Comentários para:

A deseducação do PT

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GILBERTO SANTOS

    Nâo acredito na deseducação do PT, e sim num sistema educacional brasileiro que está em pessimas condições devido a medidas adotadas pelos governos estaduais, como o de São Paulo (PSDB), que nos últimos anos tem tornado-o cada vez pior, alunos concluem o ensino fundamental sem saber ler ou escrever, e isso continua no ensino médio, não apresentando condições de disputar vagas em universidades públicas (USP), onde 75% são alunos que estudaram em escolas particulares.

    Responda
  2. Leonardo Ucha

    Generalizações, generalizações, generalizações. Os donos das ciências, seus divulgadores/legitimadores e as suas generalizações. Certamente a progressão funciona. Entretanto não com todos os educandos. Há quem precise ser reprovado mesmo. Mas há quem precise de progressão. Para cada caso, uma solução. Mais trabalho? Sim! Então, mais professores, melhores salários, melhores condições.

    Responda
  3. Carlos

    Concordo com a progressão continuada, mas.... Sempre, queremos concertar o problema de forma simples, modificando só o que é aparente, a famosa varridinha por debaixo do tapete. Um dia ela aparece...

    Responda
  4. antonio goncalves

    Bom dia,moro em miami beach USA e o encino publico aqui e tao fraco que que se por um estudante brasileiro para fazer o mesmo teste, o brasileiro leva vantagem de 5 a 1,aqui em miami o encino publico e muito ruim mesmo, eles quando querem economizar a primeira vitima e a educacao,ja o encino particular e muito melhor, por exemplo la em Memphis no estado do Tenneesse,o nivel das escolas particulares e cinco vezes melhor do que apublica, porque sao controladas pelas igrejas.

    Responda
  5. K

    Sinceramente, depois do Collor muitos passaram a pensar bem em como frear essa junventude ou os futuros questionadores do país, por isso, resolveram barrar ou não investir em cabeças pensantes. Toda eleção é assim, eles prometem e abafam depois os investimentos dedicados para a educação.Como o Sr. Gilberto gosta de comparar, camo pensar que hoje conseguimos conversar de economia e política com uma criança americana e pensamos qual o incentivo que damos as nossas crianças para terem argumento

    Responda
  6. K

    Caro Gilberto, Sempre estudei em escola pública, passei pela transição do ensino tradicional para o continuado e vejo que o continuado pouco rendeu e ajudou as pessoas, chegando ao ponto de termos pessoas ingressando nas universidades sem saber ler e escrever direito. Eu repeti a 2º série e para mim não foi ruim, pois eu sabia que só passaria se soubesse e atendesse os requisitos e propostas da escola. Eu sou a favor do antigo método de ensino e não admito essa enganação continuada.

    Responda
  7. gremiosudeste

    A "Progressão Continuada" é uma Deliberação do ConselhoEstadual de Educação de SP, na qual exige-se uma avaliação continuada e ocomprometimento da escola e dos professores para com os alunos. Os maus professores transformaram a "progressão continuada" em"aprovação automática", pois não querem preencher os relatórios, no qualteriam de confessar que enganaram os alunos, não os ensinaram, não osavaliaram e nem ofereceram recuperação contínua e paralela. blogdomaur osilva.wordpr

    Responda
  8. cremilda

    Sou a favor da aprovação Não aprendeu ??? Professor....vai ensinar....

    Responda
  9. cris

    Se na "progressão continuada" falta implantar um sistema que faça o aluno aprender, falta o maior objetivo de qualquer escola. Se o aluno tiver recuperação eficiente e competência para passar, para que chamar de progressão continuada ou qualquer outro nome? É o óbvio. O problema é que querem resolver as estatísticas e não as pessoas.

