Comentários para:

Discos voadores existem?

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Júlio Dalcin

    Os religiosos não acreditam na existência de discos voadores, mas veneram um extraterrestre.

    Responda
    1. Ringgo

      Sem problemas, Júlio Dalcin! Peço que você me desculpe, também, pelo tom, excessivamente, forte da minha resposta! Um abraço fraterno!

    2. Júlio Dalcin

      Me desculpe Armistrong, me expressei mal, retificando: a maioria.

    3. Ringgo

      Opinião desinformada! Eu sou religioso, sei que os irmãos de outros planetas existem. Tenha cuidado com opiniões generalizadoras. Toda unanimidade é burra! É como se alguém dissesse que todo ateu é mau caráter. E nós sabemos que isso não é verdade, certo?

  2. Eduardo Brito

    A propósito do inteligente comentário do Sr. Terremoto é necessário lembrar que numa viagem de 200 anos a velocidade da luz significa que o tempo para o pessoal da astronave estaria em muito reduzido (vide Einstein). Ou seja, 200 anos para ir e mais 200 para voltar a 300.000 km/s não significam 400 anos passados na Terra. Milhares de anos já teriam passado por aqui. Não há sequer imaginação terrena ou extraterrena que consiga calcular tamanha tecnologia necessária!

    Responda
    1. Ringgo

      Como temos medo de termos vizinhos! Não podemos analisar fenômenos dessa ordem (viagens interplanetárias), com base em teses, exclusivamente, terrenas. É preciso deixar espaço (com perdão do trocadilho) para elucubrações outras. Se alguém consegue chegar aqui, é por que já resolveu problemas de ordem espaço-temporal. Se na Terra somos capazes de acessar atalhos, por que não no espaço sideral? Varginha não é um caso. É um fato! Quem mora lá, sabe! Um abraço fraterno!

  3. Bruna Piastrelli

    NAO QUERO ALIANÇA COM SARNEY ....TENHO HORROR AO PALOCCIFORA COM JOSE DIRCEU ....ALIANÇA COM O IRÃ NEM PENSAR... É DILMAIS PRA MIM ....COLOCAR DINHEIRO NA CUECA.... E MENSALÃO O MEU NÃO É!! CORTAR O DEDO E NUNCA MAIS ARRUMAR EMPREGO ....É DEPRIMENTE! E NÃO ADIANTA COLOCAR A MARINA NO PV POIS ELA FUNDOU O PT !

    Responda
  4. Vinícius Loyola

    E a autópsia do E.T. de varginha? Recebi o video recentemente por email, é a prova definitiva de que existe vida alienígena inteligente.

    Responda
  5. sml

    Acredito que possa existir vida em outros planetas no universo. Mas deve ser tipo de vida completamente diferente do nosso. E a possibilidade de comunicação é extrememtne remota.

    Responda
    1. Ringgo

      Em termos de vida, semelhante a nossa, os seres que habitam outros planetas são, também, seres humanos com características físicas e fisiológicas semelhantes às nossas, mas em acordo com os aspectos ambientais de cada planeta. No que diz respeito à rotina, tudo ocorre em acordo com o grau evolutivo, em ciência, filosofia e aspectos espirituais. As sociedades se comportam com base nos três aspectos. O mesmo para o nosso planeta. Há civilizações mais, e menos desenvolvidas que a nossa no unive

  6. cla

    como cansaram de tentar provar que DEUS nao existe agora vao partir para os ets, enquanto isso ele garante que leiam seus artigos! tudo isso e ibop garantido e seu emprego tambem!

    Responda
    1. Ringgo

      Não quero mudar regra alguma, Andrezinho. Só os tolos não compreendem uma fé raciocinada. O que está muito claro, em teu caso. Não é difícil compreender que de regra gramatical você não possui autoridade, ainda que mínima, para discussão. Escrever CHAMÁ-LA, ESPÍRITA, MÉTODO, CIENTÍFICO, ESPÍRITAS sem acento, acentuar FALACIOSO já nos diz alguma coisa. Isso me diz que leitura, escrita, raciocínio, e fé não fazem parte do teu universo pessoal. Mas, a cura é possível: estudo, e humildade.

    2. Ringgo

      Caro André, de modo algum você foi espírita. Passar pelo Espiritismo não significa ser espírita. Nem tudo que se diz Espiritismo, de fato, o é. Muitos são os desavisados que não fazem a menor ideia do tríplice aspecto: ciência, filosofia e religião. Muitos são os Centros. Poucos são os Centros Espíritas. Há fanáticos de toda ordem, em todos os lugares. Se você não conseguiu compreender o significado de uma fé raciocinada, não culpe a Doutrina. Não foi, e não é o teu momento de compreender.

    3. Andre

      Caro Souto,Veja que é vc que quer mudar as regras gramaticais,e não eu.Se significasse raciocinar,não precisaria chama-la de fé e sim de raciocinio.Eu ja fui espirita para saber que ela não faz uso de raciocínio lógico e muito menos do uso do metodo cientifico.A fé é assim tambem para os espiritas.O Espiritismo é tão ilusório,falácioso e enganado, quanto qualquer outra religião.

    4. Andre

      Caro Souto,seu intuito de cutucar mostra que vc não passa de um Troll.E caso não saiba existiram milhares de medicos chamados André Luis e que viveram na mesma epoca.Se vc fosse a Israel na epoca de Jesus e gritasse seu nome numa multidão.20 homens em 100 virariam o rosto para vc e nenhum seria o Jesus.A mesma coisa acontece com o André Luis.E seu argumento do Ziraldo ser ateu não passa de falácia.Se ele estivesse ensinando regras gramaticais erradas em seu livro,teria sido censurado.

