Comentários para:

A doença de Lula

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aí tem

    Dimenstein é um pau mandado do PSDB. Está na cara que a FSP depende essencialmente que o governo esteja nas mãos do grupo de seu interesse. Como irá prosseguir vendendo assinaturas do seu jornaleco fascista? Em outros tempos fui assinante desde veículo, pensava eu que era dirigido por pessoas imparciais, ledo engano. Jamais na história deste país se viu tal mostra de descaramento. Manchetes flarantemente com o objetivo eleitoreiro. Vergonha não só para a imprensa nacional, como tam

    Responda
    1. Valmor Lopes

      Se um veículo de informação se diz imparcial ele há de agir de acordo com o que diz, senão estará se confirmando ser desonesto.

    2. moraes1

      Só ignorante, mal-educado e cheio de má-fé poderia ser capaz de pedir que qualquer orgão de imprensa seja imparcial. Vá pedir imparcialidade para as Cartas,knalha! MAM

  2. tiziu

    FHC e LULA já fazem parte do passado...já se passaram 16 anos e nenhuma perspectiva de consenso entre PT e PSDB em pró do País...os desafios da senhora Dilma serão imensos.

    Responda
  3. Simonide Gutemberg

    - O tucanato se faz de vítima e tenta colher dividendos eleitorais da crise do receitagate; - O PT, como fazia o PSDB de FHC se apresenta com ouvidos moucos, dizendo que não houve nada - O maior crime que se pode cometer nem é a quebra do sigilo, mas tentar atrasar investigações ou desqualificar a autoria. somos tratados exatamente de acordo com Maquiavel. nossos príncipes são, na verdade déspotas corruptos, quaisquer que sejam as suas orientações políticas. NÃO VOTO MAIS.

    Responda
  4. três de outubro

    Portal Terra PORTO ALEGRE - Nasceu na manhã desta quinta-feira, em Porto Alegre (RS), Gabriel, o primeiro neto da candidata do PT à presidência da República, Dilma Rousseff. A filha de Dilma, Paula, estava no Hospital Moinhos de Vento desde a noite de quarta-feira e tinha cesariana marcada para as 6h. Gabriel nasceu cerca de uma hora depois. Dilma chegou ao hospital às 5h20.

    Responda
  5. Alexandre Mendonça

    Sem dúvida que Lula foi um bom administrador, soube com responsabilidade manter e desenvolver a estabilidade econômica do país. Agora qual o motivo de defender com afinco, ferocidade e paixão políticos como o José Dirceu, Roberto Jefferson, Renan Calheiros, Sarney, José Genuino, Luiz Gushiken, João Paulo e até Severino Cavalcanti. E caro leitor de "esquerda", como podem falar de PFL/Arena, pois os piores políticos destes, estão abraçados com o LULA, não venham com este papo de Governabilidad

    Responda
    1. Valmor Lopes

      Errata: "Imagem" era para ser "imagine".

    2. Valmor Lopes

      Sr. Alexandre, até que se prove o contrário, são todos inocentes. No Estado Democrático de Direito, para se condenar alguém, é preciso que haja o trabalho da Justiça, que a pessoa tenha amplo direito a defesa, e que assim corra o processo. Agora imagem o sr. ser condenado por algo antes mesmo de poder se defender. É o que faz nossa imprensa. É o que fazem os regimes totalitários. É o que o sr. considera justo?

    3. Alexandre Mendonça

      Valmor, Não defendeu? ah, então todos são inocentes! pois ainda continuam ao lado do nosso presidente. Se alguém maculasse a sua administração, você continuaria apoiando.

    4. Alexandre Mendonça

      Caro três de outubro, Tudo tem limite, um presidente Sério e Ético não estaria tão envolvido com estes tipos de políticos, recordo que há cerca de 15 anos, o PT não permitia a filiação de qualquer político e até rejeitava o apoio destes, lembra do Collor? hoje é amiguinho.