    Responda
  10. cremilda

    Djalma Aluno não quer ser professor, o professor deixou de ser um modelo que eles querem seguir. Hoje o aluno apanha na sala de aula e é violentado de todas as formas mas sabe que está sendo submetido a um covar-de que sempre se sai bem graças a impunidade. Temos educadores nas escolas públicas, mas a maioria continua aprontando todas E salário não resolve. Valorizado o professor é .Tratado como santo pela imprensa.

    Responda
  11. cremilda

    Fernando Silva E não mudou nada. Até hoje aluno não pode nem respirar na sala de aula Graças a essa educação pela covar-dia e pela violencia. Onde aluno era espancado por qualquer coisa que temos como produto esse monte de cabelos branquinhos, levando na cueca e na meia os nossos suados impostos. Aluno continua do mesmo jeito, os que adoram bater, reprovar, ofender, humilhar, continuam fingindo que são aula na escola pública. Antigamente aluno aprendia a ler mas se torna

    Responda
  12. Djalmaelima

    Independentemente do partido X ou Y, uma reforma educacional séria é necessária no país e no estado, mas esta reforma deve estar aliada a uma reforma política, legislativa e judiciária, esferas que empurram o Brasil para baixo e não permitem que ele avance! O Giannete tem toda razão ao dizer que é lamentável que os políticos preferem investir dezenas de bilhões em estradas, em pontes etc.. e muito pouco se investe em educação. Esta será prioridade quando se dobrarem os esforçoes e investimen

    Responda
  13. Djalmaelima

    ... mas a conviência tem outra prioridade, a da asssistência social;Então temos 2 pontos: 1º - A valorização do professor; 2.º separar na escola o espaço o tempo para aprender e o espaço tempo para a convivência. Sala de aula não seria lugar de convivência em 1º plano, mas lugar de estudo; é preciso deixar os melhores estudarem mais sem limitar os melhores pelo atraso dos outros alunos; como está a escola é nivelada pelo meio, pela mediocridade: os melhores não avançam, e os piores tb não!

    Responda
  14. Djalmaelima

    A educação será muito melhor quando o professor tornar-se um ídolo para os seus alunos. Uma pessoa a quem os alunos admiram e um dia queiram tornar-se um professor. Caro G. D., seria legal q vc fizesse uma pesquisa nas escolas públicas: quantos alunos querem ser professores? A porcentagem diminui conforme se avançam as séries. Outro ponto é saber para que queremos a escola! É para ensinar? ou apenas convivência? Se for para ensinar é poque temos um projeto de país. A convivência é importante

    Responda
  15. Djalmaelima

    Para mudar, a transformação deve partir de uma reforma legislativa e judiciária, pois os estudantes tem nestes exemplos perversos de impunidade e são inteligentes o bastante para ver que educação não é prioridade, não tem valor, e concluem rápido para que eu vou estudar? Posso me dar bem na esperteza. Eles veem os salários ridículos dos professores, numa jornada dupla ou tripla e acompanham as condições de trabalho deles e pensam "não quero ser um fracassado, um professor". Aí está o grande

    Responda
  16. Djalmaelima

    Mudanças responsáveis devem acontecer aos poucos com metas e um PDCA bem definido. Acertar a educação seria fácil se não fossem os interesses dos políticos dos partidos de ocasião que, sem entenderem nada de educação, propõem medidas autoritárias que acham serem miraculosas! Autoritarismo burocrático e com excesso de fiscalização, ao contrário do que alguém disse aí, é o que ocorre. Os professores cumprem o que é determinado e por isso que a educação está pífia no Estado de SP...