    5. Ringgo

      Tu sabes que qualquer personagem do Ziraldo, é uma espécie de alterego dele. Mas, penso que isso é algo em que não vamos, também, concordar. Em todo caso, ler é algo que gosto muito, e Ziraldo, é uma excelente indicação. Fico grato por isso, e vou te dar um retorno sobre a minha leitura de A professora maluquinha. Um abraço, camarada!

    6. Ringgo

      Meu colega de comentários, quando falei sobre o teu nome foi apenas para "cutucar". É para tirar você do sério, e eu sei que você sabe disso. Mas, o engraçado é que o André Luis, o espírito que trabalhou com Chico Xavier, foi um médico em sua última encarnação. Eu, também, tenho alguns conhecidos com o mesmo nome, e nenhum deles foi motivo de homenagem ao autor espiritual. André, você sabe que, em termos de Norma Gramatical, o livro do Ziraldo não conta. Ziraldo é, confessamente, ateu

    7. Ringgo

      Em nosso caso, André, referindo-me à Dotrina Espírita, ter Fé significa, raciocinar, no mais amplo sentido do termo. É fazer uso do raciocínio lógico, do método científico, da atitude filosófica, e saber sobre algo de maneira, como disse, racional. O espaço, aqui, é extremamente curto para poder explicar. Mas, posso dizer o seguinte, para nós Espíritas, ACREDITAR pressupõe dúvida, mesmo que seja mínima. Realmente, o conceito de Fé é, comumente, esse que você expôs. Mas, não é assim para nós.

    8. Andre

      E tem outra coisa Armistrong, eu acredito em muitas coisas.Só que eu não fé em nada do que acredito.A fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé. A diferença entre eles é que ter fé é nutrir um s

    9. Andre

      Ja ouvio falar da falácia da inversão de causa e efeito.Eu me chamo André Luiz por causa de um médico que realmente existiu na minha cidade,cem anos antes de ouvir falar de do espirito de André Luiz do Chico Chavier.E com certeza exsitiram muitos chamados André Luiz no passado e nada tem haver com espiritismo.E sobre deus ser escrito com letra minuscula recomento que leia o livro "Uma Professora Maluquinha" do Ziraldo.O livro vai te ensinar a norma gramatical sobre isso.

    10. Ringgo

      Com um comentário desse, você ainda se dá ao luxo de falar em falácias! Pobre André Luiz, até no nome é Espírita, e não se dá conta. É um ateu tão empedernido que escreve Deus com letra minúscula com medo de valorizar a Superioridade. Escrever Deus com letra maiúscula, Andrezinho, vai além das questões teológicas, tolinho. É uma questão de norma gramatical, criança. Mas, será que você acredita nisso. Ih, engano! Você não acredita em nada, não é mesmo? Deus te abençoe, menino!

    11. Osmar F. P.

      Tem razão. Só uma dúvida: Se pode provar, sem falácia, a existência do NADA CRIADOR DE TUDO, inclusive de vcs, Amebas Transformers?

    12. Andre

      Cara Clarete.Nunca ninguem tentou provar que deus não existe.Pois provar a não-existência de qualquer coisas é uma falácia.Principalmente o Helio em seus artigos. Não se pode provar a não-existência de Fadas.Não se pode provar a não-existência de Sacis.Não se pode provar a não-exisência de Unicornios cor-de-rosa-invisiveis.

  7. Kreuss Kroveitoiks

    Refletindo, ampliando o ponto de vista e também deixando de lado crenças criacionistas em que tudo mais foi criado para servir ao homem temos um fato. Humanos são somente uma espécie animal de terráqueos. Não temos o direito de escravizar e torturar outras espécies. Fato 2. O ser humano se alimenta de outros animais por puro luxo pois com uma alimentação balanceada e suplemento(B12) é perfeitamente possível ser mais saudável que uma pessoa comum e inclusive atleta de alta perfo

    Responda
  8. Júlio Dalcin

    Excelente matéria. Os primeiros OVNIs a virem à Terra foram os dos Anunnaki/Nefilim. Das muitas passagens Bíblicas onde eles aparecem com maior clareza estão Ezequiel 1, Isaías e o Desafio de Elias, este foi arrebatado por uma Carruagem de Fogo. A nave que Yahweh usava na ascensão aos céus de Jerusalém chamava-se Kavod.

    Responda
  9. giuseppebrasil

    me parece correta a ipotese de Sagan: certamente devem existir muitas formas de vida no universo, mas quase certamente estão longe demais de nos e entre elas, seja no espaço, seja no tempo, para que possam se encontrar.

    Responda
  10. alex costa

    É incrível como as pessoas podem acreditar na existência de um d-us onipotente,onipresente etc,etc... e não acham possível que haja vida inteligente fora da terra. Como somos tão arrogantes e ao mesmo tempo tão ignor.antes

    Responda
    1. Ringgo

      Calma, Alex! Só um arrogante pode reconhecer outros. Só reconhecemos nos outros o que é familiar em nós. Eu sei de um Deus onipotente, onipresente, e onisciente que inclusive permite que todos nós, arrogantes, aprendamos com os nossos erros,e fraquezas, e sei sobre os outros irmãos de outros pontos do universo. Uma coisa não exclui a outra. Basta bom senso, raciocínio, lógica, e observação. Mas, você chega lá!

  11. tiziu

    No final dos anos 90, ao visitar a "Chapada dos Guimarães" tive a oportunidade de conhecer uma linda jovem, muito educada, que relatava aos visitantes os seus encontros com "Gnomos". Seres "Iluminados" segundo ela... Não há limites para a imaginação humana....

