Comentários para:

Já ganhamos

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maricell

    Pena que o PSDB de SP não priorize a educação e que também os eleitores de SP não o façam, caso contrário os resultados das pesquisas não seriam os que são hoje. Mas o que se esperar de um Estado cuja maioria da população se pensa classe media alta, comendo mortadela e arrotando caviar?

    Responda
  2. Antonio Maria Oliveira

    Cê tá certo Gilberto, aliás já bate nesta tecla faz tempo. É bom que todos estejam de acordo que educação é o tema. Mas tem de começar é pelo ensino básico: todos saindo da escola sabendo ler, escrever, fazer as quatro operações, regra de tres e percentagem. E o foco agora deve ser a clientela, o alunado. E para isso é imprescindível uma esola em tempo integral, oferecendo a todos os alunos as condições de aprendizado que não têm em casa. O diploma no curso técnico, na faculdade virá

    Responda
  3. CARLOS ROBERTO SILVA

    Sem dúvida GILBERTO quando esse contigente chega a classe média ele sabe que para manter o padrão adiquirido é necesssário investir não só nele em formaçãoeducacional bem como de seus filhos ,isto cria um circúlo virtuoso, gerando cada vêz mais novas ações positivas,com isso todos nós ganharemos com uma sociedade mais preparada eprorcionando ao país um crscimento auto sustentado e duradouro.

    Responda
  4. Guilherme Torres Godoy

    Sr. G. Dimenstein, acompanho seu jornalismo de antes de o sr. viajar aos EE.UU. como sempre seus comentarios são acertadissimos como o de ontem sobre educação, só posso dizer ...parabens... o sr. pratica um verdadeiro jornalismo...obrigado

    Responda
  5. Quinho

    Proponho a Marina, Serra, Plinio e aos outros que retirem suas candidaturas, que tirem o time de campo. A democracia do Brasil hoje é igual a da Venezuela ou do Irã.

    Responda
    1. Guilherme Torres Godoy

      proponho que eles continuem como candidatos...o que resultar é produto da democracia... na epoca da dictadura (lembra de aquele general de exercito do cavalo branco) era chumbo e pau da arara..quer isso de novo...

  6. Brasileiro Pibão

    GILBERTO...VOCE fala,mas nunca critica o governo de são paulo apoiado por voces. EM SÃO PAULO os alunos passam sem prova...essa parceria PSDB-MIDIA é prejudicial ao povo paulista......não tem fiscalização da midia. NESTA JUNÇÃO CARNAL PSDB-MIDIA....o povo é que toma no c....

    Responda
  7. Brasileiro Pibão

    É VERDADE GILBERTO.....em são paulo os alunos passam sem aprender,ta na hora de mudar isso. OS EMPRESARIOS PAULISTAS NUNCA SE PREOCUPARAM,AFINAL SEMPRE APOIARAM O PSDB.

    Responda
  8. Balta

    É muito interessante que a educação seja bastante debatida, quem sabe um dia ela saia do papel e torna-se um prática cotidiana na vida dos brasileiros. Sou professor e estou um cansado desse papo de políticos, principalmente desses cretinos dizendo que no governo Lula a educação foi maravilhosa e que no governo FHC a coisa foi muito triste. A criação de muitas universidades não mudou a realidade de ineficiência da universidade brasileira. Na era FHC houve a universalização do ensino fudament

    Responda
  9. LUIZ FERNANDO C FIGUEIREDO

    FAVOR NÃO FALAR COISAS IMPRÓPRIAS PAR MENORES!

    Responda
  10. José Roberto Mazer

    Pra ganharmos mesmo na educação o PSDB tem que ficar fora de SP, tambem.

    Responda
  11. Richard Dawkins

    Eu só não vou acreditar no PSDB, pois sucatearam a educação do Estado de São Paulo e farão o mesmo caso o Serra seja eleito. Eles são contra a educação e a favor do voto de cabresto! Na minha cidade, Caieiras, os psdebistas e os demos estão pagando 30 reais por semana para quem manter um adesivo com o 45 no vidro do carro...

    Responda
  12. Ricardo Pereira

    Concordo que é um fato a comemorar quando as elites reconhecem a importância de educar o povo, mesmo que seja para uma melhoria no seu lucro ( lucro das elites). Por isso, sem querer desqualificar o fato, alerto que este ensino que se fala é o ensino técnico. Seria demais, neste momento, pedir para que se dê uma atenção também às áreas humanas e sociais?