    Responda
  17. Djalmaelima

    ... as mudanças deveriam ocorrer aos poucos, com debate com quem faz o trabalho, que o professor; Por outro lado, a mudança requer uma revisão da própria estrutura da escola, do espaço físico, saindo de 40 para 20 alunos neste sistema e cobrando mais dedicação do professor, mas a cobrança precisa ser proporcional a um aumento de rendimento, para existir condições materiais de trabalho. Temos que lembrar que o professor é um profissional de nível superior e espera ser remunerado como no merca

    Responda
  18. Djalmaelima

    O fracasso da "Progressão Continuada" em SP foi pelo fato de ter sido um projeto idealista demais inserido em um contexto inadequado. Havia um sistema educacional consolidado, onde todos conheciam as regras. Quando se retira um sistema que funcionava há décadas e coloca-se outro totalmente novo e diferente, os resultados são muito previsíveis. Os secretários de educação se deixam levar pela moda pedagógica e mudam o sistema, gerando descontinuidade. Não que devamos permancer no mesmo, mas...

    Responda
  19. janilsonmacedo

    O sr Dimenstein deveria visitar uma escola pública e conversar com , pais e professores antes de sair levantando bandeiras contra esse ou aquele partido. Se o paladino dos projetos educacionais do psdb saísse do escriótio e fosse ver se na prática aquilo que ele defende veria que não funciona. Na escola pública paulista não há progressão, é aprovação automática mesmo. Tendo aprendido ou não o aluno vai para a série seguinte. A recuperação que ocorre nas escolas é para "inglês ver".

    Responda
  20. cremilda

    O Serra ficou de joelhos diante da Apeoesp. Respeito o sindicato, mas no lugar dele, não mandando na SEE. A Apeoesp é o maior sindicato da América Latina, o mais rico do Brasil, tendo como seu presidente de honra o Prof. Carlos Ramiro, suplente de Senador do Suplicy Entregamos a horta para os cabritos cuidarem. Deu no que deu. Poder absoluto, poder econômico e poder politico Poder absoluto que corrompe absolutamente...

    Responda
  21. cremilda

    O perigo é a falta de alternância no poder. Com a Dilma ( Deus nos livre!) o Lula vai ficar tres mandatos no poder...Quem vai continuar mandando é o Lula, o José Dirceu e toda a gente A mesma coisa aconteceu em São Paulo, muitos anos no poder, a máquina inxou tanto que parou de andar. "de tão gorda, a porca já não anda...." lembram dessa música ??? Mas a progressão continuada só fracassou por falta de fiscalizaçao, o PSDB morria de medo da corporaçao dos professores, nun

    Responda
  22. cremilda

    continua... o professor então optou por receber a aula de reforço e não dar, e claro com o professor ausente o aluno nem ia na aula, então o professor para esconder que não tinha ministrado a aula de reforço aprovava o aluno sem saber mesmo. Se reprovasse então tinha que provar e explicar. Assim nasceu a Aprovação Automática, implantanda pela deso-nestidade da maioria dos professores no lugar de Progressão Continuada. A ótima Progressão Contiuada não deu certo porque faltou fis

    Responda
    1. janilsonmacedo

      Falar que não houve fiscalização quanto a progressão continuada é dizer que supervisores e dirigentes das diretorias de ensino não trabalham?

  23. cremilda

    continua... o professor então optou por receber a aula de reforço e não dar, e claro com o professor ausente o aluno nem ia na aula, então o professor para esconder que não tinha ministrado a aula de reforço aprovava o aluno sem saber mesmo. Se reprovasse então tinha que provar e explicar. Assim nasceu a Aprovação Automática, implantanda pela desonestidade da maioria dos professores no lugar de Progressão Continuada. A ótima Progressão Contiuada não deu certo porque faltou fisc

    Responda
  24. cremilda

    O Professor identica os alunos que não entenderam determinado ponto da sua matéria e os encaminha para a recuperação. O professor ensina o que o aluno não conseguiu aprender na sala de aula. Assim fica impossivel reprovar.Seriam tantas aulas de reforço que o aluno precisasse. O professor ia ganhar a aula mais uma gratificação de trinta por cento.Caso o aluno não aprendesse nem assim o prof. poderia reprova-lo, mas tinha que provar que o aluno não aprendeu apesar do reforço.

