Painel do Leitor > Para leitor, EUA têm culpa nas atrocidades do regime militar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 Próximas

  1. antenado

    Será que o proposito de tal é investigar ou simplesmente levantar a bandeira do revanchismo?Se a preocupação é levantar os desaparecidos policitos, aproveito para perguntar se acham oportuno levantar quantos brasileiros morreram de infarto por ocasião da implantação do plano collor? Quando a imprensa, o congresso e a sociedade foram omissas, por ocasião do confisco da renda, pois num determinado dia um rico e um assalariado amanheceu com mesmo valor em conta corrente? tudo ficou por isso mes

    Responda
  2. DINHO

    Eu acho que esta otimo do jeito que esta:, Corrupçao, roubos, maracutais,crimes, os politicos, dando risada na cara do povo , eu soh fico triste, porque: sera que temos que esperar os EEUU, acionar nosso Exercito de novo? sera que que nao temos aqui um comandante que nao precise ser empurrado e aja por conta propria?, para de novo tirar esses vagais do poder? Olhem a Educaçao como esta? olhem a Saude ,olhem a segurança? Tem que resolver na borracha, mesmo.

    Responda
  3. gil

    Discussão sobre "sexo dos anjos". Se teve alguma culpa, foi graças ao nosso comodismo politico. Esse assunto já está morto e enterrado, não tem ressureição nem no STF. ETA FALTA DE ASSUNTO!

    Responda
  4. Sergio Carneiro

    Então não deveremos chamar os EUA de Tio Sam. Agora deveria ser Papai Sam.

    Responda
    1. silvio tejada

      Cada um tem o pai que merece e a mãe tambem.

  5. Neno

    O pais nao seria totalmente comunista sendo o maior pais catolico e tendo influencia protestante dos EU.O q os comentaristas nao entendem e' q os EU nao se preocupavam tanto c/o comunismo na AL como em torna'-la dependente.Foram 30 anos dependentes do FMI.Agora q ele se torna a 6a economia,os EU e outros o fariam voltar 'a terrivel inflacao dos anos 70 e 80 qdo o dolar era altissimo e multinacionais mandavam!"Comunistas" como Lula consolidaram o plano

    Responda
  6. guilherme

    Vamos resolver os problemas atuais, houve atrocidades dos dois lados, quem mais sofreu foi a população inclusive eu, só que eu não recebo indenização nenhuma do país.

    Responda
  7. uma vez flamengo

    Esse negocio, essa moda de ficar falando da revolução de 31 de março por quem não sabe p... nenhuma sobre o assunto e tudo v/i.@d@/g/e/m

    Responda
  8. vanmare

    Os americanos fazem o policiamento ideológico dentro do brasil com ajuda dos militares e meios de comunicação.

    Responda
  9. vanmare

    Os Americanos através dos meios de comunicação, religião e outras formas interferem na vida de famílias brasileiras direta e indiretamente. O governo brasileiro faz vistas grossas. deixa o brasileiro no pau, dentro de seu proprio pais. Existem famílias que estão faz mais de vinte anos sendo vítima dos meios de comunicação, ninguém moveu uma palha para ajudar.

    Responda
  10. erlepe

    Vimos o crescimento do Brasil nos governos militares,agora no regime democrático,temos que agradecer primeiramente  a Deus e ao Lula por tomar um caminho ao contrário aos Eua e aos países ricos, saimos da dependencia comercial deles e começou-se a negociar com   países sub-desenvolvidos,China,Ãndia,Russia,Arabes e Africanos. Se não tomasse essas medidas teríamos quebrado juntamente com os mais ricos. 

    Responda
  11. erlepe

    Os sete países mais ricos reuniram-se na década de 80 para broquear o Brasil nos governos militares.Segundo o Secretário americano Henring Kissinger na época, não suportaria mais ver um Japão no Atlântico Sul, apoiaram a ditadura convienientemente para contem o socialismo,talvez não esperassem todo o desempenho dos militares.

