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  1. Grillo

    Estude um pouco mais a respeito da meritocracia na educação. O modelo paulista é copia do fracassado método estadunidense. Valorizar o professor que se esforça mais né? E se esse professor trabalha arduamente numa escola sem quadra, repleta de professores temporário, alta criminalidade e famílias desestruturadas? A culpa tem que recair apenas ao profissional cospe e giz? Na Finlândia não existe bônus, mas sim atenção individualizada, e em matéria de qualidade é infinitamente superior a dos E

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  2. Liv

    Como fico desolada quando vejo um jornalista fazer essa análise "teórica" do precário sistema de educação Brasileiro...É evidente, que o método de aprovação automática é um tiro nos dois pés dos alunos, é uma punição muito maior do que se o aluno fosse reprovado, pois ele só vai perceber a incompetência das suas escolhas (e daqueles que as apoiaram) quando for tarde demais para resolver o problema! Gilberto, a sua análise dá a impressão que você nunca conviveu com alunos da rede públi

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  3. Anselmo Rocha

    Meu caro sr. Gilberto Dimenstein, Para entender melhor o que se passa com a escola pública e seu aluno seria necessário que o senhor entrasse na escola novamente, fosse aprovado ao longo dos anos tirando zero em quase tudo e depois tentasse ser um reporter, por exemplo!!!! O sr. entendeu?

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  4. cremilda

    Não, não basta apenas a presença do aluno para aprova-lo, quem disse isso ? Se ele faltar muito ele pode sim ser retido por faltas, mas tem que ter nota também. Na progressão continuada os professores eram responsaveis pelos alunos e tinha que selecionar os que estavam com dificuldade. Dava trabalho e o que os maus profissinais menos querem é serem responsabilidade do aprendizado do aluno. Passaram a receber as aulas de reforço sem ministra-las e aprovar o aluno sem ele

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    1. Anna

      Pelo seus erros de português, a sra deve ter sido aprovada por um sistema desses de progressão continuada!

  5. cremilda

    Professora a senhora defendeu a Progressão Continuada sem ao menos saber do que se trata ??? progressão contiuada não impede o professor de dar nota e nem de reprovar o aluno. na progressão continuada o aluno recebe tantas aulas de reforço que precisar. assim não tem como ele não entender a matéria, e também não tem como reprova-lo o sistema de notas é o mesmo. a diferença é que o professor não pode usar a reprovação como mecanismo de vingança.+

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    1. Anna

      e nunca precisei usar a reprovação como mecanismo de vingança, porque vejo meus alunos como o que realmente são, tendo inúmeros deles feito muito sucesso na vida, egressos que foram dea escola pública. Reprovado é o aluno que não aprendeu o suficiente e precisa aprender no ano seguinte, porque "reforço" não existe e não funciona. Ademais, a própria vida nos ensina que, quando fracassamos em algo, há que refazer o caminho, sem "reforço", mas com enfrentamento da realidade e desejo de superaçã

    2. Anna

      Continuo com a mesma opinião quanto ao seu Português porque agora vejo que não é caso de digitação apenas. E, por acaso, a sra é professora ou trabalha na área pra falar como se entendesse do assunto? ( e olha que entendeu tudo errado!) Tente ensinar a quem não quer aprender, quem falta às aulas, não fica sentado a ponto de escutar o que explica o professor, etc, e depois diga que "não tem como ele não entender a matéria"... E esclareço que sou professora há 40 anos (isso mesmo

  6. Rosa Maria Passarelli

    Continuando meu comentário sobre o artigo,digo que todos se beneficiarão pelo cumprimento apenas do que reza a nossa Constituição Federal. Sem exclusão.sem modelos mais eficientes,e outros...O dinheiro público é para ser gasto com os cidadões brasileiros.e isso leverá soluções de "outros entraves na educação e porque não na saúde também!!!! O ser humano vale pelo que é,e não pelo qur tem!!!Pelo menos ,se todos sermos cristaõs e tentar ao máximo seguir õs 10 mandamentos-Móises/AC e de

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  7. Rosa Maria Passarelli

    É dever do Estado,estou falando da nação brasileira que a Constituição do Brasil /1986 ,é o caminho a ser respeitado pelos dirigentes da política nacional !Correto?....Então cumprí-la é simples.Portanto, dou minha colaboração simplista de que:todos os alunos do Brasil,frequentem a Escola Pública,todos os alunos em idade escolar,de todos os credos,crenças,poder econômico,status social,e outros.Assim tão simples a Educação melhorará 99,99%.Sabem porquê? Haverá qualidade para todos!!! Ro

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  8. Lúcia Zampronho

    A progressão continuada não seria um mal intrumento, se além dela tivessemos adotado também um sistema onde o aluno poderia ser retido caso não obtivesse notas suficientes para passar de ano. Mas como todos sabemos é por "presença" em sala que ele é promovido, e não por aproveitamento de estudos. Os professores nada podem fazer além de ensinar e "torcer" para que este aluno, seja interessado nas aulas, mais do que é interessado no Orkut ou no MSN, ou mesmo pelo celular.