    Responda
    1. Bira

      Em cada sala de aula com 40 alunos, 6 entendem a matéria quando é dada, 10 "pegam" em casa estudando, 20 conseguem a "percepção" com reforço e 4 atrapalham os outros 36.Quem não está na sala de aula não sabe o que acontece.

  25. sávio

    a mente do professor é linear e retrógada. a progressão by erundina era uma proposta de se encaminhar no sentido de uma avaliação com base na inteligência emocional e pela aptidão natural do aluno. é uma boa proposta para nos livrarmos da educação antiquada, que gilberto freire chamou de educação bancária. o problema da educação pública do est. de sp é o 'descaso continuado', é uma deformidade da proposta inicial que sobrevive, graças a sofistas partidários como dimenstein o é de serr

    Responda
    1. Bira

      O autor deixa claro que a proposta é boa e o problema é o professor, na sequência, o problema é político e os salvadores são aqueles que acham Cuba um paraíso.Sopa de letras.

  26. Marcos L.

    Nao existem condicoes para a progressao continuada ter sucesso. Avancos nessa gestao? Me falem onde? Eu queria saber...é dificil entrar numa escola em parelheiros e encontrar alguma melhoria. Num Brasil ideal, a progressao continuada seria bem vinda. Só que com esse lixo de estrutura, salarios de fome para professores, falta de acompanhamento e planejamento com os alunos com dificuldade...não dá. Professores viraram babás do estado. Uma pena

    Responda
  27. Paulo Bruno

    Aqui no Rio de Janeiro, Cesar Maia também seguiu pelo caminho da progressão continuada, que na verdade era apenas aprovação automática (o grande financista Maia só pensou em dinheiro). E o que aconteceu? Esses alunos chegaram ao ensino médio antes mesmo de serem alfabetizados (um pouco de axagero, mas não muito). Defender qualquer ponto dessa "educação", é no mínimo irresponsabilidade.

    Responda
  28. Claudio Lourenço

    Esse jornalista que um dia acreditei no seu profissionalismo e isenção hoje me da tristeza ve-lo utilizando do grande poder que a imprensa dá para poder destruir o resto de credibilidade que ainda resta em alguns em relação a imprensa. Ver Dimenstein defendendo o metodo tukano de governar, metodo que promove o apartide social e deixa claro para qual camada da sociedade governam e triste. Mas ele tem que defender o cargo de redator que adquiriu com a ajuda do Serra pelos serviços

    Responda
  29. mariano

    CONFUSÃO NA EDUCAÇÃO Não dá para confundir "progressão continuada" com "aprovação automática", a não ser que seja uma confusão de conveniência, como aparentemente faz o jornalista GD, não sabemos com quais finalidades.

    Responda
  30. mariano

    DESINFORMAÇÃO Meu caro GD, parece que o senhor está confundindo "progressão continuada" com "aprovação automática", A primeira é a coisa mais nobre que já inventaram, em matéria de educação. A segunda foi o maior crime que já praticaram contra aqueles que precisam de escola pública, que foi o que os tukanos fizeram em São Paulo. Como o senhor é um jornalista bem informado, e não cometeria tamanho engano, achamos mesmo é que você quis dá uma maozinha aos tukanos e aos

    Responda
  31. Otavio Ramalho

    Sr. Gilberto Dimenstein, acredito que o sr tem um ódio profundo da classe menos abastada de SP. Que o sr com seus pensamentos que remotam aos tempos de Adolf Hitler na pessoa do seu braço direito Joseph Goebbels, continua a dar apoio ao que considero crime, ou melhor dizendo, a exclusão do direito a educação digna ás classes menos privilegiadas. Se o sr teve boa educação parabéns, só não entendo por que na escola onde o sr estudou esqueceram de ensinar que somos iguais perante a Lei e DEUS.