    Responda
  12. Noel

    Subjetivismo à parte, o mesmo se poderia dizer em relação ao avanço comunista nas Américas e Ãfrica. Em período imediatamente anterior a 1964, guerrilheiros provenientes de Cuba estiveram aqui fazendo o que? E quantos cubanos foram perder a vida em Angola, numa guerra civil em que, apesar da ONU, todo mundo se meteu por lá?

    Responda
  13. Rocky Raccoon

    Ditadura branda? Perigo comunista? Comedores de criancinha? MEU DEUS, estamos no século XXI, moçada! Quando vocês deixaram de pensar como se estivéssemos em 1930?

    Responda
  14. amyn jr

    A grande revolução de 64, foi um marco na historia do Brasil, Transformou o Brasil em obras e honestidades, quando o ultimo presidente militar deixou a presidência, o general Figueredo, que o substituiu? sarney dai começou a grande corrupção e a politica do "toma la da cá", os pseudos comunistas voltaram. A revolução tinha que ter continuado.

    Responda
  15. adal

    O leitor pensa que descobriu a tinta que pintou as zebras. É claro que quem financia empreendimentos, por mais, nefasto, torturante, assassino e indigno que seja, o que o patrão quer ver são resultados, doa em que doer. E o caso do golpe de 64, financiado pelo EE.UU, através de s/serviço secreto que, inclusive, governou n/próprio país, não foi a excessão. Só os 4% ainda aprovam essa era de chumbo.

    Responda
    1. andre

      Certo. Mas vai aprender a escrever "excessao". Com tanto recurso na mao e o ze povao ainda escrevendo errado.

  16. Douglas Kerche

    Muda para C.U.B.A ou Coréia do Norte. Assim se para de falar a.s.n.ei.r.a.

    Responda
  17. Vicente De Luca

    Engodo criado pelos EUA ? o comunismo matou na china 70 milhoes de pessoas, na russia 30 milhoes, no camboja 3 milhoes, em cuba/africa mais de 100 mil pessoas. isso tudo acontecendo paralelo a nossa ditadura, e voce vem dizer que foi um engodo criado pelos EUA ? Mais de 120 milhoes de mortos por regimes comunistas.... aqui no Brasil, entre mortos e desaparecidos nos 20 anos da contra-revolução, foram cerca de 600 mortos.. Deixasse o JG e o PCB instalar um regime cubano a

    Responda
  18. .

    Complementando minha opinião anterior: ...não sei se é ingenuidade ou falta de inteligência culpar os outros por tudo que acontece em nosso País ou em nossas vidas. Vejam no que se transformaram muitos daqueles que outrora foram contra a revolução e pregavam o comunismo como solução de nossos problemas.

    Responda
  19. Olavo

    O problema do Brasil e muito maior que achar culpados para tudo. Falta basicamente educacao. Povo instruido nao se deixa levar por conversa fiada.

    Responda
    1. KasparHausen

      Para tanto não se instrui o povo! quando dizem que está instruindo em partes está o alienando. Todo sistema, seja o ISTA que for: comunista, capitalista, budista etc sempr instrui apartir da premissa que ele é o regime correto, ou no sentido de se preservar não fazer modificações. Neste aspecto o capitlalismo só perde para o islamismo.

  20. .

    Não concordo. A culpa de exageros cometidos é só nossa. Fomos nós que cometemos atrocidades em conflitos internos, contra os indios, na guerra do paraguay e somos os "imperialistas" da América do Sul. Deixem de culpar os outros pelos nossos "pecados".

    Responda
    1. Marc McAnna

      Ãndio? A maioria estava de saco cheio de viver em tribos e foi viver nas grandes cidades coloniais e adotaram nomes portugueses. Guerra do Paraguai? A guerra só aconteceu porque lá existia um presidente chamado Francisco Solano López que era um déspota e sequer se importava com a população. Leia pelo menos o wikipedia antes de falar uma baboseira destas.