    Responda
  13. Daniel Tomas

    No último governo Alckmin as universidades estaduais passaram por uma imensa greve de servidores, professores e estudantes porque o ex-governador vetou um repasse, aprovado pela assembleia, de 0,5% a mais do ICMS a essas instituições. Ele não queria 'engessar o orçamento'. Isso é compromisso com a educação?

    Responda
  14. Gabriela Estevam Agostini

    Será ótimo se houverem mais INVESTIMENTOS em educação, sem medidas tapa-buraco como as cotas e outra infinidade de medidas que se preocupam apenas em mostrar números à população, sem nenhuma preocupação com a qualidade do ensino, de fato.

    Responda
  15. paca

    Te conheço caro Gilberto, faz tempo. Ganhamos sim e ganharemos mais com Dilma lá.

    Responda
  16. rinaldo ribeiro

    Gilberto precisa rever seus conceitos: agora, ele acredita nas falácias do psdb? Se bem que, quanto ao quesito educação, Gilberto sempre apoiou os t u k a n o s... Homem crédulo, credo.

    Responda
  17. Pietro

    Mais uma vez, ficamos a ouvir promessas vazias 'as vesperas das eleicoes. Educacao, Saude e Moradia se corretamente administrados, seriam ministrados em nivel municipal. Isso mesmo, ai' na sua cidade, no seu bairro. O modelo educacional nem deveria depender de quem e' o presidente, ou sua orientacao politica. Hoje, no entanto, os tributos arrecadados sao concentrados pelos governos do estado e federal, enquanto as prefeituras vivem de ISS e repasses. O contribuint

    Responda
  18. Leonardo Ucha

    Se todos concordam que a educação deve ser prioridade para um "projeto de país", o debate deve se dar em torno de que educação se quer: uma educação que se proponha crítica ao mesmo tempo em que se desenvolvem as hablidades humanas, ou uma educação que reproduza as estruturas político-econômicas existentes?

    Responda
  19. Adônis Mandato

    Ô Auricéa, boa tarde. Como escrevo à moda antiga, acho que "foia" por ser uma paroxítona terminada em ditongo crescente deve ser escrita..."fôia", né? hehehe Mas a srta. tem razão. êita jornalzinho parcialzinho, né?

    Responda
  20. ironman

    o que precizava é ensinar nas escolas de jornalismo no Brasil, quequando se faz uma reportagem denúncia de alguém, deve-se ouvir o contraditório também, porque senão pode acontecer o que aconteceu com aquela escola de base, destruiram a escola e seus proprietários, a quem coube o ônus da prova? a quem denunciou? não ,coube as vitimas, para se evitar isto novamente, mais ética na midia.

    Responda
  21. Eduardo Bastos

    De vez em quando o Gilberto Dimeinstein diz coisas que tem alguma coisa de bom senso. Só de vez em quando. Só alguma coisa.

    Responda
  22. regi

    Há ditado antigo que diz: "aos obtusos nada a fazer, aos inteligentes por só si resolvem os problemas, deve-se investir nos medianos". Assim a banda toca. A escola está aí, física e preparada para ensinar ao estudante. Quem quer, aprende. Quem não quer, briga com colegas, professores, diretores e outros mais, e, até os agride e os mata...Deve-se acompanhar os estudantes no aspecto familiar, convivência, tratamento, médico, psicológico, odontológico, um aparato social envolvendo a comunidade.

    Responda
  23. regi

    No linguajar do Roriz,DF a má forma;ão acadêmica gera empregados de baixo nível cultural e mais barato para o patrão. Assim como as empregadas domésticas.O infeliz mesmo com "ficha limpa"a impedir sua candidatura é capaz de ganhar a elei;ão daquele peda;o brasileiro e deseja ampliar o espa;o do distrito federal. Qdo foi criado a escola polivalente e a classe estudantil vislumbrou um futuro melhor, reinvidicando, propondo mudan;as, os governantes deram um jeito de acabar. Povo esclarecido é d

    Responda
  24. regi

    Nos idos de 60, uma professora colérica e positivamente nos deu um belo sermão após a algazarra juvenil na sala de aula +/- "se vocês não estudarem e o que parece é que vocês não querem, estão fazendo direitinho o que governo espera de vocês, para poder implantar leis e medidas que sofrerão as consequências mais tarde". Belas e duras palavras e houve mais. Os governantes não têm interesse em que popula;ão se escolarize porque fica politicamente ativa e é ruim ao político um povo reinvicador.