    Responda
  32. Otavio Ramalho

    Sr. Dimenstein em que planeta o sr vive??????De que maneira o sr conseguiu sua educação?Não foi aprendendo que vivemos numa competição e que só os melhores conseguem??????Pelo visto o sr é a favor do povo sem educação, servíl do educado. Se existe uma mancha em SP em todos os sentidos é esse programa educacional covarde, vil e hipócrita do PSDB. Gostaria que o sr então desse emprego a cada pessoa que não passa em um teste nas poucas empresas de SP.Deseducação????Ja vivemos a tempo dem

    Responda
  33. Ventura

    Apesar de criticar seriamente os rumos dados à educação em SP, pelo PSDB, precisamos analisar se o problema está no método usado ou na forma como o método está sendo implantado e conduzido. De qualquer forma o PSDB desvirtuou o método de progressão continuada e o tornou uma piada, como acontece com tudo que esse partido se propõe a administrar.

    Responda
  34. Maria

    Tenha um filho com necessidades especiais e o coloque na progressão continuada...

    Responda
  35. Arnaldo Alves

    Discordo do Sr. Dimentein...acredito que a educação continuada adotada pelos sucessivos governos do PSDB só demonstra o tanto quanto eles enquanto poder tão se lixando para o povo..a educação continuada adotra em SP e um disserviço a educação..probre povo paulistano que ainda acrédita na tunacalha que governa esse estado a 20 anos.

    Responda
  36. Joseph

    Nessa questão de educaçao, a Ffollha não parece ser um jornal isento pra discutir, haja vista o enorme fiasco anti-democrático e farserco que foi o debate promovido por vocês em que funcionários do PSDB foram travestidos de " populares anônimos" para fazer perguntas francamente favoráveis ao candidato deste veículo"...

    Responda
  37. ricart

    É VERGONHOSO O FIM DA CARREIRA POLÍTICA DE SERRA, UTILIZANDO INDEVIDAMENTE A IMAGEM DO PRESIDENTE QUE O MESMO TANTO CRITICA. ISSO MOSTRA A CARACTERISTICA DOS POLÍTICOS DO PSDB, NÃO POSSUEM ÉTICA NEM MORAL. COMO QUE PESSOAS DESTE TIPO, IRÃO CUIDAR DA EDUCAÇÃO DO ESTADO MAIS RICO DA NAÇÃO! ESSE PSDB PAULISTA É UMA VERDADEIRA PIADA, PENA QUE FAZ PIADAS COM OS SONHOS E PERSPECTIVAS DE FUTURO DE JOVENS DA PERIFERIA DE SP, QUE ESTUDAM NAS ESCOLAS PÚBLICAS.

    Responda
  38. henrique pereira de andrade

    GENTE !!!!!! O GILBERTO SÓ ESTA QUERENDO PROVOCAR....ele não concorda com essa palhaçada de educação do psdb.

    Responda
    1. abueno

      Oa alunos formados nas escolas públicas de SP servem para ser jornalistas da FSP/Estadão/Veja/Globo, juntamente com o Gilberto. Aliás, o O ta vio F rias e Roberto Marinho tinham a mesma formação dos alunos do SERRA. Não subiram na vida por serem inteligentes não, simplismente porque apoiaram a ditadura e receberam a recompensa, o jabaculê.

  39. henrique pereira de andrade

    COMO já disse...tem aluno que vai á escola para traficar,DEVE SER GRTIFICANTE um aluno estudioso passar de ano e ver que o traficante tambem passou. ISSO É LINDO,NÉ GILBERTO ????? lindo porque não é seu filho !!!

    Responda
  40. CARLOS ROBERTO SILVA

    Ao ler demais comentarios e observar o ranço ideológico que neles aparecem, o foco do debate desaparece , a sorte que a lucides de alguns acaba nos deixando esperançoso quando abordam a necessidade do comprometimento de toda asociedade, pois o que esta em jogo ,sobrepoe questões partidarias e ideológicas , o que deve se discutir é como podemos melhorar essas condições do ensino , tendo todas as partes envolvidas[ governos estaduais ,municipais ,federal, legislativo, judiciario , pais profe/p

    Responda
    1. abueno

      Não venha falar que o problema é de todos, é de SERRA/Tu canos/demos sim! As escolas tec federais , do Lula, são de ótima qualidade.

