Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Mazer

    O papel da imprensa é fiscalizar e denunciar, vc está correto, mas, só um lado é fiscalizado, olha, o video do PSDB_MS, este jornal colocou o PSDB no texto e nao na mamchete, letrinhas pequenas, o tratamento está claro que é diferente. As diferencas na sociedade é saudavel, se tomarmos posicao temos que assumir, coisa que a revisinha nem alguns jornais, nao fazem batem em um esconde os erros do outro, e que é pior por ter negocios juntos, entao fica sujo falando do mal lavado.

    Responda
    1. José Roberto Mazer

      RODRIGO B., a empresa da revistinha, levou 34.7 milhoes do gov do ALckmin PSDB, vc com todo equilibrio, acha que a revitinha motrara o video do mensalao do PSDB do MS. Se vc olhar com neutralidade o tratamento, dos dois partidos em questao, nesse jornal em que estamos, vai ver que tem uma boa diferenca, até nos tamanhos das letras.

    2. Rodrigo B

      Não é difícil perceber porque o PT recebe mais atenção da mídia em casos de corrupção: ELES CONTROLAM OS RECURSOS DA UNIÃO. Antes de Lula ser eleito, eram os outros que recebiam essa atenção. Não é difícil de reparar. Da mesma forma em que os escândalos do governo Olívio no RS sumiam frente às acusações sobre as privatizações, os escândalos estaduais somem frente ao absurdo da miríade de casos de corrupção no governo federal. Agora, só um dos lados resolveu tentar censurar a imprensa por iss

    3. José Roberto Mazer

      acrescenrtando, parte da imprensa, qualquer leigo percebe, se tornou um braço do PSDB, e pior, por dinheiro do gov do estado de sp.

  2. felicio

    Gilberto, não adianta argumentar com os p_tista, eles sempre vão dizer que há perseguição contra Lulla. Não é verdade. O problema é que esses can_lhas se especializaram em produzir "cacas", aos montes, não havendo mais lugar para colocá-las, logo transbordam. Então a imprensa, que está sempre vigilante, antes mesmo dos órgãos que deveriam fisclizar, como TCU, Procuradoria, etc.etc. Se não querem críticas, não dêem motivos. Agora, essa do Sindicato dos Jornalistas se aliar a UNE

    Responda
  3. aomurphy

    Alertar para o doutrinamento praticado porórgãos de imprensa é fundamental ao desenvolvimento de indivíduos autônomos,dotados de criticidade. Ao contrário de jornalecos como do MST, se é que existeum, que evidenciam claramente suas ideologias burras, os grandes da imprensa transferemesta estupidez para os leitores, disfarçando-se de agentes sérios, ilibados eabsolutamente imparciais, ou apartidários.

    Responda
  4. aomurphy

    como se um jornalista não fosse um empregado,como se um jornal não fosse uma empresa, como se as empresas jornalísticas nãofossem negócios, cada qual com suas tendências e intenções, nem sempre tãonobres. É uma hipocrisia, uma cretinice, querer sustentar a liberdade deimprensa como algo "sagrado". Que ela exista, é imprescindível, é claro, masatacar as expressões da imprensa também o é.

    Responda
  5. aomurphy

    Gilberto, você parece supor que o jornalista, oindivíduo jornalista, é alguém que esteja acima do bem e do mal, que representeuma verdade não atrelada a interesses políticos, econômicos ou culturais, ou moralmenteirrepreensível, incapaz de valer-se da liberdade de imprensa que lhe garante aconstituição para beneficiar ou prejudicar grupos, conforme interesses emjogo...

    Responda
    1. aomurphy

      a estupidez é toda sua, moleque... há um limite, 500 caracteres... não estou redigindo aforismos, se é que o garoto entende...

    2. Rodrigo B

      Se você quer passar uma posição, deixe ela clara em cada comentário. Não vou ficar lendo todo seu histórico antes de mostrar que um comentário estúpido seu é estúpido, amigo.

    3. aomurphy

      hipócrita é vc... reconheceria isto se lesse o conjunto das msgs que postei...