    Responda
  25. Sérgio Costa

    Mas, e se o Serra candidatar a Prefeito de São Paulo em 2014? Aí acaba tudo, né Diemnstein? Você já analisou os municipios onde o PT governou? Avaçou muito, né? Por isso, a Dilma que já ganhou a eleiçaõ, na sua opinião, vai melhorar muito a educação!!! A conferir!!

    Responda
  26. alquimista

    Então, Dimenstein? Feia a coisa, não? As pessoas esclarecidas sabem quão nefasta foi a política educacional levada a efeito pelo PSDB, em nível nacional e nos estados. As universidades federais ficaram à míngua no governo FHC. E você, que há alguns anos escrevia sobre educação especificamente, assumiu a função de porta-voz dos rapineiros. Por que você e os rapineiros estão "apanhando" tanto, heim? A corrupção não foi criada agora: basta lembrar das obras faraônicas, de Maluf e de alguns do P

    Responda
  27. diogo

    Gostaria que o Gilberto estivesse certo e que a Educação fosse de fato a prioridade das prioridades. Porém sou um tanto cético quanto a isso. O discurso sobre a Educação sempre se dissocia da prática. Nunca vi um discurso politico que não colocasse a Educação como prioridade. Mas na pratica a Educação permanece no discurso.

    Responda
  28. Auricéa Regina Soares

    SE A EDUCAÇÃO FOR REALMENTE LEVADA A SÉRIO, NO ESTADO E NO PAÍS INTEIRO JORNAIS COMO A FOIA DE SP CORRERIAM SÉRIO RISCO....POVO SÁBIO E CULTO SERIA UM PERIGO PARA FORMADORES DE OPINIÃO A BASE DE LAVAGEM CEREBRAL...COMO ESSE FOLHETIM...

    Responda
  29. Diasu

    Com certeza Gilberto, já ganhamos um Brasil bem melhor, sai ele vai entrar ela, e, amar tudo isso não tem preço. Vote 13.

    Responda
  30. K

    Uma vitória inicial, já que ainda temos uma distância bem grande em ganhar o assunto e executá-lo. Esse ano e a cada ano eleitoral o Brasil tem menos opção e muitos acabam votando naquele que promete menos e fala menos absurdos e propostas que já estamos cansados de saber que não serão cumpridas.

    Responda
  31. Braga da Rocha

    Não ganhamos nada. Não basta que a educação figure nos discursos dos governantes, nas plataformas políticas. Isso, afinal, beira o senso comum. É preciso que os governos, por exigência da sociedade, faça maciços investimentos na área da produção e difusão do conhecimento, a fim de oferecer escolas e universidades de qualidade a todos os brasileiros. Isso está longe, mas muito longe mesmo, de acontecer em nosso País.

    Responda
    1. C B

      Pois é Renato, e ainda dizem que eu sou pessimista...

  32. LUCIANA DE ALARCAO CRUZ

    Caro colega C B , o texto do Gilberto se refere à mudança de comportamento e mentalidade da população brasileira. Quanto aos políticos, não podemos comprovar se farão realmente o que prometem. Mas já é um grande passo o fato da população exigir dos candidatos esse tipo de mudança!

    Responda
    1. C B

      Luciana, o que quero dizer é na época das eleições é tudo lindo e maravilho, se a coisa fosse realmente do jeito que vocês falam, para começo de conversa não teria nem mesmo uma queda na qualidade do ensino nos últimos anos. O povo prasileiro não gosta de admitir mas acontece que a única mudança do comportamento e mentalidade na grande parte da sociedade é que o bom mesmo é a política do "dar o peixe sem ensinar a pescar".

  33. Macunaíma Brasil

    Sou educadror e espero, de fato, que os próximos anos seja de melhoria da educação, ou que ao menos se siga a políticas definidas pelo governo Lula, valorização dos professores e ampliação de universidades e de auxílios a estudantes de baixa renda.

    Responda
  34. Edson Almeida

    Caro jornalista, seu pragmatismo é ridiculo, pois acompanhando seu blog percebo que o mesmo não sabe pra onde ir. Uma hora bate, outra se esconde. Afinal qual é sua praia?

    Responda
  35. mira kairuz bordin

    óbvio ululante

    Responda
  36. jose chiste

    A maioria da população brasileira é de velhos. A principal exigência do eleitorado é a SAÚDE. Quem defende as crianças e adolescentes sempre será sempre a minoria.

