-
Alex
Pelo que li dos comentários, muitos criticaram o autor pelo texto, porém creio que não entenderam o objetivo do mesmo... ou então estou equivocado. Ele apenas se refere à prévia atitude de "condenação" do Itamaraty à cartilha inglesa de como são os brasileiros e como tratá-los, embora algumas delas estejam "implícitas" na cartilha de recomendação do governo para quem irá viajar. É preciso não fazer uma crítica pontual e sim baseado no contexto, incluindo de textos anteriores do próprio autor
-
Silverio
Certamente, pelo fato de a economia brasileira estar "bombando" muitas pessoas agora podem viajar para o exterior, isso revelou um contingente enorme de "marinheiros de primeira viagem", pessoas desabituadas a esses processos de entrada em outro país, que não é simples.Está coreto o Itamaraty, tem mesmo de orientar as pessoas, está cumprindo com seu papel. PARABENS ITAMARATY.Quanto ao relacionamento com o Irã. Eu vejo o seguinte, ninguem fala nada o relacionamento com a China.
-
Miro Junior
Estes dois artigos do Clóvis só servem para corroborar que tudo vai muito bem no Brasil... Gastar dois textos para tratar deste assunto e ainda afirmando que é apenas uma "impressão", só para quem não tem outro motivo para criticar o governo. Menos mal assim.....Ops, minha opinião: Como muita gente tem a oportunidade de viajar pela primeira vez agora nos anos Lula, o Itamaraty está se baseando nos problemas mais comuns encontrados pelos brasileiros....Não acham está hipótese mais aceitável?/
-
Pietro
Nao acho, nao. As constantes recusas, principalmente na Espanha, de admissao a brasileiros aponta em outra direcao: Imigrantes ilegais
-
-
Lucia Helena
Se eu tivesse de batizar a tal cartilha eu tomaria de empréstimo´o título "Caminho suave", em função do cunho pedagógico e do público ao qual se destina. Quem tem 50 anos ou mais, sabe dela, dentro do processo de alfabetização. Do ponto de vista diplomático seria bom que a chancelaria brasileira fizesse valer o bom e velho princípio da reciprocidade ,instando os demais países a editar também, um manual de instruções para estrangeiros que pretendam ingressar no Brasil.
-
Lucia Helena
correção- instando aos demais países a editarem (...)
-
-
Angelica
Eu sou aquela que deu um beijo no polonês, basileiríssima. Porém, sempre carrego tudo que posso para mostrar para a Imigração que eu só quero passear. Carteira de trabalho, extrato do banco, do cartão de crédito, voucher. Nunca fiquei mais de 5 minutos para entrar em um país porque me comportei como na cartilha do governo, respostas objetivas, em inglês, só mostrei o que pediram e pediram quase nada. Infelizmente, tem quem não se comporte como deveria e eles são barrados.
-
Solange Cunha
Dilma tem 45% e Serra estácom 29%, aponta Vox Populi Eu sabia quando viesse a pesquisa da Vox, ainda espero o da Sensus.A diferença entre os candidatos, seria bem maior a favor da Dilma.Eu disse de outras vezes que IMPRENSA, já não elege o candidato preferido.Disse também, que o povo SABE VOTAR !!!!Vcs não me deram nenhum crédito...O resultado está ai !!!!Deus queira, que a nossa imprensa aprenda a lição, sem partidarismo !!!Esse é o meu voto "SINCERO" para que tudo mude,
-
Grayever
Você já reparou, Solange, que toda vez que uma pessoa afirma que o "povo sabe votar" é porque ela está votando como o povo e que quando afirma que o "povo não sabe votar" é porque seu voto é minoria? Vc consegue deduzir algo disso?
-
-
Grayever
(parte 1) As recomendações do Itamaraty estão escritas de forma objetiva e elegante. O Itamaraty não "teme ou intui, sei lá". Possui uma importante rede de consulados na Europa que conhece as condições migratórias locais e as dificuldades mais comuns enfrentadas pelos brasileiros. O artigo, ao citar a passagem "recomenda-se que o viajante brasileiro evite comentários.... etc" procura ver nela uma concordância com a agência britância de que brasileiro é "espaçoso" etc.
