Comentários para:

A deseducação do PT

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. fábio santana

    dimenstein... a culpa é menos do aluno e mais da escola, você disse... humm... quando um time não ganha jogos nem títulos, a culpa é sempre do técnico? se o time é ruim, um bom técnico faz o time não passar vergonha, ok. mas o problema não é estrutural? digamos, o clube que não investe em sua base (exemplos vencedores: Inter, Santos), um clube que não gasta de forma correta o que recebe, um clube imediatista, que só pensa em números, enfim... a culpa não é de gente maior do que você pensa?/p

    Responda
  2. fábio santana

    você disse que está demonstrado em diversos estudos (!!!?) que a reprovação não melhora o aprendizado. a aprovação sem merecimento também não ajuda. é até pior porque as consequências são vistas lá na frente. e aí não tem mais jeito. quando o pt critica a progressão continuada, pode criticar sem a clareza necessária para que o eleitor entenda, mas a crítica é em cima da maneira como o psdb faz isso. invariavelmente, ideias não são ruins, mas a aplicação delas, sim.

    Responda
  3. Ita

    O que o nobre Gilberto Dimenstein, apoiador da campanha do Serra e do Alckmin quis na verdade foi fazer uma bagunça geral com "Progressão Continuada" e "Aprovação Automática" implantada pelo governo do PSDB (Pior Salário do Brasil). Caros leitores, não caiam nessa. Abraços. Itamar Professor da Rede Pública Estadual

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      Dimenstein apoiou maluf e como bom judeu deve apoiar as atrocidades que praticam em Gaza e na Cisjordânia !

    2. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      Fujam de Dimenstein !

    3. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      Em função dessa "progressão continuada''' é que o estado de São Paulo está repleto de ananalf.abetos ! VOTE NO SERRA E NÃO ENCHA O SACO !

  4. Hernán

    Você já deu aulas? A regressão continuada dirá!

    Responda
  5. CARLOS ROBERTO SILVA

    Concordo comDIMeNSTEIM é preciso analisar todo o processo e não a crítica gratuita, agora que sp precisa recuperar sua lidêrança de primeiro lugar ,e hoje esta em sétimo segundo o ultimo enen, pois a educação tem que refletir o estagio ecônomico que sp ostenta ou seja o mais rico da federação.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      É com você , an.al.fabeto , carlos robertinho !

    2. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      Tá ! Então porquê você não aprende a escrever ????

  6. Paulo Hernandes

    Sou contra a progressão continuada, responsável, a meu ver, pelo alarmente número de alunos que avançam pelo ensino fundamental sem sequer terem sido alfabetizados. Acho que a reprovação deve existir, mas apoio o reforço paralelo, pois quem tem $$$ paga professor particular. Prof. Paulo Hernandes.

    Responda
  7. Flávio Alves

    Acredito que PT não deve atacar a progressão continuada, é um sistema que eu acredito que traria enormes avanços para a educação se fosse implementado no Estado. Agora concordo com o PT quando ataca a aprovação automática que existe em São Paulo e que foi posta em prática pelos governos do PSDB. Agora Dimenstein, comparar a progressão do Paulo Freire com a da Rose Neubauer e os que a sucederam... fala sério... vai ver como é uma escola pública!

    Responda
  8. junior

            Senhor Dimenstein,           De novo você mostra que não conhece a escola pública. A progressão continuada continua passando alunos que chegam ao terceiro ano do ensino médio e não sabem ler nem escrever! Você critica o Mercadante, mas, pelo menos, ele diz uma verdade que você não quer ver: ajude o Estado de São Paulo a melhor a educação, acabando com esta promoção automática só para não utilizar dinhe

    Responda
  9. João Batista Nascimento

    Leiam; SEM HABILIDADE COM NÚMEROS, Junia Oliveira, O Estado de Minas, 08/06/2010. Eu gostaria de saber desde de quando se supeitava que as mulheres mineiras estavam gerando crianças com defeito genético que a fazem não aprender nem quanto é 1 + 1

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      Meu sobrinho , com Síndrome de Down , escreve , lê e fala melhor que a maioria dos comentaristas dessa página !

    2. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      E não são reprovadas !O pior é que não é genético , é político para não gastarem muito com crianças ! Preferem empreiteiras , que dão muito mais dinheiro , né Aécio !

