dois mil anos de dominação cristã a humanidade só decaiu,viveu suas épocas mais miseráveis,grandes genocídios foram cometidos por cristãos em nome de deus e guerras ainda acontecem em muitos países em nome de deus.Se a maior parte da população ainda é cristã, como ele explica esse caos de desrespeito e atrocidades cometidas?O dia que o cristianismo perder seu poder e as pessoas foram apenas fieis talvez melhore.

    Responda
    1. Marcelo Maldonado

      Já parou pra estudar o mundo antes do cristianismo? As nações mais ricas e democráticas do mundo são as cristãs, onde a educação é mais evoluída, onde se respeitam mais os direitos humanos, onde se têm liberdade de culto e expressão. A influência do cristianismo no ocidente está em todas as áreas (filosofia, direito, artes, educação - as primeiras universidades foram criadas por cristãos -), é indelével e positiva em vários aspectos. É algo entranhado em nossa cultura, modo de pensar e agir.

    2. BAZZO

      As idéias desse repórter, não apenas sobre os ateus e o ateísmo, mas no geral, possuem um não sei quê dos suínidade. Ele próprio, se acreditasse em deus, já teria tratado de calar a boca e de esconder-se (com suas tripas) há muito tempo. Quem sabe, um dia, esse tipo de gente não conseguirá mais nem chegar perto dos meios de comunicação de massas. Ezio Flavio Bazzo www.eziobazzo.blo gspot.com

    3. brekelé

      Uma coisa todos devem saber:o cristão verdadeiro é aquele que segue a Cristo,o qual sendo filho de Deus foi exemplarmente bondoso e humilde e jamais ostentou seu poder.Entretando,sabemos que muitos se valem de seu nome e perpetram atrocidades.Podem estar certos que estes serão condenados no dia do juízo final,por terem feito o mal e tomado seu nome em vão.Ser cristão é muito diferente de se dizer cristão."Pelos frutos os conhecereis",como relatado no evangelho de Mateus,capítulo7,versículo 20

    4. Euni Santos - DF

      "Datena" escrito com inicial maiúscula e "deus" com minúscula (duas vezes) podem constituir somente erro de digitação, mas também pode demonstrar uma necessidade de diminuir o poder da religião ou de afrontar os religiosos. Não se pode debater um assunto como esse já trazendo má vontade ao debate.

    5. caio1945

      Concordo. Basta ler "As cruzadas vistas pelos árabes" de Amin Maalouf para confirmar sobejamente suas linhas! Boa a sua menção.

  8. paulo melo e silva

    Seria interessante, o descerebrado Datena, desantenado, fazer pesquisa no senado federal e avaliar, com sua "sociologia" de araque, os nossos "briosos" deputados e senadores todos crentes em deus, mas que não praticam virtudes religiosas a não ser a de seus interesses quais sejam "Mateus primeiro os teus".

    Responda
    1. caio1945

      E acrescento: se tivermos que seguir as linhas da igreja no caso dos "briosos", os melhores métodos seriam os de Torquemada e da fogueira mesmo. O Hélio se refere a fogueira como método não civilizado... mas tem a vantagem de ser asséptico!

  9. José Roberto Mazer

    O Datena, mostrou, as apelaçoes, que a tv comercial faz pra segurar ou elevar a audiencia.É o VALE TUDO pelo ibope. Barbaridades sao feitas independente de crencas religiosas, é só ver as acusaçoes, de pedofilia, adulterio, abuso de menor, isso entre os católicos e evangelicos. Já disse um bispo "existe muitos ateus mais critao do que muitos cristãos"

    Responda
  10. Hernán

    Como bom ateu não ligo pro Datena. Que me lembre, ele não é muito cristão, não. Tem o pecado da gula e da língua solta, pra ser leve.

    Responda
    1. caio1945

      Comentário inteligente, sim. Pena que se aumentar a infestação dos seguidores de suas idéias, somos nós - ovelhas "corpos emissores ideais" (porque a palavra vernácula foi censurada pela "protuberância chata de cor verde, cheia de estômatos, das árvores, com F maiúsculo") - que teremos febre e dor de cabeça... Portanto mande-os mesmo às galés, antes que prolifiram. (em tempo: acho que a censura da "protuberância" está indo um tanto longe, não?)

    2. caio1945

      Comentário inteligente. Pena que se aumenta a infestação dos seguidores de suas idéias, somos nós - ovelhas negras - que teremos febre e dor de cabeça... Portanto mande-os mesmo às galés, antes que prolifiram.

    3. Velhinha de Taubaté

      Comentário inteligente. Parabéns.

  11. jak

    Entendo ser completamente inútil perder tempo com uma pessoa como o Datena. Nada se extrai seja de seu programa ou de seus comentários como o descrito acima. Anoto que repercurtir seus comentários só aumentará a audiência do lixo que é seu programa. Jacques

    Responda
  12. Antonio

    Muitos crimes monstruosos já foram cometidos em nome de "deus" basta dar uma olhadinha na história para confirmar, e não é a religiaão ou a sua falta que leva o homem a cometer baridades, mais sim falta de oportunidade, de conhecimento e tantos outros fatores como a miséria. Parabéns pelo tema e pela abordagem lúcida.

