Comentários para:

Os ateus e o mal

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Guilherme Lemmi

    O problema dos ateus é não enxergar que o Deus de todas as religiões é o mesmo Deus da Ciência, o chamado Cosmos. As pessoas tem uma visão muito limitada de Deus, tendem a acreditar nele como uma entidade de barbas brancas que esta se deleitando assistindo a vida dos homens, julgando nossas açoes...isso nao faz o menor sentido realmente.

    Responda
    1. Andre

      Errado Guilherme ,isso é hipocrisia sua . Eu não disse nada disso. Eu não tenho verdades .E vc tambem não . E deus não é matematica .

    2. Guilherme Lemmi

      Deus é matemática.

    3. Guilherme Lemmi

      a sua é que é verdade ne...entendi

    4. Andre

      Caro Guilherme. O problema dos teista é insistir que o Cosmos é deus.Nem a visão de deus como um entidade de barbas brancas e nem a sua visão de deus ,nenhuma delas é verdade.

  2. Guilherme Lemmi

    "A Filosofia rasa te leva ao ateísmo, a filosofia profunda te traz de volta a Deus" Francis Bacon

    Responda
    1. Lop

      "Deus é uma hipótese, e, como tal, depende de prova: o ônus da prova cabe ao teísta".Percy Bysshe Shelley

  3. jose campos

    Para o Datena, vamos repetir Voltarie: A vós impios, que precisam mais de supertições do que o bucho dos corvos precisam de cadáveres, tudo já vos foi dito!!!!!

    Responda
  4. Paulo Sanches

    O Datena apresenta um programa horrível, cujo produto é o sangue das pessoas. É possível sentir ao longo do programa o quanto se arrastam as reportagens sobre as desgraças humanas e como a produção está sempre torcendo para que outras aconteçam. Ele vive desse mundo cão e na sua ignorância deve acreditar que está fazendo um grande bem para a humanidade. A péssima qualidade do apresentador está presente em cada frase tosca que tenta montar mas que sua "cultura" não permite que saia. Lamentável

    Responda
  5. Osmar F. P.

    Antigamente a religião perseguia e queimava livros. Agora, os ateus perseguem e querem queimar a Bíblia. Assim caminha a humanidade... Me pergunto por qual motivo cada um não segue em paz o caminho escolhido, sem tentar gritar ao mundo uma presunçosa superioridade?! Como disse Francisco de Assis, "as palavras convencem; o exemplo arrasta". Temos duas fábulas: Uma diz que do NADA veio TUDO e outra que existe um CRIADOR. Que cada um faça a escolha e dê exemplo concreto de felicidade e completez

    Responda
    1. Alex Peres

      Ana, bom dia! Desculpe mas preciso discordar veementemente. Por favor, leia Criação Imperfeita de Marcelo Gleiser e poderá, de forma muito didática, entender que as coisas acontecem sem ordem, direção e principalmente, sem qualquer entidade supervisionando! O exemplo dos prédios não cabe pois a realidade não é essa. As coisas vão ficando mais complexas em intervalos de tempo enormes, não de uma hora para outra. Bilhões de anos! Dificil para nós entendermos e aceitarmos.

    2. Andre

      Caro Juliono ,fatos são fatos, fabulas são fabulas.Se vc quer chamar suas fabulas de assuntos radicais,não passa de ilusão sua.Esse negócio que são coisas que não podemos(ter capacidade, ainda)de explicar, não passa de falácia.Ou seja seu argumento é irracional, assim como o meio religioso que vc diz ter muita irracionalidade.

    3. Andre

      Cara Ana Sasaki ,Tambem andas desinformada.Sua comparação com explosões produzindo prédios não passa de uma falácia.A fisica ja demostrou o fenomeno fisico chamado "Emergencia", onde a ordem emerge da desordem.Na qual a evolução biologica pertence a esta categoria de fenomeno.E mesmo o que chamamos de ordem e desordem não para de niveis diferentes de uma matematica da geometria fractral.Então cara Ana a ordem não precisa de um "ordenador" para existir.

    4. Juliano Daitx

      André,Caso não tenha percebido, seu fato é uma fábula! A REligião reflete sobre assuntos radicais, coisas que não podemos(ter capacidade, ainda)de explicar pela via da experiência individual. Concordo com você que há muita irracionalidade no meio religioso, mas estes devem ser contraditos, sempre.

    5. Cris

      Ok, o Big Bang foi um "evento de transformação". Não há nada de irracional em se aceitar isso. O que não é nada razoável é forçar a barra e dizer que as transformações acontecem por elas mesmas, sem ter algum princípio que as ordene, que as direcione.Ou o sr. diria que é razoável os prédios "construírem-se" sozinhos a partir de uma explosão?Se assim fosse,melhor seria explodir o Brasil,para que surja um outro,organizado e planejado.

    6. Andre

      Caro Osmar. Vc anda desinformado.Os ateus não querem queimar nada.A biblia é um otimo livro para ensinar falácias.E a ciência nunca disse do Nada veio Tudo.Pelo contrario.A ciência não mexe com fabulas, apenas com fatos.Caso não sabia o BigBang não foi um evento de criação e sim de transformação.A Lei da fisica que diz que nada pode ser criado ou aniquilado apenas transformado,continua valendo no BigBang.Então o que vc escolhe ou é os fatos ou as fabulas.

  6. Tucano SP

    daPENA. Lixo humano, nem comento.

    Responda
  7. Ana Carvalho

    Acredito que crimes/pecados são inerentes ao ser humano, daí não existir distinção entre pessoas de fé e as que negam a Deus.Já dizia o velho refrão "Errar é humano", mas perdoar é de Deus!

    Responda
    1. Andre

      O problema é que deus não existe.Se o que vc disse for verdade, então não existe perdão.

    2. LaerteSilva

      Também acho que é inerente, mas os as pessoas que acreditam em deus e/ou tem religião cometem mais crimes.