  10. Richard Dawkins

    O problema é que as condições são precárias. Em Franco da Rocha, Grande São Paulo, o ALckimim, no tempo de seu desgoverno, construiu uma escola, Kátia Maria, em cima de um aterro, agora a quadra está afundando e o prédio foi tão mal pensado que a sala dos professores é cubículo que não nos cabe, e as salas de aulas são as mais desconfortáveis e desanimadoras possíveis. Foi tudo construído com material da pior qualidade! O problema não está na Progressão, concordo, mas nas condições pés

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      Discordo . O problema está sim na progressão do psdb e nas péssimas condições das escolas do psdb !

  11. João Marques

    Estava junto do precipício, mas tomou coragem e avançou resoluto imaginando que seguir em frente é solução para todos os males. Assim são muitas das novas técnicas educacionais, e não apenas no Brasil. O aprofundamento letivo da ignorância é uma prática bem disseminada e com muitos adeptos por todo mundo. E como todo o erro tem facilidade em se espalhar. Mas quem irá sofrer mais com isso? Os alunos agora 'beneficiados".

    Responda
  12. pitbuls

    por essas e outras a ex-prefeita luiza erundina saiu do PT tambem sou a favor da reprovação nao aprentao volta e tenta aprender de novo quantas vezs for necessaria agora passar na marrar nao so um tolo para falar que os tukanos estao fazendo uma uma educação em sao paulo, alis esses que falar isso e por que seus filhos estao nas melhores escola particular de sao paulo, o restos sao puxa saco mesmo

    Responda
  13. Jânio Cruz

    Gilberto, muito bem. Concordo com você. reprovação não é o caminho, pois reprovar é excluir, é voltar ao passado e ceifar as oportunidades na raíz, onde ela deve ser adubada e monitorada para crescer. Valeu...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      SÓ PODIA CHAMAR "JÂNIO" MESMO! NÃO EXISTE ADUBO PARA TANTA IGNORÂNCIA !

  14. adrianomrn

    Ahhhh Gilberto. Vai tomate cru!!! Que textinho repleto de coliformes fecais. Pelo nível textual e argumentação creio que o senhor tb foi aprovado pela progressão continuada.

    Responda
  15. Alcides Emanuelli

    Eu sou contra essa tal de progressão continuada, e não vejo necessidade para isso. Se falta salas de aulas vamos contruir mais escolas, de onde vai sair o dinheiro é facil é acabar com a corrupção. Imaginem a Dilma diz que vai investir 81 bilhões na construção civil. Eu sempre pensei que fosse um negocio de empresários com Bancos, publicos ou não. Era isso quando comprei meu apartamento, não coloquei a CEF na justiça embora pela tabela price, e tudo certo paguei os

    Responda
    1. Alcides Emanuelli

      Continuo...a Dilma disse que vai aplicar 81 bilhões na construção civil, o que posso dizer um equivoco da parte dela quem vai colocar são os Bancos e o povo como eu vamos pagar por nossos imoveis comprados. Se ela tem esse dinheiro é só pegar e investir em construção de escolas e podemos emprestar a metada para a Segurança. Resolvemos dois problemas com uma atitude de honestidade.

  16. Alcides Emanuelli

    Não sou professor, mas a decadência da Educação publica em todo o Brail é uma vergonha, o tempo passa e em vez de melhorar ela piora. Começa pelas creches que são mais depósitos de crianças para liberarem seus país, muitos para não fazerem nada outros para usarem drogas, por isso um periodo só para as crianças, quem quer ter filhos tem que amar. E as nossas escolas quem diria não se forma mais o carater é só as matérias de ensino da cultura em geral e não do bem. Tudo é t

    Responda
  17. Macunaíma Brasil

    Acho que esse senhor nunca deu aulas para uma turma de 40 adolescentes. Se tivesse dado, saberia que a progressão continuada também não mudou nada na educação. Aliás, só piorou. A idéia de que o aluno não pode reprovar aumenta o seu descaso pela aprendizagem, essa é uma verdade. Quem trabalho no ensino público fundamental e médio sabe o que estou dizendo.