    Responda
  13. lmmk122

    O DATENA SÓ QUIZ DIZER QUE REALMENTE A PESSOA NÃO AMAM O PRÓXIMO. ESSE É O MAIOR MANDAMENTO DO EVANGELHO.AMAR O PRÓXIMO COMO A SÍ MESMO. O AMOR AO PRÓXIMO,SÓ QUEM CONSERVA REALMENTE É QUEM ACREDITA E PRATICA O EVANGELHO.OU SEJA ACREDITA NOS ENSINAMENTOS DO NOSSO MESTRE JESUS CRISTO! AS VEZES A PESSOA ACRETIDA, MAS NÃO PRATICA SE TORNA UM ATEU ATOA! SERIA BOM SE ESSA COMUNIDADE DE ATEUS ATOA NÃO SE DOESSE COM QUE ELE FALOU.

    Responda
    1. Lop

      Sua ignorância é repulsiva.

    2. Alex Peres

      Datena é um boçal meu caro Luciano! Independente da intenção dele (algo que julgo sempre discutível e desde muito tempo), coisas como essas não podem ser faladas na TV! Não se pode atribuir culpa a determinado grupo por crimes hediondos usando/classificando os criminosos como ateus ou catolicos ou afro-americanos ou japoneses ou o que valha. Isso é discriminação. Datena deveria ser processado! Imagine se ele fosse ateu e detonasse sua igreja na TV! Vc acharia normal?

    3. Alex Peres

      Mais uma coisa, vc não tem menor do que é ser ateu, assim como Datena. Nem vale a discussão....

    4. Rafael Farias

      Então quer dizer que quem não é cristão não conserva o amor ao próximo? Devo descartar que paises menos religiosos são os mais pacificios? E os paises com outras religiões são o inferno? Esse é o erro do cristão, o mesmo que datena cometeu, achar que a verdade é aquilo que acredita. É a verdade para ti, então use na sua vida.

    5. PauloV

      Caro Luciano Se a pessoa acredita no SEU mestre, ou similar, e por consequência no "pai" dele então ela já não se enquadra no grupo dos ateus. Independente do fato de "praticar" ou não os ensinamentos. E quem disse que para sermos pessoas decentes, intelectuais, com cultura, ou como você diz para "praticar o bem" devemos OBRIGATORIAMENTE nos apoiar em qualquer uma destas figuras? Sejamos simplesmente mais humanos dentro daquilo que acreditamos e levamos como ideais.

  14. drpeixoto

    Dá pena o Datena. Eu, que sou um católico, só me sinto cristão quando exerço a tolerância aos que se opõem à minha forma de crer. A fé é tão friável e volátil que se o Datafolha tivesse a coragem de fazer uma pesquisa sobre a preferência entre Deus e Lula aqui no Nordeste, Deus ganharia por pouco. Parabéns Hélio!

    Responda
  15. Edu

    Pra aguentar o Datena, só acreditando em papai noel mesmo!

    Responda
  16. acalmeida

    Certamente o aumento da criminalidade, nada tem a haver com religião ou a falta dela;vale dizer que a falta de oportunidades, a renda mal distribuida ainda que dados recentes digam que isto melhorou, é a grande causa. As pessoas não tem acesso a uma escola digna que lhes dê uma idéia de cidadania,filosofia, moral... não aquela religiosa mais a moral dos seres pensantes, seres inteligentes. E isso só o acesso a cultura pode satisfazer. Agora é claro existem os psicopatas .

    Responda
  17. O DENUNCIADOR

    Considerando a maioria BURRA, evitei o dissabor de ter de ligar para o DATENA, e contestar a sua ignorância.

    Responda
  18. thalesfig

    O Datena foi completamente ignorante e preconceituso ao fazer as afirmações que fez. Esse discurso é extremamente demagogico, grandes barbariedades da história da humanidade foram cometidos por crença a Deus, vide as Cruzadas e o 11 de Setembro. Rídulo, em pleno século XX, alguem acreditar que é preciso se acreditar em Deus para não prejudicar o próximo, como se o respeito e dependesse de uma instancia superior.

    Responda
    1. Marcel

      1) Religião é atraso? Indico a leitura do livro de Thomas Woods, Doutor em História por Harvard, "How the Catholic Church built the Western Civilization". Não acredite nos livros do Ensino Médio 2) Quem disse aos ateus o que é o "bem"? Nossa noção de "bem" é profundamente judaico-cristã. Em uma sociedade sem a moral cristã, haverá quem faça o mal julgando estar fazendo o bem. Um exemplo? Os milhares de trabalhadores alemães que, ingenuamente, apoiaram o nazismo.

    2. Velhinha de Taubaté

      Considerem, além das Cruzadas, a Santa Inquisição. Se a toda ação corresponde uma reação igual, com sinal contrário, a todo fanatismo corresponde um fanatismo igual, com sinal contrário. Quanto atraso a santa igreja católica causou à humanidade?