    5. Valmor Lopes

      Lula não defendeu nenhum desses sujeitos. Ele, ao invés de condenar antes do trabalho da Justiça (coisa que a imprensa, sempre ávida em pensar por nós, faz, condenando antes de deixar que haja o trabalho das instâncias judiciais em averiguar e, conforme o caso, inocentar ou condenar), apenas falou que é preciso deixar que é preciso que a Justiça faça o seu trabalho. Um verdadeiro líder democrata age assim: não condena antes da Justiça averiguar.

    6. moraes1

      3 de outubro ou 1º de abril? Governabilidade uma ova! Apresente uma lei que exigiu mensalão para ser votada. A verdade é outra; eles não tem mais coragem para desmentir os escandalos e inventaram lorotas. São cumplices de roubo; de um governno que rouba! MAM

    7. três de outubro

      Caro Alexandre, por um ÚNICO motivo: GOVERNABILIDADE. Não se aprovam leis sem votos, e, infelizmente, esses senhores citados por você DOMINAM uma parte significativa do Congresso.. Assim, cabe a nós, cidadãos, melhorar a qualidade dos parlamentares do Congresso, de modo que num futuro não muito distante, um presidente sério, como foi Lula, não precise mais barganhar com o Congresso... Tenho 58, e espero viver até esse momento.

  6. vgarcia

    Lula vai ser lembrado como o maior presidente do país. E aquele que mais apanhou da imprensa, só comparado a Getúlio Vargas. Nunca se viu o Lula atacar jornalista por ter lhe feito alguma crítica. O mesmo não pode ser dito do candidato do sistema. Quantas vezes vimos nos debates e entrevistas o Serra maltratar jornalistas que lhe fizeram alguma pergunta incômoda? Quem é o intolerante? Não se viu nenhum jornal sair em defesa do jornalista por ter sido desqualificado pelo Serra. Ele pode mais.

    Responda
  7. j bonifacio oliveira

    Atacando a imprensa??? O governo Lula foi alvo de grande parte da mídia durante todo o seu governo. Com certeza um dos motivos dessa "raiva" foi uma melhor distribuição dos recursos para publicidade: a grande imprensa não gostou. Ela não se conformou com o operário no poder, e, fazendo coisas que "nunca antes na história desse País" foram feitas: crescimento econômico com distribuição de renda; luz para todos, bolsa família, aumento real do salário mínimo e dos outros salários, etc. etc. /p

    Responda
  8. Simonide Gutemberg

    Quando eu era criança, nos idos de 70 a 80, acreditava que os comunistas comiam criancinhas e se pareciam com monstros; essa era a história que me contavam. hoje, quase completando meio século de vida, assisto adultos inteligentes e letrados se degladiando em apoio a esse ou aquele dirigente ou partido, defendendo com uma ingenuidade pueril ou atacando com uma virulência aidética. No entanto, senhores comentaristas, vejamos:

    Responda
  9. Washingtonrcs

    Conquistas do antecessor? Se continuasse a linha tucana, o Brasil teria vendido as últimas empresas estatais, e sem elas teria dificuldades de sair da crise. Teria entrado na ALCA e hoje seria um México da vida: repleto de empresas maquiladoras e dominado pelo tráfico. Engraçado, a imprensa por oito anos tratou Lula como o pior dos ban.didos. Agora, nas eleições, quer que ele se comporte como um magistrado. Ninguém critica Serra por jogar sujo e baixo, mas critica Lula por responder aos ataq

    Responda
  10. Washingtonrcs

    Conquistas do antecessor? Se continuasse a linha tucana, o Brasil teria vendido as últimas empresas estatais, e sem elas teria dificuldades de sair da crise. Teria entrado na ALCA e hoje seria um México da vida: repleto de empresas maquiladoras e dominado pelo tráfico. Engraçado, a imprensa por oito anos tratou Lula como o pior dos bandidos. Agora, nas eleições, quer que ele se comporte como um magistrado. Ninguém critica Serra por jogar sujo e baixo, mas critica Lula por responder aos ataques.

    Responda
  11. benedictus van sebroeck

    Estamos vendo o retorno do absolutismo."Qui nescit dissimulare,nescit regare" Nostrum ..."Summa Potestas" ...e pergunto : "Quousque tandem"? Não há mal que perdure e bem que demore a chegar.Vamos dar as nossas mãos e rezar um "Pai Nosso".