    Responda
    1. Ringgo

      É verdade, Adriano! Não há limites para a imaginação humana. Ela é tão sem limites que podemos pensar que tudo aquilo que os outros dizem é mentira, imaginação, fantasia, ou delírio. E só nós estamos com a verdade, não é? Cuidado para não ter algumas surpresas ao longo da vida!

  12. emerson de faria

    Discos voadores são como políticos honestos - de repente, até existem, mas ainda não foi devidamente comprovado. Portanto, ao se avistar um político honesto, a probabilidade de estarmos diante de um alienígena é muito grande.

    Responda
  13. Zeno Teni

    O Sr. Hélio opina a partir de uma base científica. Pelo mesmo crivo cremos no contrário. E tudo se resume em crenças. Logo afirmar-se-ia que eles existem como compreendemos a opinião dos pensam em contrário. Sob o aspecto puramente de uma pseudo lógica tenderia mais a acreditar na existência deles e (claro) na existência também de seres inteligentes, pois sem estes os discos inexistiriam. Se existem milhões de sistemas, muitos superiores ao nosso, por que razão somente o nosso abrigaria vida

    Responda
  14. luis macedo

    Tem um colega meu que disse que já viu um desses, lá na Santa Cecilia, o negócio era pequeninho e flutuava no ar.

    Responda
    1. Luís Antônio Albiac Terremoto

      O objeto avistado por seu colega foi, muito provavelmente, resultante de um fenômeno eletromagnético denominado 'relâmpago esférico' ou 'relâmpago bola' (em Inglês, 'ball lightning'), que não tem correlação alguma com "OVNI" mas em geral é considerado equivocadamente como um. Procure consultar a literatura científica para obter informações mais detalhadas.

  15. LeoB

    Prezado Hélio,O mais interessante nos teus textos é que eles provam que o Homo quase sapiens tem uma necessidade forte em uma crença, qualquer uma, seja de um deus ou qualquer coisa "metafísica", que explique o sentido da vida (ou no caso do deismo, da morte). Fanáticos ungidos, não perdem a oportunidade de tentar convencer que a "ciência" prova a existência de deus.Agora vejo que os ufólogos (que também acham que isso é ciência), agem da mesma forma para defender seu conhecimento "científico".

    Responda
    1. Ringgo

      Não confunda os textos de um jornalista com artigos científicos. Falar de ciência não é fazer ciência. Segundo, nem todo indivíduo que professa uma religião é um fanático. A ciência é uma religião para muitos, mas nem todos os cientistas são fanáticos. E só os tolos e medrosos em relação às questões espirituais, e despreparados para o debate teológico generalizam a discussão chamando todo deista de fanático. Escrever Deus com letra minúscula não é sinônimo de ateismo. É falta de estudo básic

  16. Suíço

    Apesar de considerar o peixe da escura profundeza do oceano, que viu a luz de uma sonda científica, e seus amigos não, eu tendo a me colocar do lado da teoria da terra rara, mas é essa tão grande raridade que me intriga; porque só a terra tem uma proteção magnética que a protege do furor do sol? porque tem uma lua que mostra o tempo todo a mesma face? Se essa raridade é obra de alguém, como uma criança que organiza os brinquedos, esse alguém teria interesse em se revelar aos brinquedos?

    Responda
    1. Suíço

      ...quanto ao personagem de videogame também não afirmei que vão se tornar autoconscientes, é apenas força de analogia para facilitar compreensão, poderia também ter feito uma analogia ao filme matriz... além da autoconsciência o ser humano possui outras virtudes (na minha opinião) como a dúvida, o erro-acerto, e o livre arbítrio.

    2. Suíço

      ...porém, se tal personagem do GTA descobrisse que os bits não passam de códigos abstratos, ainda assim ele não vislumbraria o nosso mundo, mas, ficaria satisfeito somente em saber que foi criado à imagem do seu criador?

    3. Suíço

      Não disse haveria uma inteligencia superior, muito menos que suposta inteligência deveria burlar a lei da física, para organizar algo; minha analogia é em comparação dos prótons aos bits, visto que apenas a quantidade de prótons determina se um elemento é chumbo ou ouro, assim como um bit a mais ligado em um byte pode representar o caractere B e não o A...

    4. Andre

      Caro Rosinaldo. Quando eles disseram que a fisica explica tudo,ele disseram que a explicação mostra que não precisa de uma entidade inteligente superior.Todos os ditos mistério que vc citou tem explicação que não precisa desta inteligência superior.Sua analogia de um personagem de video game se tornando autoconciente e descobriando a origem dos bytes e bits, só mostra que vc não entedeu o que é bytes e bits e muito menos o que um personagem de video game.

    5. Suíço

      Claro, a física explica tudo! Na física atômica, os físicos estão com estudos bem avançados tentando descobrir, a origem dos prótons, acho que essa descoberta será fundamental; imagine um personagem de um videogame que se torna autoconsciente e descobre a origem dos bytes e bits.

    6. Luís Antônio Albiac Terremoto

      Eu reforço a recomendação de buscar respostas para estas questões no estudo da Física.

    7. caio1945

      A velha e boa Física responde suas perguntas com folga. Estude Física e não terás mais muitas dúvidas dêsse tipo.

  17. Marilia Rodrigues

    Prezado Hélio,Como sempre, é um prazer ler seus textos; dão um fôlego ao leitor, uma satisfação no meio de tantas informações desnecessárias e apreciações irrefletidas.

    Responda
    1. Ringgo

      E essa sua, então, deve ser, altamente, refletida! Duvido muito que o teu prazer seja, puramente, intelectual. Mas, isso é um problema pessoal teu, não é, guria? Um abraço!