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  9. Prof Alessandro

    Esse Gilberto é um asno mesmo. Defende a meritocracia com unhas e dentes,mas não vê que ela foi adotada em SP de forma totalmente equivocada. Todo cidadão tem direito, ao menos, de reposição salarial por perdas inflacionárias. E por que com o professor tem de ser diferente? A prova de merito está substituindo aumento salarial, o que não deveria ocorrer por entendo por meritocracia, uma premiação aos melhores.

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  10. Juliana Ferraz

    O sr. esqueceu de citar que a proposta do candidato do PT para a educação envolve aulas de reforço para os alunos que necessitam. E quem quiser argumentar que já há aulas de reforço na gestão do PSDB, deixe-me avisá-los que elas são totalmente ineficientes, já que os alunos não se sentem na obrigação de acompanhar o reforço porque eles estão CONSCIENTES que vão passar no fim do ano. Além disso, é importante frisar que a política de bônus não reconhece esforço de professor nenhum.

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  11. cla

    nem professor coloca seus filhos em escola publica! por isso eles trabalham em dois periodos para poderem pagar as escolas de seus filhos!

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    1. Anna

      Eu coloquei e penso que se todos o fizessem, a escola pública seria outra.! E olha que o resultado foi excelente, já que ela fez universidade pública depois ( passou no primeiro vestibular que prestou), assim como eu e o pai dela fizemos, e hoje é uma profissional excelente, com um salário equivalente a 5 vezes o da mãe professora! (Graças a Deus!)

  12. cremilda

    Mira Acho que você não sabe o que é progressão continuada. De tanto falar mentira aos pais dizendo que Progressão Continuada, até vocês acabaram acreditando... Progress ão Continuada não tem nada a ver com passar aluno que não sabe. Me poupe...

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  13. Márcio Ferro

    Finalizando... Os professores, assim como os alunos e seus pais, também são vítimas da situação na qual a escola pública se encontra. Porém, temos nossa parcela de responsabilidade e não podemos nos omitir diante desta situação insustentável. Mas não tapo o sol com a peneira. Também critico maus professores da mesma maneira com que critico a omissão do governo. Não utilize este espaço para generalizar e colocar todos os profissionais da educação dentro do mesmo balaio. I

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  14. Márcio Ferro

    Continuando... No mais, tente acompanhar a REALIDADE das escolas estaduais. Fiscalize sim! Fiscalize os maus professores e demais funcionários relapsos. Mas também fiscalize e denuncie o descaso do governo com a escola pública. Denuncie a insuficiência de verbas, as salas superlotadas, a violência e o péssimo estado de conservação dos prédios. Certamente não falta o que ser fiscalizado e denunciado. Seu papel é muito importante. Saiba usá-lo e aja com sabedoria e imparcialidade

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  15. Márcio Ferro

    Retomando... Acredito que a senhora em sua ONG (NAPA) tenha presenciado e denunciado inúmeros casos de falta de profissionalismo por parte de professores e diretores. Também sou contra a falta de profissionalismo em qualquer área. Mas também seria muito interessante que a senhora também denunciasse casos em que os professores fazem rateios para sustentar a escola. Papel higiênico (inclusive para os alunos), papel sulfite, lápis e até doces em festas como o dia das crianças ou a páscoa

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  16. Márcio Ferro

    Sra. Cremilda Teixeira, O bom profissional - dedicado e cumpridor de seus deveres - não tem medo de fiscalizações. Constant emente recebo os pais de meus alunos e costumeiramente os convido a assistir minhas aulas e conhecer as dependências da escola em que seus filhos estudam. Nestas ocasiões eles tem a oportunidade de verificar as condições insalubres e desumanas as quais seus filhos e os professores estão expostos.

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    1. Anna

      Endosso e a ssino em baixo, de olhos fechados!