  8. Marcio

    Substitua a palavra 'ateu' por 'negro', 'preto' ou 'pobre' no texto e o ministério público provavelmente ja teria se manifestado pedindo explicações a referida emissora. Liberdade de expressão é garantida em lei, mas espalhar pre-conceito e ódio é crime.    

    Responda
  9. Rogério Magro

    Nunca li um texto ateu onde as afirmações são preconceituosas. Ao declarar a descrença, o ateu o faz com desprendimento de idéias já estabelecidas. Ao meu ver, os crentes, em geral, têm medo de que suas crenças possam ser fantasiosas e, não admitindo essa possibilidade (o que seria uma afronta à sua fé - ao seu deus), vêem os ateus como disseminadores da origem do mal. Crentes estão acostumados a derivar as virtudes de alguém a partir de sua religião - uma leitura superficial do indivíduo./p

    Responda
    1. Andre

      Ronaldo sua hipocrisia mostra a maldade é o odio que existe dentro de vc,seus medos que sua fé seja uma fraude.Não é preciso acreditar que uma célula se originou de uma explosão para ser ateu.Pois os ateus ja existiam muito antes do avanço da ciência.E na ciência não se acredita, se duvida,debate, evidência e prova.Basta esdudar todos os fatos do Bigbang ao hoje para ver que o Universo não precisa de deus para existir.

    2. Alex Peres

      Ronaldo, vc provavelmente nunca admitirá a possibilidade de sua fé ser fantasiosa. E se a sua fé é fundamental pra vc, vc está certo e deve seguí-la. Os ateus, na média, são desprendidos de conceitos pré-estabelecidos por livros sagrados ou verdades absolutas. A única coisa absoluta que existe é a dúvida! Devemos questionar e duvidar para crescermos intelectualmente. Outra coisa, não faz o menor sentido o que vc disse sobre as células multi função serem fruto de uma explosão! O que é isso?/p

    3. Alex Peres

      Muito bem Rogério, até que enfim lucidez na coluna!

    4. Berchol

      Sou crente e não tenho nenhum receio ou impressão fantasiosa de minha fé. e também não tenho nenhum ódio contra os ateus, muito pelo contrário, até os admiro. Acho q eles têm uma fé mil vezes maior que a dos cristãos, pra acreditarem que uma célula que tem dezenas de elementos diferentes tenha sido fruto de uma explosão. Como eu não tenho fé suficiente pra acreditar nisso, virei cristão mesmo.

  10. valdir

    O meu povo foi destruido, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, tambem eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que esqueceste da lei do teu Deus, tambem eu me esquecerei dos teus filhos. Oséias 4.6 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3.16 Aleluia!!!

    Responda
    1. Alex Peres

      Veja, é disso que estou falando! Pregação...qual a relação dessa passagem com o assunto?!?!?

    2. Rafael Farias

      Seu Deus é carente, isso sim, parece aquele menino dono da bola quando fica amoado.

  11. Juliano Daitx

    O Datena não está a altura desta discussão. Este tema é demais para ele. Falou besteira, correlacionando duas coisas que não se relacionam, pelo menos pela forma com que ele pensou. Bertrand Russel, J-P Sartre eram ateus declarados e pacifistas fervorosos. Um sujeito não é cristão só porque diz que é, seus atos devem falar por ele: Não são pesquisas de opinião que revelam a verdadeira fé de alguém, mas pelo contrário, suas obras! Além do mais, achei leviano o exemplo trazido pelo colunista./

    Responda
    1. Felipe

      A decisão judicial ainda pode ser reformada, é verdade, mas isso não muda os fatos. Uma vergonha!

    2. Juliano Daitx

      Me mostre em qual livro ou entrevista ele falou isso e eu nunca mais cito Sartre como exemplo de humanismo.

    3. Juliano Daitx

      O exemplo não se refere ao Datena, mas a condenação em primeira instância da Curia de SP. De um caso onde cabe recurso, não podemos inferir condenação.

    4. mktin

      Não achei leviano o exemplo devido ao simples fato de o Datena ser uma pessoa com grande exposição na mídia e, com isso, capaz de influenciar grande número de pessoas. Jean-Paul Sartre podia ser ateu mas sofria de um grande mal: era comunista militante e justificou os abusos praticados por Stalin como sendo necessários para a construção do comunismo mundial.

  12. Zelmar Guiotto

    Excelente! sou frade e acredito que há ateus com uma dignidade que poderiam ser elevados ao altar. A religião é aquele que te faz melhor. O ateismo pode fazer uma pessoa melhor. Eis ais algo que admiro. O humano nos faz divinos...

    Responda
  13. Ângela Bonacci

    Essa polêmica vem apenas confirmar minha tese: não existe, necessariamente, uma correlação entre Religião e Caráter. E os exemplos são inúmeros, a começar pela pedofilia.

    Responda
  14. jere

    Não é possivel que um ser desse possa apresentar um programa de tv. Não pode sser sério isso.

    Responda
  15. Jessy

    Hélio, pode-se ser religioso, mas também ser racional. A racionalidade não é um atributo exclusivo dos ateus que julgam ter obtido o ápice do desenvolvimento dentro da escala evolutiva da humanidade. Gostei muito de seu artigo. Fez uma crítica às bobagens do Datena, sem fazer apologia à religião ateia (pois ateismo também é uma religião com os mesmos vícios das demais, quando insiste em afirmar ser ele o detentor da "revelação" verdadeira). Este é o pecados das religiões.

    Responda
    1. Alex Peres

      Juliano, veja o que vc escreveu primeiro: "Alex,Seu nivel de argumentação é muito baixo. Os critérios que invoca para defender suas teses são muito infantis." Se isso não for ataque pessoal, então perdemos a noção do que é meu caro! Aproveito o momento sim mas para me despedir de vc e desejar-lhe boa sorte! Não há muito mais que possa ser discutido.