  18. Gilson de Souza

    Gostei do ps, ou melhor, só sei dizei que nada sei.Fala sério,que texto mais chifrinho

    Responda
  19. Victor Castro

    Hélio, e se esses ÓVNI´s forem criações humanas do futuro, voltando para nos comunicar de algum cataclisma ocorrido nos tempos vindouros? Seria uma hipótese bem plausível, já que todos esperam no meio científico que o homem possa, em algumas décadas, dominar a viagem no tempo...

    Responda
  20. alex costa

    A NASA gasta bilhões de dólares dos contribuintes americanos na tentativa de fazer contato com outras civilizações e na busca de vida fora da terra.   Reamente eles devem ser muito idiotas não?

    Responda
    1. Andre

      Engraçado .O programa SETI não é da NASA. E a propria NASA cortou programas de tais buscas. O que ela mantem é a busca por vida com o uso de telescópios, ou seja só vida microbiotica. Nada de buscas por civilisações.

  21. Luiz Gaspar

    Com todo o respeito, Sr. Helio, a discussão da existência ou não de discos voadores e seus tripulantes de outros planetas não cabe mais. Ficou no passado. A existência deles hoje é uma certeza. Não podemos ser tão arrogantes assim de achar que este universo imenso está aí só para os terráqueos. O problema é que os que não acreditam sempre irão dizer que as provas foram falsificadas.

    Responda
    1. Ringgo

      Caiozinho, menino impulsivo! Será que você não sabe que revolta gera doenças? Seja um pouco mais tolerante, e menos dublê de humorista! Dublê de quinta, de humoristas de terceira. É bem provável que você seja um ex aluno dessa mesma Nova Escola Pública, e tenha sido convidado a se retirar por não ser capaz de acompanhar os colegas, e por ter revelado uma personalidade revoltosa na mais tenra infância. Mas, a cura é possível: auto-perdão, humildade e caridade! Amor ao próximo, em suma!

    2. caio1945

      Isso mesmo, em vez de Ufologia, estamos diante de muita "Achologia", esporte preferido do ambiente ocioso do brasileiro vítima da Nova Escola Pública.

    3. Andre

      Se fosse uma certeza, não haveria como dizer que as provas foram falsificadas . Eu particularmente ja estudei milhares das tais ditas "provas",mas tudo não passava de engodo.Foi demostrado que as muitas fotos feitas no Brasil foram feitas por fotografos sarristas,que ficavam rindo dos Ufologitas pelas costas e ainda faturava um dinheirinho.

  22. Rodemir Oliveira

    Talvez fosse mais prático discutirmos porque pombos pegam doença nas pata na areia da praia, a ter que perder tempo com essa idiotice de ETs. Temos muitos outros problemas importantes a serem discutidos e debatidos,

    Responda
    1. Ringgo

      Caiozinho, DELES não tem acento circunflexo.

    2. Ringgo

      Talvez fosse mais prático discutirmos por qual motivo alguns pretensos seres humanos são tão revoltados, tão ranzinzas, tão amargos, tão ácidos, tão egocêntricos, tão orgulhosos, tão recalcitrantes, tão obtusos, tão inconformados, tão negativistas, tão insatisfeitos, tão incongruentes, tão alienados, tão pretensiosos, tão desiludidos, tão desprovidos de qualquer capacidade de conceber outros pontos de vista que não os seus. Rodemir, ou Rirdemim?

    3. caio1945

      Inclusive o mais sério dêles: como acabar com a festa dos advogados, políticos e funcionários públicos no país.

  23. alex costa

    Que lixo de matéria. 1947 fala sério como disseram existem evidências muito mais antigas que isso. Posso ser ateu ou não, mas não se pode negar o que se vê. E o fato de você não ter visto nada não significa que não exista. Essa revista que você citou não é parâmetro nenhum. Existem outros grupos mais sérios. Você precisa pesquisar mais antes de publicar.

    Responda
  24. Ringgo

    Antes de qualquer coisa, vamos corrigir alguns erros básicos, não admissíveis em um jornalista. OVNI não é uma palavra. É uma sigla. Portanto, não admite acentuação tônica, tal como você faz, inúmeras vezes. Por não ser palavra, não admite inicial maiúscula. E por não ser palavra, não admite o S de pluralização. Mais conhecida como desinência de número. Isso deveria ser básico para um jornalista. Para consulta: Comunicação em Prosa Moderna. Othon

    Responda
    1. Ringgo

      Não lemos, realmente, O, VÊ, ENI, I. Mas, não é por que seja uma palavra, tal como afirmas. Mas, por uma situação natural de qualquer ser falante, chama-se: Lei do Mínimo Esforço. Tendemos a pronunciar SIGLAS, como se palavras fossem. Embora, isso não as torne palavras. Concordo! Este não é o espaço para discussões gramático-linguísticas. Mas, é que os erros do articulista, e de muitos dos comentaristas, são vários, e vão dos pontos mais simples aos mais profundos.

    2. Ringgo

      É preciso mais que estes parcos, e fracos apontamentos, meu caro. O fato da SIGLA estar inserida no VOLP, não indica que é uma palavra. Mas, que foi incorporado ao falar comum dos cidadãos. E, incorporado, por consequência, ao VOLP. Quando falo estou embasado em quem entende. Não é presunção, Alex! Em Valinhos deve haver uma boa livraria. Procure comprar e estudar o livro: Comunicação em prosa moderna, do Othon M. Garcia, 23ª. Rio de Janeiro-RJ. FGV, 2003.