    4. Rodrigo B

      E você parece pensar que todos os jornalistas e todos os meios de comunicação estão do mesmo lado... Se a "grande mídia" não estivesse do lado de Lula, ele nunca alcançaria a aprovação que tem. E se o "grande capital" não estivesse do lado de Lula, o PT nunca receberia o nível de doações que recebe. Então pare de ser hipócrita, crie um pouco de integridade intelectual, e admita que a liberdade de imprensa é essencial à democracia - mesmo quando mostra os podres do teu partido.

  6. PIVA

    O papel da imprensa é fiscalizar, investigar as entranhas do poder e informar a sociedade. Simples assim. Mas, a forma como os colunistas da imprensa comercial tem criticado o ato no sindicato dos jornalistas mostra as limitações éticas do jornalismo. O evento não é para censurar a imprensa. Quem diz isso usa má-fé ou esquece o princípio básico do jornalismo de ouvir e "escutar" o outro lado. O ato é por mais liberdade de imprensa, e não o contrário. Que mais vozes possam se expressar.

    Responda
    1. Alexandre Rocha

      Rodrigão é do tipo que acha que é o que a Veja publica, e O Globo, Fo.lha, Es.tadão repercutem é "fato". Em História aprendemos que o "fato histórico" depende do sujeito do conhecimento. Bem, Rodrigão acredita que um cidadão, assessor do assessor recebeu 200 pila sem fazer a menor idéia do porquê. Abriu sua gaveta e pronto, ficou rico! Agora responda Rodrigo, já que são fatos: o rapaz ficou com as 200 pila, devolveu (para quem??) ou foi até a policia?? Se ficou, já foi preso? Silencio ... /

    2. Rodrigo B

      Cara, FATOS não tem "outro lado". O partidão da corrupção quer que a imprensa pare de publicar FATOS só porque não mostram o partido em boa luz. Isso é CENSURA. Não é OPINIÃO quando a CORRUPÇÃO do governo é DESMASCARADA. É FATO. Opinião há de sobra DOS DOIS LADOS em toda a imprensa; ou você acha mesmo que Lula teria a provação que tem se TODA A MÍDIA estivesse contra ele como ele tanto fala? Tenha um pouco de integridade intelectual, por favor.

  7. cacilda bazoni

    Sim é fiscalizar, mas dos dois lados caro mio!

    Responda
    1. Rodrigo B

      O lado que mais tem PODER PARA PRATICAR CORRUPÇÃO é o que está controlando o governo! É tão difícil de entender? Quem controla as contas públicas, por acaso? A oposição também tem seus problemas, QUE SÃO NOTICIADOS, como a notícia recente sobre o PSDB em um dos estados. Só que quem comanda o governo federal pode ROUBAR MAIS, e por isso ganha maior atenção. Pense a respeito, mas pense mesmo, e não apenas repita o discurso do partidão.

  8. Pedro Alan Souza

    Cade a liberdade de informação? Não há somente liberdade de imprensa, mas liberdade de informação, com presunção da inocência, um alicerce do Estado de Direito democrático e civilizado. Não se pode acusar sem provas objetivas, claras. Nisso, esse jornalzinho estúpido falha. Vou acusar o Serra de ser um estuprador pedófilo porque 'alguém' me falou. Não tenho documentos, não tenho fotos, mas alguém me falou. O ônus da prova é de quem afirma.

    Responda
    1. silvio tejada

      Poxa poderia ser mais educado pois ninguem te chamou de pateta nestes comentarios.

    2. Rodrigo B

      Pateta, você está confundindo liberdade de expressão com justiça. Se a imprensa fosse um tribunal e estivesse julgando os patetas do partidão da corrupção, talvez você tivesse razão. Mas não são. Se o partidão da corrupção acha que a imprensa mente, JÁ EXISTE RECURSO. A lei Brasileira possui mecanismos para defesa contra publicação de mentiras. O problema é, NÃO SÃO MENTIRAS. Por isso o PT quer a CENSURA, para evitar que a VERDADE SUJA sobre eles não seja publicada. Pateta.

  9. Pedro Alan Souza

    Gilberto Dimensten, você é doente mental? O Eike Batista pagou 500 mil terno do Lula porque o dinheiro seria revertido para doação. O próprio @eikebatista via twitter explicou. Ele explicou também que fez doações idênticas para as duas campanhas. Você discorre sobre a função de informar e investigar, mas distorce um fato completamente inocente em alerta: MEU DEUS, UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO MUNDO COMPROU O TERNO DO LULA POR MEIO MILHÃO.