  17. cremilda

    Marcio Ferro concordo com a proposta do alistamento obrigatório dos pais. junto os pais terão autoridade para fiscalizar o livro de ponto e as salas de aula aula mediocre o professor é punido, na primeira vez , na segunda é demitido. Banheiro sujo autoriza aluno imediatamente a usar o banheiro das professoras Os pais alistados obrigatóriamente fiscalizarão a merenda também. Fiscalizarão o ponto da diretora da vice e da CP... Os pais alistados

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  18. Maria Regina Sant Anna

    O Dimenstein e a D. Cremilda devem ser a mesma pessoa. Sempre a favor do PSDB, nunca a favor dos professores. Depois de ter dito que a greve era uma "aula de baderna", ficou claro de que lado está. Para a maioria dos professores, sua opinião é tão importante quanto violão em enterro. Passar bem.

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  19. alves

    Infelizmente só os que não conseguem pagar uma particular, é claro. Pois na pública, o professor recebe muito pouco pelo que faz, muitos, por isso não fazem. Na particular, o salário que se promente se paga, e na pública...

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    1. Anna

      Desculpem-me! Educação e nao "esucção" como, infelizmente, digitei.

    2. Anna

      (continuação) Nunca foi por falta de $ (embora esse nunca sobrasse!) que eu coloquei meus filhos em escolas públicas, mas sim por confiar no meu trabalho e no de alguns colegas. Isso acabou quando a Secretária Rose N. ( se não foi o começo, foi parte do processo) destruiu o que tínhamos de bom em alguns lugares com a preciosa ajuda dos governos do PSDB que a nomearam e/ou continuaram sua nefasta obra, enterrando de vez a esucção pública em SP, como mostram essas avalições nacionais!

    3. Anna

      Sr Elias, se fosse o $ que motivasse alguém a ser professor, estaríamos perdidos! nunca pensei no que ia receber ao dar minhas aulas ( aliás, sabia que ganhava mais ficando em casa COSTURANDO!) , mas sim no prazer que sentia ao ver nos olhos dos meus alunos a alegria de aprender uma coisa nova, vencer um desafio, resolver um problema que eu dizia que era difícil! Não há dinheiro que pague tal coisa! (continua)

  20. maria tereza alves de oliveira

    Não acho que a progressão continuada seja a melhor coisa que já apareceu, poderia dar certo se pais, alunos e professores soubessem qual o seu papel dentro da PC. Ela está na LDB e não foi o PSDB que inventou, o erro foi colocar ciclos de 4 anos e não de 2. Para alguns a retenção até dá um "chacoalhada" e o aluno acorda, para outros não faz a menor diferença. Minha escola é pública, ótima, sem violência, nossos professores vão sempre além do que é pedido. Boa gestão, este é o segredo.

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  21. cremilda

    Marcelo Silvestre. todo mundo quer ser professor.No último concurso tinha muita gente, um concurso tao concorrido quanto os outros. Um emprego com duas férias, e todo feriado a semana toda fica parado.Nunca são cobrados.Depois de concursados ficam inimputáveis.... Salari o certo, sem nenhuma exigência. Se fizer parte da panelinha da direçao, então, está feito, o ponto é assinado aos montes o dia que bem entender. Escola virou o sonho dourado de muita gente.

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    1. Anna

      Aqui em Campinas, falta professor em práticamente todas as escolas! Onde esse tanto de gente querndo ser professor? Caia na real!

    2. Anna

      Onde fica essa escola em que "o ponto é assinado aos montes o dia que bem entender"? Nunca conheci algo assim. Férias como o sr diz, só na sua imaginação. Assim como o resto E "sonho dourado" de muita gente, só se for de quem não é capaz de fazer mais nada!

  22. cremilda

    Antonio Ferreira Perfeita a sua colocação, o politico não tem interesse que o povo tenha instruçãoAssim a massa é mais fácil de manobrar. Quanto mais ignorante o povo, mais aceita a corrupção como inevitável.....Imagina o quanto de pessoas estão recebendo pela  da SEE e estão fora da sala de aula.... é gente para ninguém botar defeito....A SEE é uma porca que de  tão gorda não anda mais....E a Secretária de Educação paga os cabos ele

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  23. KOSTA

    Educação neste imenso país.O que fazer? Democracia na educãção gera despesas grandiosas.O Estado e estados querem pagar a conta? Claro que não. Em muitos casos pagam somente o salário do professor e mais nada.Mas quem tem culpa? Todos nós: o professor que faz corpo mole ( nao são todos), os alunos ( que fazem corpo mole,mas nao são todos). E por fim, há uma política pobre de educação, que EXCLUI professores e alunos(as) de um profundo debate em torno das questões educacionais.E descem pacote

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  24. Miro Junior

    As palavras nem sempre servem exprimir as intenções de quem as escreve....Este artigo é uma defesa envergonhada do PSDB de São Paulo...Acho que O Gilberto deveria se julgar impedido de emitir julgamento sobre a educação de São Paulo, uma vez que a ONG fundada por ele recebe milhões do governo de São Paulo.