    2. Juliano Daitx

      Alex, Que é isso? Ataques pessoais no lugar de argumentos? Só queria te mostrar que aquilo que você toma por evidente, não é assim tão evidente. Além, do mais, aproveite o momento e mostre-me onde erro, assim posso melhorar e ficar a altura de encarar você numa argumentação.

    3. Alex Peres

      Mais uma vez Juliano, repito pois parece que vc não entende: quanto mais argumentos verificáveis eu apresentar, mais vc vai se agarrar na sua posição original. Os critérios que citei são verificáveis até por crianças que acessarem a Internet, qualquer pessoa. Estamos dando voltas no quarteirão com essa discussão meu caro! Situação típica encontrada quando o objeto de discussão fica pra trás e nos envolvemos em detalhes inúteis. E mais, vc não é um primor na argumentação, longe disso!

    4. Juliano Daitx

      Alex,Seu nivel de argumentação é muito baixo. Os critérios que invoca para defender suas teses são muito infantis. Você se atém a um dado(duvidos, não cientifico, não documentado, não confirmado) para defender uma tese. Você está sendo A-cientifico! Irracional e dogmático! tudo aquilo que critica nos religiosos. Claro, talvez você esteja dialogando com a gente errada, e por isso construindo uma ideia equivocada sobre a religião. Um abraço

    5. Alex Peres

      Juliano, procure dentro da comunidade atéia dos EUA ou de qualquer lugar do mundo e achará uma maioria de pessoas mais instruídas e ricas. Isso não quer dizer nada além do que diz! Não quer dizer que cristãos são todos ignorantes e pobres! É uma constatação usada como argumento para outras explicações que o autor da coluna propôs. Se vc procurar dentro das comunidades cristãs vai perceber que a maioria é ignorante e humilde! Constatação estatística!

    6. Juliano Daitx

      Pesquisar onde? Os EUA é o pais mais rico do mundo e de uma imensa maioria de pessoas que professam fé. Nem por isso esta questão se resolve assim. Não é pela maioria de votos que chegamos a verdade, meu caro! Dados estatísticos, formulados e orientados a partir de principios duvidosos, provam qualquer coisa. Se é assim, podemos, ao reunir uma maioria de votos, decidir pela ideia de que você é um baita estúpido, no entanto, você pode ser um gênio! Dados estatisticos não provam nada neste camp

    7. warlley rodrigues

      kkk quem acredita que eles foram crentes? santa ignorancia...

    8. warlley rodrigues

      Concordo meu amigo...fassamos de tolo para ganhar os tolos, de sabio para ganhar os sabios...

    9. Alex Peres

      Na média, eu disse na média quem tem mais instrução acredita menos, dá menos importância à religião e etc! Existem exceções até na comunidade científica atual. Exceções!!! A imensa maioria da comunidade científica não acredita..pode pesquisar! Outra coisa, no tempo de alguns desses cientistas, não acreditar podia ser até crime meu amigo!

    10. Alex Peres

      Jessy, muito longe disso. Ser ateu é ter a cabeça aberta e duvidar o tempo todo. Ninguém é dono da verdade. As únicas que clamam pela verdade absoluta são as religiões e seus respectivos livros sagrados. Apenas atente-se para o fato estatístico: na média, fé é inversamente proporcional ao nível intelectual dos indivíduos. Não sou eu falando, portanto não é minha verdade. Isso é o que acontece hoje, pode pesquisar...

  16. Nightrider

    Dá pena do Datena...

    Responda
  17. Fabio Pereira

    Realmente, foi infeliz o Datena em suas declarações. O fato de ser ateu não significa imoralidade ou amoralidade, concordo com a reportagem. Com relação ao preconceito, acredito que existe aí um problema de hipocrisia. Todo ser humano é preconceituoso com algo, inclusive a militância ateísta deste próprio jornal!!! Ser ateu ou religioso para o convívio social não importa, o importante é que haja respeito mútuo, o q não vejo neste jornal nem nos religiosos fundamentalistas. O jogo está empatad

    Responda
    1. Alex Peres

      Juliano, aí vc está passando da linha! Richard Dawkins é um dos intelectuais mais respeitados da atualidade e não sou eu dizendo. Está escrito em todo lugar. Dennet uma farsa?! Pega leve amigo! Vc acusa os ateus aqui presentes de fundamentalistas, mas agora vc está sendo o mais xiita de todos....

    2. Andre

      As provas Juliano,são que a ciência explica o Universo e que o Universo não precisa de deus para existir.

    3. Felipe

      Então Richard Dawkins é uma piada e já foi "desmascarado"? Você já avisou todo mundo? Por favor, não se esqueça de avisar também quando é que devemos rir da piada.

    4. Juliano Daitx

      Richard Dawkins é uma piada. Já foi desmascarado a tempos! tanto que não aceita mais debates públicos. Mr Craig desmoralizou-o, cientificamente, várias vezes. Onfray só repete Nietzsche e Feuerbach, esses sim, são ateus de peso. Quanto a Dennet, pesquisem sobre sua tese sobre a origem da consciencia humana, acho que é esse o tema, é ridicula!

    5. Juliano Daitx

      André,Que provas são estas? e, melhor, o que é uma prova? Qual delas devemos adotar? E por que? Daniel Dennet é de vigarisse monumental. Já ouviram a tese dele sobra a consciência humana? Mais incrivel do que uma fábula! 90% do que diz sobre a consciência não é empiricamente comprovado! Se querem usar a ciência, então usem corretamente. Minha alegria é saber que os cientistas de ponta, aqueles que pioneiros, não tem o tipo de comportamente que aqueles que os citam demonstram.

    6. Andre

      Caro Juliano Sua ideia de fé é que é equivocada, ilusória.Fé não tem nada haver com atitude de humildade perante algo maior.Principamente se o algo maior não existe.O ateu tem atitude de humildade perante algo maior, mas algo maior que existe e não amigos imaginarios e supertições. Fé é vc sentir amor pela hipotese a qual acredita, a ponto de vc negar as provas que vão contra esta hipotese a qual acredita.