    Responda
  18. Fefo

    Serra,vítima de si: desprezou Aécio; e os paulistanos quando, carreirísticamente, foi ao governo e deixou a prefeitura; tambem quando "correu" com suas obras implicando em desastres;todos perceberam que as deixou para finalizar em período eleitoral, fato do qual acusou sua adversária na eleição municipal; ainda mais, permitiu que seu "aprendiz" aumentasse o IPTU, indo contra todos os princípios neoliberais, que tanto defendeu. É, Gilberto, a educação é só o detalhe. Nem seu partido dele gosta

    Responda
  19. jomar

    Outra vez Dimenstein fala do que ouviu dizer e não daquili que efetivamente saiba. A praga da progressão continuada realmente teve início na gestão de Paulo Freire na secretaria de educação da cidade de São Paulo, uma idéia pseudo generosa. Os ciclos são o engodo. Quanto mais depressa se observa a defasagem do aluno, mais fácil combate-la. Esperar o fim de um ciclo é estupidez. Afora este fato, quem milita na área sabe que os dirigentes educacionais forçam a barra para a aprovação de alunos s

    Responda
  20. José Alves

    Se não for reprovado na escola vai ser reprovado na vida, quanto antes nosso jovens aprenderem que precisam correr atrás do que querem porque a vida não é continuada de acordo com sua idade, melhor para nossa sociedade. basta olhar par orkut, twitter e outros lugares para ver o quanto os nossos jovens "estão aprendendo"!

    Responda
  21. Dewey

    Educadores de renome como Wilbert McKeachie acreditam que o aluno aprende na escola apenas 40% do que sabe. Ou seja, 60% é aprendido no seio da família e por sí próprio. Se o aluno é reprovado a causa maior geralmente está na família que não se preocupa ou não pode dar à criança o apoio necessário. E por favor, parem de politizar a educação que já tem problemas demais. Essa história de que a culpa é do PT ou do PSDB já cansou. Está na hora de rever os conceitos.

    Responda
  22. Marcelo Silvestre

    Essa é boa. Depois de 16 anos de PSDB em São Paulo a culpa dos problemas da educação é da Erundina! Parte dos eleitores nem era nascida! Dimenstein não consegue nem criticar o PSDB sem tecer elogios em seguida. Também não consegue elogiar o PT sem depois descer a lenha. Pq a parcialidade?

    Responda
    1. Bira

      Depois de 8 anos de Lula ainda trabalhamos 44 e 48 horas por semana, fala-se em trabalho escravo no campo e os velhos coroneis mandam e desmandam em seus currais. Acorda povo brasileiro...

  23. gislane angelica fonseca

    SOU ALUNA DO ENSINO MEDIO EM SÃO PAULO GOSTARIA DE FAZER UMA GRADUAÇÃO MAS NÃO VEJO POR ONDE ESTOU QUASE TERMINANDOE NÃO SEI NEM COMO PRESTAR UM VESTIBULAR POIS NA ESCOLA NÃO SE FALA SOBRE ISSO NÃO ESTAMOS APRENDENDO QUASE NADA,AS VESEZ PRESCISO DO CADERNO DO COLEGA EMPRESTADO PARA COPIAR ALGO NAÕ ENTENDO NADA MUITOS ERROS A LETRA INLEGIVEL POSSO AFIRMAR A LETRA E DE TERCEIRA SERIE DO PRIMARIO TEM QUE HAVER REPROVAÇÃO ,O FUTURO DO NOSSO PAIS SOMOS NÓS PT OU PSDB MUDANÇAS PRESCISAMOS DE

    Responda
    1. Bira

      Voce procurou por aulas de reforço? Estudou em grupo? Tirou duvidas com seus professores? Pesquisou na internet, bibliotecas, pediu ajuda ao pais e avós e frequentou o programa amigo da escola?A vida não cai no colo como um bolsa esmola em troca de voto.

    2. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      NOTA 10 !

    3. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

      TENTA ESTUDAR E APRENDER A ESCREVER !

    4. Cesãoobão

      Precisamos mesmo. "vesez"??? "inlegível"???? "prescisamos"??? SOCORROOOOOOOOOO

  24. Gustavo Machado

    Boa tarde, Dimenstein. Desconheço os estudos citados por você no texto, os quais servem de base para defender o regime de progressão continuada. Por gentileza, o senhor poderia comentar sobre alguns deles? Grato.