    Responda
  10. Jose Milton

    IMPARCIALIDADE PARA OS ADMIRADORES DESSE BAN.DO É: FALAR BEM DO GOVERNO LULA, ISENTO DE QUALQUER FALCATRUA, INGENUOS, BEM INTENCIONADOS, NÃO GOSTAM DO PODER.

    Responda
  11. Jose Milton

    ....A MEIA DEMOCRACIA QUE VIVEMOS, essa truculencia, atitudes de verdadeiros ban.di.dos do PODER PARALELO que não admite ser contrariado. SE NÃO QUER SER DENUNCIADO, NÃO COMETA ROU.BOS, NÃO TENTE ILUDIR O POVO BRASILEIRO, apesar de muitos desinformados, o Brasil não é composto de trouxas, seu modus operandi não engana a todos. Quebradeiras, ataques cri.mi.no.sos tem origem porém, os covardes cinicamente se escondem, se passando de bonzinhos !

    Responda
  12. Fredi

    Parabéns pelo comentário, sou estudante de Jornalismo e quanto mais leio e aprendo mais vejo que não existe IMPARCIALIDADE. Nem nunca vai existir, quem acredita está perdido.O que importa é gerar o debate, a curiosidade e o interesse do povo. Infelizmente o brasileiro é apolitico e conformado. Uma fonte para ele basta, a globo é a verdade do brasileiro. Fico revoltado ao ver a UNE engajada neste disparate, esses falsos democratas estão mais para comunistas.

    Responda
  13. CHICO RAMOS

    O que todos um povo quer é que no brasil tenha um jornalismo sem tendência politica e se tiver que se manifeste * O noticiario dos ultimos 10 dias foi tendenciouso em favor da candidatura do Serra, tanto é que que as pesquisas mostram isto dilma caiu e Serra subiu * Quanto aos empresarios super rico, muito embra super rico não pode haver discrimiação de qualquer governo e levando o povo junto para a prosperidade. * O que o LULA reclama um evento que tentou minimizar a pa

    Responda
  14. Alexandre Rocha

    "De hoje até a data da eleição, teremos 10 dias de manchetes de jornais e duas edições da Veja. Não sei até quando podem ser publicadas as pesquisas , mas até a última publicação veremos uma corrida emocionante: o noticiário perseguindo os índices da Dilma para tentar derrubá-los antes da chegada, no dia 3. O prêmio, se conseguirem, será um segundo turno..." L. F. Veríssimo - Hoje, dia 23/09/2010, no Jornal Zero Hora.

    Responda
  15. Rodrigo B

    Ééééé. Esse é o Brasil dos patetas e do partidão da corrupção: debate-se liberdade de expressão no Clube Militar e se pede censura num sindicato de jornalistas. Como essa gente não morre de overdose de ironia, eu ainda não entendi.

    Responda
  16. Jose Milton

    DILBERTO DIMENSTEIN, Esse é o jeito do PT governar, algumas dezenas de milhares de brasileiros infelizmente não tem a noção do representa o poder nas mãos de pessoas perversas como esse ban.do que tomou conta do Brasil. Quando na oposição, esses mesmos ban.di.dos aproveitavam os serviços prestados pela imprensa pra criticar, tomar conhecimento das atitudes dos governantes em vários estados, municípios, ministérios etc. Agora que são vidraças, não aceitam. O PODER NA MÃO DO PT É UMA AMEAÇA !

    Responda
  17. lugardetucanoénagaiola

    Embuste é afirmar, sabendo que não é verdade, que foi Lula quem convocou essa manifestação contra a parcialidade gritante da grande mídia. Ou você só lê a Fôia e não teve conhecimento de que esse ato foi marcado no Encontro dos Blogueiros Progressistas, muito antes das declarações de Lula? Vale ressaltar que as declarações de Lula decorrem da sua justa indignação em relação à reporcagem da matéria de capa da última "Óia", com a inverossímil do "Caraca, que dinheiro é esse?!...