    7. Juliano Daitx

      Sua idéia de fé é muito infantil e egoista. você acha que tudo no mundo deve se submeter aos seus caprichos para que tenha validade ou não. Isso foi um pensamento que predominou na modernidade, hoje ele está em desuso. A atitude de fé é uma atitude de humildade parante a algo maior. Claro que, como ela é pessoal não se pode exigir que você creia. O contrário também vale. Não perca tempo com aqueles que acham que são capazes de objetivar Deus. Esse colunista não resiste a uma critica teísta./

    8. Alex Peres

      O problema é mais sério Fabio. Seria absolutamente viável o convívio e a paz entre religiosos e ateus, mas quando se critica uma posição, a tendência da outra parte é se apegar mais ainda à sua opinião original. Por isso mtos religiosos se tornam fundamentalistas. Sou ateu e se vc me fornecer um argumento plausível e muito bem embasado para que eu mude idéia, vou ouvi-lo humildemente e talvez até mude. A Fé estaria disposta a se submeter a esse questionamento? É isso que falta, mente aberta!

  18. Pólux

    Bom o texto, pena que nem os relgiosos e muito menos o Datena, conseguiriam absorver uma única frase do texo. Falta, digamos assim, um pouco de capacidade intelectual para tanto. Mas discordo do Hélio na questão da liberdade de expressão, parece que aqui a uma confusão. Existe uma grande diferença entre liberdade de expressão e incitação a violência, que para mim foi o que fez o Datena. Todos nós sabemos o quanto religiosos são intolerântes com mais esse incentivo, a coisa pode ficar feia./p

    Responda
  19. Patricia Mendes

    Maravilhosa reportagem, Hélio Ashwartsman conseguiu colocar em palavras toda minha indignação contra o Sr. Datena, aquela pessoa que, a exemplo de algumas religiões, se aproveitam da ignorância das pessoas em proveito próprio. Se todos que se dizem "crentes" fossem pessoas do bem, provavelmente estaria provada a existência do Paraíso. Datena foi preconceituoso, ridículo e prestou um desserviço ao livre pensamento. No próximo programa talvez ele incite uma nova Inquisição.

    Responda
  20. Mauro Budniak

    quem é esse datena????

    Responda
  21. Antonio Carlos

    Sou oriundo de família crstâ-catolica, mas por opção e convicção tornei-me ateu, mas meu caráter foi forjado numa educação bastante rígida e humanista e posso garantir que jamais me tornarei um inimigo da comunidade praticando delitos repugnantes. Posso afirmar ao Sr. Datena que ele está totalmente equivocado e certamente pouco esclarecido e também com memória curta, pois são inúmeros os casos de estupro e pedofilia dentro das igrejas (católicas e evangélicas) e estes dizem-s

    Responda
    1. Juliano Daitx

      Você estudou todas religiões? Quando? De que forma você as estudou? O que procurava nesse estudo? Só porque você não encontrou o que imaginava que poderia encontrar você conclui que Deus não existe! Ainda por cima diz que tem a mente aberta e não é convicto de nada? De nada mesmo? Nem de tudo que acabou de escrever?

    2. Andre

      Se vc se tornou ateu por opção e convicção então vc não é ateu. Me torneu ateu pq depois de muito estudar a natureza percebi que o Universo não precisa de deus para existir.E depois de estudar todas as religões e seus argumentos vi que tudo não passava de falácias.Não havia opção e tenho a mente aberta para qualquer argumento,não sou convicto de nada.A moralidade, etica, honestidade, empatia são as unicas opções se amamos a nós mesmos,nossos familiares e humanidade, para a sobrevivenci

  22. Júlio Dalcin

    Seria interessante perguntar ao Datena em qual Deus ele acredita: Javé/Nannar-S in, Baal, Marduk, Osiris,Kukulkan, Enki, Enlil, Anu, etc.

    Responda
  23. Marcel

    1) Religião é atraso? Aconselho a leitura do livro de Thomas Woods, Doutor em História por Harvard, "How the Catholic Church built the Western Civilization". 2) Quanto a fazer o bem mesmo sendo ateu, lógico que é possível. Mas quem disse aos ateus o que é o "bem"? Nossa noção de "bem" é profundamente judaico-cristã. Em uma sociedade sem a moral cristã, haverá quem faça o mal julgando estar fazendo o bem. Um exemplo? Os milhares de trabalhadores alemães que, ingenuamente, apoiaram o nazismo./

    Responda
    1. Andre

      Caro Marcel.Os povos barbaros não foram civilizados pq simplismente não seguiram as regras de ouro.Até Aristóteles cometeu este erro,ao separar a humanidade em dois,violando assim as regras de ouro.A escravidão no mundo antigo é a maior prova que não seguiam as regras da empatia.O Bem é instintivo,mas o mal tambem é instintivo.O Bem é equilibrar o individualismo e o coletivismo .O mal é viver por um ou pelo outro.O respeito pelo proximo nasce ao reconhecer o próximo.Não é preciso deus para is

    2. Marcel

      Caro André, Se a regra de ouro fosse mesmo correta os antigos povos bárbaros seriam seres profundamente civilizados. O bem seria instintivo. Repito: você não precisa acreditar em Deus para admitir que a noção de dignidade provém da mensagem judaico-cristã. Ao reconhecer que o outro é imagem e semelhança de Deus, nasce o respeito ao próximo. Conceito que é expandido com o Cristianismo. A civilização ocidental é filosofia grega, direito romano e moral judaico-cristã. Não precisa crer. É

    3. Andre

      Caro Marcel .Deveria estudar mais a moralidade e a história da moralidade. Praticar o conceito do "bem" não passa de uma conclusão racional baseado na empatia e nas regras de ouro(Resumo das regras de ouro:Não faça com outros o que não gostaria que fizessem com vc).Pode-se ser uma pessoa de "bem" sem deus no coração,mas com inteligência no cerebro. Mas infelizmente como diz uma musica da banda Pato Fu : "- As pessoas tem que acreditar em forças invisiveis para fazer o Bem". O qu

    4. Felipe

      Eu também posso fazer sugestões de leitura? Que tal Richard Dawkins ("Deus, um delírio", "O capelão do diabo"), Sam Harris ("Carta a uma nação cristã", "A morte da fé"), Christopher Hitchens ("Deus não é grande") e Michel Onfray ("Tratado de ateologia")?Essas obras poderiam ser recomendadas para o ensino religioso. 