    Responda
  25. Cesãoobão

    Interessante os comentários neste espaço. Só um detalhe : quantos dos que comentaram possuem filhos em escola pública??? Destes que possuem, quantos participam das reuniões de pais ativamente, manifestando seu interesse em melhorar a qualidade do ensino de seus filhos??? Apenas os que participam têm o direito de reclamar do governo. Quem tem responsabiliade sobre a educação dos filhos SÃO OS PAIS e não o governo. É muito comodo culpar o governo enquanto vocês não fazem sua parte não é mesmo?

    Responda
    1. Cesãoobão

      Marcelo, certamente você é da turma que tudo é culpa do governo. Os pais não estão de mãos atadas muito menos os professores. Existem escolas estaduais em S.Paulo que são exemplo de ensino público de qualidade. Ex. EESG Prof. Manuel Ciridião Buarque, EEPM Prof. Marina Cerqueira César, ETECs, e tantas outras. Em todas estas, os pais e os professores estão envolvidos no projeto educacional "fazendo acontecer" e principalmente, pais monitorando filhos.

    2. Marcelo Silvestre

      Concordo. Os pais deveriam parar de culpar o governo e fazer a sua parte: VOTAR MELHOR! Depois participa-se de reuniões na escola, pois agora não adianta. Os pais e os professores estão de pés e mãos atados.

  26. Roberto Paula

    Esse método foi criado para encobrir a incapacidade do governo em abrir novas vagas para novos alunos. Quando um aluno é reprovado ele terá de ocupar a vaga de um outro aluno que poderia estar sendo matriculado. Uma medida can-alha de um governo incapaz que usou este método para "acabar com a evasão escolar e a falta de novas vagas" sem ter de construir novas escolas.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Progressão continuada significa expulsão automática da escola. Ao completar o ensino médio o aluno é expulso com o diploma na mão. Tenha aprendido ou não.

  27. João Pedro

    Se implantar um sistema contínuo de recuperação da mesma forma que se implantou a progressão continuada, o resultado será o mesmo, apenas com mais estresse dos professores que serão, mais uma vez, cobrados pelo mau desempenho do aluno.

    Responda
  28. rinaldo ribeiro

    Passar de ano sem demonstrar que aprendeu, realmente, compromete a vida futura do aluno e o desenvolvimento do país.

    Responda
  29. rsfont

    A progressão continuada, do modo como foi sustentada pela (má) gestão do PSDB no governo de São Paulo se mostrou um péssimo indocador de política pública na educação ao longo desses 16 anos. Digo isso pois, como professor, vejo alunos do ensino médio, que são crias desse sistema, sem saber. A razão disso, ao meu ver, é o desinteresse deles no processo de aprendizagem, ao saber que não serão reprovados. Só quem está em sala de aula sabe o que está acontecendo realmente.

    Responda
  30. LMN

    O pior é que, assim como na educação, nas outras áreas o Brasil é craque em não atacar a causa e administrar pelo jeitinho. Se não temos capacidade de ensinar com a qualidade que se deve, vamos arrumar um jeitinho do ensino "ficar apresentável", e que se dane o povo. Somos um povo engraçado, assumimos o jeitinho ao invés de resolvermos o problema, e tá tudo bem, todos aceitam, e fica por isso mesmo; mas continuamos pagando altos impostos e não recebendo uma quirela de retorno./

    Responda
  31. Zampa

    Eu não consigo entender; todos sabemos que a "educação" está pela hora da morte. Qualquer leigo sabe que alguma coisa está errada. Não importa o cargo que uma pessoa ocupa ou seu grau de instrução quando tece algum comentário. Vamos "por amor àquilo que acreditam" ouvir a voz do povo. Conversar em rede nacional, em horário nobre como se faz uma campanha de vacinação. Vamos copiar o que está dando certo e o que está errado vamos mudar urgente. Como já dizia Ivan Lins "antes que seja tarde..."

    Responda
  32. Márcio Ferro

    Antes de mais nada, não sou p.etista. Sou professor e simpatizo com qualquer um que faça algo benéfico pela educação e demais serviços públicos. A progressão continuada em São Paulo não funciona por que foi adotada como uma medida econômica. É mais barato para os cofres públicos simplesmente aprovar (ou reclassificar por idade) o aluno ano após ano do que investir em sua recuperação. Para que este regime funcione, é necessário uma reformulação na estrutura educacional. Mas isso

    Responda
    1. Darcy Figueira dos Santos Junio

      Seu palhaço Dimenstain, você é contra professor e a favor do governo que ai está . Porque não revela sua posição logo seu inrustido.

