Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thiago Cruz

    Seria fácil acabar com essa palhaçada de cobrar consumação mínima. Eu NUNCA vou a lugares que cobram consumação mínima. Mas eu sozinho fazendo isso não muda praticamente nada. Se todo mundo agisse da mesma forma, os comerciantes desistiam de cobrar isso rapidinho.

    Responda
  2. ROBERTO TADEU GORIOS

    TAXAS NO NOSSO PAIS VIROU MANIA E TAXA PRA TUDO,QUERO VER A HORA QUE O POVO DEIXAR DE CONSUMIR POR CAUSA DESSAS TAXAS ABSURDAS E ILEGAIS.AFINAL O QUE LES LUCRAM MÃO HAVERIA MOTIVO PARA TAL COBRANÇA.

    Responda
  3. Cabeção

    O que tem que acabar são os 10% do garçom, isto sim é um abuso dos grandes... Quem tem o dever de pagar os funcionários é o estabelecimento empregador, no caso o bar. O preço que pagamos em bebidas e comidas em um bar, já contabiliza todas as despesas do estabelecimento... Caso eu tenha que continuar a pagar garçom, contratarei meu "personal garçom" que me servirá de acordo com minhas necessidades e gostos quando eu for a um barzinho. Justo, não?

    Responda
    1. tina l.

      Isso é normal em qualquer lugar do mundo e vc não é obrigado a pagar, pode se recusar. É que o p.iso de tem trabalha nesse sdetor é menor que de outras categorias, vc sabia disso? E não é só para o barman, vai até para aquela senhora da cozinha que vai fritar a sua batata, já pensou em quanto ela ganha? Por sua reclamacão vc não deve lá gastar muito, três reias a mais não matam ninguém não é?

  4. Formol Arado

    Finalmente! Para quem bebe é uma tortura pagar entrada em balada, quando com uma berve convarsa na portaria o valor do ingresso pode se tornar uma "consumação". Sou a favor da escolha, quem não bebe paga entrada, quem bebe paga "consumação" e todo mundo fica feliz!

    Responda
  5. WHITEMAN

    Questão de bom senso e educação, pois as pessoas usam os banheiros, gastam água, desinfetante, consumo de energia elétrica, garçom, cozinheiro, o proprietário paga o aluguel para os sujeitos não gastarem nada e só ficar enchendo as paciencias, é algo absurdo! Para isso existem os bares comuns se o sujeito quer beber uma cervejinha. Tudo é questão de simancól. Também, não pode ser fonte de exploração de proprietários sa.fafados e oportunistas. Fator EDUCAÇÃO neste país longe do 1o mund

    Responda
    1. Rafael Augusto Silva de Paiva

      É exatamente o lucro das vendas que garante tais custos, pois do contrário supermercados, shoppings etc teriam deixados de existir a muito tempo.

    2. Cabeção

      Quando se decide montar um estabelecimento comercial, você deve computar todas as despesas e abatê-las de SUAS MERCARDORIAS VENDIDAS... Cobrar consumação é como obrigar o cliente a consumir mais do que desejaria, ou até mesmo, cobrar de quem não consumirá. É igual aos 10% do garçom... O garçom não é meu funcionário, e sim funcionário do estabelecimento, quem deve pagá-lo é o estabelecimento com o dinheiro advindo das mercadorias vendidas pelo estabelecimento.