Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Eliane Melo

    A gestão democrática da escola pública compartilhando decisões com toda a comunidade escolar me parece o caminho para alcançarmos a tão desejada qualidade na educação de nossos discentes. Sempre estudei em escola pública, e hoje, sou professora em escola pública. Não é apenas o bom e dedicado trabalho do professor que alcança os resultados isoladamente. A participação da família, o envolvimento da comunidade, o aprimoramento constante dos professores e aplicação eficaz de recursos contribuem

    Responda
  2. Macunaíma Brasil

    No Estado de SP eu é que não queria!! Fala sério!!

    Responda
  3. Diego Quirino Vital

    O que podemos dizer de um país que gasta mais com um preso na cadeia do que com um aluno na escola?

    Responda
  4. Nelton César Silveira

    A preocupação com Educação só é assunto nos debates. A maioria dos políticos não querem ver um povo educado, pois seria um "tiro no pé". Se tivermos pessoas com conhecimento, os candidatos terão muito mais cuidado em fazer promessas infundadas. "Pão e circo" é o que desejam para os brasileiros.

    Responda
    1. C B

      Resumiu em poucas e sábias palavras a realidade. Jamais será de interesse do governo prover melhores condições de ensino.

  5. cremilda

    A Apeoesp é o sindicato mais rico do Brasil e o maior da América Latina, tem com presidente de honra o suplente do Suplicy. A imprensa só divulga o que a Apeoesp manda. Aluno passou a ser tratado como inimigo da escola e responsável pelo seu fracasso. Inverteram a ordem.Aluno que briga com aluno, coisa natural, que ficam de bem e de mal com a mesma velocidade, tratado como um crime hediondo pela imprensa. Escolas que chegam em agosto com menos de 10 alunos por sala.

    Responda
  6. cremilda

    Escola pública deveria ser melhor que a escola particular. Recebe a maior verba dos impostos e ajuda em dinheiro de bancos, empresas privadas e muita grana que vem até do exterior. A verba desaparece e o aluno não vê. O motivo : São Paulo deu os piores exemplos, depois do Chalita, não sobrou pedra sobre pedra. Ele passou a "valorizar " professores mandando as figuras para o mundo inteiro. Esqueceu dos alunos. Escola virou situação de risco para alunos. A Apeoesp passou a mandar

    Responda
  7. cremilda

    Henrique. Se você é professor, parece que é... Como pode criticar o GD escrevendo ensino com C ?????????????????????

    Responda
    1. Juliana Ferraz

      Desculpa a sinceridade, dona Cremilda, mas se seus argumentos se basearão em correções ortográficas, é bom revisar a sua escrita, que está REPLETA de erros. Várias das suas postagens contêm palavras que nem existem no dicionário...

  8. cremilda

    Quem quer seu filho em escola pública ???? TODO MUNDO. TODOS OS QUE TEM O MÍNIMO DE INTELIGÊNCIA. Que é uma escola que pagamos a vida inteira e usamos apenas uns poucos meses. Escola pública deveria ser melhor que a escola privada. Acontece que os pais tiveram ao longo dos anos a escola surripiada de suas mãos. Aluno que deveria ser prioridade, virou estorvo. Pais não tem uma instância onde fiscalizar, e falar em fiscalizar professor e escola é tido

    Responda
    1. Juliana Ferraz

      Antes os pais quisessem acompanhar a vida escolar dos seus filhos, seja fiscalizando ou simplesmente questionando e pedindo satisfação. Os alunos que viraram estorvo viraram exatamente porque os pais não estão nem aí.

  9. Fefo

    cont. Além disso, dizer que houve avanços é, também inceorreto. A meritocracia é de fachada: foi imposta para minimizar o real desembolso que é necessário fazer! É uma manobra contábil, disfarçada, como o lobo em pele de cordeiro...

    Responda
  10. Fefo

    O problema reside num sistema elitista, que concentra dinheiro no ensino superior público, retirado da educação básica. Enquanto a USP consome mais de 1 milhão de dólares ao dia, na capital paulista nem há creches suficientes para as mães trabalhadoras contribuirem ao progresso do país. Então, as universidades públicas paulistas são boas não porque são públicas, mas pelo pessoal que tem. Se quem puder pagar,pagar, poderemos redirecionar as verbas milionárias para a educação básica.

    Responda
  11. mduo

    quem pode manter seu filho em escola particular???