    5. Vili

      Sugiro a você (e a que mais se interessar) que assista o documentário "Deliver us from Evil", que mostra de uma forma bem aberta a estrutura e praticas comuns no catolicismo.

    6. Alex Peres

      Pois é Julio, sei disso! Mas é difícil conter-se diante de tanta besteira junta...

    7. Pólux

      Alex querido, querer que religiosos pensem é um pouco demais né? Perde seu tempo não, meu caro.

    8. Alex Peres

      É absolutamente ingênuo atribuir à religião a formação de conceitos de bem e mau ou certo e errado. Formamos esses conceitos muito antes da invenção da religião para convivermos em sociedade. O discernimento entre certo e errado (segundo nossa lógica) já foi observado em chimpanzés. Eu nunca vi um chimpanzé rezando!

  24. Belo Horizonte

    Ô Hélio, só fiquei sabendo da notícia porque leio a tua coluna. Nunca vejo aquele programa. O Datena tentou explorar uma face "ligth" com programas de viagens "ecológicas", mas demonstrou tamanha ignorância sobre o tema natureza que a direção preferiu acabar com o programa que só dava traços de audiência. A única saída foi voltar a lamber o sa.co da polícia, que é sua especialidade.

    Responda
  25. Gerson Prioste

    "Quando os missionários chegaram pela primeira vez na nossa terra, elestinham as Bíblias e nós tínhamos a terra. Cinqüenta anos depois, nóstínhamos as Bíblias e eles tinham a terra". Jomo Kenyatta, primeiro Presidente do Quênia após a independência.

    Responda
    1. Velhinha de Taubaté

      Onde se lê "Gerson" por favor leiam "José Maria". Bem lembrada a "relação de respeito" dos jesuítas para com os índios, kkkkk!

    2. Gerson Prioste

      Essa é a visão cristã que lhe informaram e certamente muito diferente da visão do Sr. Kenyatta. Assim como os nossos Guaranis e a relação jesuíta de muita compaixão e respeito?????

    3. Velhinha de Taubaté

      Desculpe, Gerson, mas a fé é um instrumento de domínio e colonização.

  26. Big Jo

    Como tem ateu por aqui,Deus me livre,Xô satanás

    Responda
    1. Andre

      José Maria, suas palavras me levam a concluir que o deus Tupã é imaginário, pois que foi violentamente perseguido pela igreja católica na colonização da Americas.

    2. Velhinha de Taubaté

      José Maria, suas palavras me levam a concluir que o deus do islã é imaginário, pois que foi violentamente perseguido pela igreja católica.

    3. FABIO VESSIO

      Xô rualdo, satanás te cuida, vou rezar para vc se laskar!!!!! Que as forças do inferno invada a sua alma e seu lar!!!!!hahahahahahah ahahahahahahah ahahahaahahah

    4. Rafael Farias

      Satanás só sai nas sessões de descarrego, meu amigo, e ele só pertuba fiel. Seu DEUS é imaginário, imagina só o tal chifrudo... xô mesmo.

    5. Alex Peres

      Bem vindo ao debate de alto nível Jorualdo! Algo a acrescentar de interessante além do "Xô Satanás"? Alguma citação com datas, nomes, livros lidos ou algo assim? Claro que não né....

  27. Gerson Prioste

    Infelizmente a mídia, de maneira geral, está contaminada por elementos passionais e autoritários. O Datena é só um entre os muitos preconceituosos e discriminadores que povoam nossa mídia. Não vou sequer comentar as bobagens que esse senhor costuma proferir diariamente pq acredito que o mais errado da história, foi quem o contratou e lhe dá permissão para provocar esse tipo de situações, envolvendo ateus, cristãos, heteroxessuais, homossexuais, preto, branco, banguela, dentuço etc.

    Responda
  28. Vladimir Tzonev

    Sr. Jose Tintori, Paulo VI ? aquele, que abençoou hitler ? e fechou os olhos para as atrocidades nazistas ? --------------------- ---------------- em q paises foram mor.tos os milhoes de cristaos? quando? mor.tes, cru.eldades e toda especie de imoralidades como fez a igreja catolica ao longo da sua existencia, ninguem conseguiu fazer. eh campea, mesmo!

    Responda
    1. Jessy

      Sr.Vladimir, Paulo VI, papa em 1965. Hitler, morto em 1945. 20 anos de diferença.Cuidado com o que escreve. Uma pesquisinha rápida na Internet te ajuda a evitar "pagar mico". Quer discutir, mostre cultura

    2. Marcel

      Acho que você precisa ler mais a respeito de Paulo VI. Ele salvou mais 800 mil judeus e foi covardemente difamado. A própria comunidade judia reconhece a caridade de Paulo VI. O rabino e professor David Dalin, por exemplo, é autor do livro "El mito del Papa de Hitler: Cómo Pio XXII rescató a judíos de los nazis". Não acredite no senso comum, senhor Vladimir.