  33. bamba

    Os Politicos de plantão esqueceram que quem implantou a Aprovação Continuada foi a prefeita do PT, a sra Erundina, agora ficam criticando o PSDB, que faz mesma coisa do que o PT fazia, durma com um barulho deste, O Mercadante e outros politicos do PT de SP, não conseguem verbas federais para SP, apesar da Amizade que tem com o presidente Lula, e que sofre são os Paulistas.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      E nos 16 anos seguintes o PSDB fez o quê? Ficou assistindo? Não viu, não sabia de nada? Depois de 16 anos de PSDB em SP querer jogar a culpa dos problemas da educação na Erundina é ridículo.

  34. Miro Junior

    então tá Gilberto?...quer dizer que a culpa é do PT?....que tal você pegar a sério e fazer um trabalho critico sobre os 16 anos de PSDB na educação em SP?....você podia usar a sua ONG para levantar estes dados e jogar luz sobre o assunto e não só dar mais um argumento para o pessoal do PSDB se agarrar.

    Responda
  35. Aldo

    Considerando o aprender como um trabalho, um aluno aplicado e esforçado deve merecer passar de ano para aprender coisas novas e aluno relaxado, indisciplinado ou incapaz (temos de aceitar isto naturalmente) deve repetir de ano e nada de dependências ou sair da escola. As pessoas conseguem sobreviver com pouca escolaridade também. Dá até para ser presidente da república. Enquanto estivermos com a lei nacional de educação da época de Darci Ribeiro, pode-se gastar bilhões e o resultado será nulo

    Responda
  36. Guilherme Brum

    "Está demonstrado em inúmeros estudos"Amigo jornalista. Com esse tipo de comentário, o senhor está parecendo um político. Por favor cite suas fontes. Mostre um ou dois estudos que corroborem tal afirmação.

    Responda
  37. Claudio Lourenço

    Aqui em São Paulo, berço tukano graças ao altruismo dos paulistas que se acreditam da classe média alta poristo acham q. os tukanos os representa. Paulista fica engafarrado horas no transito, é carregado como gado no metro e nos coletivos, paga os mais caros pedagios do brasil, vive numa falta segurança, na saude demora 6 meses para fazer um exame. Mas Paulista q. mora em certos bairros tipo jardins, Pinheiros não perdem a pose. Reclamar de serviço publico S.P. de imediato é tachado de pe-tis

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      São modelos mesmos. Procure (pode ser no google mesmo) como é a educação em São Carlos/SP, um reduto do PT no interior paulista. A cidade está a 10 anos com governos do PT. Você vai achar que não está mais no Estado de São Paulo. Agora, dizer que viver no caos é sinal de desenvolvimento é um total absurdo. Vê-se bem que vc não conhece as cidades que citou. Nenhuma delas tem o trânsito ou o metrô tão caóticos quanto SP. E possuem mais que o dobro de metrô.

    2. Cesãoobão

      Meu caro, você tem toda a razão. Bom mesmo é a escola nos redutos petralhistas. São modelo para o resto do país não é mesmo??? Lembro-me bem da época da Erundina e da Martaxa, que preciosas contribuições nos deixaram. Até hoje vivemos um mundo cor de rosa devido a tantas realizações. Deixa de ser tendencioso. Trânsito caótico e metrô lotado é prerrogativa de todas as grandes metrópoles do mundo como NY, Tókio, Londres, etc. Isso é sinal de desenvolvimento. E nós paulistas, somos sim classe mé

  38. Boca de Ferro

    Enquanto os pavorosos políticos empurra alunos analfabetos (e descomprometidos também) para aprovação automática - a fim de subir o índice de escolaridade - os professores da rede estadual de São Paulo - linha de frente da luta e que, além do discurso dos teóricos de plantão, sabem o que  realmente ocorre - já estão há mais de seis meses sem receber o vale-alimentação, cujo valor é simbólico, mas necessário diante das suas precárias condições salariais.