  21. Rosivaldo Rodrigues

    José Armando me permita uma correção, não foi "Revolução" e sim Golpe mesmo, o que aconteceu naquele periodo. Vale lembrar que os grandes pensadores realmente brasileiros da época foram expulsos do seu próprio país vamos aos exemplos: Milton Santos, Paulo Freire, Josué de Castro,que eram muito respeitados na comunidade científica da época e até hoje, e muitos outros que não daria pra citar em tão pouco espaço. A estes devemos sim muita reverencia e sempre lembrar suas memórias.

    Responda
  22. ismael

    Esse leitor deve ser do P ar T ido, sempre procura culpar alguem pelos seus erros. É mais facil culpar os outros do que assumir nossos erros.

    Responda
  23. Rosivaldo Rodrigues

    A fase de obras faraonicas, endividamento externo, descontrole das contas publicas e a população a mingua principalmente com uma enorme concentração de renda. Aí sim pode-se dizer obrigado golpistas,obrigado EUA pelo futuro que nos deram.

    Responda
  24. Elias Abdala

    Concordo plenamento com o leitor. Os USA tem, não só dedo, mas a mão inteira na revolução de 64 com tem mão inteira nas demais revoluções no mundo. Caso mais recente o Iraque. Os USA invadiram, contrariando a ONU, destruiu o país, matou, torturou milhares de pessoas. Agora saem, deixando o país destrossado e em guerra civil. Porém tem agora motivo para oferecer ajuda de recontrução do país, a troco de petróleo barato.

    Responda
  25. Rosivaldo Rodrigues

    Pelos comentarios muitos (dedos duro) se beneficiaram com a ditadura.

    Responda
  26. Rosivaldo Rodrigues

    É impressionante quantos comentarios feitos por analfabetos em historia do Brasil, ou pelos inumeros beneficiados pelo Golpe Militar de 64. Os EUA sempre apoiaram golpes que lhe interessavam e o Brasil era peça chave na america latina na época. um pais muito importante para cair nas mãos de um governo popular.

    Responda
  27. paulo

    Eh engracado como os "comunistas" da epoca sao pintados como mocinhos bonzinhos que usavam a meios "legais" de luta armada. Eh engracado como os pseudo intelectuais brasileiros criticam o Capitalismo de dentro de suas casas luxuosas olhando as massas como gado e pretendendo serem romanticos herois defendendo um ideal falido. Deveriamos Agradecer ao EUA.. viva democracia, viva o Capitalismo. Igualdade para os iguais!!

    Responda
  28. paulo

    Eh incrivel como as pessoas se esquecem da propria Historia. Acho que devemos culpar nossas escolas por nao ensinar Historia Brasileira adequadamente. Talvez muitos nem saibam o que foi a "Guerra Fria" e que aconteceu na America latina e mundo durante este periodo. Olhando retroativamente deveriamos agrader aos EUA pelo apoio que o pais teve, e o retorno as instituicoes democraticas que se seguiu. Lamentar a derrota "revolucionaria, as torturas e os fatos" eh pura ignorancia.

    Responda
  29. briguento

    Nínguém fala da baderna que estava o Brasil antes de 64. Era greve por todos os lados. A volks demitia empregados, os bancários em solidariedade entravam em greve e vice-versa e por aí vai.

    Responda
  30. monkey

    teste

    Responda
  31. robinson jamil

    o brasil só esta de pé pelos feitos do militares,itaipu por exemplo,querm falar mal,mas esquecem que hj o crime impera no brasil com apoio de brasilia,que nada faz e pouco se importa com o povo,antes eu era livre,hoje sou refem dos ban-didos,os de brasilia e os da rua.

    Responda
  32. plenis livre

    HOJE VIVEMOS NUMA DITADURA SOCIALISTA DE CONSUMO...GRAÇAS àentrada da CHINA na OMC, nossos mÓveis, aviões, calçados e roupas foramcopiados por ela para nos venderem a preços de quinquilharias e da piorqualidade, empatando nosso Progresso, levando nosso Dinheiro e acabando comnossas fábricas que estão fechando e demitindo...