    Responda
  37. leo camargo

    Temos que acreditar que vai melhorar, mas p/ isto precisamos participar. Quem tem por volta de 55 anos sabe que o ensino público era exelente; a qualidade dele caiu p/ beneficiar o particular que só visa vestibular p/ acesso às melhores univ. que são públicas(ironia). Ensino e saúde têm que ser públicos e não privados. Deixem a paixão de lado e votem em quem trajetória voltada p/ o coletivo , mas depois cobrem, participem, se não o caminho é sempre este, apenas comentar uma coluna de jornal

    Responda
  38. Ed bar

    Essa senhora Jurema ...vota nela mesma, o post nem abriu e ela tem uns 06 votos, petranka !!!

    Responda
  39. Manfred

    Não há como prescindir que o instrumento essencial ao desenvolvimento do Estado seja a Educação! Não aquela de cunho eleitoreiro, onde candidatos no intuito de se autopromoverem fazem promessas mirabolantes, mas, educação de qualidade, composta de diretrizes factíveis e necessárias ao aperfeiçoamento contínuo de todos os brasileiros, sem distinção. O Brasil precisa acordar ao votar em candidatos que se preocupem, de fato, com a qualificação, no sentido de que esta produza a

    Responda
  40. Meunome (não trenho)

    Dr. Gilberto,qualquer pessoa que sabe ler e escrever, se diz alfabetizado e pronto para encarar o mundo.Será capaz de ler um documento e pronto, assina porque leu! Depois vai constatar que leu e entendeu o que ele acha que está escrito.Assim é o papel da imprensa que escreve para uma maioria que não irá compreender exatamente o que se quis dizer e escreveu.Mesmo os mais letrados encontram dificuldades de interpretar o que o articulista quer dizer.O pior é que há especialistas em driblar o leitor

    Responda
  41. jurema

    Ja ganhamos, mas nao graças aos tuKanos e sua progressão continuada (leia-se analfabetismo funcional prolongado)

    Responda
    1. norsonbotrel

      Progressão continuada que, diga-se, foi ideia de Erundina quando prefeita. Ou seja, do PT. Verdade dói, né ?

    2. Ed bar

      jurema hehehe vc vota em vc mesma/???

    3. C B

      Jurema, independente do partido/ político que tenha colaborado com a decadência da educação, o fato é, nem teu presidente Lula e sua companheira Dilma tem interesse, ou seja, não existe político comprometido com a educação do nosso país.

  42. C B

    Coitado de você Gilberto! Não sei que mundo esse povo vive que acha sim, que vai ter melhoria na educação... Educação e interesses políticos não andam juntos e duvido muito que exista algum político nesse país comprometido de verdade com uma possível reforma na educação... se isso um dia acontecer se o país ficar mais "inteligente" acaba esse "samba do cri-oulo doido" que existe na nossa política...

    Responda
    1. C B

      É a realidade sim só não enxerga quem não quer! Exigir??? Continuo não vivendo nesse Brasil, e outra olha como os valores estão distorcidos, vivemos em uma cultura onde tenho que exigir o mínimo que deveria ser devolvido a sociedade. Outra coisa nunca disse que é uma situação irreversível porém, conta-se nos dedos a porcentagem que realmente está interessada em aprender e a trabalhar...

    2. Elielton Henrique

      Colega, pessimismo não ajuda em nada, não venha me dizer que isso é realidade, pois não vou concordar, podemos mudar e reverter a situação pela qual nos encontramos. Nos ultimos os brasileiros estão aprendendo a reivindicar seus direitos, um crescimento timido, mas ja estamos mudando nossa visão. A opinião do Gilberto é a mesma de uma parcela muito grande da população desde a classe baixa, ate a mais alta, então creio que sim ja ganhamos, agora é cobrar que eles façam a sua parte.

    3. Elielton Henrique

      Colega, como bem foi dito pelo Gilberto, essa vitoria não é de apenas uma parcela pequena da população e sim de uma grande massa da população brasileira, inclusive da elite do nosso país. Não sei se você percebeu mais de alguns anos para cá a população tem ido mais atras de seus direitos, e creio que essa mentalidade de ir atras e reivindicar os direitos que temos so crescera. Só mais uma coisa pessismo como o seu não ajuda em nada, e não venha dizer que é realismo pois as coisas podem mudar