  29. Alex Peres

    Hélio foi perfeito de novo! Devemos realmente e sem titubear levantar essa lebre para que pessoas como esse Datena pensem duas vezes antes de falar besteiras em rede nacional. Independente da intenção deliberada de criar polêmica (marca registrada dele), não se pode calar nunca diante de absurdos. Datena deveria ser processado pois isso configura discriminação. Há muito tempo ele confere a assassinos o título de "sem Deus". Como se temer a Deus fosse pré-condição de bondade! Vide a Inquisição

    Responda
  30. Filipe Fernandes

    Sou católico por fé e convicção, portanto, acredito em Deus. Mas é sabido pela maioria que a grande guerra que há no mundo é em nome de Deus Não adianta nada crer em Deus e ficar sugerindo às pessoas que todas as outras que a circudam são más, não possuem boa índole, através de notícias fracas e sem compromisso com a realidade. Temos muita mais bons exemplos no mundo do que estas desgraças Sou mais estar ao lado de um não crente que promove a dignidade humana do que um crente di

    Responda
    1. Andre

      Caro Felipe.Verdade é o que foi provado fisicamente como verdade.Não existe verdades individuais.Como o estudo neurológico com ressonacias magneticas que provou que as pessoas que tem fé,amam as hipoteses a quais acreditam,e isso lhas dá uma falsa sensação de verdade.Se algo não foi provado,não é verdade.No maximo é uma hipotese.As verdade não depende das pessoas.As pessoas podem crer que o Sol gira al redor da Terra,mas a verdade que a Terra gira ao redor do Sol não muda.

    2. Filipe Fernandes

      (ContinuaçãoII ) E a propósito, o que é verdade paravocê? Será que é a mesma que a minha? Obviamente, se é verdade existe apenasuma resposta. Mas creio que ela seja expressada de diferentes formas por haverdiferentes pessoas. Abraços,

    3. Filipe Fernandes

      (ContinuaçãoI ) Através destes contrários - o que é melhor para mim não, necessariamente,é melhor para o outro - que o DI-álogo se faz necessário. É nele que seestabelece o bom senso. Em momento algum eu disse que amo ashipóteses, como bem dito por você o amor deve ser dado somente as pessoas, massão elas que questionam minha fé e me fazem crêr mais. (continua)

    4. Filipe Fernandes

      André, Saúde e Paz! A fé e a convicção devem andar pareadassim e andam. Isso não quer dizer que não terei a capacidade de ouvir o outroque não crê no mesmo que eu. Por exemplo, utilizo dos textos do Hélio paraquestionar minhas convicções e, através de tais questionamentos, me convençocada dia mais que o que creio é o melhor para MIM, mas, da mesma forma, meconvenço que o que é melhor para mim não quer dizer que é melhor para o outro. (continua)

    5. Andre

      Caro Felipe. Vc não percebe que o problema é a fé e convicção.Não se deve ter fé e convicção por nada.É a fé e convicção que levam a guerra.É por crêr em deus que as pessoas ficam sugerindo que todas as outras são más.Não confunda crêr,fé e convicção com acreditar.Acreditar é certo,mas crêr,ter fé e ter convicção são errados.Caso não saiba, crêr,ter fé, é sentir amor pela hipotese a qual se acredita,e este amor lhe dá a falsa sensação de verdade.Ame apenas pessoas,não ame hipoteses.

  31. Euni Santos - DF

    Discutir religião é uma tarefa espinhosa e contraproducente; mas o aspecto "fé x ateísmo" não é algo debatível. Os argumentos usados de cada lado são discutíveis e, provavelmente, nunca serão integralmente aceitos, mesmo considerando-se a remota hipótese de imparcialidade nesse debate. Ora, as decisões trabalhistas costumam ser tendenciosas; estatítiscas podem ser usadas para provar qualquer coisa; e um livro intitulado "The God Virus" parece destinado a reforçar um argumento, e não a

    Responda
  32. Vladimir Tzonev

    eu sou ateu e materialista. nao matei, nem estuprei ninguem. a pessoa nao precisa de dogmas para fazer o bem - basta boa educao e bons exemplos em familia e na sociedade. ja vi muitas vezes na tv reconhecidos lad.roes de dinheiro publico e ban.didos comuns declararem sua fe em deus. o grandioso artigo 5o da constituiçao garante a todos o direito a crença religiosa, convicçao filosofica ou politica. parabenizo helio por abordar este tema.

    Responda
  33. hugolpr

    Sem entrar no mérito dos argumentos nem me posicionar contra ou favor de uma parte ou de outra, achei o texto extremamente elegante. Em vez de revidar na mesma moeda, Hélio preferiu expor fatos. Não vi transparecer a menor sombra de opinião pessoal contra as acusações proferidas. Parabéns.

    Responda
  34. Roger C. Rocha

    Gostei da análise. Ver algumas celebridades pregarem seus valores pessoais na mídia é novidade por aqui, entretanto mais comum nos Estados Unidos onde também se prega Liberdade de Expressão como algo estritamente limitado ao "Sonho Americano". Outra demagogia. Confunde-se muito "valores Cristãos" (ou "Americanos") com "valores humanos". Infelizmente, esta discussão nunca irá acabar. Como bem mencionado, enquanto palavras não se transformarem em fogueiras, todos estamos salvos.

    Responda
  35. Gedeão

    " liberdade de expressão em sua forma forte" o Sr. só terá nas democracias onde convivem crentes e ateus, é uma criação do liberalismo. Nos países onde impera o materialismo dialético o Sr. não terá liberdade de expressão, são ditaduras. Quanto a fogueira há muito ela se apagou. Agora o Sr. não poderá mesmo é ir ao Irã e dizer que Alá não existe. Ao fim lembrando Wittgenstein: devemos ter fé justamente pelo fato de que a vida sem Deus é uma tautologia.

    Responda
  36. azulato

    Caro Hélio,O texto, como sempre, excelente. Mas ocupar sua arte com um ignorante crasso como o Datena é um grande desperdício de talento.Saudações!