    Responda
  12. imoraes

    Estudei em escola pública e não tive nenhum prejuízo com esse fato. Pelo contrário, me orgulho bastante de ter feito parte do Colégio de Aplicação. Esse paradigma de que tudo que é publico não presta, foi introduzido na cabeça do brasileiro (classe média, diga-se de passagem) por aqueles que querem privatizar tudo (e quase conseguiram). Vejam a "maravilha" que temos hoje de "serviços telefônicos, concessionárias de energia, etc sem falar em algumas "desUniversidades" pagas.

    Responda
  13. diretor

    o grande problema da escola publica não esta na escola, e sim nas comunidades que não existe projetos para orientar as familias carentes o governo acha que dar a bolsa familia é o suficiente para as familias educar seu filhos levar em clinas e hospitais particulares isso ta sufocando as esolas e os grandes culpados são os gestores federais,estaduais e municipais que não investe em projetos que realmente possa ajudar as escolas alem dos salarios que ai estão.

    Responda
  14. Camila Toledo

    Cont... Paralelamente, os salários e a preparação dos professores despencaram. logo, tínhamos profissionais desmotivados para trabalhar com salas heterogêneas que davam o triplo do trabalho. Educação ladeira abaixo, cada vez mais a escola pública forma alunos ignorantes que escrevem como se estivessem num "chat" da internet, não tem bagagem cultural e não têm como respeitar professores que só dão aula por falta de opção.

    Responda
  15. henrique pereira de andrade

    DIMENSTEIN......leia seu artigo,acho que escreveu com pressa e não leu direito. SERÁ que voce não tem vergonha de defender esse modelo de encino ???? TOME VERGONHA NA CARA...E DEFENDA UM ENCINO MELHOR PARA O POVO POBRE.

    Responda
    1. Juliana Ferraz

      Lembrando que nas apostilinhas do estado foi publicado ensino com c, do jeitinho que o Henrique Pereira de Andrade escreveu. Fico imaginando se ele não errou de propósito como uma forma de ironizar o desleixo do estado com o material didático, do qual o governo tem tanto orgulho...

    2. GALO FORTE

      Esse ENCINO doeu us zóio.

    3. Miso Brasilis

      Agora, eles querem que todos sejamos experts na lingua pátria.Devem achar que escrever corretamente é o criterio mais bem acertado para ser presidente da república.O ensino publico perdeu qualidade de forma deliberada:nao era interesse do capital que uma fonte de lucro tão imensa ficasse na mão do estado.Transformara-na em mercadoria de alto lucro.Interessante é que o desempenho de escolas privadas e publicas se aproxima:são pifios.

    4. Karen Teles Benitez

      Henrique, acredito que voce seria um otimo beneficiado para qualquer melhoria no enSino.

    5. B

      Encino?

    6. Henrique Serra

      Nossa Senhora da Ortografia Oficial, acuda! E urgente!

  16. Camila Toledo

    Estudei sempre em escola pública. E, até a 7ª série não tive do que reclamar. Minha escola era considerada a 2ª melhor da cidade a frente da maioria das particulares. Mas, não me lembro de quem foi a ideia brilhante, criaram uma tal escola padrão que misturou os alunos antes divididos por desempenho em classes A, B e C. Daí a falência começou. Os alunos menos interessados ou com dificuldades "puxaram" as salas para trás e perderam a didática diferenciada usada para eles na clas

    Responda
    1. Gerson

      Concordo plenamente, a divisão dos alunos por desempenho em salas separadas (que acabou graças a uma ideologia maluca introduzida nas escolas), permitia um acompanhamento diferenciado para alunos diferenciados, melhorando o desempenho de todos. A partir do momento em que acabou a educação diferenciada o nivel caiu para todos. Agora o professor não pode 'forçar' o conteúdo didático, pois os alunos com mais dificuldades não acompanham e o professor passa a ser alvo de represálias.

  17. Eduardo Sano

    Concordo com o baixo nivel das escolas,mas ficar só nisso é ser tendencioso. Voce internaria seu filho num hospital publico (menos HC-SP) ou particular ? Viajaria com sua familia numa estrada segura pedagiada ou numa com mao unica cheia de buracos ?

    Responda
    1. Miso Brasilis

      Se Dimenstein tivesse reproduzido dirigentes, ele iria escolher alguma universidade publica para estudar seus filhos.Estes fariam do ensino fundamental ao medio em scolas particulares e ,depois, entraria facil na federais ou USP(esta esta sendo privatizada aos poucos).Claro:desde a mais tenra idade,filho de rico estuda linguas, musica,reforço em ciências exatas.Como diz Serra" cabeça boa, logo entrou na USP."Po bre,de cabeça ruim, não entra?