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Concordo com vc. O autoritarismo do Serra, sua tentativa de ganhar no tapetão e a forte censura sob a qual mantém a imprensa paulista assusta mesmo. Serra até persegue jornalistas da TV Cultura.

  12. Gaspar

    Gilberto, conte pra nós mais sobre os bastidores do poder. Vc morou 13 anos em BSB sendo 8 nos mandatos de LULA e os 5 primeiros do mandato de FHC. Vejo em você uma pessoa de boa índole, mas pouca coragem para falar as verdades. Conte-nos como foram os 5 primeiros anos de BSB, como iniciou sua ONG e porque?. Como é o relacionamento da imprensa com o governo? Existe uma imprensa independente?, ou isso é falácea, pois depende da publicidade e esta corrompe a midia. Seja exemplo. Boa sorte. /p

    Responda
  13. Sergio Lemos Pereira

    Serra quer ser presidente e para tal ja deve agir com status de presidente, porem o que se vê é um sr raivoso acusando sem provas de maneira grosseira a candidata do partido do presidente, ele é politico, cidadão e eleitor antes de ser Presidente, portanto com todos os direitos constitucionais para externar sua opinião e para bom entendedor,...ele não citou nomes, não ofendeu, simplesmente disse o que todo mundo sabe: -"Serra quer ganhar no tapetão!"

    Responda
  14. Marco

    A doença do nosso "prézidenti" viajante na verdade é a mais comum entre os demagogos e populistas: Diarréia Mental Progressiva que o acomete na forma oral toda vez que se juntam mais de duas desavisadas pessoas que se põe a aplaudir sua conversa fiada e de seus "cumpanheiros".

    Responda
  15. rochalo123

    PORQUE O SERRA DEMOROU UM (1) ANO PARA SE INDIGNAR? se algum tukano nos explicar com clareza talvez ajude muito a esclarecer e mais: PORQUE JUSTO QUANDO SERRA COMEÇOU A DESPENCAR DE VEZ NAS PESQUISAS? Respondam isso ao povo brasileiro com sinceridade e talvez ... SERRA sabia desde da epoca de FHC que havia vazamentos em orgãos federais, pois houve até reportagem na TV sobre camelos vendendo CD com dados sigilosos na R.Sta Efigenia.

    Responda
  16. Claudius13

    O presidente Fernando Henrique arrumou a cama e nela Lula deitou. A memória é Fraca. O presidente Lula deveria entender que o cargo que ocupa tem uma liturgia e ele cada vez mais não protege o cargo onde deveria haver exemplo de moral e ética; além de mostrar seu recalque contra a intelligentsia deste país. O governo atual deveria sim ter investido na formação de professores e no ensino básico, pois esse será o entrave para o desenvolvimento do Brasil. Lula jamais foi e jamais será

    Responda
  17. paulo pqd

    Como o futuro ex-presidente nenhum respeito tem por palavras,pouco se importará com o que a História irá dizer a seu respeito.Certamente irá identificá-lo como o Presidente que deu seqüência à política econômica de seu antecessor FHC,mantendo estabilidade da moeda e com amplo apoio popular,foi incapaz de acabar com a compra de votos pelo Executivo nas votações no congresso,não utilizou sua fôrça para impor as Reformas Políticas,Previdenciária e Tributária.E só isso tudo!

    Responda
  18. Valmor Lopes

    O PT só tem perdido processos no TSE. Mas, para o sr. Dimenstein, está havendo "aparelhamento do Estado". Assim como se começou a falar que o "Mensalão" era coisa do PT e logo se calaram quando mostraram que a coisa era tucana (turma de Eduardo Azeredo), não duvido que esses vazamentos de dados logo se mostrem serem coisa dos tuca.nos.