    3. Alex Peres

      Digo e repito: que m....mesmo! Veja a explicação do Ednei e perceba o quanto vc é presunçoso Armistrong....deveria ter pesquisado melhor antes de criticar o português do articulista e o pior, escrever coisas absolutamente fora do contexto da matéria!

    4. Ednei Amaral

      Óvni (com acento) existe e está registrado tanto em dicionários, como no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP). É um acrônimo, e não uma sigla (ou será que alguém aqui lê "Ó-vê-ene-i"?), e é portanto palavra que obedece às normas de flexão normalmente. Dica: www.flip.pt/tabid/325/Default. aspx?DID=1570

    5. Ringgo

      Não se sinta ofendido! Eu respeito a tua ignorância. Ninguém é obrigado a ter uma formação de melhor nível. Portanto, ninguém é obrigado, por decorrência, a entender que a organização do pensamento passa pela compreensão de detalhes básicos, que vão sendo ampliados de acordo com a elevação do grau de complexidade de uma determinada ideia. Mas, alguém que escreve: Que m...; não pode ser digno de nota ou crédito. E perdoe-me pela aula de Língua Portuguesa! Talvez, tenha sido demais para

    6. Alex Peres

      Excelente! O Pasquale Espírita!!! Que m.....

    7. caio1945

      Ótima lembrança sôbre nossa língua escrita. Aproveito para criticar, não o jornalista, mas nossos lingüistas e congressistas, por interferirem na gramática e na ortografia alegadamente para "simplificar" a escrita, quando de fato estão sucumbindo à preguiça. Falar e escrever corretamente é simplesmente respeitoso frente ao patrimônio coletivo. E precisão e constância do código de comunicação são condições fazer crescer o conhecimento e, portanto, a competência que tanta falta nos faz.

  25. Luís Antônio Albiac Terremoto

    Segundo Carl Sagan, haveria na Via Láctea, na melhor hipótese, 10 milhões de civilizações com capacitação tecnológica e, na pior, apenas 10. Mesmo na primeira hipótese, a mais próxima das civilizações estaria a quase 200 anos-luz da Terra. Ou seja, para que uma "nave espacial" chegue aqui, precisaria viajar durante 200 anos à velocidade de quase 300 mil km/s. Portanto, prezados "ufólogos", ao encontrarem "E.T.s", por favor, perguntem qual a fonte de energia da "nave espacial" deles!

    Responda
  26. Ringgo

    Sabe, Hélio, na Doutrina Espírita aprendemos que não devemos sentir pena por ninguém, mas compaixão. Entender o sofrimento do outro, e procurar ajudá-lo. Desde que ele se permita receber tal ajuda. Não podemos e não devemos violentar o livre-arbítrio de quem quer que seja. É por isso que estou me apresentando para ajudá-lo, no que for possível, com o teu sofrimento. Observando a tua foto é, extremamente, fácil perceber a tristeza que existe em você por ser tão discrente de tudo.

    Responda
    1. Ringgo

      É um fato: ninguém poderia dizer que o "nada" é, ou seria, uma divindade. Se assim o fosse, já não seria mais o "nada". Seria alguma coisa. E se o "nada" fosse algo, mesmo uma divindade, vocês não acreditariam nele, não é mesmo? Isso seria contra as regras, princípios, ou "crenças" de um ateu. Um abraço fraterno!

    2. Ringgo

      André, quando você diz, em comentário mais acima, que você acredita em muitas coisas, isso não quer dizer que você tem crenças? Penso que neste teu comentário você se contradiz, de alguma forma. Realmente, uma tv desligada não é um canal de tv, mas é o meio de acessá-lo. O corpo não é o espírito, mas é o seu meio de expressão, em termos de processo evolutivo intelecto-moral.

    3. Andre

      Então eu pergunto. Quais são as falácias usadas pelos ateus ??? Eu nunca vi uma ateu defender que o "nada" seria uma divindade. Dizer que ateu tem crenças é como dizer que careca é cor de cabelo. Dizer que ateu tem crenças é como dizer que não colecionar Selos é um hobby. Dizer que ateu tem crenças é como dizer que TV desligada é um canal de TV.

    4. ferjr

      Ateus não tem crenças???? Ateus são piores que religiosos, querem por qualquer custo e usando de falacia que as pessoas sigam seus pensamentos. Tem lideres como os religiosos, tem livros "sagrados" como os religiosos, praticam o proselitismo como os religiosos, ficam pertubados quando alguem discorda de suas ideias como os religiosos, um defende Deus e o outro defende um "nada" como sendo divindade. Não consigo ver a diferença entre ateu e religioso.

    5. Andre

      Armistrong.O que indiquei não são apenas leituras,são fatos comprovados e reproduzidos em laboratorio.E ateus não tem "crenças".O livro que indicou não passa de uma farsa.E os trabalhos do Ian Stevenson não passa de falácias.Os espiritas são cegos pela sua fé.Eu ja fui espirita e sei que o que vcs vivenciam não passa de lavagem cerebral e seus estudos são faláciosos.E que vc não compreendem nada do que se passa dentro da cerebro iludido de vcs.Os espiritas são crédulos quanto outros crédulos

    6. Andre

      Caro Armistrong .Espiritos não existem,é uma fantasia humana para suportar o medo da m.orte.Se vc analizar o funcionamento do cerebro o que vc chama de mente é similar a um software e o que vc chama de cerebro é similar a um hardware.E se vc destruir o hardware o software tambem é destruido jundo.Quando o cerebro morre a mente morre junto.E os espiritas se deixam levar por crenças sim.O que vc diz não passa de uma grande mentira.Sua linha de raciocinio foi construida em cima de falácias. /p