    Responda
  37. rodrigo freire

    Se há um mal, mal para mim é educar crianças com sentimento de culpa por terem nascido. Um pecado original para carregar. Se há um Diabo, para mim é a religião. Agora, quem num meio que é comercial se atreverá a falar contra a religião claramente? Ao contrário, falam a seu favor, trata-se da maioria. Trata-se deste poder dos fracos, desses Malafaias que gritam. Eis o gosto da massa! A maioria, a massa...fede! Ponham isto na cabeça, a massa fede! Só um jornal que se opusesse prestaria.

    Responda
  38. rodrigo freire

    Não sei que seja sentimento de justiça. Conheço sentimento de culpa, raiva... Acho que os homens são diferentes, muito diferentes. Datena, que esperar dele? que esperar dos que são famosos numa sociedade religiosa? Ocupam esses cargos aqueles que agradam uma maioria. Televisão é um comércio. Tudo o que chamam de mal foi necessário para formar esta sociedade. Não acho prudente calcularmos que de um determinado jeito ou de outro ela acabaria, isto é desfilar um gosto, uma fé. Sou ateu./

    Responda
  39. Denos Zorafield

    É, Hélio, um texto muito grande para nem falar o óbvio pequeno:O programa do Datena mostra crueldades e crimes que escandalizam as pessoas: diante de uma pergunta "Deus existe?" após assistir um monte de crueldades que existem, até quem acredita em Deus, prefere desacreditar "olha que coisa horrível e me diga se vc acredita em Deus?". Claro, o Datena, muito "topeira na banha", afinal o país que vai assassinar através de apedrejamento uma mulher, fará isto porque acreditam em Deus.

    Responda
  40. alexrios

    O que dizer de um temente à deus que só sabe destilar o ódio na TV?! Trata-se de um "cristão" que não esconde seus desejos de revanche contra os bandidos. Que, se pudesse, colocaria todos em um muro e os fuzilaria, sem julgamento, sem chance de defesa, ao melhor estilo "antigo testamento" de fazer justiça. Talvez, por isso, ele tente imputar o ateísmo na bandidagem como forma de desumanizar o objeto de seu ódio, como os cruzados fizeram com os "infiéis" mulçumanos para matá-los sem culpa...

    Responda
  41. kt

    Uma frase atribuída a Albert Einstein agiganta um dos maiores desafios da evolução humana: o preconceito. A frase é: "é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito". O vazio espiritual deve ser preenchido com fé raciocinada. A fé e arazão são faces da mesma moeda. .

    Responda
    1. Andre

      Mais precisamente ele era panDeísta . Mas foi sua fé em deus que o levou a sua ruina nos ultimos 30 anos de sua vida. Pois sua crença em seu deus o impedia de aceitar a mecanica quantica. Mas parece que bem no finalzinho da vida ele percebeu seu erro, e se tornou ateu.

    2. Andre

      Vc esta errado Cristiano do Vale. Estudos do funcionamento do cerebro mostram que não existe fé raciocinada.A fé e a razão não são faces da mesma moeda.A fé é sentir amor pelas hipoteses a qual se acredita,e com isso se tem a falsa sensação de verdade.Esse sentimento de amor bloqueia qualquer racionio, e cega para qualquer evidência que esta hipotese que se crêr não seja verdade.

    3. Lop

      Lembrando que Albert Einstein era panteísta.

  42. Wilma Adam

    O objetivo primordial de qualquer religião seria ligar o homem natural a Deus. Porém, como sabemos os lideres nem sempre são seres superiores em moral e integridade, principalmente em espiritualidade. Há na história grandes lideres espiritualizados em todas as distintas religiões, mas lamentavelmente temos tb grandes lideres maléficos, que manipulam as pessoas com palavras e ações para beneficios torpes. Infelizmente, nem todos nascem virtuosos, muitas vezes é necessirio serem cultivados.

    Responda
    1. Andre

      Cara Wilma o problema é que não existe um deus a qual o homem seja religado .

  43. Lucia Helena

    O ser humano, a meu ver, não existe para caber dentro dessa ou daquela teoria de quaisquer ramos da ciência ou da religiosidade, postos como tal. Essa era de cientificismo exacerbado aliás, orienta mais para o confronto com o erro do que com o encontro com a possiblidade do acerto. É preciso cautela.Datena não é o proprietário da verdade bem assim os ateus , que deveriam rebater suas palavras para encerrar o assunto, pelo menos até que a próxima oportunidade possa contribuir com algo melhor.

    Responda
    1. Alex Peres

      Pueril?! Juliano, não sou eu afirmando, está escrito em livros de biologia, evolução, anatomia, paleontologia, etc, que nosso cérebro é uma aberração evolutiva totalmente desproporcional ao tamanho do nosso corpo! Seis vezes maior do que deveria ser, pra ser mais exato! Não existe uma descoberta, existem inúmeras descobertas que "enfraquecem" a idéia de um criador. Vc e eu sabemos que não é possível desmentir essa idéia, da mesma forma que não se pode prová-la.

    2. Andre

      Caro Juliano.A descoberta que aponda para a ideia que não existe um deus criador é a descoberta da Lei da fisica que diz; "Nada pode ser criado e nem aniquilado,apenas transformado". Se não existe criação,não existe criador .

    3. Juliano Daitx

      Sua definição de religiosidade é muito pueril. Claro que o homem criou a religião, ela é a forma dele representar de forma inteligivel aquilo que sente profundamente e que serve de orientação para ele. lVocê diz que ciência não trabalha com verdades absolutas, no entanto afirma categoricamente que o homem é um animal com cerebro gigante. Isso é uma definição? Não? É absoluta? De que ponto de observação você faz esta afirmação? Qual é a descoberta cientifica que desmente a idéia de Deus criado

    4. Alex Peres

      Lucia, o ser humano CRIOU a ciência e a religiosidade. Elas é que acabam cabendo na própria definição de ser humano quando, no sentido estrito, não passamos de animais com um cérebro gigante, desproporcional, pensante e inventor das duas. Religião e Ciência são antagonicos e não deveriam ser comparados ou entrar em conflito pois quando se tem verdades absolutas, indiscutíveis, a ciência fica de fora! Uma foi criada para controlar, a outra criada para duvidar! E todos querem controlar!