    Responda
  39. Aldo

    Enquanto os atuais teóricos da educação estiverem dando as cartas seguidas por PSDB, PT e assemelhados, a educação irá de mal a pior. Aprender algo novo não pode ser considerado como uma atividade lúdica e sim um trabalho. Um trabalho que para ficar bem feito requer sacrifício, disciplina e suor de alunos motivados. E a motivação é o "x" da questão. Enganam-se os modernos teóricos da educação quando cobram "aulas espetáculo" dos professores e instalações com tecnologia mirabolante.

    Responda
  40. Carlos Alberto

    Penso que o que abate a auto estima de um aluno que fica retido (acho meio pejorativo o termo reprovação), não é o fato de não poder ir para a série seguinte. Nessa caso, a retenção é vista como castigo. A questão está na falta de perspectiva para o futuro. Além disso, tudo o que é fácil demais (passar de ano sem fazer nada, por exemplo) acaba perdendo o valor. Progressão continuada, da maneira como tem sido aplicada, é um atalho, uma avenida que não leva a lugar nenhum.

    Responda
  41. Antonio

    É uma pena que não exista esse "benefício" para o ingresso no mercado de trabalho, e muito menos para se conseguir uma vaga num universidade pública, pois lá não tem vez para quem não quer se esforçar para aprender, só passa os que estudam e muito, pois sabemos do quanto é difícil passar num concurso desse. Convenhamos, esse negócio é pra enganar trouxa e justificar a falência de uma política que não prioriza o mérito, o esforço, a dedicação e o sacrifício. É para balela! Como funiona

    Responda
  42. Físico

    A progressão continuada pode até melhorar o aprendizado daquele que seria reprovado, mas isto sem dúvida às custas de uma enorme piora para aqueles que merecem ser aprovados e depois são "premiados" com um ambiente desfavorável ao aprendizado, que é o ambiente criado pela progressão automática. Certeza de não punição nunca educou ninguém. Pior ainda é para um aluno ver o professor ter que explicar e reexplicar inúmeras vezes aquilo que ele já entendeu, isto leva a distração e desinteresse./p

    Responda
  43. Sebastião Simionatto

    No mundo somos constantemente pressionados a reagir. Ou somos alguma coisa ou não somos nada. A progressão continuada é um agrado da classe política e a assinatura de completa incompetência profissional dos pretensos educadores.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Quando você paga uma miséria de salário para alguém ensinar você espera o quê? Um professor com doutorado em pedagogia? PhD no exterior? Começa a pagar um salário decente e a atualizar os professores, depois você cobra os educadores. Quem gosta de progressão continuada são os políticos de SP. Os educadores odeiam.

  44. Fernando da Silva

    Sou a favor da reprovacao! Nao aprendeu? Vai aprender! Vai ver tudo de novo, inclusive as outras disciplinas. Tenho certeza que ingressara no proximo ano letivo, mais preparado, mais atento e com a licao de que, se desta vez nao deu, continuarei tentando, pois da proxima dara. Sou da epoca em que nao se podia respirar na sala de aula. Hoje os alunos batem em prof, se agridem, quebram tudo e ate m@tam. Pra que estudar? Se sabem que passarao do mesmo jeito, ridicula essa historia de progressao.

    Responda
  45. Michel Matsumoto

    "Está demonstrado em inúmeros estudos que a reprovação não melhora aprendizado. Pelo contrário. Abate a auto-estima e provoca evasão. Ou seja, só faz aumentar a insegurança." Se reprovar afeta para o mal o aluno, porque as escolas particulares continuam utilizando este metodo? A progressão continuada tem seus efeitos positivos se souberem utilizar da ferramenta que tem em mãos. Espero que essa eleição não suba para as cabeças e vire tudo uma Copa do Mundo, Carnaval. Michel Matsu

    Responda
    1. abueno

      Primeiramente o Gilberto Dimenstein tem de defender qq besteira dos tu canos, caso contrário vai para o olho da rua. Vai fazer jornalismo e deixe de ser cabo eleitoral. Progressão continuada sim, mas não essa escunlhambação de SP que nivela o ensino público daqui com os piores do nordeste

    2. Roma

      Gostei da pergunta: "porque as escolas particulares continuam utilizando este método?" Gostaria de saber também, caso o senhor Dimenstein tenha filhos, em que tipo de escola eles estudam: particular ou pública?