    Responda
  19. Marco Zuculo

    Brasileiros do meu país varonil. Que tal fazermos um abaixo-assinado para que o "idolatrado, salve-salve excelentíssimo sr. Lula" fique como "prezidenti" do país até o fim de seus dias? Dilma, Serra, Marina não chegam nem no dedão dos pés dele, não é verdade? Muito bem, depois que ele desencarnar, fazemos outro abaixo-assinado. Mas dessa vez para o Papa. Afinal, o Brasil é um país católico, e pedimos para que ele se torne Santo Lula ou Padin Lula. Padin Lula soa melhor, não? rsrs

    Responda
    1. Marco Zuculo

      Depois de termos então o Padin Lula, a gente faz outro abaixo-assinado, mas agora para o respeitado Congresso Nacional, pedindo para que o dia de Padin Lula seja proclamado de primeiro de janeiro a trinta e um de dezembro. Pronto!!!!!! Não vamos nunca mais precisar trabalhar, pois todos os dias serão feriados e vamos viver somente das bolsas que o Padin Lula criou para avacalhar com tudo isso. Pensem a respeito, ok? hehe

  20. Fidel

    Não entendi tanto rancor da parte do colunista com relação ao presidente, insinuando o porte de estadista de um Fernando Henrique que rezava a cartilha de Washington. Não creio que possa dizer que Lula apenas continuou a obra do antecessor! Que simplismo, hein? Como professor de história, vejo uma guinada também na política externa. Para melhor! Adeus sevilismo.

    Responda
  21. Marcelo Caleffi

    Doente está a imprensa, que sempre pertenceu às elites oligarcas, e não se conforma com o fato de um sindicalista semi formação superior fez por este país o que os pares da oligarquia nunca conseguiram ou não quiseram fazer, ou seja fez o país crescer e diminuir a pobreza. Não se conformam com o fato que nossa sociedade, depois de 502 anos, está mundando, para muito melhor. Com certaza o tempo dira quem foi presidente de passagem e quem foi estadista. Chora elite incompetente.

    Responda
  22. drica

    Acho que dimenstein pensa que somos ids, a fdsp produz manchetes para serem usadas pela oposição, trabalha com uma linha claramente panfletária e ainda crítica seu principal alvo. francamente Gilberto precisa descer do trono,passar umas dias anônimo na planície para ver com outros olhos sua producao.dito isso estou considerando suas posicoes equivocadas,outros acham intere$$adas.

    Responda
  23. du

    O Lula vai eleger a Dil ma porque fez o que o povo quer, pão e circo, ou bolsa família e copa do mundo, o povo não está preocupado se o sigilo da filha do opositor foi quebrado, ou se o governo apoia uma ditadura no Irã, ou se a imprensa vai ser censurada e não pode falar dos escandalos do Sar Ney, o povo, como a música diz, só quer comida, diversão e arte. Erra quem tenta fazer o povo pensar, acerta quem trata o povo como idi ota, como a candidata loira que vai colocar Bilhete único no sena

    Responda
  24. P R

    Saúde no Brasil: nota zero com estrelinhas. Saneamento básico: zero com estrelinhas Segurança: zero com estrelinhas. Educação: zero com estrelinhas. Alguém duvida disto???? VIVA O LULINHA!!!!

    Responda
  25. danielle wnt

    o brasil nao esta bem por causa do governo lula mas sim apesar do pessimo governo dele, ele simplesmente nao fez nada, nenhuma reforma nenhuma mudança em relação ao fhc e transformou a festa do planalto em uma farra, usou as ferramentas do governo pra manter um hegemonia eo poder do pt, e aumentou popularismo, lembra a epoca do vargas qdo o governo em baixa aceitação distriubia bens e fazia frentes de trabalho pra maquiar as coisas, ensine a pescar e afrouxe a coleira e o povo vai escolher l

    Responda
    1. Valmor Lopes

      O problema de quem vê como "populismo" o Bolsa-Família e o chama de "Bolsa-Esmola" é não ver que o Bolsa-Família é parte do que se chama de imposto de renda negativo, que é uma política de distribuição de renda, fomento da economia e qualidade de vida. Quem quiser se instruir pode ler as obras de James Tobin, idealizador do imposto de renda negativo e prêmio Nobel.

  26. Rodrigo Brandt

    Foto Em preto e branco, com efeitos de luz e sombra, posada e retocada para apresentar sua coluna. Narciso quem?