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  25. José Roberto Mazer

    É Gilberto, o PSDB acabou com a educaçao em SP, e vc vem falar em avanço. Os professores precisam de correção da inflacao anual que o PSDB nao DEU. Pelos comentarios de assinantes ja postados em sua coluna, vc recebe DOAÇOES do gov de SP para sua ONG. Portando nessa polemica vc nao é isento pra se posicionar. Por favor respeite os leitores e eleitores.

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  26. Edson Almeida

    Hoje lendo essa coluna cheguei a seguinte conclusão, na visão politica no nobre jornalista, essa sim é uma politica do quanto pior melhor, caro jornalista parece sua pessoa esquece que vive em Estado onde todos são vitma de uma politica onde predomina a miséria intelectual, onde o Sr. deveria antes de mais nada sair do casulo para acompanhar o porque de tenato desgoverno no Estado de São Paulo.

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  27. antalves

    A pergunta que cabe no caso é a seguinte: A quem e por qual motivo interessa a baixa qualidade do ensino público? Será que é para empresários da educação? Ou para politicos que vem na baixa qualidade de ensino uma porta para manobrar as massas? Não sei se tem outras alternativas, mas quando essa pergunta for bem respondida com certeza poderemos atacar e melhorar a educação de nossos filhos. O resto é conversa fiada.

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  28. cremilda

    Sr. Avelino o senhor está engando. Eu não marginalizo movimentos de professores. Acho bom ter sindicato, mas sindicato é para defender direito de seus filiados. No caso dos movimentos dos professores eles mandam e desmandam na Secretaria de Educaçao, defendem menos aluno em sala de aula e mais salário. Sempre assim nessa ganância natural do ser humano, menos trabalho e mais salário sempre. Os sindicatos e movimentos sim, marginalizam os alunos e páis de alunos, se esquecem q se

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  29. cremilda

    Para a Progressão Contiuada dar certo precisava de fiscalizar a escola. Mas não se fiscaliza nunca. Escola é fiscalizada pelos proprios professores, um acobertando outro. Diretoria de Ensino é advogada de defesa dos maus professores. Se fosse fiscalizado e punido o professor que assina ponto e dá no pé, o professor que dá aula mediocre, nem precisava de progressão continuada. Os educadores estão tão preocupados com rumo que a escola pública tomou, os maus professores con

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  30. cremilda

    Na progressão continuada a escola tinha que oferecer quantas aula de reforço o aluno precisasse. O professor ia determinar onde o aluno estava com dificuldade. O professor nem conhece os seus alunos e nem está interessado em ensinar,não se acha na obrigação de insinar, só quer receber na boa. As aulas de reforço eram pagas com 30 por cento de acréscimo, os professores embolsavam a grana e não apareciam para dar aula de reforço e para não dar guela que eles faltavam preferiam ap

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    1. Anna

      " insinar" Credo! de novo a sra? por favor, poupe-nos de tanta ignorância! Além de tudo nem sabe do que fala!

  31. cremilda

    Vejo aqui professores falando da Progressão Continuada sem nem saber do que se trata... Progressão continuada só se transformou em Promoção Automática por conta da má fé dos maus profissionais do ensino que infestam a escola pública Progressão Continuada não é para aprovar aluno sem saber. Reprovação é um mecanismo de vingança dos maus professores. Na progressão continuada o professor era responsável pelo aprendizado do aluno, não aprovou o aluno tinha que explica

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  32. CARLOS ROBERTO SILVA

    Suas colocações são estremamente oportunas , pois elas acabam por minar os dois lados nos seus discursos eleitoreiros e oportunistas, quando se discute temas tão relevantes como o da educação, deveriam todas as forças politicas e demais agentes centrar todas as boas idéias para se errar menos ,e assim teriamos uma educação fruto da sinergia de toda a sociedade, e não esse circo que se arma a cada pleito no brasil.