    Responda
  18. Israel Rocha

    Independente de partido, governo, religião, raça, credo, etc, a imprensa deve informar sim, toda e qualquer denúncia que envolva pessoas que deve, ou deveriam, representar a sociedade. Se a "bola da vêz" é o PT, Dilma e suas falcatruas, a imprensa não tem culpa. O brasileiro tem de parar de ser conivente com tudo e "bom samaritano". Tem de ir às ruas protestar, tem de votar não a favor desse ou daquele, mas sim contra tudo e contra todos que promovem a corrupção e abusam da máquina govername

    Responda
    1. Israel Rocha

      Discordo do seu comentário caro Marcelo. Pode até ser que o PSDB aproveitou as denúncias p/ colher alguns louros eleitoreiros, mas daí a afirmar que a imprensa está tomando partido tb é um completo descalabro. Basta ver a impressionante avalanche de evidências que aparecem todos os dias. Independente se há interesse eleitoreiro ou não, acho que, uma vez que temos um governo autoritário e conivente com a corrupção dentro do seu próprio ninho, é dever sim da imprensa apurar, denunciar e public

    2. Marcelo Silvestre

      O que vc não percebeu é que quem criou a "bola da vez" foi a campanha do PSDB. A imprensa entrou de cabeça. Isso é tomar partido, é dar amplitude ao discurso de um dos lados.

  19. Felicidadea1000

    Em toda parte do mundo se faz protestos por aquilo que acontece que é injusto!!! Existem protestos por péssima segurança em transitos, em transportes, em saúde, por melhores salários, torcida de futebol protesta, quando o protesto é feito sem violência, este protesto é aceitável e útil! Contra este mídia que voce defende, parcial, perseguidora, de-o-nesta, men-tirosa, caluniadora, é necessa´rio protesto mesmo! Ou vc vai criticar a UNE? Só cego não vê o que voces estão fazendo contra o ptismo

    Responda
  20. fábio santana

    o lula não quer "vender" ideia nenhuma, muito menos de que são "empresários" que financiam campanha contra a dilma. são as famílias donas da grande mídia, donas deste jornal, por exemplo, que têm medo de perder seus privilégios, ou pior, não ver seu monopólio aumentado em nível nacional (que aconteceria com vitória do vampiro). é só isso, dimenstein. e esqueça o mst. eles já foram mais do que são hoje. a grande mídia só tem poder real com monopólio. e isso já não tem mais. daí o conflito. /

    Responda
  21. SANTISTA

    GILBERTO eu concordo com sua indignação,mas qdo vc se direciona seus ataques ao PRESIDENTE LULA eu fico pensando comigo, é dificil de acreditar,qdo ñ podemos opinar sobre a IMPRENSA qdo a mesma faz juizo do meu carater,então nessa historia quem esta cerceando quem,vide qdo o seu candidato cerceou a BAND com a pesquisa diaria,PSOL com frase do Franceneudo,invistigação na VOX POPULI ,e no PR estão cerceando os meios de PESQUISA ELEITORAL,é tendencia politica que vc defende,aí é o PRESIDENTE?

    Responda
  22. Alexandre Rocha

    Ancelmo Gois hoje: "Sinal dos tempos, os militares no Rio fazem um ato pela liberd. de imprensa e o PT em SP faz um ato contra a imprensa" Não, Ancelmo, o PT, jornalistas (o evento é no Sindicato dos jornalistas de SP), outros partidos, UNE, Blogs, 4 sindicatos e outros não farão um ato contra a imprensa, farão um ato contra a partidarização da imprensa que leva à manipulação e parcialidade desavergonhada na cobertura das eleições. Ancelmo nunca corrige suas notas.

    Responda
    1. lugardetucanoénagaiola

      Ancelmo Góis, que já trabalhou no JB, disse que esse outrora grande jornal já tinha morrido há muito tempo. Aquele Ancelmo Góis do JB parece ter morrido junto com o finado jornal. Hoje é um ex-Ancelmo...

  23. João Da Silva

    É só encarar estas manifestações como uma crítca à Imprensa, ninguém quer a Imprensa sem liberdade, pelo contrário, queremos mais liberdade de Imprensa, e também o direito de qualquer um se manifestar, quando a Impreensa não está correspondendo aos desejos daquele indivíduo. Uma andorinha naõ faz verão, porém a andorinha tem direito de criticar ou se manifestar. Quando são muitas andorinhas: Encare como sinal de alerta!