    Responda
  33. plenis livre

    GRAÇAS AOS ESTADOS UNIDOS, QUE AJUDOU NOSSOS MILITARES ,HOJE NÃO SOMOS UMA CUBA E CRIAMOS AS CONDIÇÕES PARA SUSTENTAR NOSSO POVO,INCLUSIVE DANDO APOSENTADORIAS MILHONÃRIAS PARA OS TRAIDORES DE NOSSA PÃTRIA,que escaparam de ser fuzilados, graças a LEI DA ANISTIA....

    Responda
  34. Toniko

    Foi a partir de 89 que o Brasil começou a ser desestruturado e abandonar a manufatura para exportar itens sem valor agregado: minérios não beneficiados, soja , algodão etc O resultado disto , anotem , vai ser muito sofrimento.Quem viver verá

    Responda
  35. Toniko

    Em 64 o Brasil estava na posição 48 em PIB.Ao sair o governo dito "militar" deixaou o Brasil na oitava posição em PIB.Um feito! Esta é a posição hoje em dia, essa história de sexta economia é balela que resulta do Real super-valorizado, quefaz nossa economia parecer maior em dólar do que é. Outrofato é o desmonte da nossa manufatura, o imenso custo-Brasil e a falta de competitividade

    Responda
  36. friedrich

    Todos estamos careca de saber que o Brasil, este país que é o quinto maior do mundo, foi, é e sempre será capacho dos estados unidos e pronto, americano quando chega aqui é bajulado e fala o idioma americano, brasileiro quando chega nos estados unidos é um simples latino é mal tratado e coitado tem de falar inglês e não português, em resumo, vai ser sempre assim.....e o Brasil e seus representantes gostam...

    Responda
  37. Phenom

    Isso corrobora a tese de que nossos militares eram fracos e manipulaveis e fizeram tudo o que os EUA aconselhou e transformaram as forcas armadas neste mico que e' hoje pois devido as torturas praticadas o nome desta instituicao foi jogada no lixo de forma irremediavel , em especial a do exercito . Ao inves de aprenderem a governar e cuidar do pais , meteram os pes pelas maos e o saldo foi um pais atrazado e forcas armadas idem chegando ao ponto de ja em 1987 faltar ate comida nos quarteis.

    Responda
    1. marcão

      E hoje o povo está comendo bolsa esmola.

  38. Darth Vader Bonzinho

    Trabalhar, gente...

    Responda
  39. nogueira lima

    Para mim nenhuma ditadura presta!. Toda ditadura é triste e tirana! Fui vítima dela não sei ainda porque. Jóvem engenheiro fui tirado de um mestrado em engenharia na Unicamp-sp, para depois ser demitido! A comissão de anistia não me anistiou mas a justiça me anistiou e me reintegrou depois de vinte anos de sofrimento! Ditadura nunca mais , nem de direita nem de esquerda!

    Responda
  40. Ametog

    Eu também sou leitor e há muito mais tempo e não concordo com essa opinião. Esse manifestante queria que a União Soviética colocasse aqui no Brasil o mesmo regime que já havia colocado em Cuba e que, desgraçadamente, permanece até hoje martirizando aquele povo. A FOLHA anda dando muita trela para "conversas de aranha" dos comunas. Se os Estados Unidos interferiu, devemos agradecer pois hoje o Brasil é Brasil e Cuba continua Cuba, embora os governantes atuais são admiradores daquela ditadura...

    Responda
  41. Roberto Soares

    E quem é o culpado pelas barbaridades que acontecem hoje no Brasil, como os mais de 50 mil assassinatos anuais?

    Responda
  42. A verdade

    aos que adoram os comunistas, socialistas, sindicalistas... todas essas aberrações... porque não vão morar no paraiso comunista chamado CUBA.... vão, tiallll

    Responda
    1. marcão

      É melhor comer bolsa esmola?