    7. Alex Peres

      Armistrong, mente e cérebro são distintos?! Vc está dizendo que a mente pode ser separada do cérebro? Como exatamente isso acontece se para haver pensamento é necessário um meio físico e impulsos elétricos entre os neurônios? Outra coisa, livre é o indivíduo que vive sua vida sem a ilusão do sobrenatural. Vc é capaz de experimentar isso? Lembre-se que é necessário um nível maior de entendimento das coisas, não é pra qualquer um, e por isso vc ainda não é ateu! Talvez um dia vc chegue lá! /p

    8. Ringgo

      Indicar leituras é fácil. Posso fazer o mesmo, embora saiba que você jamais leria. Os ateus, por natureza, não admitem erros em suas "crenças". Leia: Muitas vidas, muitos mestres - Brian Weiss. Não é um livro espírita. É de um psiquiatra dos Estados Unidos. E se tiver coragem, leia os trabalhos do Professor Ian Stevenson. André, nós Espíritas, não acreditamos em coisa alguma. Estudamos para saber. E vivenciamos para compreender. Só os tolos acreditam, pura e simplesmente.

    9. Ringgo

      Caro André, antes de qualquer coisa, não é dentro do cérebro que alguma coisa é processada. É dentro da mente. Embora os dois estejam conectados, mente e cérebro são distintos. Segundo, nós não nos deixamos levar por "crenças". Na Doutrina dos Espíritos, somos instigados ao uso do raciocício lógico, com base em dois elementos: o científico e o filosófico. Jamais somos solicitados a acreditarmso no que ouvimos, ou lemos. Mas, a construirmos nossa própria linha de raciocínio.

    10. Andre

      Caro Armistrong ,vc sabe o que é a crença e como ela funciona dentro do seu cerebro? A ciência ja conheçe as tais "condições cognitivas e intelectuais" que vcs alegam ser exigidas para perceber.Sugiro que leia as descobertas do Dr Michael Persinger.Tudo não passa de um processo de lavagem cerebral para induzir ilusões e falsas sensações de entedimento.E outro erro seu, os ateus não tem crenças para serem abaladas.É vc que não suportaria confrontar os fatos,com sua ilusórias e mentiros

    11. Ringgo

      Com prazer, Rosinaldo! Tão logo o espaço permita. Um abraço fraterno, e fique você com Deus!

    12. Ringgo

      Alex, menino inocente, a minha mensagem é uma ironia. Mas, eu não poderia esperar que você reunisse as condições cognitivas e intelectuais para perceber. Jamais um ateu convicto, a exemplo do responsável por esta coluna, aceitaria tal convite, tolinho. Todo ateu, por menos esclarecido que seja, sabe que um encontro dessa natureza, implicaria em algum nível de abalo em suas crenças. Portanto, por que aceitar? Ah, IRONIA, Alex, é figura de linguagem. Fica com Deus, Alex!

    13. Suíço

      Armistrong, que tal publicar uma foto sua? gostariamos de conhecer a cara da felicidade!

    14. Alex Peres

      Pessoal, vcs estão ridicularizando o espaço de comentários!!! Ajuda espírita para o articulista?! A foto dele transmite tristeza?! Só pode ser piada! Sugestão: que tal enviar um e-mail ao Hélio dando o seu fone e o endereço no centro espírita? Assim, o papo fica entre vcs! Nem ficaremos sabendo das tratativas!

    15. caio1945

      Confirmo a opinião dos outros leitores: "ó espiritista, deixa de ser presunçoso!".

    16. Andre

      Caro Armistrong,deixa de ser presunçoso arrogante e hipócrita.Eu ja participei da igreja espirita e sei que muitas das tecnicas usadas lá dentro,violentam e inibem o livre-arbitrio.Sua presunção de sofrimento do Helio me enoja.Quer ajudar o Hélio,então passe a ser cético.

    17. Shadow

      Cara, dexa de ser presunçoso!

  27. G Duarte

    Em uma mundo tão grande, onde nos limitamos, por muito, a dar respostas com o objetivo de calar e não de explicar. Na ciência e na física, ao longo dos anos, foram feitas descobertas de descobertas já existentes. Acredito na falta de prepara e estrutura suficiente para identificar muito do que ocorre. Não acredito que estamos sozinho, como diziam na sério arquivo X "A verdade esta lá fora", acredito que temos muito a descobrir. Gostei muito da publicação, parabéns Hélio.

    Responda
  28. Osmar F. P.

    A fábula científica (2): No princípio era o NADA. De repente, do NADA, uma cabeça de alfinete explodiu. Aí, do NADA, surgiu a água e, do NADA, uma ameba que se transformou em sapo, galinha, vaka, dinossauro, urubu, makako e, por fim, em um evolucionista ateu. Bem mais fácil acreditar em E.T. que na Ameba transformers que veio do NADA, até porque já estão entre nós e são conhecidos (top secret) como A.T.eus. Pensam em dominar o planeta com arrogância, mas, no fundo, são inofensivos babacas. P

    Responda
    1. Ringgo

      Corrigindo: abreviada. E toda equação pressupõe variáveis. Os fenômenos são determinados pelas variáveis. O acaso é reflexo de um pensamento equivocado de quem não consegue abranger todos os elementos envolvidos em um processo. Um abraço fraterno!

    2. Ringgo

      Além de escrever melhor (disseram é com dois s, não com sc), precisa ler mais, e melhor, Andrezinho! Quando se usa a expressão abrevida et cetera, et significa e, em Língua Portuguesa, menino que fugiu dos bancos escolares. Então, escrever e etc, é redundância. O fato de o espaço-tempo ser uma relação de infinitude, não quer dizer que haja ACASO, mas que as possibilidades são infinitas. Só os menos avisados confundem isso. Faz-se necessário entender todo e qualquer fenômeno como uma equação.