    Responda
  24. Cipó de Aroeira

    Caro Gilberto, Se o jornalismo de verdade está comprometido com a verdade, deveria também estar comprometido com a isenção. O seu jornalismo, assim como do jornal no qual escreve deveria ter este compromisso. Goste-se ou não do Lula, a democracia que o jornal em que voce escreve tanto alardeia esta em perigo, exige imparcialidade e ética. O jornal em que o senhor escreve não é ético e nem imparcial. Coitada da democracia.

    Responda
    1. Márcia Mendonça

       Caro DarcyConcordo em gênero, número e grau. Infelizmente a folha não pratica um jornalismo imparcial.  Aderiu a onde de golpismos, ao estilo "Veja". Então sr. Gilberto Dimenstein, é balela o que o senhor está falando. O jornalismo, a grande mídia, no Brasil é voltada para os interesses do grandes grupos, das grandes corporações.

    2. Milena

      O que põe a democracia em perigo não é um jornal que denuncia corrupção no governo. É um presidente da República que usa a máquina estatal para defender uma candidata, agredir a oposição e intimidar a imprensa. A ética jornalística recomenda que um jornal seja isento, mas o jornal é órgão privado e pode dizer o que quiser - e os leitores que comprem ou não. Já o presidente é obrigado a ser imparcial pela Constituição e pelas leis, que este presidente está rasgando.

    3. Claudio Francisco da Silva

      Já diz o velho ditado: "o pior cego é o que não quer ver". A PTzada, se ouvir falar do seu guru, Sr Lula, ja fica logo ouriçada. A roubalheira ta solta, e eles estao querendo o cheque em branco pra Dilma nas proximas eleiçoes. e nós sabemos porque, estao dividindo entre os companheiros os resultados dessa roubalheira. A marca deste governo, me parece, é a CORRUPÇÃO. E ninguem sabe de nada.......ou não quer saber.

    4. Isento Imparcial

      Darcy, Goste-se ou não do Lula, ele não é candidato, é o presidente de todos os brasileiros, inclusive dos outros candidatos. Lula sempre falou por ele, nunca por mim. Já a imprensa, fala por mim. Leio jornais e revistas do partidão, leio jornais e revistas mais isentas. Esse jornal, por exemplo, é isento, ético e imparcial. E vc, que é educado, percebe que os seus companheiros são muito mal educados? E o jornal deixa que eles comentem susas barbaridades. Isso não é isen

  25. André LB

    Dimenstein, concordo plenamente com você. O problema é que na prática a teoria é outra. Como você deve saber muito bem, afinal você é um cara inteligente, não é cego nem surdo e trabalha na FSP, grandes veículos da mídia insistem em dar ouvidos às mais estapafúrdias denúncias contra o governo federal, tornando até difícil acreditar em qualquer denúncia, semelhante à história de Pedro e o Lobo. Enquanto isso, os desmandos de membros do PSDB passam em tão brancas nuvens... você sabe disso. /p

    Responda
  26. Hilton Siqueira Nascimento

    Caro Colunista Gilberto Dimenstein, procuro ser imparcial quando vejo as reclamações de todas as partes envolvidas na questão, inclusive eu, como leitor e cidadão. É óbvio que existe carga da imprensa quando da acusação e quase nenhuma enfase quando da defeza do governo. Outro enfoque, é a responsabilização das pessoas sem que se tenha base certa de quem é responsável pelo quê. Discute-se muito isso, no "Observatório da Imprensa". O problema maior, é que alguns jornalistas não medem suas pai

    Responda
  27. Edsonn10

    .

    Responda
  28. tiziu

    ...um país de neuróticos e oportunistas...os primeiros vendo fantasmas atrás da porta...os segundos tirando proveito da situação....