    2. Leo Augusto

      Sou brasileiro, estou bem no meu país e concordo que os EUA ajudaram muito a ditadura. Porque não vai você lavar privadas nos EUA?

  43. A verdade

    Muitos que aqui escrevem não tem a menor idéia dos fatos que ocorriam na época. Que bom que os militares venceram e conseguiram impedir a tomada do poder pelos sindicalistas, comunistas e terro ristas  a serviço de Cuba e União soviética. Se tivessem deixado hoje não estariam aqui escrevendo... como  em Cuba, ninguém pode escrever, falar  e se manifestar.. Olha, bando de analfabetos, que rezam na cartilha pe tis ta..... vocês precisam ler, aprender e deixarem de ser apen

    Responda
  44. joao valentao

    ................ Como o brasileiro tupiniquim tem inveja de tudo e de todos, não é de se admirar que até a mídia paulista, normalmente equilibrada, acaba se "envolvendo" nessas besteiras sem fim. O problema é simples: o nosso sucesso econômico está começando enferrujar e precisamos urgentemente de um bode expiatório. Quem melhor que EUA?

    Responda
  45. joao valentao

    Para determinados "leitores", os EUA têm culpa de tudo que acontece de ruim no mundo - uma postura típica dos grandes admiradores do Stalin, Mao, Castro e outros criminosos que destruíram seus países com suas ideias falidas e, naturalmente, suas ditaduras sangrentas.

    Responda
  46. francisco porto de oliveira

    é inegavel que os golpes militares que ocorreram nas decadas de sesenta e setenta na america latina eram coordenados pelos EUA, como parte de sua politica da guerra fria de contenção da ameaça comunista. Assim os milicos agiam como meros pistoleiro do Tio Sam.

    Responda
  47. SIMONI

    Na minha opinião os militares foram muito brandos. Já pensou se os nossos agissem como quando da tomada de poder por Fidel em Cuba. Lá quem estava na guerrilha do outro lado foram mortos; todos. Ai instalou-se o pior regime de todos os tempos. São mais de 50 anos de miseria e pobreza. Tivesse os militares feito isto pelo menos no Araraguaia, teríamos talvez feito um país muito melhor que o de hoje.

    Responda
  48. Joberson Souza

    Êta esquerdinha sem graça... A culpa das nossas mazelas é SEMPRE de alguém de fora, de preferência caucasiano e da américa do norte... Assim é mais fácil. Pouis ninguém precisa se preocupar em fazer nada certo. O brasileiro médio é sujo, chinfrim, um grosso desinformado por causa dos outros, né?

    Responda
    1. Leo Augusto

      Caucasiano? Obam, Luther King, Condolezza, só pra citar alguns, são caucasianos?

  49. erlepe

    O Brasil é o que é graças a Getulio Vargas, no tempo da 2º Guerra Mundial,Getúli Vargas inteligentemente soube negociar com Eua, a PetrobraS,Siderugica Volta Redonda e outras benefícios para participar da Guerra.No Governo Militares também obtivemos muita ajuda dos americanos,onde houveram grandes construções.O medo era que o socialismo da União Sovietica tomasse conta da América Latina.Então instalou-se as ditaduras a mando dos Eua.Se não esses fatos o Brasil não passaria de umParaguai. /p

    Responda
    1. Toni

      Segundo o senhor deveríamos nos orgulhar da herança do Estado Novo? Getúlio era um fascistóide populista como seus pares europeus e nutria simpatia por Hitler e Mussolini, o Brasil não entrou em guerra ao lado dos países do eixo porque convenientemente e estranhamente os alemães afundaram navios mercantes brasileiros. A duvida é, foram realmente os alemães? Fato é que depois do ocorrido a pressão americana ficou maior e Getúlio teve que se curvar aos americanos declarando guerra ao eixo. /p

  50. Mauro Peixoto Alves

    Será? Bem, é só procurar por "Dan Mitrione" no google.

    Responda

1 2 3 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.