    Responda
  27. Valmor Lopes

    "Conquistas econômicas do seu antecessor"? Governo FHC: um processo franco de endividamento público (de U$65bi - 1995 - para mais de R$1 tri - 2002), desaceleração da economia (e não vale falar que o governo FHC atravessou três crises: Lula soube realizar políticas de incentivo em meio a crise de 2008, FHC fez políticas de contenção monetária, piorando aqui o efeito das crises internacionais), inflação praticamente saindo do controle (9,42% em 2001; 12,93% em 2002), desindustralização... /p

    Responda
    1. Rodrigo

      Inflação saindo de controle??? Então me responda, quanto era a inflação no Brasil antes do FHC? Chegava a 80% AO MÊS!!! Vai estudar um pouco antes de falar besteira. Eu me lembro dos preços sendo remarcados freneticamente no supermercado ao longo do dia e do dinheiro que se recebia no início do mês valendo quase nada no final. Até que veio o FHC com o Plano Real e colocou ordem nessa bagunça.

    2. Valmor Lopes

      E o que fez Lula? Substituiu a política monetarista de FHC e tratou detrazer de novo a macroeconomia, auxiliando o crescimento do setorprodutivo (coisa completamente distinta da política predominantemente microeconômica de FHC de acreditar só no Mercado e tornar o país mero exportador de commodities, como tivesse retomando a tese de Gudin de que a vocação do Brasil é de concentrar no setor primário) e, com ele, o sustentáculo para atração de capital sustentável e a longo prazo.

    3. Valmor Lopes

      Uma política econômica só é eficaz quando o câmbio é flutuante e é sustentado pela confiança no setor produtivo, e não em títulos públicos altamente remunerados (isso aumenta a dívida pública e, ademais, atrai capital especulativo que, a qualquer momento, pode ir embora e quebrar a economia).

    4. Valmor Lopes

      Resultado: aumento terrível da dívida pública - fora o fatode que a crise russa poderia ter sido bem menos pior se FHC tivesseliberado o câmbio em 1998, mas ele prometeu, sendo que era ano de campanha, que ele não mexeria no câmbio fixo em seu segundo mandato. O que fez quando ganhou as eleições? Quebrou a promessa de imediato, alegando "emergência".

    5. Valmor Lopes

      O Plano Real foi embasado pelo governo FHC na venda de títulos públicos anexados a taxa selic, pois não havia paridade real para manter a política de U$1 Ou seja: comida temperada com sabor maravilhoso para delícia do mercadofinanceiro; um plano sustentado artificialmente, ao invés da própria economia aglomerar capital que sustentasse o plano, coisa que só passou a existir com Lula.

    6. Rodrigo B

      Hahaha, precioso. Me diga, exatamente, o que seria do governo Lula se não fosse o plano Real, contra o qual, diga-se de passagem, o PT votou? Qual mudança fundamental na política econômica de FHC fez o governo Lula? Hein? Me explique!

    7. Valmor Lopes

      Lula não insistiu na tese de "Mercado máximo - Estado mínimo" do governo FHC, reduzindo as relações econômicas a um utopismo de uma microeconomia pura que vê com ojeriza a macroeconomia. Com Lula temos novamente Keynes e o capitalismo real, ou seja: Estado, Mercado e sociedade atuam em conjunto e de forma flexível, sempre procurando otimizar a economia para a sociedade numa realidade em constante mudança.

    8. danielle wnt

      então diga o q o lula fez de diferente do fhc?

    9. Valmor Lopes

      Lula ressuscitou a macroeconomia, e assim um pacto social entre Estado,Mercado e sociedade na construção do capitalismo brasileiro, comcrescimento e distribuição de renda, com retomada da industralização aoinvés de tornar o país um mero exportador de commodities como queria FHC(leia-se PSDB-PFL - me recuso a chamar de "Democratas" quem antes se chamava PFL, e antes ainda se chamava PDS, e antes ainda ARENA, e antes ainda UDN).

    10. Valmor Lopes

      Sr. Dimenstein, faça-nos um favor: não tente fazer anexar o sucesso do governo Lula dizendo que ele herdou a mesma política econômica de FHC.