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  33. Guila Sarmento

    Camila Toledo falou bem, classes separadas por desempenho abre a possibilidade de se explorar outras metodologias, adaptando-se os conteúdos aos diversos graus de vontade do aluno. Isso não desmoraliza por exemplo como no caso das repetências e também não passa a mão na cabeça como na aprovação automática. Seria uma proposta interessante de se debater...

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  34. K

    Concordo plenamente com a Sra. Mira, teoricamente tudo funciona, só os desinteressados ainda permitem que empurrem com a barriga esse tipo de avaliação e ensino que nunca foi continuado, vemos pessoas iniciando e terminando seus dias escolares estudando o verbo TO BE. Que progresso é esse? Sem contar nos que saem sem saber ler e escrever. É uma realidade triste e pouco atrativa para os futuros profissionais que não se interessam em ter em suas carreiras o magistério.

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  35. rinaldo ribeiro

    Gilberto conseguiu não encontrar defeitos nas escolas públicas paulistas? Caso a resposta seja sim, ele necessita de uma internação em hospital público, imediatamente...Caso a resposta seja não, ele pode permanecer com sua ong e frequentando clínicas particulares.

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    1. Anna

      Nossa! essa foi uma tirada inteligente!

  36. Celina F

    Debater sobre oensino público em SP semrpe é bom, pois as mazelas aparecem, e ficamos sabendocomo realmente está o nível das escolas, dos professres, do aluno e do governoadministrando o ensino. E o q vemso hj em SP é um absurdo. Alckmin faalr qtemos as melhores escolas do Brasil pra logo depois dizer q ñ coloca seusfilhos nessa mesma escola pois o nível é ruim mostra exatamente o q ele pensado ensino paulista: é bom pra todos, menos pra minha família!

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  37. Márcio Ferro

    Para que a sociedade realmente conheça a situação da escola pública paulista eu defendo o "Alistamento Educacional Obrigatório". Todo cidadão deveria passar, ao menos, um bimestre em uma escola estadual. Quem sabe, observando e vivenciando a realidade de uma escola pública, as pessoas (e os jornalistas também!) teriam embasamento para tecer comentários a respeito dos alunos e dos professores. Defendo a liberdade de expressão, desde que se tenha conhecimento do que se pretende e

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    1. Miro Junior

      Gilberto quer tapar o sol com uma peneira, usa a afirmação verdadeira do Mercadante para defender o Alkmim.....São 16 anos de fracasso, e o Alkmim promete mais do mesmo......Seria interessante se o Gilberto listasse aqui o que vê de avanço na administração do PSDB em São Paulo......

  38. Márcio Ferro

    Caro Henrique, Não se preocupe com os posts a respeito de seu comentário. Muito provavelmente tratam-se de pessoas desinformadas a respeito da educação paulista e não devem ter entendido a piada. A palavra ENCINO (grafada assim mesmo) foi amplamente utilizada nas apostilas do projeto "São Paulo faz escola", bem como o mapa da América do Sul com dois Paraguais e muitos outros erros, dadas as quantidades absurdas de erratas publicadas no site da Secretaria da Educação.

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  39. Auricéa Regina Soares

    Nem em pesadelo desejaria para minha filha estudar (na atual) escola pública. Não pelo fato deste ou daquele go.verno. É pura e simplesmente por ser uma instituição falida e precisa ser repensada URGENTE. Melhores professores pois não adianta somente melhorar salários( eles precisam estar mais preparados para lidarem com certas situações, estarem motivados que seja) posso até estar errada, sei lá e também porque a maioria da população não tem condição de pagar escola particular.

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  40. Guila Sarmento

    QUE TODOS SAIBAM QUE FUI CENSURADO NA PALAVRA V...UNDO... O CONTEXTO: " ESTÁ CHAMANDO OS PROFESSORES DE VA... E ACOMODADOS!

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  41. Guila Sarmento

    Está chamando o professor de acomodado primeiro?Primeiro você paga bem e oferecesse boa estrutura. Aí o professor não pode reclamar e a sociedade pode fazer a sua crítica. Passar a mãozinha na cabeça do aluno? "Olha filhinho, não fica tristinho não que se você não estudar você passa tá bom?"... Fisiocracia pura, pior, que os fisiocratas não se escondiam em fantasia de socialistas! Estamos falando de sociedade! Coletivo Brasil! Você só pode estar de sacanagem com estes comentários!

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  42. jomar

    simplório como sempre, Dimenstein. Defender o fim da aprovação automática não é exatamente defender a indústrida repetência. Dimenstein precisa viver mais a educação para ficar opinando.

