Comentários para:

A mesquita de Nova York

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Diego Godoy

    O grande problema de tudo isso é que islamismo, cristianismo, judaísmo e outras religiões vivem presas a conceitos e dogmas criados em tempos já hoje primitivos. O sentido dessas leis e regras são inadequados ao homem atual que tenta romper com tudo isso, mas está preso ao que julga bom e mau, conforme manda seu líder. A paz só existirá quando houver vontade de entendimento entre os credos e não sua imposição presa a leis ultrapassadas ao mundo que vivemos e ao que somos hoje. Abraços.

    Responda
  2. Bia

    Adorei a situação! Não é o povo americano que é a favor da democracia? Dos Direitos Humanos, da Liberdade de Imprensa acima de tudo? Não é o país que superou os preconceitos? E agora? Cadê o discurso da pluralidade cutural e religiosa? Arrumem-se com esse imbróglio!

    Responda
  3. zeros

    A não construção da Mesquita é uma intolerância. Aqueles que enxergam o dia 11 de Setembro de forma isolada, sem enxergar que tropas americanas invadiram e invadem países minúsculos até o outro lado do mundo, não percebem que se a mesquita não for construída as intenções de bin Laden de separar Ocidente e Oriente definitivamente estará concluída.Todos em são conciência sabem que as vítimas de 11 de setembro são infinitamente inferiores em número às vítimas dos bombardeios americano que não p

    Responda
  4. Danielle Abdala

    Acho interessante o modo com os EUA conseguem modificar a visão da real situação que foi vivida no dia 11 de setembro. Se pararmos para pensar no porque que isso aconteceu podemos citar alguns motivos, são eles: * Durante o governo Bush, milhares de mulçumanos morreram durante a "guerra" que esse presidente travou, com uma desculpa de encontrar o líder "terrorista" e matá-lo * Ele queria o petróleo que está naquelas terras e matou todos que tentaram impedir isso. Pensem bem! /

    Responda
  5. Paulo

    Na Alemanha da década de 30 também existiam comentaristas e formadores de opinião que defendiam aquilo que consideravam justo, usando argumentos convincentes. Foi assim que o povo alemão foi convencido que determinadas ações visavam garantiar a paz e a harmoniana sociedade. Foi necessário uma guerra e milhões de corpos para que os argumentos fossem rebatidos. É uma pena que em pleno século XXI ainda tenhamos autores de extrema direita a defender o justo sob sua ótica.

    Responda
    1. Marcos Berenstein

      Paulo, tem um detalhezinho para adicionar à sua analogia: Os muçulmanos foram ALIADOS do IIIº REICH durante a IIª Guerra Mundial. Foi formada uma unidade das SS Nazistas por muçulmanos bósnios, os futuros ditadores egípcios Nasser e Sadat foram colaboradores nazistas e, o mufti de Jerusalém e tio do infame terrorista Yasser Arafat, foi à Berlim pedir à Hitler para que as tropas nazistas invadissem Israel e massacrasse todos os judeus de lá.

  6. Paulo

    O texto apenas comprova que o autor é de direita. Simples concessões como essa, a de não permitir uma mesquita a duas quadras de onde aconteceu um atentado a cerca de 10 anos, é base para que novas manifestações de racismo ocorram. O autor ignora o grande número de mulçumanos que vivem em NY, ignora que a tolerância e o respeito as leis é a melhor forma de superar o racism0 e a islamofobia que ataca o povo americano, que a liberdade está condicionada a aceitar os direitos dos outros.L

    Responda
    1. André Falavigna

      O comentário de Paulo Vieira apenas prova que há quem acredite que há algum problema moral em ser de direita, ou que a democracia seria mais rica se todos fossem de esquerda, ou qualquer outra gracinha do gênero. Pior, identifica direita e racismo, como se não houvesse esquerdistas racistas ou como se, para ser racista, o sujeito precisasse ser de direita. O eugenista emérito Salvador Allende deve estar se revirando no túmulo.

  7. Massa Kamada

    O respeito é uma via de mão dupla, se os mulçumanos querem ser respeitados, então respeite os sentimentos das vítimas e não construa perto do local. Não a Lei que proiba a construção, mas colocar isso como justificativa seria um contra-senso.

    Responda
    1. Paulo

      Duas quadras em NY é mais de 200 metros. No local já existe uma mesquita que funciona a décadas num porão. Então, os mulcumanos devem continuar orando em porões como os cristões na antiga Roma?

  8. Mohamad Jehad

    Não permitir a construção deste centro islamico é condenar todos os mulçumanos pelos crimes de um infima minoria. Não permitir a construção do centro próximo ao marco zero é legitimar um grupelho fanático como representante legítima de mais de um bilhão de mulçumanos. Apoiar as idéias islamofóbicas de parte da direita americana é premiar a ideologia dos terroristas do 11 de setembro. Afastar ainda mais a sociedade ocidental dos verdadeiros mulçumanos é concretizar a vitória da Al Qaeda.

    Responda
  9. Marcos Berenstein

    "a religião islâmica é uma religião de paz " E eu sou a reencarnação de Franz Liszt.

    Responda
    1. Paulo

      Em nome de Deus, quantas querras foram feitas, quantos massacres foram cometidos? O que foram as cruzadas?

  10. Joe

    Muito bom o texto.

    Responda
  11. Bruno

    Poucos muçulmanos são terroristas, mas: 1. Os terroristas, em sua esmagadora maioria, são muçulmanos; 2. O profeta Maomé era líder religioso e militar. O Alcorão está cheio de passagens que mandam os fiéis serem impiedosos com os inimigos, a menos que se submentam e paguem tributo. Foram oferecidos vários acordos aos palestinos, alguns vantajosos, e todos,se cumpridos, melhorariam a vida de quem vive em campo de refugiados. Mas eles só admitem vencer a ferro e a fogo com

    Responda
    1. Breno Hümmel

      Muito parcial. Se os EUA oferecessem " vários acordos aos" brasileiros, "alguns vantajosos, e todos,se cumpridos, melhorariam a vida de quem vive no amazonas e comecasse a colonizar a area, vc entao seria a favor? Sem comentar que existe violencia em varias escrituras sagradas de varias religioes.

    2. Paulo

      Não confunda ou tente confundir as coisas. O IRA lutava pela libertação da Irlanda. Um objetivo justo pelos meios errados. O PCC luta pelo quem? Pela possibilidade de cometer mais crimes. Um possui um interesse nacionalista, outro meramente financeiro. Quanto ao insulto, deixo por conta dos moderadores.

    3. Joe

      Pelo seu argumento, entao vc da aval para o PCC e o Comando Vermelho tocar terror geral por aqui, so porque muitos dos seus integrantes se consideram excluidos da sociedade? Cada merd.. que leio aqui nesse jorrnal.

    4. Paulo

      Desconhece história e religião. A Biblia cristã em diversos momentos fala de guerras e dos direitos dos judeus em ter a terra santa. Foi por esse motivo que houve diversas guerras na região, incluindo as cruzadas promovidas pelos papas. Apesar dos massacres promovidos pelos cristões, várias igrejas e mosteiros foram mantidos na região. Por fim, grupos terroristas são formados pelos que estão excluídos do poder, como os irlandeses do IRA, os esquerdistas das FARCs, etc. Comentario raci

    5. claudio ww1

      ISSO É UMA IGNORÂNCIA. QUERIA VER VC VIVER NUM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DESSES...

    6. Marcos Berenstein

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.