    Responda
  29. Elielton Henrique

    Diante de tantos fatos que tem acontecido nos ultimos dias, onde o partido do sr. Lula esta presente em todos, mostrar a verdade deve ser um incomodo. Tanto que a candidata Dilma não se pronuncia, prefere que o atual presidente fale e tente "tapar o sol com a peneira". Queria ver se fosse o inverso se um outro partido estivesse com tantas "patifarias" como o PT se o atual presidente ou algum desses movimentos iriam criticar a imprensa. A verdade quando dita incomoda, esse é o papel da impren

    Responda
    1. Hilton Siqueira Nascimento

      Caro Elielton Henrique, concordo quando diz que o papel da imprnsa é informar. Mas, informar corretamente e dando nomes aos bois e mostrando provas. Lembra o Íbsen Pinheiro? Foi condenado, execrado, exilado, praticamente da política por vários anos, por conta de um amentira. O povo não lê revista, é caro. Mas vê televisão. A notícia da televisão apenas informa na maioria dos casos que surgiu uma nova informação, mas não mostra provas e nem detalhes. É feito para manipular sim, a opnião públi

  30. José Francisco Miranda

    Pra voce ver e acreditar que estao errados: a sua organisacao de classe, a une,... recusam a fazer coro com o seu desespero. Mas, tambem pudera, invadindo, sistematicamente, a privacidade alheia, distorcento a verdade e reeditando como crime? Eike e um cara de visao, por isso e bilhorario. O terno que esta pagando 500 mil. daqui uns tempos vale 10 vezes o que desenbolsou e nao vendera. Nao precisa.

    Responda
    1. Elielton Henrique

      O que dizer então das "falcatruas" do PT envolvido ate "os dentes" com o caso da Receita Federal, penso que isso sim é invasão de privacidade.

  31. Tito Oliv

    Bem, o Serra foi presidente da UNE. Então, isso não me espanta. E tb não me amedronta pq o Serra discursava muito bem, inflamado, incendiário mesmo, e na hora H caia fora. Bem depressinha.

    Responda
  32. Guilherme Torres Godoy

    Já falei num comentario anterior que considero você um jornalista 100 % jornalista, é dizer vc antepoe sua profissão ao partidarismo chauvisnista. Acredito que, esta acontecendo o mesmo de faz 50 anos atras, não é novidade, isso é causado pelos jornalistas que esquecem o principio etico do jornalismo, informar de forma imparcial. Não sei se vc vai ler isto..mais vc sabe que é assim. Fugir disso, só no ano 3000..

    Responda
    1. nao tenho

      Ao Sr. Guilherme Godoy Não concordo com sua opinião por uma razão bem simples.Houve tempos em que a folha estava totalmente voltada aos elogios ao govêrno.Nada do que acontecia de ruim era noticiado e até mesmo este espaço era totalmente ocupado por comentários favoráveis ao Govêrno.Nunca ninguem comentou sôbre imparcialidade.Agora que novos ventos estão soprando nossas ideias vem vocês,simpatizantes do PT a falar de imparcialidade?Imparcialidade só contra os adversários?

    2. Leonardo Ucha

      Se você não pontuar e não acentuar corretamente o que escreve, fica difícil entender o que quer expressar.

    3. Luciano Moraes

      A questão é cultural, é claro que a imprensa sempre teve influências na política e não é de hoje, mas em algum momento ela "furou"? 50 anos atrás também estava acontecendo isso, e quem nos garante que, o que a imprensa publicava não era a realidade? Claro que sempre haverão os dois lados, como numa partida de futebol, pois infelizmente no Brasil política não é razão e sim emoção. Eu apoio o jornalista sim, tem gente desesperada, lembro aos amigos eskerdistas,o DEM no DF? e a imprensa publico

    4. Hilton Siqueira Nascimento

      Caro Guilher Torres Godoy, assino embaixo do que escreve. A maioria dos JOrnalista são honestos com suas profissão, mas alguns são pau mandado de donos de mídia ou têm interesses escusos. Já aconteceu antes. O pessoal da imprensa só quer enxergar!

  33. Caio Márcio Rodrigues

    Candidatura ou canditadura da Djiwlma?

    Responda
  34. Matsumoto

    É o nosso chaves... Com a síndrome da perseguição. Ou da armação para ludibriar incautos...

    Responda
  35. mimi cury

    Ta bom, Gilberto o papel da imprensa é mesmo fiscalizar. Nas não daria para fiscalizar só um pouquinho os tu.kanos no estado de S.Paulo,p.exemplo em Jundiaí, onde coisas incriveis estao acontecendo, em Sorocaba, idem, as últimas concessões de pedágios, etc.? A equalidade agradeceria.

    Responda
    1. beto

      o que acontece de incrivel em Jundiai?