  41. henrique pereira de andrade

    CONHEÇO uma professora que chora escondido.....ela ve trafico na sala,na hora da aula e tem que ficar quietinha.....ESSA É A ESCOLA PARA POBRE SER DOUTOR.

    Responda
  42. henrique pereira de andrade

    ISSO ME INTRIGA.....a elite diz que a progressão continuada é ótima,MAS NAS ESCOLAS particulares,onde seus filhos estudam não usam esse metodo. ACHO que é ótimo para filho de pobre se fe.rrar.....por outro lado é bom pra elite,sabendo pouco filho de pobre não entra na usp.

    Responda
  43. RicardoHistória

    Já que o senhor citou o fato de que foi a gestão Erundina que adotou a progressão continuada no município de São Paulo, proponho a seguinte pesquisa de opinião entre os educadores: 1) Qual foi a melhor gestão municipal paulistana para área educacional ? 2) Qual foi a melhor gestão estadual na área educacional? PS: Tenho a impressão de que para a primeira pergunta muitos responderão Erundina/Freire. Já para a segunda pergunta a maioria deixará em branco!

    Responda
  44. RicardoHistória

    - Progredimos muito na área educacional nos 16 anos de gestão Psedebista em São Paulo! - É a magia da educação tucana! - O professor tem o 14º salário do país mas deve ser pai/mãe e até professor! - O aluno pode tudo! Ofender, agredir, e eventualmente usar substâncias ilícitas dentro da escola(que ninguém denucia por medo))! - O aluno concluí o ensino médio sem ler ou escrever, sem fazer as operações matemáticas básicas mas tem o "diproma"!

    Responda
  45. RicardoHistória

    - Onde existe progressão continuada na rede estadual de São Paulo?   - O aluno que chega analfabeto ao 3º ano do ensino médio porque não se esforça mínimamente é exemplo de progressão continuada ou de maquiagem deslavada e imoral nos números de uma suposta escolarização?   - Aquela família, que por "N" razões apenas culpa os professores e a própria instituição escola por não saber educar/civilizar seus próprios filhos é exemplo que progressão ou retrocesso?      

    Responda
  46. brunnomkt

    Sr. Fernando, meio ridi.cula a forma como o sr. justificou ser correto sair por ai aprovando todos os alunos, inclusive os que adoram levar com a barriga!

    Responda
  47. Denilto Carvalho

    A Progressão Continuada não está funcionando no Estado de São Paulo, da forma que está deseduca ao invés de educar. Não é possível que aja pessoas que apoiem tal sistema.

    Responda
  48. Andre Ribeiro

    porisso que a educaçao ta como ta

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      Então votem no psdb , que vai piorar muito ! Vejam o caso de São Paulo , com o psdb há 16 anos no governo e só crianças ( e adultos ) analfa.betos !

  49. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

    A deseducação de Gilberto Dimenstein é uma desgraça ! O dr. Pangloss e filho de Poliana ! PELO JEITO NUNCA FEZ UM EXAME DE CULTURA GERAL , E AINDA , SEM BASE , ESCREVE NO JORNAL SÓ BESTEIRAS !

    Responda
  50. fábio santana

    para ficar mais claro o que eu disse: investimento em aluno, em professor e estrutura para as pessoas que fazem parte da "rede" pedagógica que envolve todo o ensino paulista. é disso que falo. e é disso que o mercadante falou na sabatina do estadão. quando teve chance de desenvolver o que pensa sobre educação, foi mais claro. em 30 segundos de globo, ou 2 minutos de debate, não dá. no estadão foram 2 horas só ele falando. investimento é na pessoa, não em algo que "melhore" números.

    Responda