    3. Andre

      Muito ja disceram que não era razoalvel a Terra girar oa redor do Sol,mas gira.Não existe nada que proiba que tudo se transforme indefinidamente,aleatoriamente e etc.E ja foi provado que o acaso teve papel importante na formação dos olhos.A matematica das probabilidades garante,com espaço e tempo infinitos tudo é possivel por acaso,até mesmo nossa existência e dos nosso olhos.

    4. Cris

      Certo.Tudo se transforma.Mas não é razoável que tudo se transforme indefinidamente,aleatoriamente ,desordenadamente etc por mero "acaso",e mesmo assim,originar mecanismos tão complexos como os que há na natureza.Ou concordaria que seus olhos surgiram ao "acaso", e que "por acaso" servem para enxergar, e que por "acaso" produzem lágrimas, que por "acaso" impedem o ressecamento do globo ocular? E assim tantas outras realidades maravilhosas.

    5. Andre

      Vou para de alimentar o Troll .

    6. Osmar F. P.

      O outro escreveu que Deus é NADA, sendo que ele, como ateu, acredita em NADA. Logo, acredita em Deus?! Ufa! Cansei de tentar entender esses A.T.eus, cujo lema deveria ser: "Só sei que NADA sei".

    7. Osmar F. P.

      Wow! Como se julgam eruditos, superiores e evoluídos esses A.T.eus. O problema é um só: EXPLICAR NADA. No dia que conseguirem explicar cientificamente NADA, as religiões deixarão de existir. Simples assim.

    8. Alex Peres

      André, não adianta tentar incutir esses conceitos na mente dos crentes. Para entender isso, é necessário, em primeiro lugar, estar aberto ao debate. Em segundo lugar, é preciso um entendimento maior das coisas, que só pode ser alcançado com muita leitura, pesquisa e questionamento sobre todos os assuntos. As pessoas precisariam querer entender conceitos científicos básicos. O problema maior é que a maioria se sente confortável dentro desse modo de pensar e não quer ser acordada.

    9. Osmar F. P.

      Tá bom. Deus é NADA. Só pq vc quer, ameba transformer.

    10. Andre

      Como vc é hipócrita Osmar.Sua mente iludida tenta relacionar uma explicação que não precisa de criação,com o criacionismo na tentativa de manter suas crenças.Então me diga,onde esta a criação num fenomeno onde não houve criação?Vc está tão desesperado que só consegue argumentar com falácias de apelo ao ridiculo.Isso mostra o quando ignorante é sua mente.Mas uma coisa vc pode estar certo.Se vc trocar a palavra deus, por nada ,no paradoxo da onipotencia,ele resolve o paradoxo.Portanto deus é N

    11. Osmar F. P.

      "Tudo sempre existiu desde de sempre"... hum... parece uma "coisa" que o criacionismo chama... Deus. Que estranha coincidência. Essas Amebas Transformers (A.T.eus) são complicadas. Tudo bem. Talvez um dia, de tanto pensar profunda e "cientificamente", elas conversem com E.Ts e consigam explicação para... NADA. Sim, crianças, é preciso admitir sem papo furado, blablablá e firulas que, segundo vcs, O UNIVERSO E TUDO QUE EXISTE 'DESDE SEMPRE' É OBRA DO NADA (um fulano

    12. Alex Peres

      Osmar, melhor ir ao médico. Vc deve estar com ameba...no cérebro. Fazia tempo que não via tanta bobagem junta num único comentário! Parabéns, vc me surpreendeu!

    13. Andre

      De novo escreveu esta mentira Osmar.Vou dizer de novo,para a ciência nunca houve o NADA.Tudo sempre existiu desde de sempre.Não houve criação,apenas transformação.Vc é apenas um troll destilando mentiras.Se tem algum arrogante aqui é vc,que acha que sua credulidade vai salva-lo da m.orte e torna-lo superior aos outros.Prefiro ser um inofencivo babaca,que um ofencivo mentiroso,arrogante e hipócrita.

    14. Ana Clara Moscatelli

      Você realmente quer falar em arrogância? Então dê uma olhadinha em quase todos os piores massacres da história e veja qual era o motivo alegado.E engraçado como você fala da evolução e da teoria do Big Bang como algo absurdo. Algo existir "do NADA" é ridículo, mas uma entidade que sempre existiu é aceitável. Hipocrisia wins.E outra, os seres vivos demoraram muito pra serem o que são hoje, não foi "do NADA", foram muito mais casos dando errado do que certo até chegar ao que são hoje.

    15. Cesar Ottani

      Assim como o Deus católico veio do nada... Pelo menos a ciência propõe teorias passíveis de discussão, e não coloca dogmas indiscutiveis, verdades absolutas.

  29. Carlos

    Evidências arqueológicas, descobertas por respeitáveis Eruditos, atestam que ETs existem. Como explicar Elil ou Enki? Como explicar Anu? Como explicar esses anunakis que nada mais são que Extraterrestres que ensinaram os pré-históricos homens a construir suas primeiras cidades e civilizações praticamente apartir do nada? O que se deu por volta de 11000 anos AC com os Sumérios? Como que caçadores tribais puderam em menos de mil anos constituir sua sociedade que basicamente é o q

    Responda
    1. Ringgo

      Se o NADA existe como você e outros pândegos afirmam, mergulha nele! Seja coerente!