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  43. Guila Sarmento

    Gilberto, sou contra militarismos, mas têm certas coisas que só mesmo lembrando a intransigêngia militar: Aluno vai para a escola não é para ter moleza! É para aprender que a vida é sacrifício mesmo e disciplina de estudo é sua primeira lição! progressividade... ciclo... PAPO FURADO! quem sabe um acompanhamento... VOCÊ TÁ DE BRINCADEIRA?! Bonus para reconhecer os esforçados?... Você está de sacanagem cara? SALÁRIO DECENTE E VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR, ISSO É REALIDADE... (continua)

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  44. Xeguei Namoita

    Esse picolé-de-chuchu foi governador por 6 anos em São Paulo... é um bom tempo... e o que ele fez de tão espetacular assim ? O que ele fez pela educação do estado que mereça ser citado ? O que ele fez pela habitação ? O que ele fez pela saúde ? O que ele fez aí na sua cidade ? O que ele fez aí na sua região ? Esse cara teve a verba de um estado como São Paulo por 6 anos e não produziu nada de acordo com as necessidades de São Paulo. E as CPI's

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  45. Marcelo Silvestre

    Oh céus, o Dimenstein ainda defende a progressão continuada?!? A repetência não pune só o aluno: pune também o Estado, que tem que custear de novo a educação do jovem naquela série. Mas concordo que os salários baixos são o principal ponto a ser atacado. Eu faria uma outra pergunta: QUEM quer ser professor? Afinal, pagando o que o governo paga, vc esperaria o q? Alguém com PhD em pedagogia?

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  46. GALO FORTE

    PT e PSDB discutindo qualidade na educação. É o sujo falando do mal lavado. Parece piada. A educação de base no Brasil necessita urgentemente de um verdadeiro choque. União, Estados e Municípios deveriam parar de jogar a batata quente um para o outro e unirem-se em torno de um grande projeto educacional. Esqueci. Para os políticos,eleitor bom é aquele que não lê, não escreve e não pensa.

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  47. TELMO ALFREDO

    eu axo eça discuçao inutel pois a escola pubrica e muito boa, eu estudei nela e estou muito satifeito. a piada sao eles que fazem................

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  48. Marcelo Asquino

    Esta discussão está enviezada. Estão generalizando a realidade da escola pública de maneira irresponsável. SP tem 5.300 escolas estaduais, muitas de boa qualidade, principalmente no interior do Estado. As mais problemáticas estão nas periferias das grandes cidades, onde tb estão problemas de segurança, infra-estrutura, etc. Não podemos ter uma visão elitista, pq sabemos que, mesmo um excelente "CEU" no meio de uma favela, não vai atrair o filho do Geraldo, nem do Mercadante, e nem do Dimenst

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    1. Shadow

      Mas o CEU é pior que a escola tradicional!

  49. mira kairuz bordin

    Caro jornalista,a progessão continuada,filosoficamente falando é perfeita.Na prática não funciona.Sou diretora se escola pública aposentada, já defendi esta teoria,hoje trabalhando em escola privada,as coisas funcionam com notas.Se não houver cobrança, apenas 10% dos estudantes tem maturidade alta pra estudar sozinho.Estudo exige sacrifício .A progressão continuada é como aquela mãe que deixa seu filho na boa vida,achando que tudo acontece naturalmente.

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    1. Anna

      Falou e disse! não precisa mais!

    2. fleal

      Cara Miraseu argumento é válido quando se trata de crianças mais velhas e jovens.recomendo dois textos em meu blog Direito de Aprender: direitodeapre nder.blogspot.com/2010/08/nao- adianta-so-tirar-o-bode-da-sal a-de.html e dire itodeaprender.blogspot.com/201 0/05/reprovar-nao-e-solucao.ht ml

    3. jomar

      Parabéns! É precido viver a escola para saber o que funciona. Chega de especialistas encastelados em universidades , gabinetes ministeriais e secretarias ficarem ditando regras para a educação.

  50. fábio santana

    dimenstein, ninguém quer a indústria da repetência. e aprovação por ciclos também não funciona. não faz parte da nossa cultura, não rola. o pt pede, sim, acompanhamento ao aluno com dificuldades. é fazer de tudo para que ele não seja reprovado. e ninguém coloca a culpa no aluno. não existe vilão. é comum apontarmos o dedo para culpados e escolhermos sempre o professor. funcionário mal preparado realiza um mau trabalho. aluno também. mercadante entende muito mais de educação do que vc imagina

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