-
Grayever
(parte 2) Ora, omitiu a oração subordinada imediatamente anterior à citada, que diz "como há diferenças culturais entre o Brasil e outros países ... recomenda-se ...". Não cabe especular intenções quando ela está tão claramente expressa. Muito melhor que o texto britânico, o texto do Itamaraty, longe de reproduzir estereótipos, faz recomendações objetivas e úteis.
-
-
ALEXANDRE DADALTO LORENZONI
O Barão de Rio Branco nunca se debateu tanto em seu túmulo.
-
Fernando Martinez
A minha mão com mais de 70 anos as vezes costuma viaja sozinha para a Itália, para visitar minha irmã, e sempre reclama de preencher a devidas declarações tanto na ida como na volta, pelas letras serem muito pequenas. Gostaria de informar ao Itamaraty que ela, além dos cabelos brancos, nunca se preocupou com toda essa "etiqueta oficial" e nunca teve problema algum e sempre foi bem tratada. Apenas que ela não pretende viajar para os grandes países que mantemos grandes relações "diplomáticas"/
-
Renato Xavier
É realmente como o jornalista sugere: apenas uma opinião...
-
eduardo jonet
É triste essa realidade do Itamaraty , que só tem dado fora, deveriam se ocupar em termos respeito da comunidade internacional.
-
MMartinsA
O brasileiro é um povo quem tem a grande capacidade de ser bom em tudo, mas tem a pequena infelicidade de sempre ser inconveniente e presunçoso.
-
KAUSOS JJ
Como o Itamaraty nos vê.... ultimamente é melhor o Itamaraty se preocupar como TODO O MUNDO os vê, um fiasco.
-
Ed bar
Sofremos um "isolamento" qdo temos que apresentar nosso passaporte, não por sermos brasileiros, mas por sermos da A.do Sul, Latinos , não queiram esconder isso !!! O pior é que nosso representante "PRIZIDENTI" tem a fama de falador, metido e galhofeiro, TODO MUNDO SABE , que esse discurso que Lula é respeitado no exterior é uma mentira, o Le Monde exalta as compras dos aviões franceses pois nenhum otário paga uma coisa mais cara qdo no mercado tem melhor e mais barato, só o Lula faz i
-
JD
Vc já foi lá fora? Voltei de lá a pouco mais de um mês. Todos que conversei falaram bem do Brasil e dos brasileiros. Falaram de como o Brasil está crescendo e está importante. Claro, também falavam muito dos nossos jogadores, afinal, era copa do mundo. Ah, foi a mesma coisa em Israel.
-
-
Silvana Ribeiro
Pelo menos agora nos vê", antigamente nem isso. Criticar o que: O momento que qualquer cidadão brasileiro pode se deslocar para fora do país? Ou antigamente que o isolamento era uma questão econômica? Ainda prefiro o Itamarati que nos vê que o reduto elitista da escola Rio Branco.
-
Desde1971
Estamos nos albores da instauração de uma nova política internacional, qual seja, a dos direitos humanos seletivos, que pode ser assim explicada: Ser complacente com o Irã é pecado. Ser complacente com Egito, Iêmen, Emirados Árabes Unidos, Kuait e principlamente Arábia Saudita e China, países igualmente despóticos e obscurantistas, não é pecado (adivinhem porquê!) , graças à notória hipocrisia e ao cinismo sem limites dos donos do mundo capitalista e de sua chamada grande impren
-
Silverio
Você sabe o que quer dizer "cinismo" ?
-
Silverio
Marcelo Jardim, você está corretíssimo, é muito cinismo, você citou paises que tanto quanto o Irã desrespeitam os direitos humanos e desses nada falam, principalmente colunistas e leitores. É aquele velho efeito boiada usado no mercado financeiro, não sabe de onde vem mas é para lá que eu vou. Coitados!
-
leo nunes
Cinismo é o seu... que mania esse discursso ultrapassado, sobre capitalismo...rapaz leia "" O CHEFE"""
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.