    2. Ringgo

      E quem é você para afirmar tal coisa? Alguém que já provou, cientificamente, através de inúmeros trabalhos, reconhecidos, de maneira incontestável, por toda a comunidade cietífica internacional de que seres de outros planetas não existem? Não! Você é só um intelectualóide de quinta expressão, revoltado com a vida, ou com alguém, que se limita a tentar desqualificar opiniões, e ideias dos outros como se alguém idôneo você fosse. Você precisa de ajuda psiquiátrica, meu irmão. /p

    3. Andre

      Caro Carlos .Zecharia Sitchin e outros eruditos não passam de charlatões. Pode apostar que esta abun.dancia de evidências não passam por um teste cético . Não existe aboslutamente nenhum evidência de contato com alienigenas no passado ou presente .

    4. Carlos

      Ok André.. mas isso ai é uma teoria Darwiniana que é muito aceita.. (não sou um criacionista ou negacionista) .. mas falta explicar justamente a parte complicada que eu tinha dito.. e olha que foi um resuminho bem "humilde" da compilações de Zecharia Sitchin que estou lendo em seus livros. E ele sempre cita (com abundancia) todas as evidências em livros de outros eruditos, culminando assim para o enriquecimento da clara conclusão de que nunca estivemos sozinhos durante todos esses anos.

    5. Andre

      Explicações existem é vc que não quer ver.Menos de mil anos é tempo mais que suficiente para caçadores tribais constituir uma sociedade.A propria arquelogocia mostra que houve uma evolução gradual da tecnologia desenvolvidade por estes povos.Se houvesse contato com civilizações avançadas seria encontrados mudaças bruscas de tecnologia.Como por exemplo quando os Romanos encontram tribos celtas no norte a Inglarreta, e seu modo de produzir ceramica ,das tribos,mudou radicalmente com o contato.

  30. Rogerioaugusto

    muito intrigante o texto, e parabens pela pesquisa nominada, o que, alem de mostrar excelencia na linha de raciocinio, tambem, fez uma analogia aos autores antigos e seus pontos de vista em relaçao ao tema OVNI faltou lembrar que, ainda que as religioes nao concordem muito com o extraterreno, os ET's sao seres que tambem sao submissos a D-us, que é um ser cosmico. Muita gente se surpreenderia se entendesse isso, e conseguisse entender tambem, que a Ciencia, cada dia mais prova

    Responda
    1. Ringgo

      Alex, meu querido, em momento algum vocês reunem, de fato, qualquer base para desmascarar qualquer tese que envolva uma espiritualidade racional. Pelo simples fato de ela ser científica, filosófica e moralmente estabelecida. Promova as questões que quiser. Não se dê ao trabalho de formular as mais simples. Faça um esforço e elabore algo mais complexo. O simples fato de dizer que algo é uma falácia não o torna uma falácia. Esse é um recurso primário, e tolo dos ateus. Esforce-se! Você pode!

    2. Ringgo

      Se você ler o meu comentário, verá que não me refiro, apenas, às bases morais, mas científicas e filosóficas. Eu recorro às três. E em termos de presunção, muito provavelmente, estamos nivelados. Quem disse que vocês estão corretos? E eu não julgo o direito de discutir. Erro de compreensão vosso. Eu julgo as bases para discussão. Não o direito. Direito todos nós temos. Independente de pensamento. Se eu sou preconceituoso, o que os ateus são quando acham que qualquer religioso é um fan

    3. Alex Peres

      Vc é muito magoado Armistrong, principalmente por julgar que não temos direito de discutir religião sendo ateus. Vc é preconceituoso a partir do momento que assume que não temos base de conhecimento para entrar nesse mérito. Isso mostra arrogância e despreparo para o debate. Medo de estar defendendo uma tese que pode ser desmascarada por algumas simples perguntas. Sobre qual base moral vc se apóia? A espírita? Cristã? A sua própria? Quem disse que é a correta? Quem pode dizer?

    4. Ringgo

      Também, é bastante verdadeiro que o Ateísmo é business. Há toda uma indústria literária, de vídeos, palestras etc, faturando milhões sobre esse tema. Fico me perguntando: Sobre quais bases morais, científicas e filosóficas vocês, pobres pessoas revoltadas, que se deixaram levar por análises equivocadas dos aspectos institucionais e religiosos, deturpados por quem os havia de bem esclarecer, se assentam para julgar o que quer que seja? Se os fanáticos religiosos são ridículos, v

    5. Ringgo

      Sim, não podemos dizer que não há um sem número de instituições religiosas que se utilizam da religiosidade das pessoas, para auferirem lucro. No mais das vezes, exorbitantes. Mas, querer colocar toda e qualquer proposta religiosa no mesmo "saco", é leviandade, desonestidade, ma fé, ignorância. Algo semelhante a alguém dizer que todo ateu é mal, ou coisa que o valha. Nós sabemos que há ateus muito mais preocupados com o próximo que muitos que dizem acreditar em Deus. Generalizar é perigoso!

    6. caio1945

      Concordo com Cesar Ottani. Religião é business. E, no Brasil, é dos mais torpes, já que tem beneplácito do poder público para estupidificar o povo, ou seja: coadjuvante de nossa escola pública, e... com isenção fiscal, acreditem!

    7. Cesar Ottani

      O que eu vejo a ciência provando é que as religiões foram criadas no princípio para explicar o que não se entendia ou não se aceitava, depois para controlar e reprimir. Hoje ela é esse delírio improvável que tantos são doutrinados desde criança a aceitar e carregar consigo. Eu aceitaria tranquilamente que cada um acreditasse naquilo que lhe fizesse bem, mas os mesmos delírios que deveriam orientar para a paz e o amor também carregam seus fiéis à discriminação, ao erro e à violência. T