-
Jose Almeida
Seria bom defender essa transpartência no caso de sigilo telefonico e bancario. Por que eu devo me expor quando critico? Nesses tempos de RH mediocres basta uma gugada e uma opnião pode encerrar as chances de um emprego. Ou a identificação pode levar o sujeito a ser perseguido , ou pior, limado do mundo real.
-
JoãoRomano
Clóvis, concordo imensamente com a última parte: a Internet é uma fonte enorme de frustração, muito para saber, pouco tempo para fazê-lo. É uma coisa curiosa, é como se a Internet tivesse uma afinidade profunda com a especialização dos nossos interesses; é cada vez mais difícil estar a par das coisas, é tudo cada vez mais fugidio. E ainda assim, a se entro no caderno de política, o top vai me fazer ir para a página de cultura, para outros sites... E no dia seguinte, sim, é igual!
-
Antunes
As lamurias nao sao aceitas... O proselitismo politico tambem cobra o seu preco.Assumir abertamente um posicionamento politico nao e errado; mentir em nome desse posicionamento e usar seu espaco em um jornal, que e uma concessao publica, para difundir mentiras e versoes que acobertam interesses desse ou daquele partido, sim! Lembro como exemplo recente que o proprio Sr. Clovis Rossi acobertou, diminuiu e tentou descaracterizar a ligacao do PT, Lula e Dilma com as FARC!
-
carlos pacheco
Logo, logo também será obrigatório revelar a tal ''fonte''...e quem garante que a ''fonte'' (secreta) exista ou não foi um factóide criado pela elucubração tendenciosa do proprietário do jornal ou do jornalista-autor? heim? A imprensa é livre até quando defende os interesses do capital do jornal. Há ''normas'', principalmente em política. Cada um cuida de sua cabrita e seara...às vezes, a cabrita escapa e come a seara... Perguntem aos jornalistas de sua cidade...in
-
carlos pacheco
Ué, não criticam a censura? então o que será isso? este próprio jornal, nesta seção "livre'', já pratica a censura. Tente escrever o nome do jornal. Aparece não aceito, grifado em amarelo cor de depois deletam...então temos que usar de subterfúgios...como p-ho-lha, e outros...na verdade essa seção foi um tiro no pé do tendencioso jornal. Quem quiser me processar que rastrei. E punto e basta! É mentira, Terta?
-
Bakunin
Caro Sr. Clóvis, Estou desconfiado que, no fundo, bem no fundo, és um anarco-capitalista. 4S! (Sorte, saúde, sucesso e sossego) Bakunin
-
Sarastro
Realmente, nem sempre é agradável ver a quantidade de disparates, mentiras, boatos e difamações anônimas que circulam pela internet. Por outro lado, é o único espaço livre que nos sobrou, e eu acho que vale a pena, apesar de tudo. Particularmente, eu desconfio de quem advoga esse tipo de monitoramento.
-
Wilson Winter
Quem costuma criar factóides e mentiras é este jornal, e nem por isso tem sido levado as barras da justiça. Agora seu Rossi quer identificar quem escreve contra suas idéias para possíveis penalidades judiciais! A internet chegou onde está justamente por ser LIVRE e mantendo o anonimato. Só assim saberemos de fatos relevantes que não viriam a tona se a pessoa se identificasse.
-
Luiz Felipe
Prezado Clóvis Rossi,não existe comentarista "anônimo" que pratique ofensas contra quem quer que seja sem a conivência do proprietário do Blog,que tem o dever de impedir a ofensa,sob pena de responder pela mesma.Dia desses,vi,pela TV Justiça, Blog ligado ao PSDB ser "condenado" pela ofensa praticada por "anônimo" contra pessoas ligadas ao PT. Detalhe: as ofensas,que estavam restritas a meia dúzia de gatos pingados,foram lidas pela vice-procuradora e difundidas para todo o Brasil, via TV Justi
-
Luiz Felipe
Críticas, por mais ácidas que sejam, construtivas ou destrutivas, fazem parte do jogo democrático, e todo homem público tem que ter consciência disso, até porque quem tem medo de água não pode sair na chuva, como já diziam os mais antigos. E tanto faz se o crítico usa nome próprio, ou pseudônimo, o importante é que ela seja séria e responsável.Aliás,jornalistas e escritores são os campeões históricos quanto ao uso de pseudônimos.O que seria deles se tivessem que revelar os seus nomes nos blog
-
-
Carlos
Pelo que posso ver, ta fazendo falta um "Partido Pirata" aqui no brasil assim como ja existe la em alguns paises europeus.A internet TEM QUE SER LIVRE... identificar a todos não resolverá nada. Quando a identificação é necessária, q seja exigida.. exemplo: este comentario está identificado sob meu cadastro aqui na f0lha e sob meu CPF.Meu caro Autor, nem todos os governos no mundo governam para o povo.. imagine como seria pior lutar contra a tirania com uma Internet onde todos são identificado
-
Marcelo Silvestre
Repare que a Internet, como um meio de comunicação, deveria ter regras de sigilo semelhantes ao sigilo telefônico. Somente um juiz deveria possuir o direito de quebrar o sigilo da sua identidade e do que você está falando. Rastrear você na Internet? Só com mandato judicial.
-
Marcelo Silvestre
Então, a quem interessa identificar a todas as pessoas na Internet? Quem deseja fazer uma patrulha ideológica. Assim, se vc abrir a boca e alguém mais poderoso ou influente que vc não gostar do que vc disse, uma chuva de processos o aguarda. Após alguns casos, ninguém mais terá coragem de se expressar. Note que hoje, com decisão judicial, é extremamente fácil rastrear você. Então pq precisamos perder nossa privacidade quando não estamos falando nada de mais?
-
Marcelo Silvestre
O anonimato na Internet, segundo ONGs e especialistas (não acredite em mim, procure no google...) é o que garante o espaço aberto e democrático. As pessoas são livres para dizer o que pensam, e ouvem o que não querem. Esse chumbo trocado é essencial. A impressão de terra-sem-lei também ajuda pois todos, sem exceção, julgam vc pelo o que diz. Se vc fala um absurdo, perde a credibilidade na hora. Vejam como funciona a seção de comentários aqui da Fo.lha.
-
Quinho
Os jovens conseguem realizar várias tarefas simultâneas e tem habilidade para encontrar qualquer informação de que precisam na Internet. Em nossa defesa ( dos mais velhos ) queremos acreditar que eles não conseguem analisar nada em profundidade. Daí essa ilusão de que quem consegue ver as árvores não enxerga a floresta e vice-versa. Mas os jovens estão conseguindo. Sou testemunha disso. E agora? Declaramos nossa obsolescência?
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.