  44. Elinne Barros

    Concordo com o cientista e escritor Richard Dawkins quando ele diz que fazer o bem apenas para puxar o saco de um Deus não é uma bondade genuína e verdadeira, é apenas bondade por medo de ser castigado. Engraçado que sou atéia, mas nunca me senti instigada a sair por aí cometendo os mais atrozes crimes. Muito pelo contrário, sou apaixonada por animais e odeio quando os vejos sendo mal tratados; respeito profundamente os velhos, trabalho e pago meus impostos e etc.

    Responda
    1. Juliano Daitx

      De onde você tirou estas afirmações? Por um acaso você tem evidências cientificas do que está falando? Ou você acha que é assim? Não é assim que você trata os religiosos? Pois eu pergunto a você, qual é a descoberta cientifica que prova o que você disse acima? Enquanto você não entender que ciência e Religião são duas formas de conhecimento, você falará muita besteira. Ainda mais...Não perca tempo com ignorantes que se dizem donos de Deus ou da verdade., caso contrário se tornará um deles....

    2. Marcel

      Alex, eu não disse que o conceito de bem e mal eram conceitos judaico-cristãos. Eu disse que o nosso conceito, o conceito da civilização ocidental tal qual conhecemos hoje, é profundamente judaico-cristão. Meu caro, até mesmo ateus, admitem que os direitos humanos, por exemplo, têm forte influência da Doutrina Cristã. Isto não é opinião. É fato. Num exemplo mais recente, temos a Igreja Católica contribuindo para a libertação de presos em Cuba.

    3. Alex Peres

      Conceitos de bem e mau, certo e errado não são criações judaico-cristãs. São traços culturais formados para vivermos em sociedade, em grupos. Eles surgiram muito antes da invenção das religiões meu caro Marcel...

    4. Marcel

      Oi, Elinne. Queria te fazer uma pergunta? O que é o "bem"? Nossa noção de "bem" é profundamente judaico-cristã. Em uma sociedade sem a moral cristã, haverá quem faça o mal julgando estar fazendo o bem. Um exemplo? Os milhares de trabalhadores alemães que, ingenuamente, apoiaram o nazismo.

  45. tiziu

    Hélio... voce como sempre... Fantástico. Na lógica "Datenista" os crimes cometidos pela igreja no passado, foram cometidos por "Ateus" infiltrados...ahahahaha "Gil Gomes" pelo menos era engraçado, e infinitamente mais inteligente do que este tal "Datena".

    Responda
  46. FABIO VESSIO

    Sinceramente o que me surpreenderia seria este pseudo jornalismo ser coerente em questões delicadas como a da crença. É para isso que a Band paga esse acéfalo, para ser preconceituoso e gerar polêmica. É uma pena, pois a emissora acaba comprometendo a credibilidade da sua equipe jornalística.Datena, você é contraditório em seus preceitos cristãos e aposto que se sentaria à mesa com um ateu para assinar um contrato, pois a palavra que melhor te define é a "mercenário".Satanás te cuida!

    Responda
  47. Benjamin

    Os ateus que conheci e com quem tive convivência, comparativamente, eram muito mais decentes como seres humanos (ética etc.) que a imensa maioria de religiosos que conheço...por que será?????

    Responda
  48. Elinne Barros

    O mais irritante disso tudo é ver um apresentador demonstrar um nível tão alto de preconceito e ignorância num meio de comunicação de massas. Quando a televisão brasileira adotará a inteligência, a educação e a boa instrução como pré-requisito básico se para contratar um apresentador?

    Responda
    1. Belo Horizonte

      Cara Elinne,Nunca! Ou, quando os candidatos ateus tiverem coragem de afirmar que o são diante da mídia. Richard Dawkins escreveu um livro explêndido, mostrando os absurdos praticados em nome de deus e em defesa de religiões, particularmente às crianças. Também disse que a revolução dos ateus é a última para a emancipação da humanidade das desgraças da religião - depois das revoluções das mulheres, dos negros e dos homossexuais. Mas está chegando como o único segmento que cresce, de fato.

  49. caio1945

    Parabéns, Hélio, pela matéria de hoje. Penso inclusive que a fé é um lenitivo para a dor da ignorância. O precisar acreditar sem provas se reduz consideràvelmente diante de conhecimentos positivos. É por isso, acho eu, que os líderes religiosos (pastores - veja o insulto ao "rebanho" nesta designação - padres, mulahs etc.), aparentemente com certas exceções, tôdas privilegiam crença cega em detrimento formação, informação e educação ecléticas. Dizem: "Leia a Biblia" e não "Leia." simplesmente

    Responda
    1. Velhinha de Taubaté

      Prezado Caio: gostaria de complementar suas palavras ("aparentemente com certas exceções, tôdas privilegiam crença cega em detrimento formação, informação e educação ecléticas") opinando: massas ignorantes, carentes e que pensam com o estômago são a melhor garantia de urnas cheias de votos e de templos cheios de fiéis, para perpetuar o quadro que aí está. Creio que os políticos e os que vendem a palavra de seus deuses não têm motivos para reclamar da vida.

  50. Juliana

    Sinceramente acho ridículo o discurso do apresentador por não ter a menor fundamentação. As suas crenças, achismos e a fins devem se limitar a ele. Como apresentador deve iniciar debates muito bem embasado, o contrário demonstra falta de profissionalismo e de compromisso com a verdade, ou seja, é um "tiro no pé".

    Responda
    1. caio1945

      Certo, Juliana. Mas não gaste seu tempo elaborando opinião sôbre o escabujar da pobreza de argumentos! Se alguem precisa veemência para convencer uma audiência, ou falta consistência em seu ponto, ou a audiência, tìpicamente em estado de letargia mental, requer não de um púlpito competente, mas veemente, insistente, insolente e até mesmo, percutante!