  28. Fabio Dantas

    Forom oito anos sendo malhado pela Grande Mídia, Mesmo assim deixa o Governo com 80% de aprovação esse é o CARA.

    Responda
  29. Hely silva

    pt e psdb, personagens secundarios ! nosso principal mandatario assumiu a vaidade propria de figuras egocentricas, a exemplo de nero,caligula,hitler,mussolini ,hitler,stalin,franco...por ora, ainda n/foi necessaria assumir a figura autoritaria e ditatorial como tem sido praticado por seus discipulos e vizinhos latinoamericanos.

    Responda
  30. José Roberto Mazer

    Gilberto, nao pode falar contra o PSDB, alias ele se sente na obrigação de falar contra o PT, mas ele vai mais fundo vai contra as organizacoes dos trabalhadores. Se é verdade que Gilberto recebe verbas de SP para sua ONG, entao ele nao é isento para fazer comentarios.

    Responda
  31. rinaldo ribeiro

    Gilberto há muito tempo ataca o presidente, mas adula o psdb. Por que será?

    Responda
    1. Celso

      Existe uma ONG, Aprendiz, na cidade de São Paulo que recebe milhões dos cofres públicos do governo estadual paulista que está sob a batuta do PSDB há quase 20 anos. Um dos seus principais fundadores - Gilberto Dimenstein.

    2. Breno Lopes

      Equivocada afirmação. Colunista como tal apenas faz uma análise do que está ocorrendo de uma forma ampla, não fica enclausurado ao que ocorre no "aqui e agora", visão esta muito restrita. Jornalista no Brasil servem para isso, relembrar os fatos a sua população amnésica, que infelizmente ainda possui uma mente restrita.

    3. vhfranco

      Porque ele é culto , lucido e inteligente Sr.Rinaldo. Ah, ele também não recebe Bolsa família e como raciocina, não acredita no circo!

    4. norsonbotrel

      Porque é verdade !

    5. Kymura

      Caro Rinaldo bom dia. Não só o Gilberto: Veja, folha e o restinho da imprensa marrom do Estado de São Paulo. Chegou ao cúmulo da Veja enviar revistas a título de "cortesia", para antigos assinantes, a partir daquela edição que tem o Serra na capa, dizendo: "Nasci para ser presidente". Chega a dar nojo.

  32. Toninho

    O fator principal nessa questão é que o Presidente Lula não tem limites e se julga estar acima do bem e do mal e não só isso, acima da Lei, certo de que pode tudo e que tem a primasia da impunidade. Se ele ataca o judiciário e acoberta falcatruas com o uso do aparelhamento do Estado, é porque ele gostaria de uma conquista ampla e sem resistência, como não ocorre o que acreditava, manifesta revolta e um fim de mandato negativo, quanto ao aspécto comportamental.

    Responda
    1. Não ao GOLPE

      A questão é que a turma do atraso não admite perder novamente ! inventa futrica de todo lado ! Vamos dar um não e inveja, pois os psdb/demos/pps morem de inveja do LULA, pois o tempo deles já passou. Não governaram com honestidade, só privatizando e o pior privatizando prá eles mosmos, veja a situação dos pedágios/ECOVIAS! De que é a ECOVIAS ? e o sem parar ? deixem de tomar posse do que é PÚBLICO .

    2. drica

      Prezado Sr. Antonio Dias, A escolha se deu por sua participação no comando do governo nesses quases 8 anos. Mostrando experiência e competência no gerenciamento de pontos vitais do governo LULA. Estamos convictos, DILMA fará muito mais. Atenciosamente, Adriana Bulhoesobservadora da cena politica brasileira desde 1980.

    3. Toninho

      complementando: O que não dá para entender é o verdadeiro motivo pelo qual escolheu justamente Dilma Roussef como candidata uma vez que, pelo que se sabe, trata-se de uma pessoa que participou de guerrilha armada. Esse fato por si só, já coloca em dúvida o que julgamos ser intenção tanto de Lula como principalmente de seu partido, já que haviam nomes conhecidos e com experiência político-administrativa. Por qual motivo a opção por uma autoritária?